Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: RUIOLINas lojas dos centro comerciais aquilo é licenciado com o interior em bruto, depois o lojista faz o interior sem necessidade licenciamentos, só tem de cumprir os pressupostos do projeto do centro comercial, que geralmente analisa de forma célere os projetos. Não entendo porque na habitação o interior tem de estar terminado para concluir o licenciamento.

É em bruto mas com eletricidade e ITED aprovado e certificado com os mínimos legais.

Depois em obra interior tem de cumprir com o manual do logista, que também abrange regras técnicas das várias especialidades.
  2.  # 182

Colocado por: VarejoteDepois em obra interior tem de cumprir com o manual do logista, que também abrange regras técnicas das várias especialidades.

Exato, e quanto tempo demora o centro a validar os projetos para execução? Mesmo em centros em final de construção (que é a pior situação), nunca esperei mais de 15 dias. E tudo se resolve com um telefonema entre o representante do dono de obra e a EGOL (entidade de gestão das obras de lojistas), tudo rápido. Se há duvidas, o projetista liga para a EGOL e resolve na hora. Onde são mais exigentes é nos seguros, porque se correr mal, alguém tem de se chegar à frente com o € para resolver.

Colocado por: VarejoteÉ em bruto mas com eletricidade e ITED aprovado e certificado com os mínimos legais.

Ainda bem, o que se está a passar atualmente com a E-Redes em pedidos de aumento de potência é o inverso da experiência dos centros comerciais...péssimo.
  3.  # 183

Alguém me sabe explicar como funciona no caso de uma renovação?
    Se eu quiser:
    -Substituir janelas;
    -Renovar canalização;
    -Instalar aquecimento central;
    -Renovar o telhado,
    Posso contratar eu próprio as diferentes especialidades ou preciso de contratar um empreiteiro geral, verificar se a empresa não deve nada à segurança social e ainda contratar os tais DF, DS, DT, PT, PS, PSD, PP, RTP, FCP, SLB, SCP?
  4.  # 184

Colocado por: CiccardiAlguém me sabe explicar como funciona no caso de uma renovação?
    Se eu quiser:
    -Substituir janelas;
    -Renovar canalização;
    -Instalar aquecimento central;
    -Renovar o telhado,

Isso não necessita de empreiteiro geral, contrata diretamente.
    Para sua segurança, no mínimo deve contratar apenas empresas com alvará ou certificado do IMPIC, e seguro de acidentes de trabalho para os seus trabalhadores, os trabalhadores que não estiverem no quadro da empresa não tem seguro.
    Todas as obras tem que ser comunicadas à câmara municipal, com 5 dias de antecedência.

Colocado por: Ciccardiainda contratar os tais DF, DS, DT, PT, PS, PSD, PP, RTP, FCP, SLB, SCP?

Falta o CSO :-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ciccardi
  5.  # 185

Colocado por: PickaxeIsso não necessita de empreiteiro geral, contrata diretamente.
    pois é daquelas coisas :)
  6.  # 186

Não esqueças que o CSO é obrigatoriamente prec sido do CSP.
    Agora é que o DR vai aos arames, afinal ainda faltava um
    • RUIOLI
    • 7 fevereiro 2024 editado

# 187

Colocado por: Ciccardicontratar os tais DF, DS, DT, PT, PS, PSD, PP, RTP, FCP, SLB, SCP?

Não CHEGA! Mas se contratar o M.A.C.A.C.O. ninguém o chateia :)
    Concordam com este comentário: Dias12
  7.  # 188

Colocado por: zedasilvaAgora é que o DR vai aos arames, afinal ainda faltava um
    Eu não, porque haveria de ir? Então para uma obra nova é preciso mil siglas, para uma renovação de um telhado por exemplo já não é preciso nada, boa.
    Concordam com este comentário: Ciccardi
  8.  # 189

Para a renovação do telhado precisa exatamente das mesma mas como pode fazer isso sem licença, ninguém lhas vai pedir.
  9.  # 190

Colocado por: zedasilvaPara a renovação do telhado precisa exatamente das mesma mas como pode fazer isso sem licença, ninguém lhas vai pedir.
    pois, é daquelas coisas tal como disse acima.
  10.  # 191

Colocado por: DR1982pois, é daquelas coisas tal como disse acima.

Mau!
    Atão se há exigência burocráticas é porque os DO tem que recorrer á candonga.
    Se a lei permite fazer coisas sem tantas exigências burocráticas é porque ninguém defende os DO?
  11.  # 192

Colocado por: zedasilva
    Mau!
    Atão se há exigência burocráticas é porque os DO tem que recorrer á candonga.
    Se a lei permite fazer coisas sem tantas exigências burocráticas é porque ninguém defende os DO?

Não, se a lei permite certas coisas sem tanta exigência tambem devia permitir outras, ou então não permitia nenhuma. Ha certas obras de reconstrução tão ou mais perigosas que uma obra nova tanto para trabalhadores como para vizinhos.
    Por isso é uma treta uma obra nova precisar de tudo e mais um par de botas e outras facilita-se
  12.  # 193

As outras facilita se no licenciamento.
    Não se facilita nas exigências por exemplo ao nível da segurança.
    Veja o tipo de acidentes graves (mortes) que existem todas as semanas e vai ver em que tipo de trabalhos ocorrem.
    Hoje por exemplo foram 2 de uma só vez
  13.  # 194

Colocado por: DR1982Não, se a lei permite certas coisas sem tanta exigência tambem devia permitir outras, ou então não permitia nenhuma. Ha certas obras de reconstrução tão ou mais perigosas que uma obra nova tanto para trabalhadores como para vizinhos.
    Por isso é uma treta uma obra nova precisar de tudo e mais um par de botas e outras facilita-se

Era precisamente aí que eu queria chegar.
    Se eu quiser construir uma casinha com 50 m2, tenho que contratar um empreiteiro geral e ele vai depois construir-me a casa como deve ser e como a lei diz que tem que ser.

Mas se eu quiser renovar um prédio de 20 andares, já não preciso de empreiteiro geral nenhum e posso contratar as especialidades diretamente porque aí a lei já „facilita“.

Enfim…
  14.  # 195

Colocado por: PickaxeFalta o CSO :-))

Ainda me falta esse? ;-))

Essa falha dá coima?
  15.  # 196

Que confusão que para aqui vai.
    Quando mais cedo se habituarem à resposta "depende", melhor. Pois cada caso por ter particularidades que fazem a situação cair para um lado ou para outro.

Se o que quer é substituir as janelas, mantendo o aspecto e estereotomia das antigas... se o que pretende é substituir as tubagens e canalizações, ou substituir as telhas do telhado por exemplo, você está apenas a realizar operações de manutenção. Ao nivel do licenciamento, se mantém o plano original, que resposta espera por parte da câmara? Que lhe diga que não? Que já que as telhas partiram não as pode mudar? Acha que faz sentido pedir o mesmo que numa casa nova?

Vamos agora supor que você queria ao mudar as telhas alterar a forma do telhado, tornando mais empinado por exemplo... ou alguma outra ideia que trespassasse o limite de altura, aumentando a sombra que faz ao vizinho por exemplo... não acha que é sensato essa alteração passar pela câmara? Até mesmo se for necessário montar andaimes perimetrais, ocupando a via publica, etc etc...

E se em vez do telhado aumenta um piso à casa?

Acha que as 3 situações são iguais?

Acha que se facilita mais num bloco de apartamentos de 20 andares que numa casa? Onde viu isso escrito?
  16.  # 197

Colocado por: N Miguel OliveiraQue confusão que para aqui vai.
    Quando mais cedo se habituarem à resposta "depende", melhor. Pois cada caso por ter particularidades que fazem a situação cair para um lado ou para outro.

Se o que quer é substituir as janelas, mantendo o aspecto e estereotomia das antigas... se o que pretende é substituir as tubagens e canalizações, ou substituir as telhas do telhado por exemplo, você está apenas a realizar operações de manutenção. Ao nivel do licenciamento, se mantém o plano original, que resposta espera por parte da câmara? Que lhe diga que não? Que já que as telhas partiram não as pode mudar? Acha que faz sentido pedir o mesmo que numa casa nova?

Vamos agora supor que você queria ao mudar as telhas alterar a forma do telhado, tornando mais empinado por exemplo... ou alguma outra ideia que trespassasse o limite de altura, aumentando a sombra que faz ao vizinho por exemplo... não acha que é sensato essa alteração passar pela câmara? Até mesmo se for necessário montar andaimes perimetrais, ocupando a via publica, etc etc...

E se em vez do telhado aumenta um piso à casa?

Acha que as 3 situações são iguais?

Acha que se facilita mais num bloco de apartamentos de 20 andares que numa casa? Onde viu isso escrito?

Bom dia amigo Miguel,
    Eu confesso que na escola sempre me sentei junto à janela e talvez por consequência disso o meu português não é o melhor e por vezes não sou capaz de me exprimir da melhor forma. Mas vou tentar uma última uma vez…

Eu desta vez apenas questionei se para os trabalhos mencionados, é ou não necessário contratar um empreiteiro geral. Ao que o Picaxe respondeu claramente que não.

Colocado por: PickaxeIsso não necessita de empreiteiro geral, contrata diretamente.

Alguém também respondeu que nesse caso „a lei facilita“.

Eu jamais escrevi aqui que não preciso de um arquiteto para se ocupar do design e de um engenheiro para se ocupar da aritmética e que não quero pedir uma licença na câmara e que quero fazer tudo como me der na real gana, porque eu é que sei tudo e os outros nada sabem!

As únicas coisas que questiono são:
    -Numa renovação posso contratar as especialidades livremente sem ter que recorrer a um empreiteiro geral, mesmo que seja um edifício de 20 andares(desde que fique tudo igual, bem sei).
    Numa construção de uma pequena casa de 50 m2 já tenho que recorrer a um empreiteiro geral que por sua vez vai subcontratar as especialidades.
    A meu ver, substituir toda a canalização num edifício de 20 pisos é uma empreitada totalmente diferente de fazer a mesma instalação numa pequena casa em fase de construção, no entanto , a lei obriga-me a contratar um empreiteiro geral para a pequena construção e já me dispensa dessa obrigação num edifício daquela envergadura.

Outro exemplo para ver se me faço entender:
    Se eu quiser renovar um telhado de uma casa porque as telhas estão partidas e o madeiramento está podre (sem fazer alterações nas dimensões, na forma, ou outras), posso contratar livremente a empresa que bem entender.

No caso de ser uma construção nova com o mesmo tipo de telhado, já tem que passar pelo empreiteiro geral e ser este a subcontratar a empresa do telhado, porque a lei assim o ordena.

Mas nos dois casos é exatamente o mesmo trabalho, com o mesmo grau de perigosidade. Ou não ?
    Aliás, na renovação do telhado até é mais trabalhoso porque ainda há que retirar o telhado velho…

Boa quinta-feira para todos.
  17.  # 198

Colocado por: Ciccardi-Numa renovação posso contratar as especialidades livremente sem ter que recorrer a um empreiteiro geral, mesmo que seja um edifício de 20 andare

Pode!
    Cada uma das empresas que vai fazer essas espacialidades funciona como empreiteiro geral naquele momento.

Colocado por: CiccardiNuma construção de uma pequena casa de 50 m2 já tenho que recorrer a um empreiteiro geral que por sua vez vai subcontratar as especialidades.

Não!
    Faz como no caso acima.
    Contrata uma empresa para cada especialidade, sendo que cada uma delas é um empreiteiro geral.

Na prática como funciona?
    Contrata um empreiteiro para a estrutura.
    Ele disponibiliza o alvará, seguros e DT para o DO entregar na câmara.
    Acaba aquela empreitada ele retira toda a sua documentação da câmara.
    O DO contrata um empreiteiro para a pichelaria.
    O DO contrata um empreiteiro para o assentamento de cerâmicos
    ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, Ciccardi
  18.  # 199

Colocado por: CiccardiSe eu quiser renovar um telhado de uma casa porque as telhas estão partidas e o madeiramento está podre (sem fazer alterações nas dimensões, na forma, ou outras), posso contratar livremente a empresa que bem entender.

Pode, desde que seja uma empresa legal e o DO cumpra todos os requisitos burocráticos.

Colocado por: CiccardiNo caso de ser uma construção nova com o mesmo tipo de telhado, já tem que passar pelo empreiteiro geral e ser este a subcontratar a empresa do telhado, porque a lei assim o ordena.

Não!
  19.  # 200

Mas no caso da renovação o Picheleiro também precisa de ter alvará e DT?

0.0448 seg. NEW