Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou no aliciante e moroso processo de construir uma moradia térrea com a minha esposa. Já entregamos o projecto de arquitectura na CM para aprovação e agora vai começar a parte engraçada que é acabamentos e demais decisões que vão ter um grande impacto na casa e no orçamento.

    A casa vai-se situar no Conselho de Ovar próximo da estrada nacional logo não está muito próxima da linha do mar (efeitos de corrosão e etc). Nós definimos um estilo de casa contemporâneo ou seja com telhado baixo e sem telha cerâmica.

    Aqui entra a primeira dúvida: o tipo de telhado!

    A pessoa que nos fez o projecto está nos a recomendar um telhado em zinco só que temo que isso tenha um impacto demasiado elevado no orçamento pois pelo que tenho visto por aqui no fórum esse tipo de telhados têm um custo bastante elevado. Um colega meu arquitecto recomendou-me um telhado em tela asfáltica com laje inclinada e 8mm de Roofmate (em 2 camadas, sendo que a segunda camada de 4mm ficará sobre as juntas da camada de 3mm para assim evitar melhor as infiltrações).

    Retornamos ao projectista e ele falou que tela asfáltica com as contrações e extensões naturais da laje, devido a cedências naturais do terreno ao longo dos anos, pode rachar e provocar infiltrações. Logo teria um problema no futuro e então continua a recomendar o uso de Zinco pois teria telhado para toda a vida!

    O que me recomendam? Podem ver em anexo o rés do chão e a cobertura para melhor compreensão.

    Outra questão, nós gostaríamos de ter um recuperador de calor na sala, daqueles com dupla face (frente e lateral), mas do que tenho visto este tipo de equipamentos são bastante caros pois estão projectados para funcionar como principal fonte de calor da casa, que no nosso caso não é o pretendido pois só queremos aquecer a sala mesmo. Nas outras divisões vamos escolher por radiadores de enércia (tipo este https://www.aki.pt/climatizacao/aquecimento-fixo-electrico/radiadores-inercia-seco/radiador-inercia-seco-ceramico/emissortermicocalissaatlantic2000w-p69616.aspx). Podem recomendar a melhor opção para este caso? Só existem mesmo recuperadores de calor para o fim de aquecimento geral da casa ou consigo encontrar algum com menos capacidade?

    Qualquer dúvida que for surgindo vou colocar neste tópico. Muito obrigado desde já pela vossa colaboração e tempo dispendido.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: Serginho33Conselho de Ovar

    Bela terra

    Colocado por: Serginho33
    Retornamos ao projectista e ele falou que tela asfáltica com as contrações e extensões naturais da laje, devido a cedências naturais do terreno ao longo dos anos, pode rachar e provocar infiltrações.

    É bom esse projetista.
  3.  # 3

    Esse comentário foi sarcástico ou a sério? Lol :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TPER
  4.  # 4

    engraçado

    e eu que pensava que as telas asfálticas conseguiam absorver precisamente as contrações estruturais, e que o problema delas era nas más junções e se fosse perfurada por alguma razão.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serginho33
  5.  # 5

    Posto isso então a melhor será mesmo ir por tela asfaltica? Alguma recomendação para o perfil construtivo do telhado? Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: Serginho33Esse comentário foi sarcástico ou a sério?

    Tenho em minha casa, telas asfálticas (merdo sas) com 10 anos sem qualquer tipo de intervenção ou patologia
  7.  # 7

    Colocado por: Serginho33Posto isso então a melhor será mesmo ir por tela asfaltica?

    O melhor é sem duvida Zinco
    O seu orçamento permite?
  8.  # 8

    Colocado por: Serginho33agora vai começar a parte engraçada que é acabamentos

    Antes da fase de acabamentos, percam algum tempo a acertar a arquitetura.
    Lamentavelmente estamos perante mais um desenho de uma casa e não de um projeto
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serginho33
  9.  # 9

    Sim infelizmente já constatamos isso mas também à partida sabiamos o que iamos encontrar face ao preço de amigo. Não obatante temos alguns apontamentos na fachada que não são visíveis nos desenhos ainda.

    O nosso objectivo é trabalhar agora para tornar o melhor possível com aquilo que temos.

    Posto isto o que achas da cobertura? :) Qual a opção a tomar? O zinco devido ao preço por metro quadrado ser bastante elevado não esta muito nas minhas intenções. Obrigado.
  10.  # 10

    Colocado por: Serginho33O nosso objectivo é trabalhar agora para tornar o melhor possível com aquilo que temos.

    A nível de arquitetura podem e devem fazer pelo menos pequenos acertos para tornar os espaços mais funcionais.

    Colocado por: Serginho33Qual a opção a tomar?

    Aquela que couber no vosso orçamento. Teno o cuidado de garantir que fica bem executada.


    Aquele jardim interior, é uma opção vossa?
  11.  # 11

    Apenas alguns dos pontos que acho que deveriam rever.
      xx.jpg
  12.  # 12

    Antes de mais obrigado pelas tuas colaborações @zedasilva.

    Em relação ao jardim interior, sim foi uma opção nossa para acrescentar uma área diferente à casa. Na verdade vamos aumentar a área da sala nessa zona puxando o vidro mais para fora e criarmos uma zona de leitura nessa área.

    Em relação às setas vermelhas que tens apontadas para as portas dos quartos (os 2 de cima com o WC no meio) posso perguntar qual o ponto a rever aí? Obrigado.
  13.  # 13

    As portas estão mal posicionadas, criando ali "dentes" desnecessários
  14.  # 14

    Em anexo segue uma imagem com as alterações que vamos promover face à planta original. Como ainda não tenho uma planta atualizada vai ter de ir via pdf skills! :) A parede que vamos colocar a separar a sala do hall de entrada vai ser a meia altura sendo que o restante comprimento vamos preencher com ripas de madeira para criar um efeito mais engraçado, fazendo assim uma divisão entre o hall de entrada e a sala tornando assim o espaço mais acolhedor. :)

    Vi que tinhas uma seta apontada à ilha na cozinha. Esta vai ser nossa opção visto termos um familiar com um layout semelhante e gostamos bastante da mesma e achamos bastante funcional.
      planta.JPG
  15.  # 15

    a entrada para a wc social ficava melhor para o corredor, o hall é excessivo e até como está nem para um aparador serve nem uma cadeirinha
    a garagem podia ter um acesso mais direto á casa
    a porta de correr da wc da suite pode comprometer a parede exterior, penso que o closet e a wc podiam ser ainda mais estudados
    acho a solução de portas de correr da cozinha/ sala um desperdício de espaço, essas portas não permitem que esse lado tenha mais utilização que não seja circulação e vão acabar por quase sempre estarem é abertas. mas o mais inconveniente é tanto para a cozinha como para a sala terem uma grande parte dessa parede logo inviabilizada por essas portas. de restov o esqueleto , sim pode funcionar bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serginho33
  16.  # 16

    Obrigado pelos teus comentários @marco1.

    Então nós tinhamos uma entrada para a garagem pelo hall de entrada mas não quisemos devemos a poder ser uma conduta de fumos dos carros para hall/sala ou assim quando tivessemos com os carros a trabalhar etc. Daí que acabamos por abortar essa ideia e só deixar a entrada para a lavandaria. Em relação ao hall sim está um pouco comprido demais mas vamos aproveitar para colocar paineis de madeira e do lado da garagem um armário para poder guardar casacos, calçado etc e aproveitar o comprimento do espaço como espaço de arrumação, quadro elétrico, etc.

    Concordo com a tua observação para a porta de correr do WC da suite, realmente não faz muito sentido. Vou discutir a mesma com a patroa para adoptarmos uma porta normal. Obrigado pelo heads up!

    Em relação às portas de correr entre sala e cozinha, nós até queriamos sem parede mas eu acho que pelo menos portas de correr faz sentido para o caso de estarmos a cozinhar comidas com cheiros mais fortes conseguimos "estancar" a migração dos cheiros da cozinha para a sala. Mas sim na maior parte do tempo estas portas vão estar abertas para até criar uma maior sensação de espaço com sala e cozinha como um só.

    Em relação às questões que coloquei não tens nada a acrescentar? :)
  17.  # 17

    ter até tinha por exemplo este esboço rápido
    mas isso iria mudar algumas coisas e também teria muito a ver com a estética exterior que aqui não sabemos do que se trata
    de qualquer forma aquele recanto onde tinha o jardim exterior agora anulado ( e acho bem) poderia permitir racionalizar tudo muito mais, uma casa com muito recortes de paredes pelo interior só encarece e complica
    continuo a achar que a ligação da cozinha com a sala não me agrada,
    acho a sala demasiado grande , qual é o layout que pensa para ela?
    a janela da sala podia alinhar com o alpendre da cozinha e ai sim fazer um bom alpendre exterior de apoio á sala tipo um longe , repare que como está o alpendre maior não tem acesso direto e tem nas costas uma janela da cozinha .
    por outro lado ainda ponho duvidas na ilha, repare que vai estar a cozinhar a olhar para a porta da lavandaria

    em suma acho que tudo podia ficar um pouco mais racionalizado o que se poderia traduzir facilmente em muitos euros poupados na construção
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serginho33
      planta 0000 001.jpg
  18.  # 18

    A sala será com sofá do lado do hall e mesa de jantar junto à janela. A ideia do jardim interno seria para criar um espaço diferente e que trouxesse alguma identidade à casa. Acho que vamos mesmo avançar para essa execução porque gostamos da ideia. Em relação a custo estamos com um pouco de folga porque o pai da minha esposa é construtor civil então à partida vamos ter um "desconto" na construção daí estarmos a ter algumas considerações mais dispendiosas.

    A solução que deu para o alpendre faz sentido por acaso. Vamos ver no 3D da sala com a disposição de móveis se ao reduzirmos o comprimento da sala se nos vai comprometer a configuração da sala. Mas sim faz mais sentido o alpendre com a geometria que propôs...what has been seen cannot be unseen! :)

    Em relação a cozinhar na ilha, a nossa ideia é colocar uma pequena televisão na parede da lavandaria para assim cozinhar enquanto se vê notícias ou assim. Na ilha vamos anexar uma pequena mesa com 4 lugares e esse vai ser o principal local de refeição salvo jantares ou assim (que irão ser na sala).

    Pode ver abaixo os alçados. A pedra que está na parede frontal do lado direito irá se deslocar para a parede da porta da frente. Ficando as fachadas: branca, pedra e branca. Algumas janelas nesses alçados também têm geometria errada.

    Muito obrigado desde já pelas sugestões! Neste momento a minha maior dúvida prende-se com a cobertura e qual opção tomar.
      alçados.JPG
  19.  # 19

    Acima de tudo com o telhado preocupe se com a qualidade de quem o executa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serginho33
  20.  # 20

    Serginho

    aproveite a folga que tem para a construção seja mais exigente no projeto e melhore tudo isso, esses alçados vai-me desculpar mas demonstram uma pobreza gritante

    por exemplo, a pala no alçado posterior, lá em cima não serve para nada, a janela da cozinha lá no alto ??, as janelas deveriam ser mais altas, enfim
    Concordam com este comentário: CMartin, Paulo_Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serginho33
 
0.0186 seg. NEW