Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    estou aqui com uma pulga atrás da orelha quanto ao IRS deste ano... Eu tive um pequeno aumento (coisa pouco mesmo) mas no geral tivemos +- os mesmos rendimentos apenas de trabalho dependente e, portanto, foi feita a respectiva retenção na fonte. Sei que houve pequena redução da retenção na fonte mas confesso que nem dei muito conta no meu salário líquido. No entanto, ao fazer as contas das deduções ao IRS todas do agregado, dá-me quase 4000€ (com PPRs etc é um pouco mais do que em anos anteriores), que era +- o valor do reembolso dos últimos anos. Este ano o simulador dá-me só 3000€ de reembolso. Será que foi por causa da redução da retenção na fonte? Aconteceu a mais alguém? Raios, estava a contar com um reembolso um pouco maior...
  2.  # 2

    Tive menos do que esperava.
    Mas a DECO avisou que o contribuinte iria ficar defraudado. As contas devem estar certas. Ja submeti o meu e nao me chateio mais com isso.
    Ha anos que me mentalizei de que vou aempre receber muito menos do que espero do Estado
    Concordam com este comentário: MdeW
  3.  # 3

    Eu também recebi bem menos, por volta de uns 500€, e pasme-se, descontei mais
  4.  # 4

    Não sei se só fiquei defraudado psicologicamente ou se as contas não estão certas... A verdade é que não me apercebi de grande ganho líquido no final do mês, sobretudo contando com o miserável "aumento" - leia-se, quase esmola.

    Eles lá dizem que a simulação pode dar valores diferentes e tal, mas nunca me aconteceu.
  5.  # 5

    Colocado por: xiripitiEu também recebi bem menos, por volta de uns 500€, e pasme-se, descontei mais


    Nem vi isso e não tenho por hábito guardar as simulações anteriores para comparar valores...
  6.  # 6

    Ainda existem alguns erros nos formulários.
    Por exemplo, quem vende excedente não conseguir simular porque dá erro.
    O melhor é sempre esperar uma a duas semanas para submeter.
    Concordam com este comentário: mafgod, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  7.  # 7

    Aqui tbm foi menos, tanto a mim como ao namorado. A sogra até vai pagar este ano... enfim.
  8.  # 8

    Colocado por: pcspinheiroBoas,
    estou aqui com uma pulga atrás da orelha quanto ao IRS deste ano... Eu tive um pequeno aumento (coisa pouco mesmo) mas no geral tivemos +- os mesmos rendimentos apenas de trabalho dependente e, portanto, foi feita a respectiva retenção na fonte. Sei que houve pequena redução da retenção na fonte mas confesso que nem dei muito conta no meu salário líquido. No entanto, ao fazer as contas das deduções ao IRS todas do agregado, dá-me quase 4000€ (com PPRs etc é um pouco mais do que em anos anteriores), que era +- o valor do reembolso dos últimos anos. Este ano o simulador dá-me só 3000€ de reembolso. Será que foi por causa da redução da retenção na fonte? Aconteceu a mais alguém? Raios, estava a contar com um reembolso um pouco maior...


    1000€ se forem duas pessoas, dá 500€ a cada um... que a dividir por 14 meses, dá 35€ mensais...

    Nos ultimos anos recebia reembolso a rondar os 4.000€ e este ano rondará os 3.500€... nao baixou mais, porque fomos pais...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
  9.  # 9

    Reembolsos de 4k ou mais apenas demonstram que as tabelas de retenção estão completamente desajustadas.
  10.  # 10

    Os reembolsos de 4K também podem representar deduções de PPRs e outros benefícios fiscais.
  11.  # 11

    Colocado por: fpacardosoOs reembolsos de 4K também podem representar deduções de PPRs e outros benefícios fiscais.


    Com os computadores, hoje em dia poderia ser tudo calculado praticamente em tempo real. Cada contribuinte deveria ter uma conta corrente com a AT. Não faz sentido pagar duas ou três prestações de IMI, IUC, retenções mensais, possuir esses produtos que dão direito a deduções e meio ano depois do final do ano a AT chegar à conclusão que afinal cobrou 4k euros a mais.
    Concordam com este comentário: Dias12
  12.  # 12

    Colocado por: pcspinheiro

    Nem vi isso e não tenho por hábito guardar as simulações anteriores para comparar valores...


    Estão disponíveis, é só mudar a consulta para outro ano
  13.  # 13

    Pelo simulador tb vou receber uns 1500 euros a menos o ano passado passou dos 4000 euros este ano 2500, e até tive mais rendimentos este ano ...

    já se esperava tendo em conta os ajustes feitos a meio do ano com estas novas tabelas, pena é que ao final do mês não se note grande coisa.
  14.  # 14

    Colocado por: larkhePelo simulador tb vou receber uns 1500 euros a menos o ano passado passou dos 4000 euros este ano 2500, e até tive mais rendimentos este ano ...

    já se esperava tendo em conta os ajustes feitos a meio do ano com estas novas tabelas, pena é que ao final do mês não se note grande coisa.


    E tenho ligeira sensação que a carga fiscal vai aumentar ainda mais este ano
  15.  # 15

    A minha simulação dá uns 25€ a mais de reembolso do que no ano passado.
  16.  # 16

    Para o ano que vem ainda se receberá menos. Só houve ajuste das tabelas nos últimos 6 meses de 2023.
  17.  # 17

    Nunca entendi isto do IRS.

    Eu e a minha companheira temos rendimentos idênticos (variação liquida de 100€)... trabalho dependente, eu no privado, ela na função pública.

    Ano após ano, eu tenho valor a receber, ela a pagar... Já dei voltas e voltas, falei com contabilistas e nada de entender isto.

    A acompanhar este tópico a ver se começo a chegar a alguma conclusão e, se isso for possível, o que fazer (que hábitos deveria manter) para que a minha companheira não tenha ano após ano, valor a pagar... O que pode ser feito?

    Obrigado
  18.  # 18

    Já se sabia que ia existir um redução, lá está por culpa da retenção mas o novo governo é que vai ser o culpado.
    Ainda ontem na televisão estava a dar exemplos e a diferença é significativa mesmo para valores mais baixos...
  19.  # 19

    Colocado por: AlbertinoVNunca entendi isto do IRS.

    Eu e a minha companheira temos rendimentos idênticos (variação liquida de 100€)... trabalho dependente, eu no privado, ela na função pública.

    Ano após ano, eu tenho valor a receber, ela a pagar... Já dei voltas e voltas, falei com contabilistas e nada de entender isto.

    A acompanhar este tópico a ver se começo a chegar a alguma conclusão e, se isso for possível, o que fazer (que hábitos deveria manter) para que a minha companheira não tenha ano após ano, valor a pagar... O que pode ser feito?

    Obrigado


    E ela pede faturas com o seu NIF?? Principalmente na restauração, coisas médicas, transportes públicos, etc etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlbertinoV
  20.  # 20

    Colocado por: AlbertinoVEu e a minha companheira temos rendimentos idênticos (variação liquida de 100€)... trabalho dependente, eu no privado, ela na função pública.


    Taxas de retenção diferentes? A incidir sobre o mesmos valor base. Há muitas formas de chegar ao mesmo valor liquido. Base + extras + Sub. Alimentação, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlbertinoV
 
0.0219 seg. NEW