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    •  
      alv
    • 26 março 2010 editado

     # 81

    Vivam!
    Cimento:
    Só mais duas recomendações:
    Partindo do principio que vai utilizar as placas nas paredes no sentido recomendado, isto é, no mesmo sentido dos sarrafos e que no tecto esse sentido é exactamente na perpendicular aos sarrafos,
    O afastamento dos sarrafos de madeira não deve ser superior a 40 cm em paredes e de 50cm em tectos.
    Pelas fotos parece-me que não está a cumprir esses afastamentos. Outra nota, ainda, é o facto de ter de ter, obrigatoriamente ao eixo, um sarrafo de 1.20m em 1.20m que é exactamente na emenda da placa, isto em paredes, porque em tectos já não é necessário ter esse cuidado.
    Outro cuidado é o afastamento das placas do pavimento, mas suponho que já tínhamos conversado sobre isso, mas fica o aviso para quem lê.
    Já agora, embora não vá a tempo: A Pladur® tem placas com 80cm de largura especialmente concebidas para locais de dificil acesso; Têm 2.00 e 2.50m de comprimento.

    "Fassam" parte e boas obras
    Concordam com este comentário: Honda
  1.  # 82

    Acabei o isolamento das paredes.

    Próximo passo:
    -Limpeza das paredes
    -Aplicação das placas pladur
    -Fechar as juntas e lixar
    -Pintar
      Fotografia0036.jpg
      Fotografia0038.jpg
      Fotografia0041.jpg
      Fotografia0043.jpg
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    •  
      alv
    • 30 março 2010

     # 83

    Vivam!
    Cimento:
    Você leu o meu post anterior? Parece-me que esses afastamentos não estão com as medidas correctas, ou é das fotos.Quanto ao resto, nota-se um trabalho feito com carinho. olhe que eu sei do que falo e sei reconhecer um trabalho feito com vontade. parabéns e mais uma vez, atenção aos afastamentos entre sarrafos.
    Boa obra e "fassa-nos" parte.
  2.  # 84

    Colocado por: alvVivam!
    Cimento:
    Você leu o meu post anterior? Parece-me que esses afastamentos não estão com as medidas correctas, ou é das fotos.Quanto ao resto, nota-se um trabalho feito com carinho. olhe que eu sei do que falo e sei reconhecer um trabalho feito com vontade. parabéns e mais uma vez, atenção aos afastamentos entre sarrafos.
    Boa obra e "fassa-nos" parte.


    Olá Alv

    Sim li o seu post anterior assim como os outros, onde já falava nestes afastamentos, acredite que quando estive a colocar as ripas tive isso em consideração, apesar de não o aplicar 100%.

    Uns têm entre 40 a 50 cm e outros vão até aos 70 cm. Ponderei bem esta situação e resolvi não ser tão rígido na aplicação das medidas, até porque qualquer emenda será feita aquando da colocação das placas.
    •  
      alv
    • 30 março 2010

     # 85

    Vivam|
    Cimento:
    Desculpará a insistência, mas não entendo, como é que alguém que dedicou tanto carinho a uma obra como a que tem, que até dá gosto ver, descora um pormenor tão importante? A menos que eu não tenha entendido ou não me tenha feito entender. Mas, permita-me eu repetir, até para quem acompanhe possa ver o meu ponto de vista, como também entende, sem qualquer tipo de polémica, apenas de uma forma pedagógica, se me é permitido.
    Assim: Em paredes, e apenas com uma placa a distancia máxima de afastamento dos perfis verticais que suportam a placa que é aplicada paralelamente aos perfis é de 40 cm (apesar de nem ser "regulamentar" a utilização de apenas um placa, em paredes, de 13mm, mas à frente, eu também o faço). Esse afastamento de 40cm é para que seja múltiplo de 120cm que é exactamente a largura das placas e assim as emendas coincidirem perfeitamente com o perfil.
    Em tectos a distancia recomendada será de 50cm exactamente para que as juntas das placas, que em tectos se aplica perpendicularmente aos perfis, coincida no 2.50m do comprimento da placa. Ora como cortou as placas ao meio, presumindo que são de 2.50, terá de ter um perfil exactamente aos 1.25m, pelo que terá de utilizar perfis a 1.25m/3, porque se os utilizara 1.25m/2, poderá vir a ter problemas de empeno com o tempo.
    Mais uma vez, já que dedicou tanto tempo e carinho à sua obra "vale a pena pensar nisso".
    "Fassam" parte e boas obras.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosCoelho
  3.  # 86

    Colocado por: alvVivam|
    Cimento:
    Desculpará a insistência, mas não entendo, como é que alguém que dedicou tanto carinho a uma obra como a que tem, que até dá gosto ver, descora um pormenor tão importante? A menos que eu não tenha entendido ou não me tenha feito entender. Mas, permita-me eu repetir, até para quem acompanhe possa ver o meu ponto de vista, como também entende, sem qualquer tipo de polémica, apenas de uma forma pedagógica, se me é permitido.
    Assim: Em paredes, e apenas com uma placa a distancia máxima de afastamento dos perfis verticais que suportam a placa que é aplicada paralelamente aos perfis é de 40 cm (apesar de nem ser "regulamentar" a utilização de apenas um placa, em paredes, de 13mm, mas à frente, eu também o faço). Esse afastamento de 40cm é para que seja múltiplo de 120cm que é exactamente a largura das placas e assim as emendas coincidirem perfeitamente com o perfil.
    Em tectos a distancia recomendada será de 50cm exactamente para que as juntas das placas, que em tectos se aplica perpendicularmente aos perfis, coincida no 2.50m do comprimento da placa. Ora como cortou as placas ao meio, presumindo que são de 2.50, terá de ter um perfil exactamente aos 1.25m, pelo que terá de utilizar perfis a 1.25m/3, porque se os utilizara 1.25m/2, poderá vir a ter problemas de empeno com o tempo.
    Mais uma vez, já que dedicou tanto tempo e carinho à sua obra "vale a pena pensar nisso".
    "Fassam" parte e boas obras.


    Alv,

    já pensei nisso e tenho solução, quando colocar as placas vou juntar na parte de trás(parte da parede) uns calços que permitam fazer essa emenda sem ter que efectuar novos perfis de raiz, assim para além de receberem o final desta placa receberão o inicio da outra, funcionando como elo de ligação e base suporte para eventuais pancadas que possam comprometer a rigidez do conjunto.
    •  
      alv
    • 31 março 2010

     # 87

    Vivam!
    Cimento:
    Desde que esses calços fique devidamente fixos à parede como estão os sarrafos, tudo bem. Se porventura está a pensar colocar os calços aplicados directamente nas placas a emendar sem essa fixação, então será pior a emenda que o sonete; Assim, sempre que haja um toque, uma simples dilatação o retracção da placa - que a há ! - vai aparecer-lhe uma rachadela. Esperemos que seja a primeira opção.
    Boa sorte, continuação de boa obra e vá fazendo parte.
    Eu fiz a minha.
  4.  # 88

    Bem, cá estou de novo:)

    Comecei a colocar as placas de pladur, à parte de ter furado um fio eléctrico (deu para testar as seguranças e pelos vistos funcionaram) e ter que remendar a situação até correu bastante bem, de facto foi mais fácil do que estava à espera.

    Claro que não é nenhum trabalho profissional, mas modéstia à parte até acho que ficou bastante razoável para a primeira vez :)

    Agora vamos acabar o resto...
      Fotografia0055.jpg
      Fotografia0060.jpg
      Fotografia0061.jpg
    •  
      alv
    • 5 abril 2010 editado

     # 89

    Vivam!
    Bom, sem menosprezo pelo excelente trabalho para um amador, eis o que eu faria de diferente ou as correcções que ainda introduziria:
    - Está a deixar zonas de placas com mais de 60cm sem apoio como se vê em algumas fotos
    - Está a deixar a zona do rodapé sem apoio, isto é, sem local para apertar o rodapé e por outro lado sem nada por trás, o que transforma essa zona muito frágil ao toque.
    - Por outro lado, também me parece estar a exagerar na quantidade de parafusos. As placas não fogem e uma modelação de 30cm no sentido dos perfis ou sarrafos é suficiente.
    - Por fim, os parafusos nas zonas das emendas têm de ser aplicados quase lado a lado, isto é não exactamente um ao lado do outro, mas desviados cerca de 1 ou 2cm, mas ao lado um do outro para anular tensões internas nas placas em que por deformação de uma delas se notaria essa deformação porque a outra está fixa.
    Deixou as placas levantadas e o resto parece-me bem. Parabéns, continue que vou ter concorrencia :)
    Continuação de boa obra!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  5.  # 90

    Colocado por: alvVivam!
    Bom, sem menosprezo pelo excelente trabalho para um amador, eis o que eu faria de diferente ou as correcções que ainda introduziria:
    - Está a deixar zonas de placas com mais de 60cm sem apoio como se vê em algumas fotos
    - Está a deixar a zona do rodapé sem apoio, isto é, sem local para apertar o rodapé e por outro lado sem nada por trás, o que transforma essa zona muito frágil ao toque.
    - Por outro lado, também me parece estar a exagerar na quantidade de parafusos. As placas não fogem e uma modelação de 30cm no sentido dos perfis ou sarrafos é suficiente.
    - Por fim, os parafusos nas zonas das emendas têm de ser aplicados quase lado a lado, isto é não exactamente um ao lado do outro, mas desviados cerca de 1 ou 2cm, mas ao lado um do outro para anular tensões internas nas placas em que por deformação de uma delas se notaria essa deformação porque a outra está fixa.
    Deixou as placas levantadas e o resto parece-me bem. Parabéns, continue que vou ter concorrencia :)
    Continuação de boa obra!


    Alv, vou responder por ordem :)

    A)Sim deixei zonas com mais de 60 cm sem apoio por não ter sido rigoroso com algumas medidas, também não tinha valido de muito se o tivesse sido, pois quase todas as placas tiveram de ficar mais curtas pois vinha algo danificadas, originando umas maiores que outras
    B)Não totalmente, os rodapés além de serem colados, também podem ser aparafusados nos perfis que vão até ao chão, tendo como base suporte a própria placa
    C)A quantidade dos parafusos talvez seja de facto exagerada (não fazia a minima ideia da quantidade necessária:), agora já sei...
    D)Quanto aos parafusos nas juntas, tive essa dúvida, se seriam lado a lado (como já vi na net) ou desviados, calculei que desviados teria mais lógica, só não sabia qual o desvio:(
    E) Sim as placas ficaram levantadas 1,5 cm com calços, conforme tinhamos relatado atrás

    Quanto à concorrência, nunca se sabe o dia de amanhã, seria uma área muito diferente da minha actual...
  6.  # 91

    Tive um fim de semana em grande...

    Já há uns tempos para cá que tinha a sensação (quase certeza) que algo andava por baixo das telhas e por cima do isolamento, posto isto resolvi ir à caça e encontro um ninho com ovos e tudo :(

    O ranhoso do pássaro entrava por baixo de uma telha junto à caleira da chaminé (que também me parece não estar muito bem feita...) e fez ninho num buraco que abriu no esferovite com as patas.

    Andei a pôr rede de galinheiro em tudo o que é buraco (vamos ver se resulta!) Estou com um pó aos pássaros que nem posso vê-los...
      Image1.jpg
      Image2.jpg
      Image3.jpg
    •  
      alv
    • 12 abril 2010

     # 92

    Vivam!

    Só esse?
    Veja ao lado. Tem lá mais umas surpresas!
    Esses ovos ainda dão uma omelete!
    "Fassam" parte, melhor, não partam os ovos:)
  7.  # 93

    Depois da passarada, consegui aplicar o pladur nas duas paredes e já iniciei a 1ª demão de barramento na maior :)

    Não me pareceu ser complicado, contudo tive algumas dificuldades na aplicação das fitas de papel nas juntas de alguns pontos, pois criaram um género de bolhas que julgo não serem normais (alguma coisa não fiz bem, e acho que foi falta de massa). Na segunda demão vou furar estas bolhas e ver se resolve.
      Fotografia0101.jpg
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      alv
    • 4 maio 2010

     # 94

    Viva!
    Se eu visse essas bandas coladas numa obra despedia de imediato o acabador, mas feito por um amador, dou-lhe força e continue, mas tenha cuidado, porque uma boa colagem de bandas é meio caminho andado para um bom acabamento.
    Relativamente às bolhas, o que as provocou foi o facto de não ter "rematado" as placas antes da colagem e os vazios existentes provocam as bolhas de ar. Para as evitar, antes de colar as bandas tem de rematar tudo, inclusive tapar com pasta de juntas as que fiquem com mais de um mm, criando uma superfície lisa, sem covas, fissuras, ocos, placas chocas, sem gesso, uniforme, para que ao realizar a colagem possa comprimir a banda contra a massa de colagem, retirando a massa em excesso (sem ficar absolutamente seca), envolvendo a banda nessa pasta, mas criando uma superfície lisa após a colagem.
    Só depois deve dar as sucessivas demãos de acabamento até obter a superfície plana para lixar e pintar.
    Para remover essas bolhas, deve usar um X acto, corta toda a bolha, podendo mesmo ficar sem banda em algumas zonas e depois encher com pasta, mas sempre com o cuidado de deixar superfícies lisas.
    Fiz parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosCoelho, GMCQ
  8.  # 95

    Acabei as paredes de pladur, retirei as bandas que estavam mal aplicadas (com bolhas) e coloquei novas, nos casos em que tal não foi possível cortei as bolhas e enchi com massa.

    Lixei tudo tudo (faz cá uma poeirada) e tenho as paredes prontas para receber a pintura, a superfície ficou bastante aceitável :)

    já comprei a tinta que vou aplicar em todo o sotão, Barbot Dioplaste anti Fungos e Algas(15L 55€ com 60% desconto) e primário Anpal Sodulax (15L 45€). Estava inclinado para comprar daquelas tintas mais baratas (tipo continente) mas resolvi gastar mais algum e comprar algo em condições.

    Agora vou libertar algum espaço para iniciar as pinturas...
      Fotografia0114.jpg
      Fotografia0118.jpg
      Fotografia0116.jpg
      Fotografia0117.jpg
    •  
      alv
    • 9 maio 2010

     # 96

    Vivam!

    Anonimo16062021, bons olhos o leiam!
    Na realidade, tenho acompanhado a obra do cimento no que diz respeito ao gesso laminado e já lhe apontei uma série de coisas que se fosse profissional, não poderia ter feito. Relativamente ao ter placas contrafiadas, como lhe chama, não tem que ter obrigatoriamente.
    Na realidade há empresas que têm como técnica contrafiar as placas, especialmente em tectos. É a escola Espanhola a funcionar. A escola Francesa utiliza placas paralelas e juntas continuas criando juntas de topo com rebaixo artificial que darão muito melhor acabamento que as juntas contrafiadas. A única vantagem destas últimas relativamente às juntas continuas é alguma maior resistência mecânica, porque do mais não é melhor técnica.
    Quanto ao barramento total, ele também advém do facto de se ser melhor ou pior acabador. Os profissionais fazem um óptimo acabamento apenas com o tratamento de juntas e parafusos, enquanto os que têm menos "mão" têm de fazer um barramento geral e sobretudo se utilizarem as placas contrafiadas, então esse barramento é quase obrigatório.
    Na minha empresa, na nossa qualidade de instaladores oficiais da Pladur, usamos a escola francesa, isto é juntas paralelas e só barramos em casos muito excepcionais. É tudo uma questão de saber fazer e de obter um bom resultado final. No caos do Cimento, só tenho a elogiar a boa vontade e o facto de conseguir levar a obra a bom porto, o que significa que com vontade e carinho tudo se faz.
    E eu a esta hora devia estar a fazer ooooooo ....
    É o que vou fazer. "Fassam" o mesmo.
  9.  # 97

    Não querendo saber a sua vida privada, pode-nos dizer por alto entre que valores (€) se pode fazer uma obra dessas? Muito brigado.
  10.  # 98

    Colocado por: nfgoncalvesNão querendo saber a sua vida privada, pode-nos dizer por alto entre que valores (€) se pode fazer uma obra dessas? Muito brigado.


    Ainda não contabilizei ao pormenor o que já gastei, mas a minha estimativa aponta para +-8.000€ (e já estou a pôr alguns valores por alto).
    •  
      FD
    • 13 maio 2010

     # 99

    Colocado por: CIMENTOmas a minha estimativa aponta para +-8.000€

    Até agora ou com a obra pronta?
  11.  # 100

    Colocado por: FD
    Colocado por: CIMENTOmas a minha estimativa aponta para +-8.000€

    Até agora ou com a obra pronta?


    Com a obra pronta, talvez suba mais um pouco porque as escadas são caras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecalobo
 
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