Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

A minha declaração encontra-se neste momento no estado "Liquidação processada".
    Contudo, recebi um email da AT a indicar que a minha declaração foi selecionada para análise e que vou receber, via CTT, uma notificação para me dar a conhecer das situações a serem verificadas pela AT e dos procedimentos a adotar para resolver a situação.

Já fui ao site das finanças verificar quais são as divergências e aparece o seguinte: "Relativamente aos imóveis alienados ou afetados a atividade profissional, existe necessidade de comprovação das despesas declaradas."
    Nesta situação, espero pela carta dos CTT, ou posso/devo já enviar as faturas relativas às obras realizadas do imóvel alienado?
  2.  # 2

Colocado por: pedro.nunesBom dia a todos,

A minha declaração encontra-se neste momento no estado "Liquidação processada".
    Contudo, recebi um email da AT a indicar que a minha declaração foi selecionada para análise e que vou receber, via CTT, uma notificação para me dar a conhecer das situações a serem verificadas pela AT e dos procedimentos a adotar para resolver a situação.

Já fui ao site das finanças verificar quais são as divergências e aparece o seguinte: "Relativamente aos imóveis alienados ou afetados a atividade profissional, existe necessidade de comprovação das despesas declaradas."
    Nesta situação, espero pela carta dos CTT, ou posso/devo já enviar as faturas relativas às obras realizadas do imóvel alienado?

É só ir à sua página das finanças em Divergências e anexar as faturas que deram origem ao valor que colocou no preenchimento desse campo.
    • PJ2022
    • 19 julho 2024 editado

# 3

Não necessita esperar pela carta.
  3.  # 4

Isto anda tudo maluco, ou serei eu?!
    Então não é que após resposta e envio das faturas a divergências do modelo G, não é que recebo novo email da repartição de finanças a dizer para me justificar o motivo do domicilio fiscal ser diferente da localização do imóvel objeto de reinvestimento???
    What???
    Então se o imóvel objeto de reinvestimento ainda está a ser construído, como é que querem que eu já tenha o domicilio fiscal lá???
    Ou está a escapar-me algo???
  4.  # 5

Colocado por: PJ2022Isto anda tudo maluco, ou serei eu?!
    Então não é que após resposta e envio das faturas a divergências do modelo G, não é que recebo novo email da repartição de finanças a dizer para me justificar o motivo do domicilio fiscal ser diferente da localização do imóvel objeto de reinvestimento???
    What???
    Então se o imóvel objeto de reinvestimento ainda está a ser construído, como é que querem que eu já tenha o domicilio fiscal lá???

Estava como HPP? Se sim acho que tem um X de tempo para atualizar a morada fiscal, se não paga multa.
  5.  # 6

Colocado por: Zé Meirinho
    Estava como HPP? Se sim acho que tem um X de tempo para atualizar a morada fiscal, se não paga multa.

Colocado por: Zé Meirinho

Acho que não percebeu...
    Vendi um imóvel que gerou mais valias, entretanto estou a viver numa casa em que tenho a minha morada fiscal.
    Entretanto estou a construir e coloquei as faturas com o endereço onde estou a construir(endereço esse que já consta quando recebi alvará de construção).
    Se estou ainda a construir, como é que posso ter a morada fiscal onde estão a construir???
    Só quando for para lá é que passo a minha morada fiscal,certo?
    • FFAD
    • 19 julho 2024

# 7

Colocado por: PJ2022

Acho que não percebeu...
    Vendi um imóvel que gerou mais valias, entretanto estou a viver numa casa em que tenho a minha morada fiscal.
    Entretanto estou a construir e coloquei as faturas com o endereço onde estou a construir(endereço esse que já consta quando recebi alvará de construção).
    Se estou ainda a construir, como é que posso ter a morada fiscal onde estão a construir???

conheço quem tenha passado pelo mesmo, teve de ir umas 3x às finanças. não creio que os conseguirá convencer à distância, é melhor lá ir presencialmente.
  6.  # 8

Colocado por: PJ2022

Acho que não percebeu...

Tem de apresentar as faturas das despesas do imóvel que vendeu e não de onde vai aplicar as mais valias, como diz abaixo.

"Relativamente aos imóveis alienados ou afetados a atividade profissional, existe necessidade de comprovação das despesas declaradas."
  7.  # 9

Colocado por: dfragoso

Tem de apresentar as faturas das despesas do imóvel que vendeu e não de onde vai aplicar as mais valias, como diz abaixo.

"Relativamente aos imóveis alienados ou afetados a atividade profissional, existe necessidade de comprovação das despesas declaradas."

Deve estar a referir-se ao Post do Pedro.Nunes, pois o meu caso é sobre as faturas do reinvestimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dfragoso
  8.  # 10

Estou na mesma situação. Desde 2021 ano da venda que tenho duas divergências. Uma o domicilio fiscal e a outra campos de valor do reinvestimento.
    A primeira é resolvida com o domicilio fiscal alterado para a casa onde mora nos entretantos. A segunda com o envio das faturas.
    • sltd
    • 19 julho 2024

# 11

Colocado por: PJ2022Isto anda tudo maluco, ou serei eu?!
    What???

Eu recebi logo esse: domicilio fiscal diferente do reinvestimento. Está tudo louco. Vou morar para a obra?
  9.  # 12

Colocado por: carlota74Estou na mesma situação. Desde 2021 ano da venda que tenho duas divergências. Uma o domicilio fiscal e a outra campos de valor do reinvestimento.
    A primeira é resolvida com o domicilio fiscal alterado para a casa onde mora nos entretantos. A segunda com o envio das faturas.

Mas diga-me, como é que eu posso ter meu domicilio fiscal na morada onde estou ainda a construir?
    É que a obra ainda está para ser concluída em Dezembro a correr bem...e até lá como vou resolver a divergência?
    É ridículo o departamento de finanças, com o acesso a tudo, não consegue verificar automaticamente que a HPP não pode ser no local de construção pois ainda nem impostos pago da mesma, licença de habitabilidade etc etc
    Parece anedota este sistema que temos, para não dizer outra coisa.
  10.  # 13

Colocado por: sltd
    Eu recebi logo esse: domicilio fiscal diferente do reinvestimento. Está tudo louco. Vou morar para a obra?

E como resolveu???
    • sltd
    • 19 julho 2024

# 14

Ainda vou tentar resolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PJ2022
  11.  # 15

Tem q alterar nas finanças a morada fiscal para casa onde está a morar. Após a conclusão da nova casa faz de novo alteração do domicílio fiscal .
  12.  # 16

Colocado por: carlota74Tem q alterar nas finanças a morada fiscal para casa onde está a morar. Após a conclusão da nova casa faz de novo alteração do domicílio fiscal .

Carlota, eu estou com a minha morada fiscal onde moro atualmente e as facturas para aplicação nas mais valias estão na morada onde estou a construir, aliás, como diz a Lei!
    Por isso não entendo nada de nada...
  13.  # 17

Se já tem a morada fiscal atualizada tem que o indicar às finanças. A partir do momento em que indica reinvestimento tem 36 meses para o fazer. Pode ser no primeiro ano ou no último. O que as finanças querem saber é se realmente tem a morada atualizada. É uma questão meramente informativa e se fôr como eu , todos os anos indico que ainda não terminei a construção.
  14.  # 18

Colocado por: carlota74Se já tem a morada fiscal atualizada tem que o indicar às finanças. A partir do momento em que indica reinvestimento tem 36 meses para o fazer. Pode ser no primeiro ano ou no último. O que as finanças querem saber é se realmente tem a morada atualizada. É uma questão meramente informativa e se fôr como eu , todos os anos indico que ainda não terminei a construção.

Carlota, resumindo a minha situação:
    Vendi meu imóvel HPP em 2022, comprei terreno e comecei a construir em finais de 2023.
    Quando vendi a HPP, fui viver para onde estou atualmente e atualizei imediatamente a minha morada fiscal(a que mantenho atualmente).
    No IRS deste ano coloquei já algumas faturas de 2023, e vai daí as finanças além de pedir para apresentar as faturas do valor que coloquei no modelo G(normal), agora pede esclarecimento de ter a minha morada fiscal diferente da que tenho nas faturas.
    Vai daí eu achar caricato porque então eles não sabem que a Lei obriga a q as faturas contenham o endereço onde estamos a construir, ou acham que eu sou sem abrigo e deva viver na obra???
    Sinceramente acho uma aberração!
  15.  # 19

Verdade o q diz. Mas é o que temos. Eu fiz questão de em todas as faturas ter as duas moradas. A de descarga sempre na obra. Ainda assim tenho sempre que "explicar".
    Este ano vai ser o último ano de reinvestimento e espero que a saga termine em 2025.
  16.  # 20

Colocado por: JosamTambém recebi hoje a mensagem de declaração certa...
    Submeti em 21-04 com anexo g.

Reembolso recebido, exatamente 3 meses após submissão... 🤔

0.0403 seg. NEW