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  1.  # 1

    Será que alguém me pode ajudar com esta encrenca em que me meti?

    Comprei um brinquedo no olx mas ao fazer a transferência enganei-me num número. 3 dias depois dei pelo erro contatei o banco mas este diz que não a pode anular, só o cliente é que pode devolver o dinheiro, e se quiser!!!

    Pedi para o banco contatar o cliente para o informar do erro, banco diz que vai fazer a comunicação, mas mais nada. Pedi o contato desse cliente, mas não me dão o nome, nem a morada, nem o telefone...

    Já alguém passou por uma situação destas? Como a resolveram?

    Obrigado.
    • mafgod
    • 6 dezembro 2017 editado

     # 2

    Enganou-se no NIB ou no valor do dinheiro transferido?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  2.  # 3

    mas os últimos 2 dígitos do nib são dígitos de controlo, exactamente para estas situações, caso alguém se engane em um ou dois dígitos, como é que o banco não detectou que o nib não era válido?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  3.  # 4

  4.  # 5

    Se for ao multibanco e colocar o NIB aparece o titular da conta. Não ajuda muito, mas já é um começo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  5.  # 6

    por acaso nunca li como se processam estes casos quando existe um erro no nib

    e tambem não podes esperar que o banco te dê o nome e contacto da pessoa que recebeu... eu nunca iria permitir isso, e tu se pensares bem vais ver que seria uma falta de segurança os bancos andarem a espalhar os dados das pessoas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  6.  # 7

    Colocado por: pauloagsantosmas os últimos 2 dígitos do nib são dígitos de controlo, exactamente para estas situações, caso alguém se engane em um ou dois dígitos, como é que o banco não detectou que o nib não era válido?


    São de controlo, mas de acordo com o q um utilizador referiu num outro forum (link abaixo) em todas as contas abertas no Millennium desde a unificação das marcas (ano 2008?!?), o digito de controlo é sempre 05...

    Mais info sobre casos como o seu:
    http://forum.autohoje.com/off-topic/62209-fiz-uma-transferencia-para-um-nib-errado.html/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  7.  # 8

    Colocado por: mafgodEnganou-se no NIB ou no valor do dinheiro transferido?


    Enganei-me no nº do Nib.

    Colocado por: pauloagsantosmas os últimos 2 dígitos do nib são dígitos de controlo, exactamente para estas situações, caso alguém se engane em um ou dois dígitos, como é que o banco não detectou que o nib não era válido?


    O Nib era válido, só que era de outra pessoa.

    Colocado por: rjmsilvaSe for ao multibanco e colocar o NIB aparece o titular da conta. Não ajuda muito, mas já é um começo.


    Vou tentar...

    Colocado por: master_chiefpor acaso nunca li como se processam estes casos quando existe um erro no nib

    e tambem não podes esperar que o banco te dê o nome e contacto da pessoa que recebeu... eu nunca iria permitir isso, e tu se pensares bem vais ver que seria uma falta de segurança os bancos andarem a espalhar os dados das pessoas


    Concordo, mas perante o erro e a apresentação de provas, não digo a morada, mas pelo menos um nome e contato ajudava...
  8.  # 9

    Colocado por: reginamarmas pelo menos um nome

    Vá o multibanco, tente fazer nova transferência para esse numero, siga o passos todos até visualizar o nome do titular da conta.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 10

    Colocado por: reginamarO Nib era válido, só que era de outra pessoa.


    hum... nesses casos é complicado. se o NIB for de uma empresa, consegue-se encontrar com relativa facilidade os contactos pela internet, agora se for de um particular é praticamente impossível. Como já dizeram, pelo nib, consegue chegar ao nome da pessoa, mas fica-se por ai.

    a unica hipotese tinha sido dar pelo erro logo e falar com o banco para cancelar a transferência. Os bancos costumam processar as transferências durante a noite, pelo que sendo no próprio dia, talvez tivesse sorte.

    acho que perdeu esse dinheiro
  10.  # 11

    Hummm eu como costumo fazer algumas transferências ja tentei trocar um numero no Nib para ver se dava a nao deu, sempre pensei que não desse!
  11.  # 12

    É muito azar.
    Pois um ou dois dígitos errados, dá erro de NIB. Realmente é mesmo galo.

    Deve haver algum mecanismo para isso se resolver.
  12.  # 13

    Colocado por: callinasDeve haver algum mecanismo para isso se resolver.

    Pela informação q se encontra, a única forma é entrar em contacto com a pessoa ou entidade q recebeu a transferência, e esperar pela sua boa vontade de devolver o dinheiro :(
    • ik
    • 6 dezembro 2017

     # 14

    Eu não sou jurista, mas ninguém pode ficar com o valor que não lhe pertence!

    Provavelmente neste caso são meia dúzia de euros, mas e se estivéssemos a falar de uns milhares de euros?

    Faça reclamação por escrito no banco ou no próprio banco de Portugal
  13.  # 15

    Colocado por: ikEu não sou jurista, mas ninguém pode ficar com o valor que não lhe pertence!


    totalmente de acordo, mas o outro tb não pediu para o dinheiro lhe cair na conta, ou seja, para todos os efeitos o dinheiro foi dado, por engano, mas foi dado.

    imagine agora que o desgraçado até estava cheio de dividas e assim que o dinheiro lhe caiu na conta o banco tirou-o logo para pagar dividas. quer agora que o homem arranje dinheiro para lhe dar quando ele não o tem?

    pode reclamar para quem quiser, as eu aqui reclama era para o banco.
    um nib, alterando apenas 1 digito, não pode dar outro nib válido.

    um nib, válido, tem 2 digitos de controlo que são calculados com base nos outros 19. ao mudar um digito dessde 19, os 2 digitos de controlo não pode ser iguais.
    um banco, não pode ter um sistema informático que permita a trasferencia para nib inválidos.

    mas agora fiquei com curiosidade, não peço para colocar aqui, mas pedia por mensagem privada, caso fosse possivel para me enivar o NIB original e o NIB errado, mas correr o algortimo que calcula os digitos de controlo. Não acredito que o algortimo falhe.
  14.  # 16

    Os bancos não anulam a transferência (e ainda bem!), mas devem, depois da reclamação do cliente, contactar o beneficiário afim de proceder á devolução do valor. Esse processo pode ficar-lhe mais caro do que o valor que transferiu...
  15.  # 17

    Colocado por: BelhinhoEsse processo pode ficar-lhe mais caro do que o valor que transferiu...

    Penso q o contactar o cliente não é problema para o banco e não acarreta despesas.
    O q pode vir a acarretar despesas é se o user Reginamar depois quiser ir para tribunal...

    Colocado por: reginamarPedi para o banco contatar o cliente para o informar do erro, banco diz que vai fazer a comunicação, mas mais nada.
  16.  # 18

    Os bancos não anulam a transferência (e ainda bem!)

    Concordo plenamente, imaginamos alguém comprar algo na internet, faz a transferência e mandar ao vendedor o comparativo do pagamento, depois pede ao banco a devolução do dinheiro.
    • ik
    • 6 dezembro 2017

     # 19

    Colocado por: pauloagsantos

    totalmente de acordo, mas o outro tb não pediu para o dinheiro lhe cair na conta, ou seja, para todos os efeitos o dinheiro foi dado, por engano, mas foi dado.

    imagine agora que o desgraçado até estava cheio de dividas e assim que o dinheiro lhe caiu na conta o banco tirou-o logo para pagar dividas. quer agora que o homem arranje dinheiro para lhe dar quando ele não o tem?

    pode reclamar para quem quiser, as eu aqui reclama era para o banco.
    um nib, alterando apenas 1 digito, não pode dar outro nib válido.

    um nib, válido, tem 2 digitos de controlo que são calculados com base nos outros 19. ao mudar um digito dessde 19, os 2 digitos de controlo não pode ser iguais.
    um banco, não pode ter um sistema informático que permita a trasferencia para nib inválidos.

    mas agora fiquei com curiosidade, não peço para colocar aqui, mas pedia por mensagem privada, caso fosse possivel para me enivar o NIB original e o NIB errado, mas correr o algortimo que calcula os digitos de controlo. Não acredito que o algortimo falhe.


    Se no prédio estacionar o carro no lugar do vizinho o carro não passa a ser dele, aqui é o mesmo!

    O caso de retirarem automaticamente o dinheiro em caso de dividas, passa-se o mesmo, podia até o levantar e gastar todo no mesmo dia

    há vários casos destes na internet de condenações devido a lapsos, geralmente de bancos, pode até dar prisão, mas estamos a falar de valores bem altos
  17.  # 20

    Colocado por: nunos7
    Penso q o contactar o cliente não é problema para o banco e não acarreta despesas.
    O q pode vir a acarretar despesas é se o user Reginamar depois quiser ir para tribunal...


    O que é que não acarreta despesas para um banco? Tem ido ao banco? Eles fazem alguma coisa de graça?
 
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