Colocado por: rjmsilvaFalso, a TSU não tem nada a ver com o SNS.
O SNS é financiado pelo orçamento geral do estado e não pela segurança social.
Qualquer cidadão tem acesso ao SNS, mesmo que nunca tenha trabalhado um dia na vida.
Colocado por: RCFClaro que assim, por mais que se aumente a contribuição para a ADSE, é difícil ela ser sustentável…
Colocado por: RCF
Pois, mas para o efeito o funcionário público não é qualquer cidadão… pois, se recorrer ao SNS, a despesa vai ser paga pelos seus descontos para a ADSE. Isso é justo?!
Colocado por: CarvaiNo privado quem tem seguros de saúde continua a pagar exactamente as mesmas contribuições mesmo que não use o SNS. Aconteceu comigo durante quase 40 anos que (felizmente) não usei o SNS. E se for acidente de trabalho ou outro o SNS também manda a factura para o seguro. No ano passado tive um acidente, fui operado no SNS mas a conta foi para a seguradora. Até mandaram para mim por engano e até a ambulância paguei do meu bolso.
Tal como aconteceu com a educação do meu filho que andou sempre na privada mas também pagava a pública como qualquer contribuinte.
Colocado por: NelhasBem vindo ao conceito fraudulento e asqueroso de sociedade moderna.
Colocado por: rjmsilva
O facto dos FP financiarem o SNS, sem o onerarem, porque recorrem tendencialmente aos serviços de saúde privado, não interessa para nada numa discussão que se intitula "Anti-funçao pública".
Colocado por: Carvai
No privado quem tem seguros de saúde continua a pagar exactamente as mesmas contribuições mesmo que não use o SNS. Aconteceu comigo durante quase 40 anos que (felizmente) não usei o SNS. E se for acidente de trabalho ou outro o SNS também manda a factura para o seguro. No ano passado tive um acidente, fui operado no SNS mas a conta foi para a seguradora. Até mandaram para mim por engano e até a ambulância paguei do meu bolso.
Tal como aconteceu com a educação do meu filho que andou sempre na privada mas também pagava a pública como qualquer contribuinte.
Colocado por: enf.magalhaesEu renuncio ao meu uso do aeroporto de Faro! Por favor devolvam a minha quota parte de impostos usada na mesma !.... ????
Colocado por: Carvai
Não se incomode meu caro, a totalidade do seu ordenado incluindo a parte que fica retida em impostos é paga por contribuintes a quem nunca mudou um penso.
Esta discussão parva teve origem num user que acha que os 3,5% que desconta para a ADSE serve para sustentar o SNS.
Colocado por: enf.magalhaes
A Adse sustenta muito privado
Colocado por: rjmsilvaFico satisfeito em ver que as pessoas estão preocupadas com a sustentabilidade da ADSE para daqui a 8 anos.Normalmente devem-se preocupar atempadamente para que sejam encontradas soluções, e não quando já não houver volta a dar.
Colocado por: ktm333Agora há muito boa gente que pensa que vai para a FP para a sombra da bananeira e não precisa de fazer nada, não é assim que funciona(em alguns sitios..)!A questão primordial não é essa, julgo que ninguém pensa que os FP só coçam a micose. O que se critica essencialmente é que em algumas áreas a FP funciona mal, o que torna o trabalho pouco eficiente, e em muitas situações lento ao ponto de testar a paciência; Não diferencia os bons trabalhadores dos encostados, o que gera desmotivação; Mas sobretudo critica-se a dualidade de condições público/privado, em favor claro dos primeiros.
Colocado por: HAL_9000A questão primordial não é essa, julgo que ninguém pensa que os FP só coçam a micose. O que se critica essencialmente é que em algumas áreas a FP funciona mal, o que torna o trabalho pouco eficiente, e em muitas situações lento ao ponto de testar a paciência; Não diferencia os bons trabalhadores dos encostados, o que gera desmotivação;
Colocado por: HAL_9000Mas isso requer investimento.
Colocado por: rsvaluminioOu seja uns estão encostados outros são bons mas estão desmotivadosOnde é que me viu afirmar que eram todos? O que disse é que ambas as situações existem na FP. Obviamente não passa pela cabeça de ninguém criticar um bom funcionário Público.