Colocado por: rjmsilvaAs modalidades de fardamento têm mudado ao longo dos anos. Houve uma altura (anos 90) em que cada unidade tinha o seu símbolo da boina próprio, geralmente era o símbolo da arma com o numero do regimento ou com o "E" caso fosse a escola prática.
Na minha opinião, que não vale nada, são questão sobrevalorizadas.
Colocado por: branco.valter
Fonte: Serrano Rosa
Colocado por: rjmsilvaÉ o antigo camuflado português, do tempo do ultramar. As boinas são castanhas.
Colocado por: rjmsilvaEstas fotos são do inicio dos anos 90, provavelmente de 92 quando as mulheres entraram nas forças armadas e ainda se usava o cmuflado com o padrão lizard. É possível que as boinas fossem diferentes nessa altura. Se reparares bem na segunda foto está lá ao fundo um tipo de boina vermelha.
Colocado por: Tyrande
Estranho. A boina e símbolo de boina são definitivamente portuguesas. Mas esse camuflado não é...
De onde é isso?
PS: recuso-me a acreditar que os Comandos, tropa orgulhosa e tradicional que são, puseram uma boina vermelha em QUALQUER militar que não tenha passado no curso.
(btw, aquele miúda com o símbolo de boina deitado...tá muito bem na foto**cough**not**)
Colocado por: rjmsilvaEm 2004 ainda havia camuflados destes em uso no exército.
Colocado por: branco.valter
Vá chama-me de velho... estas cachopas não têm respeito... espera aí eu nem tenho 40 anos pá! Hehehe
Este era o antigo camuflado do Exército Português, usado até à alguns anos pelos Fuzos. O actual padrão foi introduzido pelos Paras nos anos 90. As boinas são castanhas avermelhadas... mas isso é defeito de fabrico. Vi muitas assim, assim como Boinas Vermelhas à Cruz Vermelha em vez da tonalidade correcta nos Comandos, etc.
Confesso, eu coloquei essa foto de propósito! Lol
Colocado por: Tyrande
Mesmo assim, as fitas são pretas. Mesmo que fosse defeito na tonalidade, não compro...
Colocado por: CarvaiÉ curioso que no tempo da guerra no ultramar os "turras" evitavam fazer emboscadas ás tropas com "chapa no peito". Nesse tempo os comandos, paras e fuzos usavam um símbolo metálico ao peito para distinguir da restante tropa. As boinas eram só para passear porque com camuflado só se usava boné igual.
E também preferiam atacar o pessoal que andava há mais tempo no mato, porque as colunas com maçaricos desatavam a descarregar carregadores sobre tudo o que mexia.
Colocado por: branco.valter
Hoje em dia só vejo os Comandos a fazer essa asneira. Chaparia em camuflados é daquelas coisas que não fazem sentido.
Colocado por: branco.valterTyrande eu vi Rangers com Boinas com fitas que não eram pretas.
Colocado por: rjmsilva
E muito bem, as fitas da boina de Operações Especiais são verdes e vermelhas.
Colocado por: Carvai
Era uma estupidez mas havia outras piores.
Agora parece que há quem use "caricas" no camuflado. A propósito desta guerra de boinas tenho lido as coisas mais hilariantes aqui pela net sobretudo no Face. Há pessoal na reserva e na reforma que só combateu nas messes mas faz depoimentos melodramáticos sobre espíritos de corpo e outras tretas por causa disto.
Colocado por: branco.valter"no meu tempo é que era".
. O que era uma ação de coragem para quem "os tinha" tornou-se numa atividade de feira.