Podem ser ligados a qualquer local desde que tenha cablagem adequada à ligação ao quadro principal. O meu sistema está todo na garagem.
Atenção que, no caso de baterias, normalmente é obrigatório ter um medidor de energia na entrada do quadro principal (para o inversor saber se tem de carregar, descarregar ou ficar quieto). É necessário acautelar esta ligação.
O FA nestes moldes pode ir até 3.3k certo?
Colocado por: reg
Ok então posso instalar o sistema no sótão e ligar ao quadro local, vou precisar de apenas passar o cabo desse quadro para o quadro geral certo?
Certo. Resta saber se ainda vamos a tempo de aproveitar.
Colocado por: RMDRConsideram o dimensionamento ajustado?
Colocado por: RMDR- consumo médio mensal no ultimo ano de 250 kWh
- aquecimento/arrefecimento via AC
Colocado por: Bruno.AlvesPara o inverno não há milagres, eu chego a gastar 35-40kWh por dia (aquecimento) e produzo uns 8-10kWh de solar num dia bom. Não há bateria que valha
Colocado por: regSe é só o cabo de dados, não será possível ter isso por wifi?
Colocado por: Bruno.AlvesEu acho que não. O problema das baterias é que para ser relevante tem de se investir em maior capacidade. E isso faz as contas ficarem difíceis :-(
Colocado por: RMDR
Qual a quantidade de painéis que tem?
Depende do medidor/inversor. Alguns têm pinças lidas directamente (analógicas), outros medidores externos que comunicam por MODBUS RTU e outros (tipo victron) suportam vários tipo incluindo wifi.
No meu caso tenho Goodwe, cujo medidor funciona por MODBUS. Não tinha como passar o cabo para o quadro principal, então comprei 2 conversores Zigbee-RS485 e tenho o medidor a funcionar sem fios :-)
É... complicado honestamente. Eu percebo a motivação, mas ter uma bateria de 3kWh com tanta capacidade de geração solar parece-me um desperdício.
Para ir buscar os 3300€ do FA vai ter de investir bem mais.
Como assim? Para ir buscar 3300€ não basta investir por exemplo 6k?
Colocado por: regO inversor que quero colocar é o Growatt. Acha que dá por wifi?
Não sei, só procurando. Qual é o modelo ao certo?