Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Desde que a MEO desligou o interruptor do 3G que tenho péssima qualidade de chamadas. Má que nem nos anos 90!!! Contactei-os várias vezes e não sabiam de nada, na loja trocaram o SIM e nada. Reparei depois que mudava de rede 4G/5G para E durante as chamadas!!!

    Encontrei a solução no fórum ZWAME: vasta enviar SMS para o 16200 com VOLTE . Eles activam o servir e pronto, chamadas en 4G.

    Se alguém sofrer do mesmo que tente está solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  2.  # 2

    Eu tenho o 5G desligado no telemovel, só usa 4G para baixo, automaticamente de acordo com o tipo de sinal existente.
    Não percebo porque teve de alterar no Operador.
  3.  # 3

    Porque o VoLTE faz chamadas de VoIP em cima de rede de dados 4G. O que estava a acontecer ao pcspinheiro é que, na falta de 3G, as chamadas de voz deveriam estar a fazer fallback para 2G/GSM.
    Concordam com este comentário: tigoncal
  4.  # 4

    Eu fiz isso mas para o WIFI CALLING para usar a rede wifi de casa automaticamente nas chamadas, devido á péssima rede dentro de casa.
    Concordam com este comentário: lmcaet
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasEu tenho o 5G desligado no telemovel, só usa 4G para baixo, automaticamente de acordo com o tipo de sinal existente.
    Não percebo porque teve de alterar no Operador.

    Em 4G e 5G se tiveres o VoLTE ativo a qualidade das chamadas aumenta significativamente pois podes utilizar a rede para a chamada.
    Se durante a chamada o símbolo do 4G/5G estiver ativo é porque estás a utilizar o VoLTE (dependendo do telefone, até pode aparecer um pequeno símbolo a dizer VoLTE).
  6.  # 6

    Colocado por: rjmpiresEm 4G e 5G se tiveres o VoLTE ativo a qualidade das chamadas aumenta significativamente pois podes utilizar a rede para a chamada.

    Nem sei o que é isso (VoltE)... Mas isso faz falta no dia a dia?
    •  
      NTORION
    • 9 fevereiro 2024 editado

     # 7

    Colocado por: pcspinheiroBoas,
    Desde que a MEO desligou o interruptor do 3G que tenho péssima qualidade de chamadas. Má que nem nos anos 90!!! Contactei-os várias vezes e não sabiam de nada, na loja trocaram o SIM e nada. Reparei depois que mudava de rede 4G/5G para E durante as chamadas!!!

    Encontrei a solução no fórum ZWAME: vasta enviar SMS para o 16200 com VOLTE . Eles activam o servir e pronto, chamadas en 4G.

    Se alguém sofrer do mesmo que tente está solução.

    Epá, a sério? Há 2 ou 3 semanas que ando com esse problema... Mas fazendo as chamadas pelo wsapp isso não acontece... Pelo que achava q estava doido, ou que o telemóvel usava emissores de som diferentes...

    Fazendo agora o teste verifico que fico sem rede, com 'E' ou 'G'.

    Isto não lembra a ninguém, só ridículo.

    Obrigado PPinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Nem sei o que é isso (VoltE)... Mas isso faz falta no dia a dia?

    Eu gosto de ter boa qualidade nas chamadas.
    Voice over LTE.. basicamente fazer chamadas através dessa tecnologia (neste momento presente no 4e5G)
  8.  # 9

    Colocado por: NTORION
    Epá, a sério? Há 2 ou 3 semanas que ando com esse problema... Mas fazendo as chamadas pelo wsapp isso não acontece... Pelo que achava q estava doido, ou que o telemóvel usava emissores de som diferentes...

    Neste momento temos as chamadas "normais" (não LTE), chamadas LTE (VoLTE) e chamdas wifi.
  9.  # 10

    O problema nao está em serem chamadas em 2G, 3G ou 4G. O problema foi que com a o shutdown do 3G, o 2G ficou com bastante tráfego, e a reutilização de frequências de que o 2G faz uso (chamado de hopping, basicamente roda periodicamente a frequencia do canal utilizado por casa chamada, ao nivel do ms), e que tira partido de nem todas as frequencias estarem a ser usadas ao mesmo tempo, está a ter demasiadas colisões (interferência), afetando a qualidade da chamada. Pelo que percebi, esta noite foi ativado o WB-AMR (wide band adaptive multirate, um codec de voz), que nao melhorando o problema de base (interefencia entre estações base) é mais robusto e oferece melhor qualidade de audio (muito semelhante ao 3G de base). Não tendo VoLTE disponivel (ou por falta de ativação, tanto do lado da rede como do telefone, ou nao sendo suportado pelo telefone), as chamadas de voz fazem sempre fallback para ou 2G ou 3G (dependendo da disponibiidade e prioridade do operador), mesmo que esteja seleccionado 4G, 5G, ou que seja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

    Colocado por: ClioIIPorque o VoLTE faz chamadas de VoIP em cima de rede de dados 4G. O que estava a acontecer ao pcspinheiro é que, na falta de 3G, as chamadas de voz deveriam estar a fazer fallback para 2G/GSM.
    Concordam com este comentário:tigoncal


    Exacto. Esse serviço de VoLTE não está activo por default na MEO. Desde que desligaram o 3G as chamadas passaram automaticamente para 2G e cortava a internet no telefone. Uma desgraça para quem estava a falar porque não se percebia nada e para os miúdos que ficavam sem a net partilhada.

    Pior foi eu estar a queixar-me logo desde o início e nenhuma alma do lado deles disse como resolver; estava tudo bem do lado deles. Até cheguei a desconfiar que pudesse ser problema do telefone, mas no início funcionava 5* e o da esposa começou a apresentar o mesmo problema na mesma altura.
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasEu tenho o 5G desligado no telemovel, só usa 4G para baixo, automaticamente de acordo com o tipo de sinal existente.
    Não percebo porque teve de alterar no Operador.


    Porque é um serviço suportado pelo operador e que tem que ser activado do lado deles. Penso que qualquer telefone moderno suporte VoLTE.

    No telefone também posso escolher preferir 5G, 4G, 3G ou até "só 2G". Mas, independentemente do que escolhesse, a rede mudava para 2G do lado da MEO e dava uma qualidade de chamadas absolutamente deplorável. Fiz o que descrevo e agora não muda para 2G em chamada nem corta o acesso à internet móvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 13

    Pedido efetuado, alteração feita e resultou............. santa estupidez.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  13.  # 14

    Colocado por: pcspinheiro

    Porque é um serviço suportado pelo operador e que tem que ser activado do lado deles. Penso que qualquer telefone moderno suporte VoLTE.

    No telefone também posso escolher preferir 5G, 4G, 3G ou até "só 2G". Mas, independentemente do que escolhesse, a rede mudava para 2G do lado da MEO e dava uma qualidade de chamadas absolutamente deplorável. Fiz o que descrevo e agora não muda para 2G em chamada nem corta o acesso à internet móvel.
    Eu sou NOWO, que utiliza a rede da MEO, e para quem como eu o é também, a NOWO está limitada na utilização de VoLTE (a MEO nao lhes disponibiliza esse serviço). Andei desde há quase 2 semanas a queixar-me com qualidade de chamadas, pior em locais elevados (propícios a receber interferências de estações base mais longe). Hoje pela primeira vez, continuando as chamadas a serem feitas em 2G, notou-se uma diferença substancial - quem for MEO, ative lá o VoLTE sff para me deixarem o 2G mais limpinho!! :P
  14.  # 15

    Os meus miúdos têm ambos NOWO mas de facto não parece existir a possibilidade de activar o VOLTE. Ainda os vou contactar nesse sentido, mas pelo que diz é um não redondo. É só estúpido da MEO os clientes ligarem a queixar-se da má qualidade das chamadas e eles não saberem de nada. Devem ter tido imensas reclamações. Aqui, a diferença na qualidade de chamadas foi como do dia para a noite. E agora com este serviço, como da noite para o dia.

    Nem tudo são rosas; agora a esposa já consegue manter conversas comigo enquanto vai no carro :-)))
  15.  # 16

    Colocado por: pcspinheiroPior foi eu estar a queixar-me logo desde o início e nenhuma alma do lado deles disse como resolver; estava tudo bem do lado deles. Até cheguei a desconfiar que pudesse ser problema do telefone, mas no início funcionava 5* e o da esposa começou a apresentar o mesmo problema na mesma altura.

    Infelizmente quem nos atende do outro lado nem sempre conhece todas as ferramentas disponíveis ao cliente.
    Quando contacteia NOS sobre o assunto, o colega do outro lado da linha parecia que tinha ouvido sobre o assunto pela primeira vez 😅
  16.  # 17

    Colocado por: pcspinheiroOs meus miúdos têm ambos NOWO mas de facto não parece existir a possibilidade de activar o VOLTE. Ainda os vou contactar nesse sentido, mas pelo que diz é um não redondo. É só estúpido da MEO os clientes ligarem a queixar-se da má qualidade das chamadas e eles não saberem de nada. Devem ter tido imensas reclamações. Aqui, a diferença na qualidade de chamadas foi como do dia para a noite. E agora com este serviço, como da noite para o dia.

    Nem tudo são rosas; agora a esposa já consegue manter conversas comigo enquanto vai no carro :-)))
    Aqui e equanto profissional da área, a estratégia de manter as chamadas de voz em 2G e 3G é válida do ponto de vista técnico porque liberta capacidade para dados no 4/5G (as opiniões tambem se dividem mas eu pertenço ao grupo dos que concorda), e justifica-se enquanto for necessário manter estas tecnologias ativas (a decisão baseia-se na penetraçao de dispositivos compativeis, em aalise está sempre a desativaçao do 3G e nao do 2G, devido a dispositivos exclusivamente 2G que existem activos - o mais importantes a serem os TPAs multibanco). Ora, se tem que se manter ativas, pelo menos que se lhes dê uso (o que não seria o caso se todos os telefones compativeis tivessem automaticamente o VoLTE habilitado). A opção por desativar o 3G trouxe os riscos de sobrelocatação do 2G (riscos bem conhecidos de quem trabalha nisto), que acabou por acontecer e está a levar a acções de otimização (daí ter vindo a melhorar de dia para dia, com tendencia a começar a estabilizar).
  17.  # 18

    Mas qual foi a razão de desativar o 3G?

    Tb me parece que os mais afetados têm tlm Xiaomi, qual a relação?
  18.  # 19

    Para usar essa frequência no 4G é 5G. Para quem não usa Internet no tlm é só faz chamadas e SMS, 2G chega , para quem usa dados quase de certeza que já tem um telemóvel 4G.

    Quanto à questão da Xiaomi, possivelmente não implementam todas as frequências usadas em solo nacional, varia um pouco de país para país.
  19.  # 20

    Quanto a ser xiaomi ou não, não sei. Pode ter a ver com as frequências, sim. Mas tendo sido um problema tão grave (no meu caso por vezes não se percebia NADA durante a chamada) e já tão longo, é de estranhar que o operador não digo "OK, no teu caso que reclamaste várias vezes activamos o VoLTE). A solução só chegou porque o cliente frustrado teve que recorrer a fóruns recorrer a activação de serviços via código SMS. A maioria vai aguentar um serviço de m**** e pensar que tem o telefone avariado.
    Concordam com este comentário: NTORION
 
0.0247 seg. NEW