Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Já acompanho o fórum há muito tempo, mas neste momento senti necessidade de colocar uma questão que por aqui já foi falada dezenas, senão, centenas de vezes. Mas neste departamento é muito difícil tomar decisões, já pedi orçamentos, já pedi conselhos, já falei com serralheiros, já pesquisei na internet, e mesmo assim não está fácil. Pedi orçamentos para caixilharia, a única coisa que me pediam era as medidas das janelas e um deles passou por lá a tirar ele próprio as medidas. Mas só ontem reparei no projeto que especificam as características da caixilharia (já o tenho há tanto tempo e nunca tinha reparado em semelhante). Ora no projeto tenho caixilharia em alumínio Cortizo C70 CC16 RPT 6/14/4, vidros SGG Climalit e Planiclear. Por acaso, um dos orçamentos é também da Cortizo, mas da série C60 C16 RPT 4/18/4 vidros Planiterm 4/S. O serralheiro é conceituado na zona e já vi uma obra dele, pareceu-me um bom trabalho, o dono da obra também estava satisfeito. A minha questão é a seguinte. Perco muito com o facto de a caixilharia ser de 60 em vez de 70? O serralheiro diz que não, que até podia por uma caixilharia do dobro, mas se os vidros não fossem bons, ou a montagem não for correta que não adianta nada o tamanho da caixilharia.
    Esta tem sido das coisas mais complicadas de decidir, porque uns trabalham com uma marca de alumínio, outros com outra marca, depois os vidros é a mesma coisa. Depois olhamos para os orçamentos e nem tem comparações possíveis. O melhor era ter visto o projeto primeiro e ter pedido os orçamentos com esta base ou não? A casa é em trás-os-montes, o que o projetista colocou é bom?

    Desde já agradeço a quem me puder ilucidar mais um pouco.
  2.  # 2

    Colocado por: acepeterserralheiro diz que não, que até podia por uma caixilharia do dobro, mas se os vidros não fossem bons, ou a montagem não for correta que não adianta nada o tamanho da caixilharia.


    Aqui esta uma grande verdade, um dos fatores mais importantes é a instalação. Normalmente uma série de 70mm consegue melhores performances do que uma de 60 COM O MESMO VIDRO. Mas isto nem sempre é verdade depende das características das séries e dê mais importância ao vidro que a série que vai meter pois lembre~-se que o vidro ocupa >90% da janela. E focando mais uma vez escolha um serralheiro de qualidade pode ser a melhor série do mundo, se for mal instalada chapéu.



    Colocado por: acepeterC70 CC16 RPT 6/14/4, vidros SGG Climalit e Planiclear. Por acaso, um dos orçamentos é também da Cortizo, mas da série C60 C16 RPT 4/18/4 vidros Planiterm 4/S


    Não opte por esses vidros. Os vidros devem ter dimensões diferentes,a caixa de ar ideal é de 16mm (não tem ganhos a partir desta medida) e se puder opte por colocar um laminado também. Um exemplo é um 44.1+cx16+6 c/ capas baixo emissivas. Um melhor ainda seria um 55.1+cx16+8 c/ capas.

    Quanto as marcas, vou-lhe recomendar algumas marcas de qualidade boa que se usam em Portugal: Sosoares, Extrusal, Sapa e Navarra. Existem marcas estrangeiras "melhores" mas os preços também disparam bastantes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Vasco Bento, obrigado pela opinião. Realmente quando uma pessoa não percebe nada do assunto torna-se difícil. A questão do vidro, nenhum propôs esse tipo de vidro (44.1 ou 55.1) Nem percebo muito bem que tipo de vidro é. É um vidro laminado, correto? Mas qual é a medida ao certo? Quanto às marcas, para mim podia muito bem ser portuguesa, não tenho problema nenhum com isso. Mas quando se pede um orçamento, normalmente não nos perguntam que marca queremos nem nos dizem à partida com que marca trabalham. Imaginando que queria por exemplo, Sosoares, depois tinha que correr os serralheiros todos da minha zona e arriscar-me a que nenhum trabalhasse com essa marca (a Sosoares foi só um exemplo, podia ser qualquer uma das outras marcas). O que eu fiz foi falar com serralheiros daqui da zona e pedi um orçamento. Eles foram lá ver a casa, tiraram medidas e depois enviaram-me os orçamentos. Um deles disse que trabalhava maioritariamente com a marca Cortizo. Outro nem me disse que marca usava. Pelas referências dos alumínios é que cheguei à conclusão que será da Alusys ou Sialnor, não sei bem, a referência é RTA 72. Já agora o que fico a ganhar com o vidro laminado comparativamente com os outros propostos?
  4.  # 4

    Colocado por: acepetertipo de vidro (44.1 ou 55.1) Nem percebo muito bem que tipo de vidro é


    Vidro laminado é um tipo de vidro de segurança que mantém em conjunto os estilhaços quando quebrado. É composto por duas ou mais placas de vidro, que são unidas por uma ou mais camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB). Explicando um 44.1 são dois vidros de 4mm unidos por uma película PVB. Um 55.2 por exemplo são dois vidros de 5mm unidos por uma película mais espessa de PVB. A grande vantagem deste vidro é que aumenta a dificuldade (em muito) da quebra do vidro em caso de assalto e aumenta a performance acústica.
    Se quiser posso-lhe arranjar um serralheiro. Nós temos as seguintes marcas (somos distribuidores): Nortalu (nossa marca) Sosoares, Extrusal e Lingote.
    Nós temos vários clientes na sua zona por curiosidade qual é o serralheiro.

    A RTA 72 é da Alusys e só um aparte a SAPA não é Portuguesa é uma multinacional Norueguesa (tem bom material).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migomes
  5.  # 5

    Uma série de 60 ou de 70 já merece uma Camara de 18 ou 20 normalmente neste tipo de séries coloco um laminado 4.4 +CX 20 +vidro de 6mm baixo imissivo ou controlo solar. Atenção que os vidros nunca devem ser iguais para toda a casa.
    Concordam com este comentário: nmex2
  6.  # 6

    Colocado por: acepeter Pelas referências dos alumínios é que cheguei à conclusão que será da Alusys ou Sialnor, não sei bem, a referência é RTA 72.


    Muito cuidado, pois há serralheiros que dizem que colocam Alusys e depois "enfiam" ASmetais… aconteceu comigo, mas dei conta a tempo...e foi em tras os montes
  7.  # 7

    Colocado por: NmvmartinsUma série de 60 ou de 70 já merece uma Camara de 18 ou 20 normalmente neste tipo de séries coloco um laminado 4.4 +CX 20 +vidro de 6mm baixo imissivo ou controlo solar. Atenção que os vidros nunca devem ser iguais para toda a casa.
    Concordam com este comentário:nmex2


    As câmaras com mais de 16mm não tem vantagem nenhuma para o consumidor, só serve para encher e fica mais caro para o cliente. Acima de 20mm ainda prejudicam os resultados térmicos. O máximo de performance que uma câmara de ar atinge é aos 16mm.
    Isto são estudos dos laboratórios (Lnec, Itecons).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin, two-rok
  8.  # 8

    Ontem tive outro serralheiro lá na casa. Trabalha com a Cortizo, sugeriu caixilharia COR70 mas em vez de ser câmara europeia ou canal16, falou na serie Industrial. Não sei se é superior às outras ou não. Para os vidros não disse os modelos, mas falou em 6/18/5. Vidro laminado não considerou, apenas para um vidro fixo que tem nas escadas, tem 3m de altura por 1.20 de largura. Vamos ver o que vai sair dali em termos de orçamento.
  9.  # 9

    Colocado por: acepeterem tive outro serralheiro lá na casa. Trabalha com a Cortizo, sugeriu caixilharia COR70 mas em vez de ser câmara europeia ou canal16, falou na serie Industrial. Não sei se é superior às outras ou não. Para os vidros não disse os modelos, mas falou em 6/18/5. Vidro laminado não considerou, apenas para um vidro fixo que tem nas escadas, tem 3m de altura por 1.20 de largura. Vamos ver o que vai sair dali em termos de orçamento.


    Pode consultar aqui as séries deles:
    https://www.cortizo.com/pt/sistemas/ver/70/cor-70-industrial-rpt.html

    A série é de câmara europeia eu penso que eles chamam industrial por levar a espuma térmica.
  10.  # 10

    Mas é melhor ou nem por isso? Ainda não sei preços, estou a aguardar o orçamento. Falou ainda nos motores dos estores eléctricos, são da marca Gaviota e as ferragens dos alumínios são da Cortizo. Estarei no bom caminho? Já sabemos que há material mais barato (mais fraco) e que também há mais caro (topo de gama), nós não queremos nem um nem outro, queremos bom material mas que esteja dentro do nosso orçamento. Não é daquelas coisas que queremos poupar em demasia pois sabemos que são daquelas matérias em que não se pode facilitar muito. Sempre disse que prefiro comprar móveis da Ikea para os quartos ou comprar loiças de casa de banho mais baratas porque serão coisas mais fáceis de substituir dentro de uns anos, ao contrário das janelas,cozinha,chão,aquecimento e isolamento.
  11.  # 11

    Colocado por: acepeterMas é melhor ou nem por isso? Ainda não sei preços, estou a aguardar o orçamento. Falou ainda nos motores dos estores eléctricos, são da marca Gaviota e as ferragens dos alumínios são da Cortizo. Estarei no bom caminho? Já sabemos que há material mais barato (mais fraco) e que também há mais caro (topo de gama), nós não queremos nem um nem outro, queremos bom material mas que esteja dentro do nosso orçamento. Não é daquelas coisas que queremos poupar em demasia pois sabemos que são daquelas matérias em que não se pode facilitar muito. Sempre disse que prefiro comprar móveis da Ikea para os quartos ou comprar loiças de casa de banho mais baratas porque serão coisas mais fáceis de substituir dentro de uns anos, ao contrário das janelas,cozinha,chão,aquecimento e isolamento.


    Ser canal 16 ou câmara Europeia só muda os acessórios que levam. Basicamente séries com canal 16 são para levar acessórios do PVC. Para si não tem vantagens. Quanto á espuma térmica esta melhora ligeiramente o isolamento térmico.
    É assim eu não trabalho com Cortizo mas não é material mau. Gama-média média-alta digamos. Mas como lhe disse estas são as marcas que recomendo: Sosoares, Extrusal, Sapa e Navarra que na minha opinião são superiores á cortizo (eu também não vendo Sapa nem Navarra mas é material de qualidade).
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 12

    Já acompanho o fórum há muito tempo, mas neste momento senti necessidade de colocar uma questão que por aqui já foi falada dezenas, senão, centenas de vezes. Mas neste departamento é muito difícil tomar decisões, já pedi orçamentos, já pedi conselhos, já falei com serralheiros, já pesquisei na internet, e mesmo assim não está fácil.


    se já fez isso tudo, já deve ter consciência de que as janelas/caixilharias tem três vertentes: térmica, acústica e segurança.

    para si, e sabendo que já apresentou o que o seu projecto refere, o que procura, valoriza e/ou necessita... além de obviamente “tapar os buracos”

    por exemplo, na acústica, ter cuidado com o tipo de vidro escolhido, o tipo de janela (batente vs correr), se tem caixas de estore, como elas serão isoladas, etc... e até mesmo as ferragens.

    se for segurança, mais umas quantas variáveis - algumas serão paralelas (ou benefícios) ao acustico.

    térmica, outro mundo...

    os acessorios/ferragens, por vezes descorados ou minimizados, pode, dar uma vivência diferente a uma janela, e por vez sem um aumento de custo significativo.
    Concordam com este comentário: two-rok
  13.  # 13

    Colocado por: Vasco Bento

    Ser canal 16 ou câmara Europeia só muda os acessórios que levam. Basicamente séries com canal 16 são para levar acessórios do PVC. Para si não tem vantagens. Quanto á espuma térmica esta melhora ligeiramente o isolamento térmico.
    É assim eu não trabalho com Cortizo mas não é material mau. Gama-média média-alta digamos. Mas como lhe disse estas são as marcas que recomendo: Sosoares, Extrusal, Sapa e Navarra que na minha opinião são superiores á cortizo (eu também não vendo Sapa nem Navarra mas é material de qualidade).


    e o que são os “acessórios do PVC” ou qual porque de não ter vantagens?
  14.  # 14

    se já fez isso tudo, já deve ter consciência de que as janelas/caixilharias tem três vertentes: térmica, acústica e segurança.

    para si, e sabendo que já apresentou o que o seu projecto refere, o que procura, valoriza e/ou necessita... além de obviamente “tapar os buracos”

    por exemplo, na acústica, ter cuidado com o tipo de vidro escolhido, o tipo de janela (batente vs correr), se tem caixas de estore, como elas serão isoladas, etc... e até mesmo as ferragens.

    se for segurança, mais umas quantas variáveis - algumas serão paralelas (ou benefícios) ao acustico.

    térmica, outro mundo...

    os acessorios/ferragens, por vezes descorados ou minimizados, pode, dar uma vivência diferente a uma janela, e por vez sem um aumento de custo significativo.


    Colocado por: nmex2

    se já fez isso tudo, já deve ter consciência de que as janelas/caixilharias tem três vertentes: térmica, acústica e segurança.

    para si, e sabendo que já apresentou o que o seu projecto refere, o que procura, valoriza e/ou necessita... além de obviamente “tapar os buracos”

    por exemplo, na acústica, ter cuidado com o tipo de vidro escolhido, o tipo de janela (batente vs correr), se tem caixas de estore, como elas serão isoladas, etc... e até mesmo as ferragens.

    se for segurança, mais umas quantas variáveis - algumas serão paralelas (ou benefícios) ao acustico.

    térmica, outro mundo...

    os acessorios/ferragens, por vezes descorados ou minimizados, pode, dar uma vivência diferente a uma janela, e por vez sem um aumento de custo significativo.


    É assim, a casa fica numa rua com pouco trânsito, é uma pequena urbanização e praticamente só passam os que lá moram e meia dúzia de curiosos :D Por isso o barulho não é propriamente um problema. Em termos de térmica é mais importante visto ser em trás os montes, tanto está muito frio como muito calor. A segurança toda a gente quer, mas não será o problema maior. É um sítio calmo e sem grandes questões nesse aspeto.
  15.  # 15

    As caixas de estores, pelo que percebi é monobloco, estará unida com a janela.
  16.  # 16

    Colocado por: nmex2e o que são os “acessórios do PVC” ou qual porque de não ter vantagens?



    O canal 16 é uma alteração em alguns perfis de um sistema para permitir a utilização dos acessórios que se usam no uPVC. As vantagens/desvantagens depende da marca e qualidade dos acessórios que se usarem no canal 16. O mesmo se aplica a câmara Europeia.
    Concordam com este comentário: two-rok
  17.  # 17

    Colocado por: acepeterÉ assim, a casa fica numa rua com pouco trânsito, é uma pequena urbanização e praticamente só passam os que lá moram e meia dúzia de curiosos :D Por isso o barulho não é propriamente um problema. Em termos de térmica é mais importante visto ser em trás os montes, tanto está muito frio como muito calor. A segurança toda a gente quer, mas não será o problema maior. É um sítio calmo e sem grandes questões nesse aspeto.


    Na minha opinião dê mais importância ao vidro e a qualidade do serralheiro que vai colocar a sua janela. Mesmo escolhendo uma boa marca se a colocação for má grande parte das vantagens "caem por terra".
    Concordam com este comentário: nmex2, two-rok
  18.  # 18

    Pois, chegámos sempre ao fim e não há nada mais importante do que escolher quem vai executar o serviço. Posso por o melhor alumínio do mundo, os vidros todos xpto e as melhores ferragens do mercado, se for feito por um mau profissional não adianta nada os milhares de euros gastos.
    Concordam com este comentário: Vasco Bento
  19.  # 19

    Colocado por: Vasco Bento


    O canal 16 é uma alteração em alguns perfis de um sistema para permitir a utilização dos acessórios que se usam no uPVC. As vantagens/desvantagens depende da marca e qualidade dos acessórios que se usarem no canal 16. O mesmo se aplica a câmara Europeia.


    tal como nos sistemas de aluminio, certo?
  20.  # 20

    Colocado por: acepeternada mais importante do que escolher quem vai executar o serviço


    E voltamos sempre à mesma questão: como é que eu escolho um profissional que me garanta um trabalho de excelência?
 
0.0203 seg. NEW