Iniciar sessão ou registar-se
    • CARSER
    • 24 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Bom dia,

    não sei se me podem ajudar, mas no entanto nesta hora de desespero para mim, tenho de obter resposta. Em Novembro de 2008, foi me apresentado por uma imobiliária , o projecto chave na mão, nessa altura achei que não tinha capacidade económica para seguir em frente, mas a verdade é que não perdi a esperança de um dia conseguir de facto construir a casa dos meus sonhos. Deus ajudou me, e a minha vida sorriu. Em Agosto de 2009, falei com a imobiliária que por sua vez marcou reunião com o arquitecto. Vi um terreno que me agradou e assinei contrato de promessa de compra e venda. O arquitecto a par da situação, pediu me 4 meses após a realização de um contrato com o mesmo, ou seja em Outubro e o respectivo sinal para dar andamento do processo na câmara . Ele estava a par de toda a situação e consciente que o prazo que me disse teria de ser cumprido, porque a escritura do terreno está pendente , sob pena de eu perder o sinal do terreno. Foi ele que me disse os prazos, para alteração de loteamento, projecto de arquitectura e especialidades. Até aqui muito bonito, o problema é que em Dezembro de 2009, fui à câmara e nada de nada. Contactei o Sr. arquitecto e das poucas vezes que atende o telefone, afirma que o processo está aprovado mas não está nas mãos dele e a suposta pessoa que lhe está a tratar do processo, ou não vai trabalhar , ou vai para fora, ou está em aniversários, doente, etc... E eu continuo sem nada e com a certeza que não está nada na câmara.O quê que posso fazer para resolver a bem este problema. Este Sr. que deveria ser bem formado, esta me a enganar de dia para dia.
    Aguardo uma resposta, na expectativa.
    •  
      FD
    • 24 fevereiro 2010

     # 2

    Não é inédito.

    Para saber mais ou menos o que fazer leia os conselhos dados nestes casos:
    Estarei a ser burlado?
    Projecto de arquitectura - dificuldades com arquitecto
    Azelhice
    Rescindir contrato com arquitecta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CARSER
  1.  # 3

    tem o contrato com a descriminação de prazos? caso haja incumprimento pode agir judicialmente, pedindo ou o cumprimento ou a rescisão ou indemnização.
  2.  # 4

    De facto assinei contrato com o arquitecto, mas não diz o prazo para o processo camarário, só para a construção, ou seja um ano após a comunicação prévia.

    Cumprimentos
  3.  # 5

    Colocado por: CARSERDe facto assinei contrato com o arquitecto, mas não diz o prazo para o processo camarário, só para a construção, ou seja um ano após a comunicação prévia.

    Cumprimentos


    devia ter feito com prazos de projecto, assim vai ser difícil :/
    o que pode fazer é a rescisão do contrato com esse arquitecto, por falta de cumprimento, sabendo da sua situação, contrato oral.
  4.  # 6

    mas o arquitecto tambem é o construtor???
  5.  # 7

    Deixe-me ver se percebo, o seu problema é que o arquitecto deu-lhe um prazo para o projecto ser aprovado na câmara e o projecto ainda não foi aprovado?
  6.  # 8

    ... Ou o arquitecto ainda não entregou o projecto na câmara?
  7.  # 9

    Colocado por: CARSERDe facto assinei contrato com o arquitecto, mas não diz o prazo para o processo camarário, só para a construção, ou seja um ano após a comunicação prévia.

    Cumprimentos


    penso que esse é o prazo que a lei dá para que se inicie a construção depois de ter a CP "não negada" (ou estarei a confundir com o PIP?). Nem é um prazo que seja da responsabilidade do rq.
  8.  # 10

    Projecto chave na mão. Era suposto facilitar me a vida mas...
  9.  # 11

    carser

    há ai alguma coisa mal explicada, ou seja imobiliária, sinal , chave na mão, perder sinal ??
    afinal pagou chave na mão a quem??
  10.  # 12

    Tive conhecimento do projecto chave na mão por uma imobiliária, com protocolo com um arquitecto. Celebrei um contrato com o arquitecto para começar todo o processo legal de construção.
  11.  # 13

    Ele já lhe mostrou o projecto de arquitectura?
    •  
      marco1
    • 24 fevereiro 2010 editado

     # 14

    e tambem fez um contrato com a imobiliária? presumo.
    há ai alguma promiscuidade e falhas nesse tal protocolo tudo parece indicar isso.
  12.  # 15

    Boa tarde

    Se assinou um contrato com o Sr Arquitecto com prazos para entregas de projectos, este tem de ser cumprido. Só em caso de estar pendente por terceiros é que o caso é outro...
    Você pode agir judicialmente, pedindo rescisão ou indemnização.
    Fale com o seu Arquitecto e verifique se este haja de boa fé. Caso contrário, tente falar com a imobiliária. Fale com a Ordem dos Arquitectos, caso seja redundante...

    O que a mim me espanta é uma imobiliária, um arquitecto, e um construtor, fazerem um esquema destes...

    Você não sabe se o arquitecto colocou o projecto na câmara?
    O sr arquitecto, ao fazer um requerimento em seu nome para entrar o seu licenciamento na câmara, o CARSER teria de assinar esse decumento, assinou?
    Teria de lhe fornecer fotocopias de Bi, forneceu?
    Teria de pagar as taxas de licenciamento, pagou?
    Se não, o projecto não entrou...
    Para alem disso, vc cm requerente deve ter acesso a toda a informação na secção das obras particulares.

    Espero que consiga resolver essa situação da melhor forma...
    Cumpts
  13.  # 16

    De facto assinei contrato, dei o valor que me pediram de sinal, com o objectivo de dar entrada do processo na câmara. Já verifiquei e não há nada em meu nome na mesma. No contrato diz que todo processo camaràrio irá ser tratado, mas não diz datas nesta fase. Obriga no espaço de 1 ano após a comunicação prévia a estar construido.

    Cumpts
  14.  # 17

    Colocado por: CARSER Obriga no espaço de 1 ano após a comunicação prévia a estar construido.


    Obriga a estar a moradia construida em 12 meses, após o levantamento do alvará de construção? Foi o que assinou no contrato que fez com o arquitecto/imobiliária?
  15.  # 18

    Foi!..
  16.  # 19

    O arquitecto apresento-lhe um projecto de arquitectura antes de assinar um contrato com ele? Projecto esse baseado num organigrama e programa da habitação personalizado à sua medida, antes de assinar esse contrato?
  17.  # 20

    Foi exactamente isso. Primeiro fizemos todos os ajustes e depois para tornar mais sério, fez se o contrato.. Apartir daí dei um tiro no escuro.
 
0.0232 seg. NEW