Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    "A casinha" é uma casa ribatejana que os meus pais adquiriram como casa de fim de semana há cerca de 25 anos, na altura foi recuperada respeitando algumas características e alterando outras ao gosto deles e de acessórios que já haviam adquirido.

    Pois a casinha está abandonada há cerca de 9 anos, desde o falecimento do meu pai e apesar de ter pouco valor patrimonial custa-me deixá-la ir abaixo.

    Vou criar este tópico para que me possam aconselhar consoante me vão surgindo os problemas e vou colocá-los um a um conforme o vagar para os resolver. Comprometi-me a visitá-la 1 vez por mês.

    #1O primeiro problema e talvez um dos mais graves....Água da chuva!!

    A casa tem uma caleira entre dois telhados (fruto de acrescentos que se fazia antigamente nas casas). Creio que apenas um dos telhados desagua lá.
    acontece que essa caleira, em zinco, estava isolada com tela asfáltica que com o passar dos anos deixou de fazer o efeito pretendido e começou a descolar levando inevitavelmente à entrada de água para dentro de casa.

    Como me aconselham a resolver?
    Há algum produto que possa aplicar para substituir a tela? É de fácil aplicação? Como se aplica?

    Obrigado
    Luís Miguel Guerreiro
  2.  # 2

    Primeiro convém por aqui fotos da dita casinha para podermos ver os tais problemas de que fala.
    até é um exercício engraçado mas precisa de imagens.
  3.  # 3

    Para já não tenho fotos dos problemas concretos, com excepção da racha que se pode ver na parede da frente da casa. Mas a solução para esse problema é a mais cara de todas. Deixo-vos algumas fotos da "casinha".
    Frente

    Traseiras


    Cozinha
    Cozinha
    Wc
    WC

    A reparação mais urgente será a da caleira, que deixo fotos assim que possível.

    Obrigado
    Luís Miguel Guerreiro
    •  
      aacc
    • 14 novembro 2017

     # 4

    cadê as fotos?
  4.  # 5

    não ha fotos
  5.  # 6

    Não sei o que aconteceu. Desculpem a demora

    Frente
    https://photos.app.goo.gl/q7RqyVCpeA6TSjuS2
    preocupa-me a racha em cima do lado direito, isso deve-se ao facto de ter havido uma casa no terreno do lado que foi demolida.
    Há alguma coisa (simples) que se possa fazer para segurar a parede? Tínhamos um projecto de fazer uma fachada/garagem com uma fachada semelhante, mas eram 20.000€ e para uma casa que agora está desabitada não justifica.

    Traseira
    https://photos.app.goo.gl/K7A8V7a3fxXOS1eV2
    https://photos.app.goo.gl/VopnSWU8rqflWiBp1
    O muro branco segue do lado esquerdo do portão, aqui há que pintar apenas (o muro apresenta algumas fissuras que têm que ser reparadas e depois pintar)

    Cozinha
    https://photos.app.goo.gl/s5VeHChcMgQ8ZsUJ3
    https://photos.app.goo.gl/18FxSfDxoP8GpgwS2
    Limpar, o tecto em casquinha, como não tem sub telha está cheio de lixo que vai passando pelas fissuras

    Wc
    https://photos.app.goo.gl/iYzWe409QSlCI6ft1
    https://photos.app.goo.gl/ecLmHV1JVgRT4RcD2
    https://photos.app.goo.gl/0jjh18ndRC8Iy6C52
    As marcas da sanita estão na porcelana não saem

    Quintal
    https://photos.app.goo.gl/aAYY8EO3KVU4fRYe2

    O mais importante de reparar seria a racha na parede da frente e o problema da caleira (que não tenho fotos)


    A caleira é em zinco e fica metida entre duas paredes onde desaguam 2 telhados (um de cada lado da caleira), tinha revestimento a tela asfáltica na união da caleira com o cimento. Será que na caleira posso aplicar estas borrachas liquídas? Ou tenho que colocar tela asfáltica? Ou aconselham algum outro produto?

    Obrigado
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  6.  # 7

    concordo com o Anonimo09092021, dava pra arranjar e no mínimo alugar.
  7.  # 8

    sendo pedra acho que o mais correcto seria desmontar a parte rachada e montar de novo. coisa para dois dias se os pedreiros forem bons. depois voltar a rebocar e pintar. quanto ás infiltações. tem de se ver concretamente o que se passa.
  8.  # 9

    Linda, sem dúvida.
    Infelizmente fica longe, cerca de 130Km, e ninguém quer/pode para lá ir (refiro-me à família, claro). Eu sou o único que tem interesse, mas a minha mulher também não gosta de lá ir e cada vez que se lá vai são pelo menos 50€ (estou a ser generoso, eu diria que se gasta uns 100)

    Arrendar está fora de questão porque precisaria de obras a sério e neste momento é impossível, além de que seria uma pena e apanhássemos um mau inquilino e as rendas nesta zona são baixíssimas.

    A casa não é bem de pedra, é de pedra e areia (Ribatejo), pelo que não me parece fácil desmontar e montar de novo, possivelmente vai mexer no telhado, em barrotes e a casa tem sub telha. Fazer-se em 2 dias, ainda que apenas como uma força de expressão não me parece exequível.

    Quanto às infiltrações estão identificadas, o problema é mesmo a junção da caleira com as paredes que deixa entrar água. Não sei como me explicar melhor sem fotos, a caleira corre num muro (embutida) entre 2 paredes de 2 casas (mais altas que a caleira). A junção da caleira com as casas estava isolada com tela asfáltica que com o tempo começou a descolar.

    Obrigado
  9.  # 10

    fazer em dois dias seria desmontar e montar a pedra apenas, sei que demora mais ou menos isso porque ainda esta semana andei aqui em obras em casa a refazer uma parede que estava a querer cair.. mas depois tem de rebocar tudo de novo, iria levar mais alguma coisa.... como assim é feita de areia? nao estará a falar de reboco de cal e areia, ou mesmo argamassa da mesma? se for assim, esse material dá para reaplicar. mais barato fica. é remover esse material e guardar até fazer falta outra vez.

    de resto se for assim como diz é voltar a aplicar tela nova...
  10.  # 11

    Sanita fixe
    Concordam com este comentário: LMGuerreiro, Alexluxx
  11.  # 12

    Não pode dizer em que zona do Ribatejo é?
  12.  # 13

    Colocado por: Sergio RodriguesSanita fixe


    eu adorei o lavabo.
    Concordam com este comentário: LMGuerreiro, Alexluxx, NLuz
  13.  # 14

    Colocado por: Anonimo09092021
    Que casa linda!

    Não sei se voltará ao tópico (LMGuerreiro) ou se o tema perdeu interesse para si. Essa casa merece ser reabilitada. Já pensou no alojamento local, por exemplo?
    Por acaso, já tentou saber se no município onde se insere a moradia há incentivos à reabilitação urbana? É uma pena deixar degradar, ainda mais, essa casa! A cozinha é uma verdadeira relíquia: desde a pedra (Lioz?) ao recheio, tudo se pode reaproveitar. Que maravilha de recheio!!! Oxalá consiga reabilitar essa verdadeira raridade!!!
    Concordam com este comentário: joao2
  14.  # 15

    A casa é linda, agora ALocal. e caso a zona tenha potencial, só se ele tiver lá alguem na terra que lhe faça a gestão do arrendamento, senão só em combustivel para deslocações gastaria um barlurdio incomportavel...


    Colocado por: maria rodrigues
    Não sei se voltará ao tópico (LMGuerreiro) ou se o tema perdeu interesse para si. Essa casa merece ser reabilitada. Já pensou no alojamento local, por exemplo?
    Por acaso, já tentou saber se no município onde se insere a moradia há incentivos à reabilitação urbana? É uma pena deixar degradar, ainda mais, essa casa! A cozinha é uma verdadeira relíquia: desde a pedra (Lioz?) ao recheio, tudo se pode reaproveitar. Que maravilha de recheio!!! Oxalá consiga reabilitar essa verdadeira raridade!!!
    Concordam com este comentário:joao2
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  15.  # 16

    Esta casa é um miminho, uma loucurinha. Adorava por as minhas mãos nela e poder brincar👋🖐

    Parabéns LMGuerreiro.
  16.  # 17

    Bem, não tenho vindo ao tópico porque cada vez que venho ao forum estou no telemóvel e não gosto de escrever assim.

    Estou neste.momento na casinha, 6 meses depois da última visita. hoje limpei o terraço quase todo. Tinha uma colmeia.e não pude.limpar naquela zona até que viesse um apicultor buscar o enxame.

    Vou começar divisão a divisão, assim se ficar a meio não parece que a casa ficou. A meio das obras.

    Vou experimentar AL, se não der pelo menos a casa sofreu intervenção.

    Obrigado pelos vossos comentarios, eu também acho a casa encantadora. Amanhã ponho fotos e respondo aos comentários anteriores
    Concordam com este comentário: Alexluxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelcristovao
  17.  # 18

    Faça uma pesquisa no airbnb por casas semelhantes na zona e veja preços e o calendário, já dá para ter uma ideia do potencial para AL.
  18.  # 19

    Colocado por: Anonimo09092021

    Que casa linda!
    Concordam com este comentário:Alexluxx,maria rodrigues,CMartin


    Obrigado!
  19.  # 20

    Colocado por: antonylemos(...) como assim é feita de areia? nao estará a falar de reboco de cal e areia, ou mesmo argamassa da mesma? se for assim, esse material dá para reaplicar. mais barato fica. é remover esse material e guardar até fazer falta outra vez(...)


    Não sei se a foto é esclarecedora, foi tirada à noite.

    Parede interior
    https://photos.app.goo.gl/dFDDXgfDTd0G4YN33

    A casa é centenária e as paredes são constituídas por pedra de rio (rolada) e areia e depois rebocadas e caiadas. Não sei que tipo de reboco é, mas não é cimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexluxx
 
0.0238 seg. NEW