Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

    Colocado por: eu
    Mas são mudanças que levaram milhares de anos...

    E agora em poucas décadas pode ocorrer uma mudança brutal.


    Pode ser que sim ou que não.O petroleo era para ter acabado á muitos anos, e agora parece que nunca houve tanto. Infelizmente aprendi a desconfiar sempre, pois já reparei que as vontades e verdades mudam conforme o dinheiro.
    O que me preocupa realmente é o lixo produzido, plásticos no mar, e outras javardeiras totalmente evitáveis. A pesca excessiva sem controlo também é um enorme problema.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Bricoleiro
  2.  # 442

    O petróleo está a ser puxado de profundidades cada vez maiores e em sítios cada vez mais inóspitos. Por isso que a Russia está a colocar cada vez mais unidades no ártico, é por isso que os EUA do Trump quer rasgar todo e qualquer acordo/tratado pela preservação do ártico, etc.
  3.  # 443

    Colocado por: branco.valterO petróleo está a ser puxado de profundidades cada vez maiores e em sítios cada vez mais inóspitos. Por isso que a Russia está a colocar cada vez mais unidades no ártico, é por isso que os EUA do Trump quer rasgar todo e qualquer acordo/tratado pela preservação do ártico, etc.


    Se esse acordo for como o tratado de Paris, faz bem em querer rasgar que eu também rasgava!
  4.  # 444

    Novo recorde. 2018 é segundo ano mais quente no Ártico desde há que há registos

    Este é o segundo mais quente no Ártico desde há 118 anos. Relatório da NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos é novo alerta, no momento em que a cimeira do clima entram reta final, na Polónia

    Em 2018, a temperatura esteve 1,7 graus centígrados mais elevada do que a média dos últimos 30 anos no Ártico, e o aquecimento global foi ali duas vezes mais rápido do que a média mundial. O recorde absoluto das temperaturas no Ártico - pelo menos até agora - registou-se em 2016.

    São dados de um relatório hoje divulgado pela NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, que o coordenou, também, e aos mais de 80 investigadores de 12 países que estiveram envolvidos na sua elaboração.

    O documento mostra ainda que os cinco anos mais recentes foram os mais quentes desde que há registos.

    A NOAA depende diretamente da administração do presidente norte-americano, Donald Trump, que em novembro rejeitou um relatório sobre os efeitos das alterações climáticas, da responsabilidade de investigadores federais. Apesar disso, a NOAA mantém o seu programa de observação do Ártico e publicou na mesma o seu habitual relatório anual, que vai agora na sua 13.ª edição.

    "O Ártico enfrenta uma transição repentina, sem precedentes na História da Humanidade", advertiu, durante a apresentação do relatório, Emily Osborne, do programa NOAA de pesquisa do Ártico, citada pela Agência France Presse.

    No Oceano Ártico, o gelo forma-se de setembro a março, mas a temporada tem sofrido um encurtamenteo progressivo nos últimos anos. O gelo é menos espesso, mais jovem e cobre menos o oceano. O gelo velho, com mais de quatro anos, reduziu-se em 95% em 33 anos.

    Segundo o relatório, cria-se um círculo vicioso em que o gelo mais jovem é mais frágil e derrete mais cedo na primavera, com menos gelo a significar menos capacidade de refletir a luz solar, o que tem como resultado que o oceano absorve mais energia e aquece um pouco mais.

    Os 12 anos de cobertura de gelo mais fraca são, sem grande surpresa, exatamente os últimos doze anos.

    O relatório indica que nunca houve tão pouco gelo de inverno no mar de Bering, entre a Rússia e o Alasca, como em 2017-2018. Habitualmente, o inverno mais forte chega em fevereiro, mas este ano o gelo derreteu naquele mês em proporções sem precedentes.

    Donald Perovich, professor na Universidade de Dartmouth, no estado norte-americano de New Hampshire, refere que a perda de gelo atingiu "uma área do tamanho do estado [norte-americano] de Idaho", cerca de 215.000 quilómetros quadrados em duas semanas de fevereiro, um terço do território francês.

    A aceleração do derretimento da camada de gelo na Gronelândia estabilizou, entretanto, de acordo com o mesmo relatório.

    https://www.dn.pt/vida-e-futuro/interior/2018-foi-o-segundo-ano-mais-quente-no-artico-desde-que-ha-registo-de-temperaturas-10308399.html
  5.  # 445

    Colocado por: JoelM

    conhece o acordo ou só está a dizer que rasgava porque é moda ser contra?

    e se conhece, que partes é que nao concorda?



    Conheço que Portugal faz parte dele e conheço as tristezas que por aí andam, como o Tejo, baia de cascais, empresas de compositos e seus residuos,etc...
    Gosto de analisar o que vejo e só depois ler artigos encomendados, é uma mania!Infelizmente o que não deixa de ser mania, é ter de pagar taxas e impostos do negocio da poluição.
  6.  # 446

    Colocado por: JoelM

    que grande salgalhada que por aqui vai... então o acordo de Paris é mau mas está contra a poluição!
    depois analisou o quê? a poluição em portugal?! que taxas e impostos é que paga por causa do negocio da poluição e que que isso tem haver com o acordo? o acordo é sobre reduzir a poluição, atingir metas. Como essas metas são atingidas é da responsaibldiade de cada governo! quer condenar o acordo por os governos optarem pela via mais fácil de taxar os contribuintes?


    Há anos que o tejo mete nojo com as empresas de celulose. Onde está o tratadod e paris?
    Há anos que uma empresa de aeronautica despeja residuos altamente toxicos para areas comuns. Onde está o tratado de paris?
    Há anos que as centrais de carvão trablham de sines e pego. Onde está o tratado de paris?
    Há anos que esgotos correm para o mar na zona dos oitavos. Onde está o tratadod e paris?

    Impostos e taxas com a desculpa da poluição? IUC, combustivéis que aliás para o ano que vem há outro e outras taxas de co2.

    Onde está as resoluções ou intervenções do tratado de paris? para que serve um tratadoque ninguém respeita nem toma atitudes de modo a cumprir? A unica coisa que fazem é adicionar taxas e impostos.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7.  # 447

    Só me está ajudar. Pelo que diz o tratado de paris é uma coisa inutil, não serve nem serviu para nada, apenas usarem a desculpa de reduzir a poluição para meter dinheiro ao bolso.
  8.  # 448

    Colocado por: JoelM

    Errado, muito pelo contrário! o tratado é um bom inicio que deve ser levado muito mais à frente! A sua lógica é "o limite de velocidade devia deixar de existir porque só serve para o estado meter dinheiro ao bolso das multas"

    Nenhum país vai começar a baixar os níveis de poluição, afectando a economia (num primeiro momento até se ajustar às alternativas), sabendo que o país vizinho alem de não acompanhar ainda irá aproveitar-se da situações. (é o que acontece entre china e EUA neste momento). Algo deste género só se atinge se todos se comprometerem.


    Mais uma vez, apens disse que o tratado não serve para nada nem nunca serviu, apenas disse isso mas com muitas palavras.
  9.  # 449

    Colocado por: JoelM

    A prova que serve, é que nos e mundo o estamos a discutir!


    Sim, a discutir como não serve para nada.
  10.  # 450

    Colocado por: JoelMs EUA não tinham saído do acordo, continuavam a segui-lo "para nada"!


    Quando e com que medidas é que o seguiram? E já agora a china? Se conseguiram sair é mais uma prova de que não serve para nada.
    No meio de tanda baboseira, o trump disse uma certa, os pouco poluidores não podem andar a pagar a fatura dos mais poluidores.
  11.  # 451

    Colocado por: eu
    A sério? Onde foi buscar essa ideia?


    Na minha terra foi, na Austrália não sei.
  12.  # 452

    O que me admirava era que os patinhos feios do aquecimento global dissessem um dia que está um frio de rachar. Mesmo que esteja vai contra as suas preces e crenças.
    • eu
    • 12 dezembro 2018

     # 453

    "Depois de um setembro extremamente quente e seco, com temperaturas a atingirem valores recordes, o mês de outubro em Portugal Continental classificou-se como normal em relação à temperatura do ar, no entanto foi mais um mês seco no país."

    https://www.tempo.pt/noticias/divulgacao/outubro-foi-mais-um-mes-seco.html
  13.  # 454

    Colocado por: euno entanto foi mais um mês seco no país


    Seco e frio.
    Aqui passei de Verão para Inverno sem Outono.
    Onde é que esteve o típico verão de São Martinho? Não o vi...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14.  # 455

    Colocado por: BricoleiroO que me admirava era que os patinhos feios do aquecimento global dissessem um dia que está um frio de rachar. Mesmo que esteja vai contra as suas preces e crenças.


    Por acaso as alterações climáticas versam justamente sobre fenómenos extremos e não necessariamente 'ficar tudo mais quente'.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  15.  # 456

    Colocado por: tostex

    Por acaso as alterações climáticas versam justamente sobre fenómenos extremos e não necessariamente 'ficar tudo mais quente'.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

    Estamos de acordo. Alterações climáticas e não o embuste do chamado aquecimento global.
  16.  # 457

    Colocado por: Bricoleiro
    Estamos de acordo. Alterações climáticas e não o embuste do chamado aquecimento global.


    Não é embuste, em termos médios o planeta vai aquecer. Mas isto não quer dizer que determinados locais não tenham fenómenos de arrefecimento anormais.

    É a história dos frangos. Um tipo tem 1 frango e outro tem 3, em média cada um tem 2 frangos. Mas se passarem a ter um 0 frango e outro 10 frangos, a média sobe na mesma.
  17.  # 458

    O planta vai aquecer, depis vai arrefecer, ele já esteve congelado, depois descongelou, o mediterraneo esteve seco, agora está cheio de água....tudo coisas normais que aconteciam com ou sem o homem.
    O homem apenas conseguiu transformar isso num negócio de milhões.

    Por curiosidade sobre o aquecimento e clima seco, posso dar o exemplo do Distrito de Portalegre, onde á coisa de 50/60 anos havia arrozais em abundância, moinhos etc...tudo com agua das cheias e ribeiros. Hoje seria impossivel ter lá qualquer coisa dessas a funcionar.

    Agora o lixo e poluição ambiental, isso sim revolta-me e deveria haver coimas extremamente pesadas para infratores.
  18.  # 459

    Colocado por: WardrunaO planta vai aquecer, depis vai arrefecer, ele já esteve congelado, depois descongelou, o mediterraneo esteve seco, agora está cheio de água....tudo coisas normais que aconteciam com ou sem o homem.


    Então o homem é irrelevante?

    Colocado por: WardrunaPor curiosidade sobre o aquecimento e clima seco, posso dar o exemplo do Distrito de Portalegre, onde á coisa de 50/60 anos havia arrozais em abundância, moinhos etc...tudo com agua das cheias e ribeiros. Hoje seria impossivel ter lá qualquer coisa dessas a funcionar.


    E isso foi por acção do homem?

    Negar a acção do homem é negar a ciência.
  19.  # 460

    Colocado por: tostex

    Então o homem é irrelevante?



    E isso foi por acção do homem?

    Negar a acção do homem é negar a ciência.


    O homem não é irrelevante, mas não vai alterar o aquecimento e arrefecimento do planeta.
    Não foi por ação do homem, simplesmente num espaço de 10 anos deixou de chover como chovia. Também houve desmazelo no encaminhamento das aguas é certo.
 
0.0309 seg. NEW