Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Tem de fazer como indicado pelo metRO_, isso se as potencias disponibilizadas forem de 15 e 15min.

Soma todas as potências e divide por 4, e tem a energia consumida no período selecionado. a energia estará em Wh ou kWh, consuante as unidades de potencia estejam em W ou kW.

se tiver em Wh é dividir por 1000 para ter kWh.

tendo o valor da energia é só multiplicar pelo custo da mesma, que normalmente é apresentado em €/kWh.

Colocado por: taunus

A unidade de medida é sempre kWh?
    Vamos supor que eu faço para 15 dias. Fui ao e-redes e extraí os 1ºs 15 dias de novembro. São 1440 entradas, pelo que fiz a média. Somei tudo e dividi por 1440. Deu-me 0,595kWh. Multipliquei pelo meu preço 0,1376cent = 0,0819cent. Agora multiplico por 24h e por 31 dias e o valor previsível de consumo mensal é 61€ + taxas. Está certo?
  2.  # 342

Colocado por: BigmouseTem de fazer como indicado pelo metRO_, isso se as potencias disponibilizadas forem de 15 e 15min.

Soma todas as potências e divide por 4, e tem a energia consumida no período selecionado. a energia estará em Wh ou kWh, consuante as unidades de potencia estejam em W ou kW.

se tiver em Wh é dividir por 1000 para ter kWh.

tendo o valor da energia é só multiplicar pelo custo da mesma, que normalmente é apresentado em €/kWh.

Foi o que fiz, mas em vez de pegar numa amostra de 1 hora (4 observações) peguei numa amostra de 15 dias (1440 observações) o que torna a análise estatística e respetiva capacidade preditiva mais fiável.
  3.  # 343

Colocado por: metRo_teve que trocar o disjuntor

Porque estava avariado, certo?

A bomba de calor não puxa 16 Amperes de corrente, certo?
  4.  # 344

Até puxa mais (o dobro quase). Ele colocou atrás uma foto da BC onde refere 6kW ;-)
  5.  # 345

Colocado por: Bruno.Alvesfoto da BC onde refere 6kW

Já vi.

Quase que aposto que 6KW é a potência máxima de output. Ou seja o input, só com o compressor ligado, deve ser 3x menos.

Ligando a resistência, diria que isso nunca deveria passar de 3000W.

(Mas é só um palpite, posso estar redondamente enganado).
  6.  # 346

Boa noite...
    Tirando a unidade de controle que vou ficar, já encaminhei os outros dois itens.
    Cumprimentos

Colocado por: BigmouseQual a ref da válvula misturadora?
  7.  # 347

Colocado por: ricardo.rodrigues
    Já vi.

Quase que aposto que 6KW é a potência máxima de output. Ou seja o input, só com o compressor ligado, deve ser 3x menos.

Ligando a resistência, diria que isso nunca deveria passar de 3000W.

(Mas é só um palpite, posso estar redondamente enganado).

Olhando para as leituras do e-redes parece mesmo ultrapassar os 3000W. Pelo modelo que aparece na maquina nao consigo encontrar documentao, deve ser por ja ter cerca de 6 anos.
  8.  # 348

9.  # 349

Colocado por: jorgealvesé só procurar que o google responde:

https://www.google.com/search?q=baxi+EH441&oq=baxi&aqs=chrome.2.69i57j46i199i433i465i512j69i59j0i512l7.4684j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

https://www.baxi.pt/-/media/inriver/29224-9484.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bruno.Alves

eu encontrei esses pdfs mas a descricao do modelo nao e' igual. Na bomba aparece 11-16 mas depois no manual ha as 11 e as 16 por exemplo.
  10.  # 350

As unidades interiores podem ser de 11 até 16 dependendo da unidade exterior conectada.

Isso por acaso não é uma máquina perto de Caneças??
  11.  # 351

Tenho andado a ler sobre bombas de calor, para aquecimento de águas (AQS).

Ainda não li opiniões sobre as vulcano...marca muito conhecida nos esquentadores e até nos termosifões, mas em Bombas de Calor...

Perderam qualidade?
  12.  # 352

Presados entendidos,

Podem me confirmar se o controlador/ interface da Daikin Altherma 3M EDLA11D3V3 10,6 KW para além das duas opções de Regulação da temperatura “Fixo” e “Dependente do Clima” que consigo ver no interface, a temperatura pode ser regulada pela temperatura ambiente nativamente ou é necessário instalar algum dispositivo?

Se sim, pedia-vos que indicassem qual e se possível, a referência da marca.

Desde já agradeço os vossos inputs.

Cumprimentos
  13.  # 353

O manual diz o seguinte(Pag.33):

Termostato ambiente:

O funcionamento da unidade é decidido com base na temperatura ambiente da Interface de conforto humano correspondente (BRC1HHDA
    utilizada como termóstato da divisão).

Em cada divisão da casa tenho um termostato analógico. Terei que os substituir para poder regular por temperatura ambiente?

Colocado por: costa.anselmoPresados entendidos,
    Podem me confirmar se o controlador/ interface da Daikin Altherma 3M EDLA11D3V3 10,6 KW para além das duas opções de Regulação da temperatura “Fixo” e “Dependente do Clima” que consigo ver no interface, a temperatura pode ser regulada pela temperatura ambiente nativamente ou é necessário instalar algum dispositivo?

Desde já agradeço os vossos inputs.

Cumprimentos
  14.  # 354

Colocado por: costa.anselmoa temperatura pode ser regulada pela temperatura ambiente nativamente ou é necessário instalar algum dispositivo?

a maquina nativamente pode ser programada para 5 modos de operação:

saída de agua com temperatura fixa.
    saída de agua com temperatura varivavel em função da temp ext.
    temp ambiente com saída de agua temp fixa, através de termostacto externo on\off (qualquer um do mercado)
    temp ambiente com saída de agua temp variável, através de termostacto externo on\off (qualquer um do mercado)

ou ainda através do controlador Daikin Madoka (BRC1HHDA) que alem de controlador de temperatura permite comandar as funções básicas da bomba de calor (aquecimento, arrefecimento, AQS e temperaturas)tendo adicionalmente ligação bluetooth.
  15.  # 355

Bom...a sua resposta apresentou mais soluções do que estava à espera.

Na sua opinião qual das opções é mais usual e que recomenda nas suas instalações?

A instalação antes da opção Bomba de Calor já existia e existe dois termostatos exteriores. Um a poucos metros da Bomba de calor. Podem ser utilizados em algumas das opções indicadas? Se bem sei, a máquina também tem um.

Cumprimentos

Colocado por: jorgealvesa maquina nativamente pode ser programada para 5 modos de operação:

saída de agua com temperatura fixa.
    saída de agua com temperatura varivavel em função da temp ext.
    temp ambiente com saída de agua temp fixa, através de termostacto externo on\off (qualquer um do mercado)
    temp ambiente com saída de agua temp variável, através de termostacto externo on\off (qualquer um do mercado)

ou ainda através do controlador Daikin Madoka (BRC1HHDA) que alem de controlador de temperatura permite comandar as funções básicas da bomba de calor (aquecimento, arrefecimento, AQS e temperaturas)tendo adicionalmente ligação bluetooth.
  16.  # 356

Colocado por: costa.anselmoNa sua opinião qual das opções é mais usual e que recomenda nas suas instalações?
    a mais usual é temp fixa e siga pra bingo.

eu recomendava a opção de temp por DC e Madoka

Colocado por: costa.anselmoA instalação antes da opção Bomba de Calor já existia e existe dois termostatos exteriores. Um a poucos metros da Bomba de calor. Podem ser utilizados em algumas das opções indicadas? Se bem sei, a máquina também tem um
    os existentes não são compativeis com a maquina pelo que deverá aproveitar o que a maquina tem excpto se esta estiver num local onde não consiga fazer uma leitura correcta da temp ext, como por exemplo caso esteja virada a sul ou com a sonda de temp exposta ao sol.
  17.  # 357

Numa casa com com 173m2, 3 Quartos, 3 Casas de banho, sala, cozinha e corredor, tudo rés-do-chão.

Tenho seis termostactos analógicos. O procedimento seria substitui-los por termostactos Madoka ou seria um misto?

Colocado por: jorgealvesa mais usual é temp fixa e siga pra bingo.

eu recomendava a opção de temp por DC e Madoka
  18.  # 358

Colocado por: costa.anselmoO procedimento seria substitui-los por termostactos Madoka ou seria um misto?
    o correto será colocar um único Madoka a fazer de comando centralizado (precisa de uma ligação a 2 fios com a bomba de calor)
  19.  # 359

Os fios não será um problema. Até poderia passar o controlador/interface que vem com a BC para a sala das máquinas e ficava o Madoka no seu lugar. A localização é um factor chave porque à excepção dos quartos (chão flutuante) toda a casa é mosaico o que poderia fazer com que algumas divisões não apresentem a temperatura desejada. Estarei a formular mal a questão? Os termostatos analógicos continuam a ter a sua relevância? O que vai predominar nesta relação caso o modo de regulação da temperatura ambiente seja acionada?

Sr. Jorge Alves, não pretendo abusar do seu tempo e por isso mesmo, compreendo que não responda nem investa o seu tempo a dissipar as minhas dúvidas.

Cumprimentos

Colocado por: jorgealveso correto será colocar um único Madoka a fazer de comando centralizado (precisa de uma ligação a 2 fios com a bomba de calor)
  20.  # 360

Colocado por: costa.anselmoà excepção dos quartos (chão flutuante) toda a casa é mosaico o que poderia fazer com que algumas divisões não apresentem a temperatura desejada
    isso já vai depender de muitos factores que dificilmente se conseguem avaliar á distancia.

Colocado por: costa.anselmoOs termostatos analógicos continuam a ter a sua relevância?
    são essenciais afim de nivelar a temperatura entre divisões.

Colocado por: costa.anselmoO que vai predominar nesta relação caso o modo de regulação da temperatura ambiente seja acionada?
    o centralizado vai prevalecer sobre os demais.

Colocado por: costa.anselmoAté poderia passar o controlador/interface que vem com a BC para a sala das máquinas e ficava o Madoka no seu lugar
    em principio será a melhor solução.

0.1058 seg. NEW