Colocado por: enf.magalhaesSe ganhar 70 000 ... porque se ganhar a rondar os 50 000 e se for sozinho para a Suíça a coisa fica apertada como tudo...Mesmo a ganhar os 70.000 CHF depois de impostos ficam apenas 50.000CHF acho apertado!
Colocado por: neantDR1982.
Talvez o possa ajudar .
https://www.fer-ge.ch/web/fer-ge/calculateur-charges-salariales-employeur
Colocado por: DR1982Nao acho que sejam impostos de baixo valor, tanto é que todos juntos fazem um total de cerca de mais de 20.000CHF anuais para quem tem um ordenado de 70.000CHF, ainda é um valor considerável a meu ver.
Colocado por: enf.magalhaesPois . Mas uma pessoa com um salário limpo de 2300 euros faz cá melhor vida do que aí na Suíça. Porque os outros gastos são muito menores .
Colocado por: enf.magalhaesPois . Mas uma pessoa com um salário limpo de 2300 euros faz cá melhor vida do que aí na Suíça. Porque os outros gastos são muito menores .
Colocado por: DR1982pelos cálculos, a ganhar 70.000 CHF só se fica com 32.200€ líquidos? Pensei que se fica-se com mais
Colocado por: pamoreiraO que quer dizer que do meu salário bruto de 10K mensais, levo para casa 7K.
Colocado por: pamoreirado meu salário bruto de 10K mensais, levo para casa 7K.
Colocado por: vmontalvaoEm Zurich, com o mesmo salário, leva pelo menos mais 1K para casa.
Colocado por: pamoreira- LPP, ou 2º pilar: é um fundo de pensão obrigatório. Regra geral metade é contribuído pelo trabalhador e metade pela empresa. Vai tudo parar ao mesmo saco. Vantagem: sei exactamente quanto lá tenho (é meu e não uma contribuição solidária como o 1º pilar e a reforma típica em Portugal) e quanto posso ir buscar no caso de reforma, ou eventualmente (porque é possível, mediante autorização) na compra de habitação principal ou criação de empresa/actividade.
Colocado por: DR1982Conclusão para quem tem empregos a ganhar muito bem sim a Suíça compensa, para os "peões" no meu ver dá para viver o dia a dia normal, trabalhar 11 meses e as poupanças é o que se gasta nas ferias de agosto, em setembro voltam para a Suíça e começam do zero.