Colocado por: tgferreiraGosto dos Hanersun a 75euros/cada no Leroy
Colocado por: tgferreiraInstalar mais 4 painéis solares num muro no topo do terreno com microinverter. Estava para os comprar no Leroy mas estão com falta de stock
Colocado por: eu
Não é uma questão de "moda", há imensas vantagens em usar tensões mais elevadas.
Colocado por: hangas
Nem encomendando?
Colocado por: tgferreiraNo meu caso, nem encomendando e em Coimbra é uma confusão terrível.
O curioso é que o Leroy tem alguns modelos marcados como "Novo" no site e não só já não estão em stock (em lado nenhum), como não é possível encomendar. Pior: no site aparecem com datas de entrega malucas (tipo 2 dias depois) mas aparentemente não correspondem à realidade.
Parece manobra para colher o dinheiro temporariamente. Não gostei e não arrisquei.
Colocado por: tgferreiraNo meu caso, nem encomendando e em Coimbra é uma confusão terrível.
Colocado por: fpacardosoÀs vezes diz 1 e chegas lá não existe.
Colocado por: tgferreiraO curioso é que o Leroy tem alguns modelos marcados como "Novo" no site e não só já não estão em stock (em lado nenhum), como não é possível encomendar.
Colocado por: strikeregDependendo do número de painéis e da zona do país, acho que em muitos casos se consegue aproveitar razoavelmente uma bateria no inverno.
Além disso, nas marcas mais conceituadas não tenho visto grandes variações nos preços que justifiquem esperar pela Primavera para fazer uma aquisição...
Em fevereiro tive um orçamento de €2.100 para uma bateria Fox ESS EP5 (5KWh), com instalação, no âmbito do fornecimento e instalação dos painéis.
Agora, a mesma empresa deu-me um orçamento de €2.365.
Acabei por comprar online 12KWh por pouco mais (€2.700), monto eu.
Colocado por: strikereg
Só um update:
A bateria chegou e instalei-a em cerca de 1h, muito fácil. O único desafio foi o peso.
Nestes dias de sol de inverno, apesar da menor radiação solar, os 8 painéis que tenho ainda são suficientes para carregar a totalidade da bateria, pelo que o investimento já está a ser amortizado.
Colocado por: callinasna descarga as vezes dava com uma bateria a 18 e outra a 25
Colocado por: Bruno.AlvesNão creio que exista diferença significativa entre ligar nos bornes e externamente. Acredito que a ideia seja ter o mesmo tamanho de cabos em ambas as baterias, mas não acho que seja por aí.