Colocado por: ****Um dos grandes problemas é dizer que uma obra pequena não carece do mesmo procedimento de uma obra grande, as obras são iguais , seja ela uma moradia ou um prédio de 10 andares .Lá porque o procedimento é o mesmo (quantificar e dar preço) não significa que não seja muito mais trabalhoso. Por essa ordem de ideias um MQ para uma moradia ou um arranha céus de apartamentos era o mesmo.
Colocado por: Diogo999O **** referiu procedimento, nao referiu que era mais trabalhoso.O procedimento é óbvio que é o mesmo, tem de quantificar cada item e depois calcular o valor. Não dá é o mesmo trabalho fazer um MQ duma moradia ou dum prédio.
Colocado por: marco1No fundo isto trata-se de planeamento, bom planeamento, já ouvi muitas vezes dizer que em certos países prefere-se demorar meio ano a planificar e depois construir mais rapidamente.
É claro que a realidade vai sempre desvirtuando o método mas com rigor e persistência os desvios podem ser muito minimizados.
Colocado por: ****A ver se agente se entende. O procedimento é o mesmo não dão é o mesmo trabalho, apenas isso. Ou você leva o mesmo por um MQ dum prédio de 10 andares e duma moradia de 2 pisos c 200 m2? um prédio tem muito mais work packages para orçamentar no MQ
E por isso desvaloriza-se a moradia ?
Colocado por: marco1o "problema" também está no item, há que quantificar e descriminar o trabalho o produto empregue e componentes á execução do mesmo, a estimativa feita pelo medidor quantifica também a mão de obra inerente.Isso tem de ser, não se orçamenta sem dar o valor da MO. É que orçamentar não é só nas obras com bem sabe. Eu na minha área também orçamento e faço MQ.
Colocado por: PicaretaAlguns dos que andam aqui a discutir nem sabem o que é um empreiteiro...nunca viram...nem uma obra.
Colocado por: ****um cliente é um cliente independente do seu poder económico.ESPECIALMENTE Pra quem tem pouco € isto deveria ter maior interesse...
Colocado por: riscosEu conheço os dois lados sou contratado por donos de obra para mapas de quantidades e por empreiteiros para responder a mapas de quantidades, e para os fazer, até para dar orçamentos por eles, por isso afirmo, que uma mapa de quantidades para um dono de obra se paga a si próprio, 1, 2, 10xx se for preciso. O mesmo para um empreiteiro
Colocado por: ****