Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

    A força aérea vai comprar aviões para apagar incêndios? Que treta... andam é a comprar aviões para transporte de pessoas e carga... não é para apagar incêndios, por essa lógica andavam a apagar incêndios com os C-130 e similares que têm... vêm algum a ser utilizado para esse efeito? Nem eu! Já os usaram? Já, mas foi há muito tempo.
    Se a força aérea fosse comprar aviões para apagar incêndios teria de escolher algo do género já referido como Canadair CL-415 ou outro aparelho similar... caso contrário teriam de comprar alguns 100 aviões Embraer KC-390 para fazer o mesmo efeito de uma dúzia de Canadair CL-415 ou outro aparelho similar, já que depois tem de aterrar para ser reabastecidos no solo, e levantar voo novamente passado sabe-se lá quanto tempo que demora reabastecer os depósitos.
  2.  # 882

    Josexy, a razão porque a FAP não usa os C-130 para combater os fogos florestais tem a haver com o facto de que deixaram de ser chamados por quem de direito. Porquê? Porque começou-se a contractar empresas civis pelos olhos da cara. Os amigos "tomam conta" dos amigos e a FAP nem por isso.

    Um KC-390 pode muito bem levar mais água que um CL-415, vai é demorar mais tempo a recarregar-se com água já que terá de ir obrigatoriamente a uma pista para o fazer.

    Já agora:

    http://www.aeroin.net/os-10-maiores-avioes-de-combate-incendio/
  3.  # 883

    Colocado por: branco.valterJosexy, a razão porque a FAP não usa os C-130 para combater os fogos florestais tem a haver com o facto de que deixaram de ser chamados por quem de direito. Porquê? Porque começou-se a contractar empresas civis pelos olhos da cara. Os amigos "tomam conta" dos amigos e a FAP nem por isso.

    Um KC-390 pode muito bem levar mais água que um CL-415, vai é demorar mais tempo a recarregar-se com água já que terá de ir obrigatoriamente a uma pista para o fazer.

    Já agora:

    http://www.aeroin.net/os-10-maiores-avioes-de-combate-incendio/


    se procurar nesses links de aviões grandes, vai ver que os grandes, voam só em circunstâncias muito específicas... logo, cá tal como lá, são necessários outros meios que a FAP não tem, nem tem "vocação" (os custos seriam ...) .

    o Beriev leva (no papel) mais agua que o CL-415 - também é anfíbio - e não é por isso que é melhor, logo, maior não quer certamente dizer melhor...
  4.  # 884

    E eu disse que é melhor ou pior? Os KC-390/C-130 têm vantagens e desvantagens, cabe a quem de direito ver se as vantagens são superiores às desvantagens e decidir com base nisso. Eu até sou dos que dizem que isto do governo dizer que a futura aquisição dos KC-390 será para combater fogos é propaganda politica de forma a que o contribuinte português não se assuste quando ouvir os números desse programa.
  5.  # 885

    Com aviões ou sem eles acaba sempre por arder o que há para arder.
    Coragem era decidirem "este ano não há qualquer espécie de combate a incêndios" ...
    Ou acham que a área ardida seria muito maior do que efectivamente é?
  6.  # 886

    não, eu é que disse. Normalmente, esse é o conceito, se leva mais agua é melhor, alias é o unico argumento que conheço (argumentarem) para o C130.

    infelizmentem quem decide, pouco sabe do assunto, e ou decide porque tem o poder da decisão, ou muitas vezes decide mal informado ou mal acessorado. A aquisição dos kamov é um bom exemplo de como uma boa ideia, pode ser tão mal implementada.

    e concordo consigo... só os submarinos não dão para os fogos, mas dão para as cheias.
  7.  # 887

    Colocado por: pedromdfCom aviões ou sem eles acaba sempre por arder o que há para arder.
    Coragem era decidirem "este ano não há qualquer espécie de combate a incêndios" ...
    Ou acham que a área ardida seria muito maior do que efectivamente é?


    seria mais descontrolada, e muito mais casas ardiam, se o fogo e outros elementos naturais assim o decidissem : actualmente o combate esta muito centrado em defender pessoas e bens(casas) - e tem que se defender, é certo - mas deixando a floresta para segundo lugar.

    Em vez de travar o fogo no seu elemento (floresta) , espera-se que chegue aos aglomerados populacionais ou a posições (estradas, rios, etc..) onde se consiga conter. Com isto, o problema não é só o combate, mas também a prevenção : aceiros, limpeza, diferentes espécies e espaços de descontinuidade, etc..
  8.  # 888

    Só se defendiam as casas, mas isso está normalmente, a cargo de cada um, ou dos membros de cada aldeia. Aí raramente se vêem bombeiros. Agora a floresta que é o que arde completamente mesmo com combate ...
  9.  # 889

    Outra coisa que não entendo.
    Contas solidárias, pelo menos para Pedrógão, ouvi dizer que totalizam cerac de 13 milhões. Porque é que não foi já completamente distribuído.
    O dinheiro já lá está, todos demos para ser para as vítimas e familiares, já estão mais que contados, é só dividir 13 milhões pelo número de vítimas já apuradas e tomem lá ... Façam o que quiserem com ele, é vosso!
    Depois então virão os cheques do governo e da ue, quando vierem.
    Agora estes 13 milhões existem e arriscam-se a ir parar às mão erradas (as mãos do costume) ...
  10.  # 890

    embora o argumento que vá usar seja o caminho fácil - demagogias e politiquices - espere mais um pouco, para uma data mais próxima de um certo domingo,em que 50% dos maiores de 18, decidem ir a praia, ao shopping ou outra coisa qualquer ...

    diga lá que no seu bairro, freguesia, concelho, não tem aquela rua com asfalto novo, a rotunda ajardinada ou o passeio refeito.
  11.  # 891

    você ainda é dos que acreditam que vale a pena escolher quem para lá vai. Já lá estiveram todos e são todos iguais.
    Não vejo é o que tem a ver com dividir os 13 milhões pelo número de vitima e tomem lá ...
  12.  # 892

    sou dos que acredita que ir votar além de um direito é um dever... fosse obrigatório o voto, e as coisas seriam diferentes (ou talvez não), mas como a oferta é realmente muito semelhante, pode parecer que não existe alternativa. Se 2M de abstencionistas forem votar no branco, por exemplo, tínhamos um problema com maioria absoluta em Portugal... se calhar até tinham que ser um pouco mais.

    festinha de entrega do cheque, tipo corte de fita, e mais uns votozitos...
  13.  # 893

  14.  # 894

    "Bióloga Helena Freitas considera que combate a fogos “bateu no fundo”"
    Fonte: observador
    Nahhh ... então ainda temos o agosto todo e se calhar o setembro ...
  15.  # 895

    "Detido desempregado incendiário no Norte"
    Fonte: rr
  16.  # 896

    "Presumível incendiário de Barcelos proibido de se aproximar de floresta

    Homem detido no sábado por suspeita de atear fogos em Balugães foi esta segunda-feira libertado pelo tribunal, ficando também obrigado a apresentações diárias na polícia
    "
    Fonte: tvi
    É assim mesmo, um grande castigo bem merecido ... não sei se os advogados não irão recorrer!
  17.  # 897

    O fogo originado por mão criminosa é muito desvalorizado na nossa sociedade, mesmo a própria justiça raramente condena estes criminosos de forma equivalente aos estragos que acabam por provocar.
    É assim não há nada a fazer, há pessoas que alegam que estas justificações não passam de teorias da conspiração, termo que serve para desvalorizar tudo e mais alguma coisa ...
    É muito comum dar estes criminosos, como inimputáveis, e assim deixá-los livres para atear outros fogos, nesse e em anos consecutivos.
    A quantidade de artigos em que se subdividem as causas de incêndio, fácilmente permite classificar as acções destes criminosos como actuação involuntária ...
  18.  # 898

    Veja-se como ainda não foi resolvido aquele incêndio dos carros que arderam estacionados em cima do mato no festival Andanças.
    Logo no próprio dia os organizadores diziam que estava tudo assegurado e todos iam ser ressarcidos, lembram-se?
    Será que Pedrógão irá ser diferente?
    E dos fogos de outros anos em que ainda há quem espere(?) pelas respectivas prometidas ajudas ...
  19.  # 899

    "Mais 2 incendiários detidos. Uma mulher e um homem."
    Fonte: tvi
    • ktm333
    • 6 agosto 2017 editado

     # 900

    Antes de mais fiquem a saber que o que vou escrever é real!
    De certo ouviram falar dos incêndios de Mação, região do nosso pais que estava de Parabéns no que toca a prevenção contra os incêndios florestais bla bla bla(lol), acontece que eu estava numa das aldeias que foi evacuada, sem bombeiros, acontece que, estava eu de férias em Armação de Pera com alguns amigos, mas sempre ao corrente da situação do Incêndio, até que ao fim do dia de Segunda-Feira, vimos as chamas a cercar uma aldeia a cerca de 2km(em linha reta) da nossa, mesmo sabendo que provavelmente não iríamos chegar a tempo viemos embora porque também não íamos ficar descansados... Pelo caminho sempre a receber chamadas e informações reais do desenvolvimento do incêndio e parecia estar controlado(nessa tal aldeia a 2km), acontece que durante a noite, vi eu não me contaram, o fogo ficou controlado e praticamente extinto, durante o resto da noite apenas alguns pequenos reacendimentos controlados no momento. No inicio da manha, qual não foi o nosso espanto quando vimos já meia serra a arder pouco mais à frente(Fagulhas? Projeções? Relampagos?), acontece que a partir dai já não o conseguimos(bombeiros e população) segurar, fomos até a nossa povoação, e ele sempre a andar devagar, mas com uma frente grande(mais reacendimentos lol), esperamos por ele a hora de almoço ainda não se avistavam as chamas, fomos preparando o que podíamos, mangueiras nas bocas de incêndio, reservatórios cheios de água em cima de tratores e carrinhas(O Kit que a Câmara deu de momento não estava atribuído a ninguém porque ninguém tinha vindo verificar o real estado de funcionamento), lavrando alguns terrenos mais próximos da povoação, guardando fenos e pastos para evitar possíveis projeções... Por volta das 20 as duas frentes aproximam-se ao mesmo tempo da aldeia, nós sem bombeiros e sem poder fazer nada perante a imensidão de chamas e a rapidez com que ele avançava(não estava vento mas apareceu no mesmo momento das chamas), restava-nos aguardar que chegasse próximo dos caminhos antes das casas e segura-lo ai, felizmente para uma das frentes o vento estava a empurra-la para cima evitando assim preocupações com as casas, a outra pelo contrário vinha em direção as casas, no momento em que o fogo se aproxima do caminho onde o pensava-mos segurar, aparecem 4/5 veículos de bombeiros, rapidamente o comando vai com uma pessoa da aldeia fazer o reconhecimento do caminho e de seguida(5/10 minutos no máximo) estavam os veículos em posição para atacar aquela frente. Por volta das 23, estavam uma frente dominada, e a outra que não causava preocupação, passou para o outro lado da serra, deixando de haver preocupação também. Durante o da resto noite muitos reacendimentos alguns próximos de casas mas rapidamente extintos. No inicio da manha seguinte novos reacendimentos, a frente que tinha passado para o outro lado da serra, passa novamente para o lado de cá e vem causar problemas, para melhorar, aparecem mais duas frentes de lados distintos(ficamos completamente cercados pelo fogo), preocupação dos bombeiros(e nossa!), salvar casas e pessoas, nós pouco mais podíamos fazer do que apoio logístico(comida e água que não era nossa obrigação, mas...) e ajudar com as mangueiras, caminhos e pontos de água, durante todo o dia andamos sempre todos a correr de um lado para o outro a proteger casas(a aldeia é pequena e as casas estão juntas), por volta da hora de almoço, alguém falou em contra fogo, e acontece que foi isso que se fez, não interessa como, nem mandado por quem... acontece que graças a isso(contra fogo) consegui-mos proteger casas e barracões, e alguma floresta mais próxima da aldeia o resto infelizmente foi tudo. No meio disto tudo, meios aéreos apenas para reabastecer na barragem a 500m mas descargas ali nada, bombeiros foram 7 veículos e já foi uma sorte, de resto foram algumas noites sem dormir, muito cansaço, muitos litros de água gastos, muita ineficácia, lentidão, e diria mesmo estupidez por parte da Proteção Civil, que não deixou em algumas partes quem sabia da poda trabalhar, mas pronto os cães ladram e a caravana passa!



    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, maria rodrigues
 
0.0267 seg. NEW