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  1.  # 121

    Colocado por: turnip3300 ciclos * 0,982€ = 3240€. 3300 ciclos dividir por 365 dias = 9 anos de vida útil a descarregar 50% todos os dias e sem sobrecargas (quase impossível)

    Se as baterias custam 2400€ estarão pagas em condições ideais ao fim de 6,7 anos (até parece bom negócio). O problema é que um carregar+inversor+regulador de carga para 48V custa 1000€...+ 4 painéis e respectiva estrutura 1000€. Ainda falta o cabo solar, protecções AC e DC e a instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treker666,master_chief,skypt


    É possível programar para não sobrecarregar as baterias abaixo dos 50%. Ou seja, essa parte seria possível.
    Está a assumir que as baterias deixam de funcionar depois dos 3300 ciclos. O que não é o que tem acontecido.
    Quer as baterias dos carros eléctricos, quer com as "baterias solares" estão a durar mais do que o prazo de garantia e ciclos de vida anunciados pelos fabricantes.
  2.  # 122

    Colocado por: sergio_pintas
    Eu agradecia!

    E o inversor, onde fica situado?
    Concordam com este comentário:nmex2


    O inversor é aparafusado por baixo dos painéis à estrutura que os suportará.
  3.  # 123

    Colocado por: master_chiefo inversor nao fica entre os paineis e a tomada?


    Sim
    • turnip
    • 24 março 2017 editado

     # 124


    É possível programar para não sobrecarregar as baterias abaixo dos 50%. Ou seja, essa parte seria possível.
    Está a assumir que as baterias deixam de funcionar depois dos 3300 ciclos. O que não é o que tem acontecido.
    Quer as baterias dos carros eléctricos, quer com as "baterias solares" estão a durar mais do que o prazo de garantia e ciclos de vida anunciados pelos fabricantes.


    Concordo com tudo o que indica. Os controladores/reguladores/inversores, uma das suas funções é proteger a bateria, pelo que podem ser programados para controlar a descarga a que as baterias estão sujeitas.

    Para se poder fazer alguns cálculos tive de me guiar pelo que conheço, neste caso, pelos dados que os fabricantes disponibilizam. Também suponho que as descargas são constantes e que não há picos, o que não acontece (e significa maior desgaste da bateria). E que não há avarias nos equipamentos e deterioração das condições dos mesmos, sobretudo das baterias.

    Considerei que as baterias operam durante toda a sua vida útil (3300 ciclos)à temperatura de 25ºC, o que sabemos que não acontece permanentemente....

    Ou seja, apesar das baterias poderem durar bem mais do que a vida útil anunciada pelos fabricantes, há várias variáveis que podem inclusive diminuir essa vida útil...pelo que na minha opinião enquanto as baterias não baixarem os preços ou se tornarem mais eficazes o investimento nao tem retorno aceitável, pelo menos para potências até 15 kWh (por ciclo ou dia)
    • turnip
    • 24 março 2017 editado

     # 125

    Vamos então à instalação dos 500w.

    O kit foi entregue pela transportadora ontem (23-03-2017) e paguei-o/encomendei no dia 22-03-2017 às 16h. Óptimo serviço!

    Como a instalação será em telhado inclinado assente em viga/vigota, hoje fui comprar varão roscado M10, anilhas, porcas e buchas metálicas para poder segurar toda a estrutura à lage maciça. Ou seja, o processo será:

    - Furar telha com broca 12 para o varão roscado passar
    - Furar lage maciça com broca 12 para colocar bucha metálica para varão roscado M10
    - Apertar tudo com anilhas metálicas e porcas e no fim colocar silicone no buraco da telha por onde passa o varão roscado

    (amanhã tiro fotos e coloco aqui)
  4.  # 126

    Concordo com os argumentos. As contas estão bem feitas e as fontes são as correctas. Não estou em desacordo consigo.
    Queria só chamar a atenção que os fabricantes, como é normal, põe as garantias bem baixo do tempo de vida útil dos produtos (bateiras incluídas).

    Fez-me lembrar a história do Nissan Leaf, quando uma figura enormemente conhecida (Jeremy Clarkson do TOP GEAR) diz que o carro é fabuloso mas que tem uma grande desvantagem - "É que 3 anos depois as baterias vão para o lixo".
    No entanto, tal como um qualquer carro com 5 anos de garantia ao atingir os 5 anos não vai para o lixo, as baterias também não vão.
    Curiosamente, uns anos mais tarde foram ter com a senhora que comprou exactamente o mesmo carro que Jeremy Clarkson tinha testado e bateria ainda estava com 98% de vida útil :D
    Concordam com este comentário: turnip
  5.  # 127

    Voces com todos esses pormenores de varoes roscados e tal

    Olha pro meu.... amarrado com fio electrico!!! E ja sobreviveu ao inverno e ventos :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oleberot
      Mar. 24 20.04.jpg
  6.  # 128

    Colocado por: master_chiefVoces com todos esses pormenores de varoes roscados e tal

    Olha pro meu.... amarrado com fio electrico!!! E ja sobreviveu ao inverno e ventos :)


    eheheh! é preciso é que se aguente mais 24 anos 😀😀
    Concordam com este comentário: master_chief
  7.  # 129

    nao sei a validade do fio electrico
    mas...
    daqui a uns tempos logo reforço com mais fio electrico... ainda existe espaço/buracos nos suportes, que supostamente devem ficar aparafusados nas vigas
    MAS como eu não quero estar a furar as vigas, porque sei lá... acho que até pode enfraquecer estas vigas com 40 anos, fiz logo assim, até foi mais rapido e pratico eheheheh
    Foi plug and play
    Concordam com este comentário: turnip
    • turnip
    • 25 março 2017 editado

     # 130

    Instalação de mais 500w finalizada

    Início, preparação da ferramenta
      IMG_20170325_145206.jpg
    • turnip
    • 25 março 2017 editado

     # 131

    Desempacotar o material
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  8.  # 132

    inversor e acessórios
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    • turnip
    • 25 março 2017 editado

     # 133

    As telhas furadas e colocadas no lugar. Como tinha telhas de reserva furei essas e depois foi so trocar
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  9.  # 134

    Preparação do perfil que segura os painéis
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    • turnip
    • 25 março 2017 editado

     # 135

    Mais um pormenor da telha furada. Usei uma que permite a entrada de ar para passar o fio que vem do isolador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
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  10.  # 136

    Preparação do cabo que vem do inversor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
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  11.  # 137

    Furar a lage e colocar os varões roscados
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  12.  # 138

    Apertar o perfil aos varões roscados...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
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  13.  # 139

    Fixar o inversor ao perfil e ensaio de um painel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
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  14.  # 140

    Ligar os paineis ao inversor, apertar tudo e...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt, Anonimo09092021, kanoysta
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