Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Construí a minha casa em 2017 na zona litoral centro, na altura optei por deixar pré-instalação para aquecimento central a radiadores e até agora a única fonte de calor tem sido o recuperador de calor ventilado que tenho instalado na sala.

    Chegou a altura de pensar num pequeno upgrade, que consiste em colocar aquecimento central em casa, aproveitando a pré-instalação.

    Deixo aqui de modo geral, qual as características do edifício:

    - Moradia com cerca de 150m2 uteis, de rés de chão
    - Construção em parede dupla com 60mm de isolamento térmico em XPS
    - Isolamento térmico no pavimento com 60mm de PU projectado
    - Isolamento térmico no teto com 80mm de PU projectado
    - Caixilharia em aluminio com corte termico e vidro duplo
    - Sistema de ventilação mecânica de duplo fluxo
    - Pré-instalação de aquecimento central a radiadores com tubagem em cobre isolada com Armaflex 13mm de espessura
    - Sistema solar termico Rotex, com 3 paineis solares e deposito de 500L (além da resistência eletrica, tem ainda 2 serpentinas disponiveis que não estão a ser utilizadas)

    Baseado nisto, gostaria de saber o que me aconselhariam a colocar como fonte de calor e quais os radiadores que consideram mais eficientes neste momento.

    Eu estava inclinado numa BC, mas tenho receio que uma BC de alta temperatura faça disparar os custos de eletricidade (se estiver enganado corrigiam-me sff)
    Haverá radiadores em que consiga usar uma BC de baixa temperatura, de forma a garantir uma temperatura interior de cerca de 21ºC?

    Aguardo os vossos comentários.
    Obrigado a todos.
    • SrR
    • 27 novembro 2023

     # 2

    Colocado por: justsomeone1985estava inclinado numa BC, mas tenho receio que uma BC de alta temperatura
    n tem que ser de alta temperatura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: justsomeone1985
    • SrR
    • 27 novembro 2023

     # 3

    Colocado por: justsomeone1985Boa tarde,

    Construí a minha casa em 2017 na zona litoral centro, na altura optei por deixar pré-instalação para aquecimento central a radiadores e até agora a única fonte de calor tem sido o recuperador de calor ventilado que tenho instalado na sala.

    Chegou a altura de pensar num pequeno upgrade, que consiste em colocar aquecimento central em casa, aproveitando a pré-instalação.

    Deixo aqui de modo geral, qual as características do edifício:

    - Moradia com cerca de 150m2 uteis, de rés de chão
    - Construção em parede dupla com 60mm de isolamento térmico em XPS
    - Isolamento térmico no pavimento com 60mm de PU projectado
    - Isolamento térmico no teto com 80mm de PU projectado
    - Caixilharia em aluminio com corte termico e vidro duplo
    - Sistema de ventilação mecânica de duplo fluxo
    - Pré-instalação de aquecimento central a radiadores com tubagem em cobre isolada com Armaflex 13mm de espessura
    - Sistema solar termico Rotex, com 3 paineis solares e deposito de 500L (além da resistência eletrica, tem ainda 2 serpentinas disponiveis que não estão a ser utilizadas)

    Baseado nisto, gostaria de saber o que me aconselhariam a colocar como fonte de calor e quais os radiadores que consideram mais eficientes neste momento.

    Eu estava inclinado numa BC, mas tenho receio que uma BC de alta temperatura faça disparar os custos de eletricidade (se estiver enganado corrigiam-me sff)
    Haverá radiadores em que consiga usar uma BC de baixa temperatura, de forma a garantir uma temperatura interior de cerca de 21ºC?

    Aguardo os vossos comentários.
    Obrigado a todos.
    há pois, seja radiadores, convectores, ventiloconvectores, basta os dimensionar para tal e a pre instalação seja adequada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: justsomeone1985
  2.  # 4

    A melhor fonte de calor é sempre uma questão discutível.
    A casa parece bem isolada, pelo que a fonte que escolher terá menos esforço a manter a temperatura, logo consome menos, em comparação com uma casa menos isolada.

    Em termos de investimento, provavelmente o mais barato será uma caldeira a gás (se tiver acesso a gás canalizado, a botija não!).
    Se tiver espaço e acesso à tubagem da pré instalação, pode substituir o recuperador por um com circulação de água e assim usar o recuperador para aquecer a casa toda. Se tiver acesso a lenha a bom preço é uma opção interessante do ponto de vista dos custos de operação. Mas dá trabalho e só tem calor nos radiadores enquanto estiver a queimar lenha (se a casa não perder esse calor, pode não ser um problema). Eu andei assim uma série de anos até deixar de ter lenha de borla e depois me cansar de acartar lenha e limpar cinza :-)
    Também pode optar por uma caldeira a pellets, trabalham sozinhas e dão muito menos trabalho que a lenha.
    Com qualquer uma destas hipóteses pode usar radiadores de alumínio normais, que também são os que ficam mais em conta. Quantos em que divisões é que já não sei ajudar.

    Pode também ir para uma bomba de calor. O investimento será provavelmente maior, mas o descanso é total. Idealmente devia procurar radiadores que funcionem melhor a temperaturas mais baixas, mas estes também são mais caros. Dito isto, eu tenho BC com radiadores de alumínio (os mesmos que usava antes com caldeira a gás e depois com o recuperador de calor a água) e estou muito satisfeito.

    Uma discussão de hoje mesmo:
    https://forumdacasa.com/discussion/94609/bomba-de-calor-para-radiadores/#Item_11
    Estas pessoas agradeceram este comentário: justsomeone1985
  3.  # 5

    Colocado por: SrRn tem que ser de alta temperatura


    Também estava convencido que não, mas acredito que tudo vai depender do que sistema de aquecimento como um todo.
    Por exemplo, que influência terá a escolha dos radiadores nesta questão?

    Eu tenho noção que a casa está bem isolada (haverão delas melhores, mas penso que já estamos a falar de uma qualidade de construção acima da média) e que à partida é uma mais valia.
    O que poderei fazer mais para conseguir aquecer a minha casa ao menor custo possivel?
  4.  # 6

    Colocado por: justsomeone1985O que poderei fazer mais para conseguir aquecer a minha casa ao menor custo possivel?

    Além do que eu tinha dito acima, já considerou AC? Além da facilidade de instalação (se puder conviver esteticamente com os aparelhos exteriores) aquece e arrefece. Em termos de consumo também são muito eficientes.
  5.  # 7

    Colocado por: Bruno.AlvesEm termos de investimento, provavelmente o mais barato será uma caldeira a gás (se tiver acesso a gás canalizado, a botija não!)

    Infelizmente não tenho acesso a gás canalizado, pelo que uma caldeira a gás está fora de questão.
    Se tivesse acesso a gás canalizado, a escolha seria fácil ;)


    Colocado por: Bruno.AlvesSe tiver espaço e acesso à tubagem da pré instalação, pode substituir o recuperador por um com circulação de água e assim usar o recuperador para aquecer a casa toda. Se tiver acesso a lenha a bom preço é uma opção interessante do ponto de vista dos custos de operação. Mas dá trabalho e só tem calor nos radiadores enquanto estiver a queimar lenha (se a casa não perder esse calor, pode não ser um problema). Eu andei assim uma série de anos até deixar de ter lenha de borla e depois me cansar de acartar lenha e limpar cinza :-)
    Também pode optar por uma caldeira a pellets, trabalham sozinhas e dão muito menos trabalho que a lenha.
    Com qualquer uma destas hipóteses pode usar radiadores de alumínio normais, que também são os que ficam mais em conta. Quantos em que divisões é que já não sei ajudar.


    Estou numa fase em que o acesso a lenha "de borla" está a escassear, por isso tenho que procurar alternativas.
    Não me sinto muito confortável em ter uma caldeira dentro de casa sinceramente. Essa foi a principal razão em não ter deixado a pré-instalação para recuperador de calor a água.

    Durante algum tempo estive inclinado para as caldeiras a lenha, que neste momento existem no mercado soluções muito eficientes. No entanto como não está ninguém em casa durante o dia, ao chegar a casa esta estaria sempre fria.
    Daí também ter descartado uma solução a lenha.

    Relativamente às caldeiras a pellets, penso que essa seria a hipótese mais viável depois da BC, mas já ouvi relatos que o investimento é quase idêntico ao de uma BC.


    Colocado por: Bruno.AlvesIdealmente devia procurar radiadores que funcionem melhor a temperaturas mais baixas

    Que radiadores são esses? Por aquilo que me diz, presumo que não sejam de aluminio...
  6.  # 8

    Colocado por: justsomeone1985Relativamente às caldeiras a pellets, penso que essa seria a hipótese mais viável depois da BC, mas já ouvi relatos que o investimento é quase idêntico ao de uma BC.

    Depende da caldeira, mas sim podem ser carotas. O que já vi foi uma salamandra a pellets ligada aos radiadores de um apartamento T3 (e na zona de Trancoso, bem frio) e funcionava bastante bem. Isso já fica mais em conta, por exemplo
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/aquecimento-e-climatizacao/aquecimento-central/salamandras-e-recuperadores-hidro/salamandras/salamandra-a-pellets-hidro-invicta-teramo-17kw-preta-82305900.html
    (tem de ter em atenção a saída de fumos e também ao preço actual dos pellets)

    Colocado por: justsomeone1985Que radiadores são esses? Por aquilo que me diz, presumo que não sejam de aluminio...

    https://forumdacasa.com/discussion/78157/2/radiadores-de-baixa-temperatura-onde-encontrar/#Item_17
  7.  # 9

    Pelo que andei a pesquisar na internet, os radiadores de baixa temperatura funcionam com temperaturas de impulsão de 55ºC.
    Para estas temperaturas poderão ser utilizadas BC de baixa temperatura?
    Qual a temperatura max de trabalho das BC de baixa temperatura?
  8.  # 10

    Boas,

    Moradia térrea, zona beira litoral a 15 km da costa, não está tão isolada como a sua, apesar de ter capoto de 6 cm, janelas de PVC com vidro duplo, placa do sótão tem isolamento de 4 cm xps... tem cerca de 120 m2 utilizáveis

    Também tinha já a pré instalação dos tubos para os radiadores, e tenho recuperar na sala.
    Não tenho gás natural.
    1ª opção seria pellets (isto foi pensado em janeiro de 2021)
    Mas depois com o Fundo Ambiental, andei a pesquisar bastante(orçamentos)....e para não ter trabalho optei por colocar Bomba de Calor Monobloco EHS 8 kw Monofásica - Samsung com um deposito inércia de 60l.

    2 toalheiros de 120cm
    2 radiadores(13 elementos cada) - Sala
    4 radiadores (10 elementos cada) - Cozinha, Escritório, Quarto 1, Suite.
    1 Radiador (9 elemtos) - Quarto 2

    Tenho a casa a 20 graus.

    A água começa a circular nos radiadores a uns 40 graus, a bomba de calor vai aos 55 graus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: justsomeone1985
  9.  # 11

    Colocado por: RcrdPrntBoas,

    Moradia térrea, zona beira litoral a 15 km da costa, não está tão isolada como a sua, apesar de ter capoto de 6 cm, janelas de PVC com vidro duplo, placa do sótão tem isolamento de 4 cm xps... tem cerca de 120 m2 utilizáveis

    Também tinha já a pré instalação dos tubos para os radiadores, e tenho recuperar na sala.
    Não tenho gás natural.
    1ª opção seria pellets (isto foi pensado em janeiro de 2021)
    Mas depois com o Fundo Ambiental, andei a pesquisar bastante(orçamentos)....e para não ter trabalho optei por colocar Bomba de Calor Monobloco EHS 8 kw Monofásica - Samsung com um deposito inércia de 60l.

    2 toalheiros de 120cm
    2 radiadores(13 elementos cada) - Sala
    4 radiadores (10 elementos cada) - Cozinha, Escritório, Quarto 1, Suite.
    1 Radiador (9 elemtos) - Quarto 2

    Tenho a casa a 20 graus.

    A água começa a circular nos radiadores a uns 40 graus, a bomba de calor vai aos 55 graus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:justsomeone1985


    Agradeço o seu testemunho.

    Pelo que depreendo a sua BC é de baixa temperatura, certo? Que radiadores tem instalado?
    A nivel de consumos, pode partilhar o valor da fatura de eletricidade para o aquecimento?
  10.  # 12

    Colocado por: justsomeone1985na altura optei por deixar pré-instalação para aquecimento central a radiadores e até agora a única fonte de calor tem sido o recuperador de calor


    Se tiverem lenha a disposição e/ou gostarem de continuar a dar uso ao recuperador de calor, sugeria colocar daqueles recuperadores de calor que permitem ligar ao sistema de aquecimento central.

    Assim aquece os radiadores nas diversas divisões enquanto usufrui na mesma do calor emitido pelo recuperador.
  11.  # 13

    Colocado por: justsomeone1985Pelo que andei a pesquisar na internet, os radiadores de baixa temperatura funcionam com temperaturas de impulsão de 55ºC.
    Para estas temperaturas poderão ser utilizadas BC de baixa temperatura?
    Qual a temperatura max de trabalho das BC de baixa temperatura?
    65°C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: justsomeone1985
  12.  # 14

    Colocado por: jorgealves65°C


    Sr. Jorge, pelo que sei o senhor é instalador (maioritariamente sistemas de PRH), qual é a sua opinião sobre este assunto?
    Ou seja, considera viável uma bomba de calor a baixa temperatura a trabalhar com radiadores?
    Considera que os radiadores em alumínio são completamente desajustados para trabalhar em baixa temperatura?

    Da avaliação que faço (eu não sou conhecedor desta área), parece-me que os radiadores em alumínio, que acabam por ser mais econômicos (quando comparado com radiadores específicos para baixa temperatura), irão sempre acabar por aquecer a habitação, no entanto demorarão mais tempo a atingir a temperatura ambiente desejada.
    Mas uma vez que a minha intenção é manter o sistema sempre ligado, vai demorar (por exemplo) mais 1h ou 2h a aquecer a habitação do que um sistema a alta temperatura, mas no fim de atingir a temperatura desejada, vai conseguir mantê-la da mesma forma que um sistema de alta temperatura. Isto faz sentido?

    Outra questão. Como a temperatura max de trabalho das BC de baixa temperatura é de 65ºC, se estiver a trabalhar a aquecer a água a 55ºC, é expectável consumos elevados por estar a trabalhar próxima da sua capacidade max?

    Obrigado.
  13.  # 15

    Boa tarde,

    Além da Daikin Altherma, que outras marcas/modelos de bombas de calor de baixa temperatura me recomendariam?
    • SrR
    • 5 dezembro 2023

     # 16

    Panasonic, vaillant, nibe, mitsubishi, fujitsu, bosch etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: justsomeone1985
  14.  # 17

    Colocado por: SrRPanasonic, vaillant, nibe, mitsubishi, fujitsu, bosch etc


    Haverão marcas melhores umas que outras, acredito eu.
    Estava à espera de recomendações, baseado na experiência quer de instaladores quer de proprietários.

    Já li bastante bem sobre as bombas de calor da Vaillant. Será equiavalente, por exemplo, à Daikin Altherma?
  15.  # 18

    Vou dar o meu testemunho. Moradia de 320m2, parede dupla com XPS 6cm, bomba de calor 16kW, radiadores em ferro fundido 132 elementos e todos os aparelhos a electricidade (não tenho gás instalado). 3 painéis fotovoltaicos. Aquecimento central ligado 24/dia a 19ºC. Em fevereiro 2023, quando os dias foram muito frios (houve noites com mínimas de -1ºC) o consumo foi de 126 euros. Até agora foi o consumo mais elevado. Em Novembro o consumo foi 77 euros, para ter ideia.
    Para além disso tenho um recuperador de calor a lenha que acendo à noite.

    Estou extremamente satisfeito com a minha opção e recomendo vivamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: justsomeone1985, LrLisboa
  16.  # 19

    Colocado por: luismigVou dar o meu testemunho. Moradia de 320m2, parede dupla com XPS 6cm, bomba de calor 16kW, radiadores em ferro fundido 132 elementos e todos os aparelhos a electricidade (não tenho gás instalado). 3 painéis fotovoltaicos. Aquecimento central ligado 24/dia a 19ºC. Em fevereiro 2023, quando os dias foram muito frios (houve noites com mínimas de -1ºC) o consumo foi de 126 euros. Até agora foi o consumo mais elevado. Em Novembro o consumo foi 77 euros, para ter ideia.
    Para além disso tenho um recuperador de calor a lenha que acendo à noite.

    Estou extremamente satisfeito com a minha opção e recomendo vivamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:justsomeone1985,LrLisboa


    luismig agradeço o seu testemunho.

    Qual a razão de ter optado por radiadores em ferro fundido?
    Qual a bomba de calor que adquiriu?
    O recuperador de calor é apenas ventilado ou é um recuperador a água que serve como apoio à bomba de calor?
  17.  # 20

    Optei por radiadores em ferro fundido por uma questão estética e de durabilidade. Como é uma casa clássica comprei da série Epoca da Baxi - a Baxi tem outros modelos em ferro fundido mais em conta e também muito bonitos.
    A bomba de calor é da Baxi (BAXI Platinum BC Plus Monobloc 2 16Kw).
    O recuperador é C&A CHAMA – ref.ª CRISTAL 69 V apenas ventilado - apesar de não ser muito grande aquece formidavelmente consome pouca lenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: justsomeone1985
 
0.0224 seg. NEW