Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Faça uma análise sistema só bateria, 30-45kw carrega durante a noite usa durante o dia 🙂
    Instalação mais simples .
      Screenshot_2026-04-02-20-00-43-648_com.microsoft.copilot-edit.jpg
      Screenshot_2026-04-02-20-01-05-590_com.microsoft.copilot-edit.jpg
      Screenshot_2026-04-02-20-01-20-249_com.microsoft.copilot-edit.jpg
  2.  # 2

Bem, é uma questão de fazer contas, mas as do chatgpt são sempre notoriamente más 😜
    Concordam com este comentário: Beira Interior Power
  3.  # 3

Essa opção 3 é manifestamente má.
    Um inversor de 6 kW e depois só se coloca 1,4 kW de produção fotovoltaica.

Pergunta que estou sempre confuso.
    Quando se diz "inversor de 6 kW" quer dizer:

a) inversor recebe até 6 kW de produção fotovoltaica
    b) inversor injeta na rede até 6 kW, mas para a casa pode injetar mais (ex. 2 kW fotovoltaico + 3 kW da rede + 2 kW bateria)
    c) inversor só injeta (para casa + para rede) até 6 kW
  4.  # 4

Colocado por: Dias12Quando se diz "inversor de 6 kW" quer dizer:

Colocado por: Dias12c) inversor só injeta (para casa + para rede) até 6 kW
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  5.  # 5

mas com bateria, por "atestar", muitos fazem bypass (?) e vira 6kW + a potência que a bateria aceitar.

Por exemplo o meu inversor é de 7.5kW, hoje às 11:30 estava a produzir 9.2kW: 6.4kW para casa e o resto para a bateria. Se tiver bateria por carregar a absorção pode ser total.
    • argo
    • 3 abril 2026 editado

# 6

https://www.nkon.nl/pt/nkon-ess-pro-51-2v-16-1kwh-thuisbatterij.html
    Sem stock e a subir de preço, era 1799 ou 1899€.

Podem dar sugestões de bons vendedores para comprar uma relativamente boa bateria de 16kwh?
  6.  # 7

Colocado por: ALCLCFmas com bateria, por "atestar", muitos fazem bypass (?) e vira 6kW + a potência que a bateria aceitar.

Por exemplo o meu inversor é de 7.5kW, hoje às 11:30 estava a produzir 9.2kW: 6.4kW para casa e o resto para a bateria. Se tiver bateria por carregar a absorção pode ser total.

Sim, porque a saída para a bateria (DC) é diferente da casa (230 AC).

Obrigado pelas respostas.
  7.  # 8

Portanto para as marcas que gostam de integrar wallboxs nos seus sistemas....um carregador para VE CCS2 (DC) seria possível.
  8.  # 9

Colocado por: pcspinheiroBem, é uma questão de fazer contas, mas as do chatgpt são sempre notoriamente más 😜

Porque ?
    Mas é um bom ponto de partida
  9.  # 10

Porque assume coisas que não são. E a matemática em si nem sempre é sólida...

Nos valores apresentados, não sei se dados por si, se inventados por AI. O inversor está a cerca de 2x o preço que espero pagar. Já a bateria parece muito barata e os painéis caros.

Mas sim, pode ser um ponto de partida. No entanto, olhando a um horizonte de 8-10 anos, penso que a solução com painéis +inversor +bateria será mais vantajosa.

Aliás, acabei de "puxar o gatilho" e comprei online 8 painéis Risen 590w por 90€ cada no Leroy Merlin; depois vou lá alugar uma carrinha da hertz e levo para casa. Parece-me um preço muito bom. Vou ver se compro o inversor numa loja polaca onde o vi por menos de 800€ + portes.
  10.  # 11

Colocado por: pcspinheiroAliás, acabei de "puxar o gatilho" e comprei online 8 painéis Risen 590w por 90€ cada no Leroy Merlin; depois vou lá alugar uma carrinha da hertz e levo para casa. Parece-me um preço muito bom. Vou ver se compro o inversor numa loja polaca onde o vi por menos de 800€ + portes.

E estrutura?
  11.  # 12

Colocado por: callinasPorque ?

O ChatGPT é o mais usado mas é dos piorzitos. em parte devido às milhentas a regras de moderação e alinhamento politicamente correcto que acabam por afectar todo o modelo. É possivel conseguir melhores resultados tendo alguns cuidados no prompt, mas ainda assim falha coisas basicas. Para uso geral o Grok, em minha opinião, dá melhores resultados.
  12.  # 13

Colocado por: hangas

E estrutura?

Estou a ver na iluminashop.
  13.  # 14

Colocado por: hangas

O ChatGPT é o mais usado mas é dos piorzitos. em parte devido às milhentas a regras de moderação e alinhamento politicamente correcto que acabam por afectar todo o modelo. É possivel conseguir melhores resultados tendo alguns cuidados no prompt, mas ainda assim falha coisas basicas. Para uso geral o Grok, em minha opinião, dá melhores resultados.

Usei o Copilot
  14.  # 15

Colocado por: pcspinheiro

Tem preços estrondosos
    Fiz a simulação para 9 painéis e fica tudo por 211€, fora os triângulos que vou fazer em aço galvanizado de 2.5mm
  15.  # 16

O cabo solar também parece barato, mas ainda não estimei quantos metros preciso. No Leroy custa o dobro por metro...
  16.  # 17

Colocado por: pcspinheiroO cabo solar também parece barato, mas ainda não estimei quantos metros preciso. No Leroy custa o dobro por metro...

O cabo solar consigo aqui numa loja local por 0.95€ o metro de 6mm2
    Uma coisa que achei estranho é que se comprar o kit para 9 painéis, já fica em dois mil e tal euros, algo não bate certo e os componentes são os mesmos
  17.  # 18

Quem aqui instalou inversor híbrido com bateria e capacidade de backup, colocou um comutador de transferência manual ou automático? Se automático, qual?
  18.  # 19

Colocado por: dom123
    O cabo solar consigo aqui numa loja local por 0.95€ o metro de 6mm2
    Uma coisa que achei estranho é que se comprar o kit para 9 painéis, já fica em dois mil e tal euros, algo não bate certo e os componentes são os mesmos

Estranho mesmo! Tente colocar o kit de 8 painéis e um kit de 1 painel, se houver. Ou então kits de 8+2?
  19.  # 20

Colocado por: pcspinheiro

Na altura também andei a ver aí, mas os kits pareceram-me fraquinhos.
    Acabei por consultar o catálogo da sunder e mandar vir à peça da https://eletrix.pt/shop/

Ficou-me em cerca de 500eur para 15 painéis. E podiam ter sido menos uns 100 e pouco pois no final podia ter usado um outro tipo de perfil sem as guias laterais que não precisei. Era mais barato e em 36m fazia diferença.

2.7519 seg. NEW