Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Projecto+especialidades.

    Aqueles que elegi como reais fora os que não fizeram orçamentação pelo metodo custo por m2 (a maioria dos rejeitados) porque senão esses não me iam cobrar o dobro da mão de obra do foi eleito
    • naar
    • 28 janeiro 2010

     # 62

    Colocado por: gerardofProjecto+especialidades.


    Em papel ou cd?
    •  
      Mk Pt
    • 28 janeiro 2010 editado

     # 63

    Colocado por: gerardofAfirmo Mk Pt, isto tem que ser bem planeamento! Nada disto pode ser feito do dia para noite. Planeamento e ideias base do que se quer bem estruturadas. Orçamentar segundo a sua realidade para optimizar e conseguir uma boa qualidade de construção. A requerer qualidade na execução principalmente mas não deixando de ser enganado no que lhe apresentam. Tem que se criar uma cinergia com empreiteiro.
    Estar sempre documentado nas soluções que o empreiteiro sugerir e procurar soluções e questões a apresentar.
    Qualidade em tudo!


    Sim pois..
    Até porque uma pessoa que não é da área:
    - consegue planear antecipadamente com exactidão o tempo que demora a fazer determinada tarefa... [e custo com mão de obra associados, e conseguir fazer gestão de obra/de cada um que vai lá fazer o seu trabalho]
    - consegue perceber o que é 'qualidade de execução'
    - consegue saber os melhores materiais/alternativas que existem para determinado problema ou espaço
    - consegue saber senão é enganado [ui esta então........]
    - consegue estar a todas as horas e todos os dias enquanto a obra durar a acompanhar a obra, para solucionar problemas [se tivesse conhecimentos para tal e não cair no que o empreiteiro achar m€lhor], ver se não está a ser enganada [se fosse possível ter conhecimentos para isto], ....

    .......
  2.  # 64

    Eu não sou da area, mas tive que fazer autoformação by web! Não é nada complicado as soluções estão todas lá. A minha orçamentação foi sempre um numero por alto, nunca ao detalhe mas tinha numeros próprios isso é q interessa!!
  3.  # 65

    Boas

    Eu não sou da area, mas tive que fazer autoformação by web! Não é nada complicado as soluções estão todas lá

    Se a informação que arranjou for da mesma qualidade do quadro que apresenta com as percentagens dos trabalhos vale o mesmo que o quadro: ZERO.

    cumps
    José Cardoso
    • naar
    • 28 janeiro 2010

     # 66

    Colocado por: gerardofEu não sou da area, mas tive que fazer autoformação by web! Não é nada complicado as soluções estão todas lá. A minha orçamentação foi sempre um numero por alto, nunca ao detalhe mas tinha numeros próprios isso é q interessa!!


    A nível de materiais pode ter aprendido tudo agora na "arte de bem construir", o que é feito com as "mãozinhas" não há web que o valha! :)
    • naar
    • 28 janeiro 2010

     # 67

    Colocado por: j cardoso
    Boas

    Eu não sou da area, mas tive que fazer autoformação by web! Não é nada complicado as soluções estão todas lá

    Se a informação que arranjou for da mesma qualidade do quadro que apresenta com as percentagens dos trabalhos vale o mesmo que o quadro: ZERO.

    cumps
    José Cardoso



    Isso foi porque só pediu a 1 Banco!
    •  
      Mk Pt
    • 28 janeiro 2010

     # 68

    Definitivamente o 'Contrução para Totós' vai fazer sucesso..............

    :D


    [e depois quando cairem na realidade e começar a haver atrasos, derrapagens e chatices, vão perceber que 'livro' é 'omisso' em muitas coisas...]

    :D:D
  4.  # 69

    Se tem orçamentação de 20% superior ao real não há nada que falhe! Sabe no final vais ter sempre que acertar com o empreiteiro. Num producto base o betão, perguntei a alaguns o preço que compravam eu nas fontes (não via web) consegui sempre valores inferiores. Diga-me que mãozinhas falham no custo do betão /m3?
    • naar
    • 28 janeiro 2010

     # 70

    Colocado por: gerardofSe tem orçamentação de 20% superior ao real não há nada que falhe! Sabe no final vais ter sempre que acertar com o empreiteiro. Num producto base o betão, perguntei a alaguns o preço que compravam eu nas fontes (não via web) consegui sempre valores inferiores. Diga-me que mãozinhas falham no custo do betão /m3?


    No custo não falham nada (disse: em materiais pode ter aprendido tudo) pode falhar é na vibração e nos testes dos cones!
    •  
      Mk Pt
    • 28 janeiro 2010

     # 71

    Colocado por: gerardofSe tem orçamentação de 20% superior ao real não há nada que falhe! Sabe no final vais ter sempre que acertar com o empreiteiro.


    Vai ter que acertar se quiser..

    Se for mesmo 'chave na mão' com tudo especificado e assinado é aquilo e nem mais um euro.
    Pode eventualmente deixar coisas 'simples' tipo montagem de mobiliário de cozinha e/ou guarda vestidos, ou os equipamentos das casas de banho 'omissas' para que seja da sua responsabilidade comprar/arranjar quem monte, mas o orçamento deve descriminar o que inclui, respectivo preço e.. Preço final

    E a partir do que foi acordado só paga a mais se quiser e isso depende de alterações [a nível de obra, de materiais,..], que queira fazer. Normalmente essas derrapagens/custo a mais têm um factor agravante: começa por MU e acaba por LHER.. Se conseguir controlar este factor agravante de derrapagens, com o 'chave na mão só paga aquilo que foi acordado..
    Já com o 'método' que pretende fazer, derrapagens, atrasos, etc são garantidos [e não sei se os 20% chega para isso..] e ainda há o tal factor agravante a agravar ainda mais as derrapagens... No final gasta o mesmo ou mais que o 'chave na mão', ou pelo menos perto do valor chave na mão, a obra demorou mais tempo, é provável que a qualidade de construção seja menor [pelo menos a que não é 'aparente'], e teve umas belas dores de cabeça durante uns largos meses...
  5.  # 72

    Aconselho a solução chave na mão a quem não tenha intelectuamente capacidade de gerir processos simples e que tenha fundos ilimitados para construção.
    Entrar no meio para e saber os custo de uma moradia parece dificil no inicio mas depois com alguma capacidade de analise, gerir e solicitar informações entra-se no meio e começa-se a conhecer o básico para ter os seus próprios dados. Estamos na era da informação só tem que procurar os dados desejados.
    A gestão personalizada de uma obra é menos complicada do parece, dá trabalho certo, mas ganha-se imenso, em conhecimento e na subtração de custos. Primeiro passo ir ao encontro da informação, começar saber custos de materials isso qq fornecedor lhe dará uma lista com um grupo dos productos básico para uma obra com os seu preços, saber preços de betão , Ferro, Alvenarias na fonte. procurar fornecedores serviços para especialidades é extramente facil. Caxilharias basta um search na web, enviar o projecto e solictar varias soluções.
    Agora mais um bom conselho é arranjarem sempre um fornecedores de serviços do Norte que muitos fazem serviços em todo o pais e poupam pelo menos 30%. É excelente para saberem que há custos diferente para trabalhos iguais.
    Eu contratei varios serviços na zona de Braga para o conselho de Palmela não podiam ser de melhor qualidade.
    Agora tenham cuidado com algumas opinões que andam aqui no forum porque há muita gente a procura de trabalhos aqui e gostam de influenciar negativamente as opiniões. Este forum é um execelente espaço de partilha de opiniões mas também excelente território para a abrutes apanharem os inocentes.
    Ter o trabalho de casa feito é garantia que só é enganado quem quer.

    Cumprs
    Gerardof
    Estas pessoas agradeceram este comentário: housik, Ugabista
  6.  # 73

    Boas

    Agora mais um bom conselho é arranjarem sempre um fornecedores de serviços do Norte que muito fazem serviços em todo o pais e poupam pelo menos 30%.

    Frontalmente: você está a regar; e olhe que eu conheço o mercado aqui no norte.

    Este forum é um execelente espaço de partilha de opiniões mas também excelente territério para a abrutes apanherem os inocentes.

    E para qualquer um dizer as maiores palermices a coberto do anonimato e haver quem o leve a sério.

    Já que aprendeu tanto na net, diga lá uma coisa: qual a percentagem de desperdício que considerou para o ferro, o betão e o tijolo?

    Para que conste: não sou empreiteiro, diria antes que sou (às vezes) um pesadelo para empreiteiros

    cumps
    José Cardoso
    • naar
    • 28 janeiro 2010

     # 74

    Bem este vai ser mesmo o meu último comentário neste tópico porque já vi que aqui o membro "Gerardof" toma bem conta do recado e poderá dar os melhores conselhos e sugestões ao outro membro "lika" (do ponto de vista dele, claro).

    Portanto, generalizando, todas as pessoas que contratam uma empresa de construção para uma moradia ou são "intelectualmente desfavorecidas" ou são ricas ou terão que acumular, não sei!

    E para terminar e porque se falou em abutres e inocentes fica também um aviso a todos os medidores/orçamentistas que tanto tempo e dinheiro custam ás empresas de construção deste País que tenham especial cuidado com os pedidos de orçamento ou estudos de mercado.
  7.  # 75

    resumindo tudo o que se falou aqui...qual a melhor maneira para fazer tudo legal...mas aproveitando na mesa a ajuda de familiares, pois assim a mão de obra é oferecida...não vou poder recusar isso!!
    •  
      FD
    • 29 janeiro 2010

     # 76

    Colocado por: gerardofAgora tenham cuidado com algumas opinões que andam aqui no forum porque há muita gente a procura de trabalhos aqui e gostam de influenciar negativamente as opiniões. Este forum é um execelente espaço de partilha de opiniões mas também excelente território para a abrutes apanharem os inocentes.

    O principal abrute, nas suas palavras, aquele que mais avisa para preços elevados, nem sequer aceita trabalhos, veja lá.

    Ainda está para aparecer por aqui quem, fazendo tudo legalmente, demonstre por A + B que a construção ficou abaixo de um determinado valor, tido como elevado por muitos.
    Estranhamente, todos dizem que sim, que é possível mas quem apresenta factos é apenas quem diz que não, que não é possível.
  8.  # 77

    Colocado por: likAresumindo tudo o que se falou aqui...qual a melhor maneira para fazer tudo legal...mas aproveitando na mesa a ajuda de familiares, pois assim a mão de obra é oferecida...não vou poder recusar isso!!


    Tem que arranjar um empreiteiro cardenciado (papeis em ordem, sem isso a camara não libertará o alvará), um responsavél tecnico da obra que normalmente está ligado ao empreiteiro, mas não é norma, e negociar com ele a mão de obra exterior da sua responsabilidade. Com certeza que depois ele não se responsabilizará pelos trabalhos não executados po sua responsabilidade mas poderá supervisoná-los.
    Com certeza que terá que se sentar com ele para fazer um planeamento prévio da obra, ponto por ponto para depois não haver conflitos e se calhar ele vai-lhe exigir isso em contrato também como o risco da sua responsabilidade nos trabalho executados por trabalhadores não ligados a si directamente.
    Isto pode não ser legal mas há acordos de cavalheiros para se converguir nas necessidades de cada um.
    Assegurar uma boa qualidade tecnica da obra é fundamental isso só o consegue com um bom empreiteiro. Quando o elejer mesmo com boas referencias vá ver obras suas nos varios estados, é importante saber como ele trabalha e que soluções apresenta e executa para garantir a maxima qualidade na construção da sua moradia
    No meu caso eu assumi os custos dos materiais fora das especialidades e nenhum dos empreiteiros que concurreram à obra se importou com esse facto. Algum até preferiam assim e voce pode tirar algumas vantagens (descontos) se pagar materiais a pronto pagamento vindo da fonte de produção, tijolos por exemplo.
    Outro conselho nunca lhe diga quanto tem para gastar poque há "artistas" que têm a cara de pau de lhe perguntar por valores que tem disponivel.
  9.  # 78

    Boas

    um responsavél tecnico da obra que normalmente está ligado ao empreiteiro, mas não é norma

    Santa ignorância: o director técnico da obra é, desde final do ano passado, obrigatoriamente indicado pelo empreiteiro e terá de fazer parte do quadro do pessoal dele.

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 79

    A Ignorancia é de quem tem apenas dois neurónio, porque se a empresa que eleborou o projecto (completo) ser a eleita para ser a responsavel tecnica pela obra essa indicação terá que "negociada" (prosposta) com empreiteiro se for escolhido por "si".
    No meu caso era o tecnico ligado ao empreiteiro mas um amigo aplicou na sua de obra esta composição (equipa).
  11.  # 80

    Boas


    se a empresa que eleborou o projecto (completo) ser a eleita para ser a responsavel tecnica pela obra essa indicação terá que "negociada" (prosposta) com empreiteiro se for escolhido por "si".

    Leia o Dec.- Lei 31/2009 e tire conclusões (se for capaz, claro).

    cumps
    José Cardoso
 
0.0208 seg. NEW