Colocado por: pauloagsantosmas os últimos 2 dígitos do nib são dígitos de controlo, exactamente para estas situações, caso alguém se engane em um ou dois dígitos, como é que o banco não detectou que o nib não era válido?
Colocado por: mafgodEnganou-se no NIB ou no valor do dinheiro transferido?
Colocado por: pauloagsantosmas os últimos 2 dígitos do nib são dígitos de controlo, exactamente para estas situações, caso alguém se engane em um ou dois dígitos, como é que o banco não detectou que o nib não era válido?
Colocado por: rjmsilvaSe for ao multibanco e colocar o NIB aparece o titular da conta. Não ajuda muito, mas já é um começo.
Colocado por: master_chiefpor acaso nunca li como se processam estes casos quando existe um erro no nib
e tambem não podes esperar que o banco te dê o nome e contacto da pessoa que recebeu... eu nunca iria permitir isso, e tu se pensares bem vais ver que seria uma falta de segurança os bancos andarem a espalhar os dados das pessoas
Colocado por: reginamarmas pelo menos um nome
Colocado por: reginamarO Nib era válido, só que era de outra pessoa.
Colocado por: callinasDeve haver algum mecanismo para isso se resolver.
Colocado por: ikEu não sou jurista, mas ninguém pode ficar com o valor que não lhe pertence!
Colocado por: BelhinhoEsse processo pode ficar-lhe mais caro do que o valor que transferiu...
Colocado por: reginamarPedi para o banco contatar o cliente para o informar do erro, banco diz que vai fazer a comunicação, mas mais nada.
Os bancos não anulam a transferência (e ainda bem!)
Colocado por: pauloagsantos
totalmente de acordo, mas o outro tb não pediu para o dinheiro lhe cair na conta, ou seja, para todos os efeitos o dinheiro foi dado, por engano, mas foi dado.
imagine agora que o desgraçado até estava cheio de dividas e assim que o dinheiro lhe caiu na conta o banco tirou-o logo para pagar dividas. quer agora que o homem arranje dinheiro para lhe dar quando ele não o tem?
pode reclamar para quem quiser, as eu aqui reclama era para o banco.
um nib, alterando apenas 1 digito, não pode dar outro nib válido.
um nib, válido, tem 2 digitos de controlo que são calculados com base nos outros 19. ao mudar um digito dessde 19, os 2 digitos de controlo não pode ser iguais.
um banco, não pode ter um sistema informático que permita a trasferencia para nib inválidos.
mas agora fiquei com curiosidade, não peço para colocar aqui, mas pedia por mensagem privada, caso fosse possivel para me enivar o NIB original e o NIB errado, mas correr o algortimo que calcula os digitos de controlo. Não acredito que o algortimo falhe.
Colocado por: nunos7
Penso q o contactar o cliente não é problema para o banco e não acarreta despesas.
O q pode vir a acarretar despesas é se o user Reginamar depois quiser ir para tribunal...