Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Bastante interessante.
    Principalmente com contas de 7000eur de luz... eh eh.

    Afinal estamos sempre na vanguarda :D
  2.  # 102

    Colocado por: Anonimo06082021##“A única coisa que me tem aborrecido é que o contrato [Portugal 2020] não me permite doar a energia que sobra durante o fim-de-semana quando não estamos a trabalhar. Tenho desgosto em pensar no desperdício, por isso estou a pensar criar postos de carregamento de veículos elétricos dentro da empresa para, ao fim de semana, as frotas das autarquias poderem vir aproveitar gratuitamente o que produzirmos. Caso contrário, temos de desligar os painéis para não haver sobrecarga”, confidencia o empresário.##


    Negócio! Ele conseguia alimentar tudo ali à volta no fim‑de‑semana. lol
  3.  # 103

    Colocado por: Anonimo06082021

    na vanguarda estava o verdadeiroNikola Tesla
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues
    infelizmente não lhe valeu de muito
  4.  # 104

    Todos os génios têm muito de loucos :D
  5.  # 105

    Colocado por: Anonimo06082021
    ninguém lhe tira o lugar na história.

    imagine que até usam o nome dele hoje.
    e outros têm nome à custa dele
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  6.  # 106

    não não. não era isso que me referia.
    Ele tinha umas pancadas mesmo. LOL
  7.  # 107

    É o marcantoniiiii também
  8.  # 108

    Mas afinal qual é o preço da tesla power ??
  9.  # 109

    Ainda não está anunciado para portugal. Mas deve ser na ordem do espanhol e mais uns cobres devido ao IVA ser superior.
  10.  # 110

    Correcto. Mas caso não se queira optar pela tesla ou semelhante (porque as baterias de lítio ainda estão a preços mt altos) há várias opções em torno dos 8mil eur com 12 painéis e baterias OPzS de 10Kw. E dá para montar bem mais barato até. Não é tão bonito claro :)
    Mas os preços das baterias de litio estão a cair a pique ao longo dos anos.
  11.  # 111

    Colocado por: Anonimo06082021

    isso não é poluente?
    o processo de fabrico e o destino final é altamente poluente.
  12.  # 112

    Já li bastante sobre isso, principalmente por causa dos carros eléctricos. O que diziam é que o lítio nem era o principal problema, o alumínio e cobre eram bem piores. Mas o mesmo problema aplica-se a todas as baterias (telefones, tablets, portáteis, leitores mp3, ...) e essa "praga" é bem maior porque são produzidas em escalas muito maiores.
    Pelo que li, as bateria de lítio poderão ser recicladas num fututo breve (acho até que algumas marcas que já o fazem - nissan).

    Mas dizem que o maior impacto ecológico dos carros eléctricos nem são as baterias, é a fonte de electricidade. Em países onde a electricidade é maioritariamente "verde", os carros eléctricos são mesmo "verdes". Já quando a eletricidade que alimenta o carro vem do carvão, por exemplo, os carros eléctricos não são tão diferentes dos normais.

    Por isso, assumindo este mesmo raciocínio, quando produzes a tua própria electricidade, parece-me que dificilmente encontrarás mais "verde".
    Se só comparares com os combustíveis fosseis então (incluindo o gás natural, que não é muito diferente da gasolina em emissões de CO2)!!
    Concordam com este comentário: PauloPaixão
  13.  # 113

    É uma caldeira a hidrogénio?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kanoysta
  14.  # 114

    Colocado por: kanoystaJá li bastante sobre isso, principalmente por causa dos carros eléctricos. O que diziam é que o lítio nem era o principal problema, o alumínio e cobre eram bem piores. Mas o mesmo problema aplica-se a todas as baterias (telefones, tablets, portáteis, leitores mp3, ...) e essa "praga" é bem maior porque são produzidas em escalas muito maiores.
    Pelo que li, as bateria de lítio poderão ser recicladas num fututo breve (acho até que algumas marcas que já o fazem - nissan).

    Mas dizem que o maior impacto ecológico dos carros eléctricos nem são as baterias, é a fonte de electricidade. Em países onde a electricidade é maioritariamente "verde", os carros eléctricos são mesmo "verdes". Já quando a eletricidade que alimenta o carro vem do carvão, por exemplo, os carros eléctricos não são tão diferentes dos normais.

    Por isso, assumindo este mesmo raciocínio, quando produzes a tua própria electricidade, parece-me que dificilmente encontrarás mais "verde".
    Se só comparares com os combustíveis fosseis então (incluindo o gás natural, que não é muito diferente da gasolina em emissões de CO2)!!

    Então os países onde a origem da energia provêm da energia atómica, já esse assunto toma outros contornos.
  15.  # 115

    tem alguma referência Sergio Rodrigues?
  16.  # 116

  17.  # 117

    Fogo! investimento inicial de €50.000.
    Concordam com este comentário: sposilva
  18.  # 118

    Não é para todos!!!
  19.  # 119

    Kanoysta, parabéns pela sua iniciativa com este tópico.
    Acompanho o fórum há mais de 5 anos, e este foi dos tópicos mais interessantes que aqui vi, dadas as minhas necessidades, claro.
  20.  # 120

    E o mais interessante para mim tem sido acompanhar a evolução rápida do mercado eléctrico.
    Depois de meu último comentário, já encontrei baterias de 7kwh de marca e produção na Alemanha com preços a rondar o 3000€. A tesla powerwall 1 tb já se encontra na europa por 3500€. A powerwall 2 ainda não.
    Entretanto a tesla anunciou que fez baixar o custo de produção das baterias em 35%. Vamos ver no que vai dar.

    E o facto de estarem a lançar carros eléctrico de preços acessíveis com autonomias estimadas de 500km e reais a rondar os 300-350km, cada vez mais me convence que ter um sistema fotovoltaico potente é a melhor solução para tudo.
    Neste momento dá para instalar em casa carregadores de carros eléctricos que em 30min adicionam 100km de autonomia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmmsfz
 
0.0211 seg. NEW