Colocado por: Luis.la empresa que consta na CM "deixar ficar o alvará" e nos construirmos.
Colocado por: Luis.lsou completamente leigo nesta questões:
(...) e depois contratar nós próprios
Colocado por: N Miguel Oliveira
Olá, na minha modesta opinião:
Se é completamente leigo compre feito.
Se já iniciou a aventura e tem projectos aprovados e tudo, entregue tudo a uma empresa geral ou contracte algum profissional que vá gerindo a coisa por sí, mais fiscal, etc etc... Apareça só no final da obra.
Adjudicar por partes é sempre muito bonito, e pode efectivamente sair mais barato... mas sinceramente só acredito que valha a pena se você fôr do ramo, se fôr Arquitecto, Engenheiro, Carpinteiro, Electricista, Picheleiro, etc... por aí fora. No fundo alguém que está habituado ao ambiente duma obra.
Se esse não fôr o caso (e não há nada errado nisso), honestamente lhe digo, não se meta nisso sozinho.
Arrisca-se a ficar com uma casa até mais cara, mas sem nunhum tipo de garantia. Isso sem contar com o stress, cabelos brancos, e noites mal dormidas.
Colocado por: Luis.lum alvara para a carpintaria, eletricista, Picheleiro, etc...
Colocado por: Luis.lEntaõ, concretamente, se eu quiser fazer por especialidades, tudo legal como tenho de fazer na pratica?
Colocado por: Luis.lO Fiscal sou eu segundo toda a gente me diz.
Colocado por: Luis.lO Fiscal sou eu segundo toda a gente me diz.Tem habilitações literárias/ técnicas para tal?
Colocado por: Luis.lQuerendo fazer desta forma, temos de alterar e por uma empresa para cada situação. Um empresa (com alvara valido obviamente) para a estrutura, um alvara para a carpintaria, eletricista, Picheleiro, etc... Depois o que ainda não me disseram é quem tem de nomear o Diretor de Obra?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Não precisa de ser Eng. Civil ou Arquitecto para isso?
Colocado por: DR1982Faca um contrato do género Tudo menos X, Y e Z, senão vai levar com uma carrada de trabalhos adicionais
Colocado por: Pickaxedepende do projeto.
O problema é que o "Tudo", é "tudo o que estiver no projeto", vai levar na ripa na mesma.
Colocado por: MatisofiOlá, também estou a pensar em fazê-lo.
Vou tirar um alvará (site da IMPIC),e vou subcontratar. Pelo que sei terei de abrir empresa e fazer um seguro que tem um custo de cerca de 1500€. Penso adjudicar toda a estrutura a uma empresa, ou comprar já pré fabricada e depois ir contratando especialidade a especialidade. Pela minha experiência, de um restauro que fiz na casa onde habito, dá mais trabalho devido à constante procura, garantia de presença e até compra dos materiais, mas como quero uma habitação para o simples penso que será uma boa decisão.
Depois diga se avançou com a ideia. Eu ainda vou falar com o arquitecto sobre este assunto
Colocado por: Anibalventura
O certificado de empreiteiro já lhe permite levantar a licença? Ou depende da classe?