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  1.  # 61

    KAMi

    Sim pode ser feito com XPS, só que a de rocha trabalha-se melhor, é mais flexivel que o XPS.

    Fixar as placas à lage é simples, meter lá os pendurais é que complica a questão, mas pode ser feito exactamente da mesmas maneira que descrevi acima, desde que os pendurais não sejam compridos, obrigando nesse caso a meter primeiro pontas de 10cm, para facilitar e depois colocar uniões e prolongar o varão roscado.

    Outra hipotese, é fazer rasgos lateralmente no painél xps e fazer passar o pendural por lá, até chegar à sua posição. Não gosto muito, porque rasgamos o painél e as possibilidades de deixar pontes térmicas, são grandes

    Outra forma de facilitar o trabalho, é em vez de usar estrutura T47 no tecto falso, usar uns perfis dentados (esquece-me o nome agora), que reduzem muito o numero de suspensões ao tecto, faciliando deste modo a fixação dos painíes de xps.

    Cumps
    • kami
    • 31 julho 2008

     # 62

    Boas

    Obrigado pela resposta!

    Ou seja... após eles aplicarem as buchas e os pendurais eu simplesmente com muita paciência tenho de arranjar maneira de colocar o XPS contornando todos os pendurais... certo?
    Se for assim... menos mal... pois eu até me considero um gajo habilidoso e adoro tudo o que é bricolage... não tenho é tempo... mas se isso representasse poupar uns bons euros... é que eu vou ter cerca de 250 m2 de tecto falso... :(:(:(:(


    Tem por acaso alguma fotografia com os pendurais aplicados... para eu ter uma ideia do trabalho que me espera?

    É que não tou muito bem a ver os pendurais... qd fala em 10 e 30 cm refere-se na horizontal certo?

    Cumps

    Kami
  2.  # 63

    O problema é realamente contornar os pendurais, mas também não é assim nada do outro mundo, porque estes estão afastados entre si, entre 80cm e 1.20m, dependendo do esperto. (os mais espertos afastam mais os pendurais, poupando imensa mão de obra, mas como consequência os tectos racham pelas juntase/ou até abaulam).

    Como as placas tem 60cm de largura, é uma questão de as montar de forma a minimizar os cortes. Utilize é placa com encaixe à meia-madeira ou macho/fêmea, para que elas se sobreponham.

    Os 10cm de pendural que estou a falar, são na vertical e a minha ideia é a seguinte:
    depois de aplicar a bucha no tecto (são buchas de bater, diferentes daquelas que conhece), coloca uma ponta de varão roscado com 10cm. Depois de todas as pontas aplicadas, começa a montar placas. Quando a placa passar por cima de um pendural, posiciona-a e empurra-a para cima, de forma a que o pendural fure a placa (em vez de a rasgar lateralmente).

    Quando terminar, tem as placas montadas com os pendurais à vista. Agora dependo muito da altura que precisa que o pendural tenha. Se não levar condutas de AVaC, os 10cm ou 15cm chegam, se levar condutas e precisar de mais comprimento, mete uma união e acrescenta o varão roscado.

    Fotografias, tenho muitas, mas são de lojas onde tenho pendurais de 1 a 2m de altura e você ainda se assusta.

    Cumps

    Mais fácil é o que geralmente se faz. Rasga-se a placa lateralmente e monta-se a placa de lado, mas isso tem o defeito de me deixar as placas rasgadas e a juntas nunca ficam grande coisa. Ora os isolamentos funcionam se forem continuos, senão é para dizer que lá está. é um dos casos que uma boa solução, é estragada por uma má execução.
    • kami
    • 31 julho 2008

     # 64

    Boas

    Okis

    Obrigado pelo esclarecimento... assim sendo parece que vou ter algum trabalho pela frente... mas em principio vai valer a pena...

    Qual a espessura indicada para um isolamento deste género?

    Sabe por acaso de tabelas comparativas das capacidades térmicas e acústicas dos diferentes materiais do mercado: esferovite, XPS, cortiça, lã de rocha, lã de vidro... etc..

    Tenho uma colega minha que está a construir e fez parede dupla sem caixa de ar com 2cm de cortiça + 6 cm de lã (de rocha ou outra qq, (ela não sabe qual)) no meio das paredes, uma solução que parece que não foi barata e não tenho a certeza se ficou mais bem servida do que se tivesse utlizado XPS de 4 ou 6 cm... que se calhar era mais barato!

    Cumps

    Kami

    Cumps

    Kami
  3.  # 65

    Se comprar o ITE50 do LNEC, tem a informação do U relativa a vários materiais e sistemas construtivos...


    O Técnico que lhe fez o Projecto de Térmica terá essa informação. Pergunte a ele quais as alternativas...
  4.  # 66

    KAMI

    Paredes duplas com isolamento no meio, ficam lindas no projecto e são para inglês ver. Em toda a minha vida apenas ví por 2 vezes,
    serem bem feitas, de resto, estar lá xps ou o que é quer que seja, é mandar dinheiro à rua. Quando se esmaga preços, adjudica-se ao mais barato e estes não tem dinheiro para o fazer bem feito e levantam as duas paredes em simultâneo e enfiam para lá o isolamento à mistura com resto de argamassas, resultando em algo que enfim...
    • kami
    • 31 julho 2008

     # 67

    Boas

    Pois é.... infelizmente isso acontece em muitos casos...
    Normalmente esse tipo de situação não vem descrita no plano de execução desde que seja bem feito? ou seja, não diz lá que se deve fazer o pano interior primeiro, depois aplicar o isolamento e só no fim de tudo pronto aplicar o pano exterior?
    Neste momento tenho o projecto de arquitectura aprovado... pelo que vou dar inicio às especialidades... mas ainda não falei com a minha amiga arquitecta sobre estes detalhes... pelo que espero bem que isso já esteja definido no plano de execução!

    Cumps

    Kami
  5.  # 68

    Colocado por: kamiBoas
    mas ainda não falei com a minha amiga arquitecta sobre estes detalhes... pelo que espero bem que isso já esteja definido no plano de execução!
    Kami


    Não consegui evitar rir-me ( o que provocou alguns olhares, porque estou num dia mesmo muito mal disposto e ando aqui a ver se esqueço).
    Você que não esteja lá para obrigar a fazer, que vai a ver a sorte que têm. Se forem ucranianos a fazer, pode dar as ordens e ir-se embora que leles cumprem, se forem portugueses, esqueça.

    Sabe que são os verdadeiros projectista neste pais? os pedreiros, eles é que sabem o que querem e o que fazem, até porque nem sabem ler um desenho, quanto mais uma especificação técnica.

    Cumps
    • VMC
    • 2 agosto 2008

     # 69

    Boas
    Este é o meu primeiro post, pois só descobri o fórum ontem à noite.
    Começo por dizer que tenho uma empresa de construção, pelo que tenho lido com atenção alguns tópicos e posts.
    Curioso é o facto de estar a seguir o aconselhado pelo Pedro Barradas. Já utilizei os blocos térmicos 25 da Maxit e ultimamente 30 da Artebel. O isolamento é ETICS, de 4 ou 6.
    Os resultados, para além da curiosidade geral, pela "novidade" dos blocos e do ETICS, são muito bons.
    • VMC
    • 2 agosto 2008

     # 70

    Sim, com o etics corrente pode ser sistema de diversas marcas ( MAXIT, VIERO, FASSA, WEBER) normalmente com o isolamento termico em EPS (poliestireno expandido, vulgo esferovite), aconselho a alterar para XPS (é mais denso) por exemplo no site da IBERFIBRAN
    Manual em pdf AQUI


    O EPS é utilizado por permitir uma melhor respiração, ou seja, permite uma maior saída de humidade do interior para o exterior.
    • VMC
    • 2 agosto 2008

     # 71

    Dr feelgood, se vai utilizar capotto (ETICS), não é do ponto de vista técnico e de rentabilização de custos utilizar parede dupla. Utilize parede simples, recomendo blocos tipo térmico de 25cm (ARTEBEL, MAXIT, etc..)


    Teve alguma experiência com o Bloco lintel e Bloco Pilar da Artebel?
  6.  # 72

    .. não tenho... penso que poderá ser uma questão de gestão de obra, utilizar ou não utilizar os ditos Bloco lintel e Bloco Pilar... também depende da dimensão da estrutura... pode não ser compatível...
    Quanto a importância do desempenho térmico dos mesmos, utilizando ETICS, parece-me de desprezar...

    Realmente o EPS é mais permeável ao vapor de água... mas com tanta cmada cimenticia e eventual acabamento em massas/ pinturas acrilicas... não vai é deixar passar quase vapor de água nenhum ;) Pelo que é minha opinião, preferível desprezar esse fenómeno e reforçar a resistência mecânica.
    • VMC
    • 4 agosto 2008

     # 73

    Em termos de resistência mecânica, o XPS é cerca de 50% mais resistente, mas com as diversas camadas de barramento e de rede, não deverá ser uma diferença demasiado evidente. De notar que o EPS utilizado é de 20 kg/m3, e o XPS normalmente tem 30 kg/m3.

    De facto praticamente todos os sistemas ETICS que conheço utilizam o EPS, o que eu utilizo é o Hotskin da Maxit.
  7.  # 74

    Aproveito este topico para fazer uma questão. Por engano foi referido que a espessura do Wallmate e do roofmate serima de 3 cms em vez dos 4 cms, tendo o empreiteiro orçamentado pela primeira medida.

    Qual a diferença de valores que existe entre estas duas espessuras? Térmicamente falando acham que vale a pena meter mais 1 cm?

    Um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  8.  # 75

    Caro afsantos

    O preço de tabela de 2007 da DOW é o seguinte sem descontos:
    WALLMATE CW 40 : 4,98 €
    WALLMATE CW 30 : 3,73 €

    Comprámos na Sertã (sitio onde os preços não devem ser famosos) em Outubro de 2007, o de 30mm a 2.60€/m2, pelo que a mais valia que lhe podem pedir andará entre 0.50€ e 1,20€.

    Nessa situação você pode exigir comprovativos por parte do empreiteiro da diferença de preço, mas o empreiteiro facilmente o engana, basta pedir uma factura ao fornecedor com um valor mais alto e depois fazer uma nota de crédito ou uma correcção à factura.

    Cumps
  9.  # 76

    Colocado por: PauloCorreiaCaro afsantos

    O preço de tabela de 2007 da DOW é o seguinte sem descontos:
    WALLMATE CW 40 : 4,98 €
    WALLMATE CW 30 : 3,73 €

    Comprámos na Sertã (sitio onde os preços não devem ser famosos) em Outubro de 2007, o de 30mm a 2.60€/m2, pelo que a mais valia que lhe podem pedir andará entre 0.50€ e 1,20€.

    Nessa situação você pode exigir comprovativos por parte do empreiteiro da diferença de preço, mas o empreiteiro facilmente o engana, basta pedir uma factura ao fornecedor com um valor mais alto e depois fazer uma nota de crédito ou uma correcção à factura.

    Cumps


    Obrigado Paulo e termicamente falando acha que vale a pena passar de 3 para 4?

    um abraço
  10.  # 77

    Não tenho conhecimentos para saber se vale ou não, mas por 50 cêntimos /m2, mal também não deve fazer.

    MAs está a ver como o seu trabalho de casa. começa a dar frutos. Mesmo estando mal definido, está definido e agora pode facilmente valorizar a mais valia que têm de pagar. Caso o não tivesse feito, iria pagar bastante mais, porque a estratégia dos empreiteiros passa precisamente por ganhar dinheiro nos trabalhos a mais

    Cumps
  11.  # 78

    Colocado por: PauloCorreiaNão tenho conhecimentos para saber se vale ou não, mas por 50 cêntimos /m2, mal também não deve fazer.

    MAs está a ver como o seu trabalho de casa. começa a dar frutos. Mesmo estando mal definido, está definido e agora pode facilmente valorizar a mais valia que têm de pagar. Caso o não tivesse feito, iria pagar bastante mais, porque a estratégia dos empreiteiros passa precisamente por ganhar dinheiro nos trabalhos a mais

    Cumps


    Se for mesmo a historia dos 50 centimos de diferença sem duvida que vou alterar para os 4 centimetros, pelas minahs contas deve de dar um acréscimo de uns 300 euros!

    Obrigado Paulo mais uma vez.

    Ps. Há algum site de construção que de uma forma generica coloque preços sobre materia prima utilizada na construção civil?
  12.  # 79

    Colocado por: afsantosPs. Há algum site de construção que de uma forma generica coloque preços sobre materia prima utilizada na construção civil?


    hehe, não queria mais nada, neste pais até as tabelas de preços são segredo de estado. Mas pode ver em:

    www.armar.net (preço caros, mas dá para ir desenrascando)
    http://www.construmatica.com/bedec/ Em espanhol, mas é mais fichas de rendimentos, mas encontra-se lá imensos preços

    A questão nos preços é que tem de ter noção dos descontos, que são muito variáveis, podendo atingir 55% em alguns sectores, pelo menos para os empreiteiros, pelo que muita tabelas de preços que estão na Net, são de pouco valor devido a isso. Experimente ir à Imperalum.pt e veja os preços da DOW que eles lá tem e compare com aqueles que lhe dei.

    Tenho um site com todas as minhas tabelas de preços, mas é de acesso reservado, sorry, deve comprender. Mas pode ir perguntando, vai-se respondendo na medida das possibilidades :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos
  13.  # 80

    Preciso de uns conselhos vossos em relação ao isolamento térmico, nomeadamente para o isolamento das vigas. Inicialmente a laje de cobertura era para ser em vigotas, contudo, foi feita maciça, ficando as vigas com o dobro do tamanho, para poderem suportar o peso, em vez de se fazer a tradicional fiadas de tijolas.

    A minha duvida é, qual a melhor forma para se isolar termicamente esta area, sendo que nas paredes, vai ter a tradicional parede dupla (15 e 11) mais caixa de ar, mais wallmante de 4?

    Um abraço


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