Colocado por: RUIOLINas lojas dos centro comerciais aquilo é licenciado com o interior em bruto, depois o lojista faz o interior sem necessidade licenciamentos, só tem de cumprir os pressupostos do projeto do centro comercial, que geralmente analisa de forma célere os projetos. Não entendo porque na habitação o interior tem de estar terminado para concluir o licenciamento.
Colocado por: VarejoteDepois em obra interior tem de cumprir com o manual do logista, que também abrange regras técnicas das várias especialidades.
Colocado por: VarejoteÉ em bruto mas com eletricidade e ITED aprovado e certificado com os mínimos legais.
Colocado por: CiccardiAlguém me sabe explicar como funciona no caso de uma renovação?
Se eu quiser:
-Substituir janelas;
-Renovar canalização;
-Instalar aquecimento central;
-Renovar o telhado,
Colocado por: Ciccardiainda contratar os tais DF, DS, DT, PT, PS, PSD, PP, RTP, FCP, SLB, SCP?
Colocado por: PickaxeIsso não necessita de empreiteiro geral, contrata diretamente.pois é daquelas coisas :)
Colocado por: Ciccardicontratar os tais DF, DS, DT, PT, PS, PSD, PP, RTP, FCP, SLB, SCP?
Colocado por: zedasilvaAgora é que o DR vai aos arames, afinal ainda faltava umEu não, porque haveria de ir? Então para uma obra nova é preciso mil siglas, para uma renovação de um telhado por exemplo já não é preciso nada, boa.
Colocado por: zedasilvaPara a renovação do telhado precisa exatamente das mesma mas como pode fazer isso sem licença, ninguém lhas vai pedir.pois, é daquelas coisas tal como disse acima.
Colocado por: DR1982pois, é daquelas coisas tal como disse acima.
Colocado por: zedasilva
Mau!
Atão se há exigência burocráticas é porque os DO tem que recorrer á candonga.
Se a lei permite fazer coisas sem tantas exigências burocráticas é porque ninguém defende os DO?
Colocado por: DR1982Não, se a lei permite certas coisas sem tanta exigência tambem devia permitir outras, ou então não permitia nenhuma. Ha certas obras de reconstrução tão ou mais perigosas que uma obra nova tanto para trabalhadores como para vizinhos.
Por isso é uma treta uma obra nova precisar de tudo e mais um par de botas e outras facilita-se
Colocado por: PickaxeFalta o CSO :-))
Colocado por: N Miguel OliveiraQue confusão que para aqui vai.
Quando mais cedo se habituarem à resposta "depende", melhor. Pois cada caso por ter particularidades que fazem a situação cair para um lado ou para outro.
Se o que quer é substituir as janelas, mantendo o aspecto e estereotomia das antigas... se o que pretende é substituir as tubagens e canalizações, ou substituir as telhas do telhado por exemplo, você está apenas a realizar operações de manutenção. Ao nivel do licenciamento, se mantém o plano original, que resposta espera por parte da câmara? Que lhe diga que não? Que já que as telhas partiram não as pode mudar? Acha que faz sentido pedir o mesmo que numa casa nova?
Vamos agora supor que você queria ao mudar as telhas alterar a forma do telhado, tornando mais empinado por exemplo... ou alguma outra ideia que trespassasse o limite de altura, aumentando a sombra que faz ao vizinho por exemplo... não acha que é sensato essa alteração passar pela câmara? Até mesmo se for necessário montar andaimes perimetrais, ocupando a via publica, etc etc...
E se em vez do telhado aumenta um piso à casa?
Acha que as 3 situações são iguais?
Acha que se facilita mais num bloco de apartamentos de 20 andares que numa casa? Onde viu isso escrito?
Colocado por: PickaxeIsso não necessita de empreiteiro geral, contrata diretamente.
Colocado por: Ciccardi-Numa renovação posso contratar as especialidades livremente sem ter que recorrer a um empreiteiro geral, mesmo que seja um edifício de 20 andare
Colocado por: CiccardiNuma construção de uma pequena casa de 50 m2 já tenho que recorrer a um empreiteiro geral que por sua vez vai subcontratar as especialidades.
Colocado por: CiccardiSe eu quiser renovar um telhado de uma casa porque as telhas estão partidas e o madeiramento está podre (sem fazer alterações nas dimensões, na forma, ou outras), posso contratar livremente a empresa que bem entender.
Colocado por: CiccardiNo caso de ser uma construção nova com o mesmo tipo de telhado, já tem que passar pelo empreiteiro geral e ser este a subcontratar a empresa do telhado, porque a lei assim o ordena.