Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pcspinheiroNa minha experiência, a salsa prefere meia sombra e gosta de água. Também se dá melhor se tiver algum espaço entre as plantas, para não competirem umas com as outras por nutrientes. Tem terra boa e solta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

Obrigado! 🙂
    A terra é a mesma onde semeei salsa em Março, e nessa altura cresceu e bem! Ainda que seja uma horta urbana (aquelas caixas altas).
    Mas há uma diferença realmente para Maio: agora a horta urbana está sempre ao sol.
    Água tem porque rego todos os dias, mas só pode ser isso. Ela até parece meio queimada (está amarela).
    Eu tinha coentros e salsa lada a lado e agora os coentros nem pegaram...

Vou ter que arranjar solução, só ppde ser de estar sempre ao sol.
  2.  # 2

Colocado por: marizea minha amiga e da sua senhora, partilha da ideia que as arvores com sistema gota a gota desenvolvem raizes muito à superficie.. que o ideal é uma rega mais intensa e no limite das copas... agora da sugestão dela à prática são outros 500 🙄

Estes gotejadores reguláveis são o melhor compromisso que encontrei. Quando abertos no máximo regam bem e fazem uma boa circunferência de chuva, não são bem gota a gota. Não é o ideal mas para quem não está todos os dias no terreno não encontrei melhor solução.

Em boa verdade, andar a puxar mangueiras de 50 metros (mesmo que de 15 mm) cheias de água pelos troncos de 50 e tal árvores... Não sei se, ainda que vivesse lá, não optava pelo descanso do meu sistema ;-)

Não há nada mais terapêutico e relaxante que regar de mangueira, ao final do dia no verão, mas relativamente parado, só a espalhar água :-)

(a foto é ilustrativa, nao é dos meus gotejadores mas são idênticos)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      Sem Título.png
  3.  # 3

Colocado por: casinhaDaAvo
    Obrigado! 🙂
    A terra é a mesma onde semeei salsa em Março, e nessa altura cresceu e bem! Ainda que seja uma horta urbana (aquelas caixas altas).
    Mas há uma diferença realmente para Maio: agora a horta urbana está sempre ao sol.
    Água tem porque rego todos os dias, mas só pode ser isso. Ela até parece meio queimada (está amarela).
    Eu tinha coentros e salsa lada a lado e agora os coentros nem pegaram...

Vou ter que arranjar solução, só ppde ser de estar sempre ao sol.

Casinha, coloque uma rede de sombreamento que concerteza vai ajudar. Pode comprar em qualquer casa de material agricola.
    No meu caso comprei uma branca que deve cortar 20-30% do sol: fez maravilhas nas minhas alfaces :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  4.  # 4

Colocado por: Casa da HortaEm boa verdade, andar a puxar mangueiras de 50 metros (mesmo que de 15 mm) cheias de água pelos troncos de 50 e tal árvores... Não sei se, ainda que vivesse lá, não optava pelo descanso do meu sistema ;-)
    por segundos pensei que estava a descrever o filme matinal e de fim de tarde de cá de casa 😂 só faltaram os palavrões de quando a mangueira empanca nas pedras, torce e fica sem pressão e mais outras tantas inconveniências.

Vou cuscar o vosso sistema para a próxima primavera 👌
  5.  # 5

Colocado por: marizesó faltaram os palavrões de quando a mangueira empanca nas pedras, torce e fica sem pressão e mais outras tantas inconveniências.

Às vezes até uma filha da p**a de uma erva um pouco mais grossa prende a mangueira!

Colocado por: marizeVou cuscar o vosso sistema para a próxima primavera 👌

Faz bem. Não se gasta muito dinheiro (só as uniões do tubo de 4 ao de 6 são estupidamente caras mas dá para fazer sem elas) e é um descanso que nem imagina ;-)
  6.  # 6

Colocado por: SCCorreia

Casinha, coloque uma rede de sombreamento que concerteza vai ajudar. Pode comprar em qualquer casa de material agricola.
    No meu caso comprei uma branca que deve cortar 20-30% do sol: fez maravilhas nas minhas alfaces :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

Eu tenho daquelas hortas urbanas com tampa de plástico. Tenho manjericão e salsa neste momento. Mas já tive coentros, e cresceu tudo muito bem enquanto tinha a tampa e maiiiis ou menos à sombra.
    Desde que tirei a tampa e meti ao sol, a salsa não cresce e os coentros nem pegaram.

Vou tentar com a tampa primeiro e vou ver de uma rede. Nem que coloque metade da tampa com a rede (se bem que hoje estive a ver e a tampa corta alguma luz)
  7.  # 7

Está feita a encomenda do nabo greleiro. Vou novamente apostar na Flora Lusitana, quero ver se o ano passado foi só sorte ou se foi bem escolhida a semente.
      Screenshot_2024-09-06-22-59-45-40_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
  8.  # 8

Foi um bon verão por aqui 😉
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, NTORION
      IMG20240909185558_copy_1080x2400.jpg
      IMG20240910175007_copy_1080x2400.jpg
      IMG_20240910_232019_copy_2400x811.jpg
  9.  # 9

As nossas melancias já se foram; tenho um resto de uma no frigorífico para acabar.

Há dias plantei couve e num dos locais tem-me acontecido algo que só em desenho animado do Bugs Bunny: algumas desapareceram pela terra adentro e deixam o buraco onde estavam plantadas! Ainda ontem encontrei uma anormalmente curta e murcha, puxei por ela e estava comida até às folhas, sem raiz. Desconfio de ratos porque as toupeiras costumam deixar terra remexida. Foi na zona onde me morreram os morangueiros e desconfio que o mal foi este também; quando cavei para as couves vi que havia pequenos túneis ao longo da zona toda do camalhão. Rais me parta... E eu a pensar que era doença e arranquei tudo para o lixo...
  10.  # 10

Encontrei este tabuleiro caído num caminho e trouxe. Não sei o que é, mas vou plantar. É caso para dizer que o trabalho vem ter comigo!

É difícil, mas fazem ideia do que poderá ser? A minha aposta vai para brócolos...
      IMG20240911100145_copy_3600x1620.jpg
  11.  # 11

Colocado por: Casa da HortaEncontrei este tabuleiro caído num caminho e trouxe. Não sei o que é, mas vou plantar. É caso para dizer que o trabalho vem ter comigo!

É difícil, mas fazem ideia do que poderá ser? A minha aposta vai para brócolos...
      IMG20240911100145_copy_3600x1620.jpg

A app "Picture This" identifica a imagem como repolho ou couve de bruxelas...
  12.  # 12

Couve roxa? Seja o que for estão bem bonitas e vale a pena plantar 😉
  13.  # 13

São mesmo brócolos. O meu experiente vizinho confirmou. Vou dividir com ele e com outro da casa ao lado, que isto é demais para 1 casa só!
  14.  # 14

Depois dos vizinhos levarem o que quiseram, ainda ficaram uns 150 pés que plantei agora à tardinha. É terra nova e não sei se é fértil, por isso tanto pode dar brócolos em condições ou apenas comida para as galinhas. A ver vamos.

Ficam com 10 min/dia com tubo de 25 cm, é muito por agora mas vêm dias de muito calor na próxima semana.
      IMG20240913184243_copy_1080x2400.jpg
      IMG20240913184216_copy_1080x2400.jpg
  15.  # 15

Precisei trocar o programador de rega e este convém proteger do sol. Super Bock, provavelmente a cerveja mais útil do mundo!
    Concordam com este comentário: carlota74
      IMG20240914101756_copy_1080x2400.jpg
      IMG20240914101057_copy_1080x2400.jpg
  16.  # 16

Colocado por: Casa da HortaPrecisei trocar o programador de rega e este convém proteger do sol. Super Bock, provavelmente a cerveja mais útil do mundo!
      IMG20240914101756_copy_1080x2400.jpg
      IMG20240914101057_copy_1080x2400.jpg

* melhor e mais útil do mundo!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 17

Boas,

Para quando tiverem um tempinho, entre "semeaduras":

https://www.youtube.com/watch?v=TNR8JfHah00

Dá que pensar...acho eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
  18.  # 18

Semeei hoje o nabo greleiro. 30, 45, 60 e 90 dias, mais uma de temporão especial e outra de serôdio. Total de 6 carteiras, tudo da Flora Lusitana.

Boa terra, boa rega, bom estrume e boa semente. Não tem porque não dar bem 😉

Também tirei hoje o resto da batata doce. Fizeram ontem 5 meses, acho que é o ideal. Não pesei ao pormenor, mas os 50 pés terão dado entre 90 a 100 kg. Muito bom.
    Concordam com este comentário: NTORION
      IMG20240921142531_copy_2400x1080.jpg
      IMG20240921143441_copy_2400x1080.jpg
      IMG_20240921_194148_copy_2556x813.jpg
  19.  # 19

Alguém me sabe dizer como é que eu dou cabo disto, sem ter que levantar a tijoleira?
      20240928_183400.jpg
  20.  # 20

De um modo simples e sem químicos, eu diria para cortar bem fundo e meter sal. Certamente que não volta.
    Concordam com este comentário: barreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mighty Sparrow

0.5034 seg. NEW