Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Já por diversas vezes consultei este fórum em busca de informação. Não me pronuncio pois sou leigo no que toca à construção e deixo isso para os entendidos no assunto. Decidi abrir este tópico pois estou em fase de início de construção e são diversas as dúvidas que me tiram o sono como deve ser normal em qualquer casal que decida dar este passo na sua vida.
    Tenho já projecto de construção em fase de aprovação de especialidades e encontro-me na fase de orçamentos de construção no distrito de coimbra.

    1ª questão: Já andei a ler aqui diversas informações mas fiquei bastante confuso na mesma: no projecto tenho como solução de construção parede dupla com tijolo exterior 22cm, XPS 6cm e tijolo interior 11cm, sem caixa de ar. Agora que ando a pedir os orçamentos de construção já vários empreiteiros me aconselharam a fazer com tijolo térmico + capoto. Alguém me pode explicar se há diferenças significativas em termos de "eficiência térmica" e de preços entre ambas as soluções?
    A casa tem cerca de 150 m2 no RC e 100 m2 no 1º andar.

    2ª questão: decidimos colocar recuperador de calor na sala com sistema de aquecimento com radiadores. Este recuperador irá também dar apoio aos painéis solares no aquecimento das AQS nos meses em que os painéis poderão não ser suficientes. Acham uma boa solução? A casa ficará perto da figueira da foz pelo que não temos temperaturas extremas, mas tenho algumas dúvidas na solução que escolhemos devido à dimensão da casa. Estou a ponderar deixar na casa de máquinas sítio para poder colocar uma caldeira de lenha ou pellets caso veja que se torne necessário ou então colocar de raíz essa caldeira e colocar uma simples lareira na sala, pois para nós faz-nos sentido ter esta fonte de calor nesta zona social.

    Desde já agradeço a vossa ajuda e certamente que novas questões irão aqui ser levantadas. Se forem necessárias mais informações relativamente ao projecto digam se faz favor.
  2.  # 2

    Antes de mais deve colocar as questões aos seus projectistas, nomeadamente ao coordenador de projectos.
    Opções há muitas, todas se dividamente aplicadas e dimensisonadas serão boas opções.
    Uma das coisas que tera logo proveito, caso opte por sistema ETICS, é o aumento enorme da area util da casa, porveniente da menor espessura expectavel da envolvente exterior...
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasAntes de mais deve colocar as questões aos seus projectistas, nomeadamente ao coordenador de projectos.
    Opções há muitas, todas se dividamente aplicadas e dimensisonadas serão boas opções.
    Uma das coisas que tera logo proveito, caso opte por sistema ETICS, é o aumento enorme da area util da casa, porveniente da menor espessura expectavel da envolvente exterior...


    Agradeço a sua resposta. De facto já havia colocado essa questão ao engenheiro e ele explicou-me mas confesso que não compreendi pois não sou da área. O que percebi é que era apologista de se utilizar o capoto em reconstruções e parede dupla em construções de raiz. Explicou-me que teria era de ser bem executado e feito o levantamento das paredes exteriores em primeiro lugar, depois colocado o xps pelo interior, devidamente aplicado e só depois o levantamento das paredes interiores. A laje de tecto e de piso terão isolamento com xps 6cm e os tectos de rc e 1° andar são com gesso cartonado + caixa de ar (apesar de não vir contemplado equaciono colocar nestes tectos falsos a lã de rocha se não for uma diferença de preço demasiado significativa)
  4.  # 4

    atenção que estando os projetos feitos alterar espessuras e sistemas pode mexer com as plantas e não só, a própria estrutura a sua localização para um sistema de etics é diferente para um sistema de parede dupla e ainda para diferentes espessuras.

    o que tem nos projetos é o suficiente e está estudado para isso, qualquer alteração deve afinar bem isso com os seus projetistas e não apenas como simples upgrade porque se acha que fica bem. Por exemplo no seu caso se tem cobertura inclinada e já está previsto isolamento no piso do sótão, não vejo necessidade de estar a meter la de rocha no teto falso.
  5.  # 5

    Colocado por: VP17Alguém me pode explicar se há diferenças significativas em termos de "eficiência térmica" e de preços entre ambas as soluções?
    a maior diferen;a ]e a simplicidade da solu;\ao em termos de garantir um bom isolamento. A solução de caixa de ar é mais difícil resolver as pontes térmicas.

    no entanto os projectos devem ser revistos ao alterar a solução construtiva
  6.  # 6

    antony

    nem sempre, numa moradia com beirados etc, com o etics também penso que haverá também algumas dificuldades.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  7.  # 7

    Colocado por: VP17tijolo exterior 22cm, XPS 6cm e tijolo interior 11cm

    Faça qualquer coisa menos isto, não há necessidade nenhuma de colocar tijolo de 22 no exterior. Ou coloca parede dupla 11+15 ou parede simples com capoto.
    •  
      marco1
    • 11 maio 2019 editado

     # 8

    quase que aposto que o tijolo de 22 é para alinhar com o pilar e depois o isolamento e o de 11 andar corrido por dentro.
    o que até nem ficava nada mau em termos até de execução e para os roços
  8.  # 9

    Colocado por: VP172ª questão: decidimos colocar recuperador de calor na sala com sistema de aquecimento com radiadores. Este recuperador irá também dar apoio aos painéis solares no aquecimento das AQS nos meses em que os painéis poderão não ser suficientes. Acham uma boa solução?
    se tiver alguém em casa que vá alimentando a combustão, serve, se só consegue ligar quando chega a casa ao final do dia, opte por caldeira.
  9.  # 10

    Colocado por: marco1quase que aposto que o tijolo de 22 é para alinhar com o pilar e depois o isolamento e o de 11 andar corrido por dentro.
    o que até nem ficava nada mau em termos até de execução e para os roços
    Concordam com este comentário:****


    Sim, penso que seja isso. Daquilo que percebo pelos esquemas de pilares, estes são de 20cm por 20, 40 ou 60cm dependendo do tipo de pilar.
  10.  # 11

    Qual a diferença entre o tijolo tradicional e o tijolo térmico? Justifica-se colocar a parede exterior com o tijolo térmico de 22 em vez do tradicional?
  11.  # 12

    Colocado por: VP17Justifica-se colocar a parede exterior com o tijolo térmico de 22 em vez do tradicional



    Tijolo Tradicional

    30 x 20 x 4
    30 x 20 x 7
    30 x 20 x 9
    30 x 20 x 11
    30 x 20 x 15
    30 x 20 x 22
    45 x 20 x 7
    45 x 20 x 9
    45 x 20 x 22

    Tijolo Térmico e Acústico

    30 x 19 x 14
    30 x 19 x 19
    30 x 19 x 24
    30 x 19 x 29
  12.  # 13

    Colocado por: VP17Qual a diferença entre o tijolo tradicional e o tijolo térmico?


    30 x 20 x 22
    Dimensões
    290 x 189 x 220 mm

    Resistência à Compressão
    Média ≥ 1,5 N/mm² - Categoria II

    Reacção ao Fogo
    Euroclasse A1 (Incombustível)

    Absorção de Água
    Não destinado a ser exposto

    Isolamento Acústico ao Ruído Aéreo
    Rw = 46 dB *

    Massa Volúmica Bruta
    589 Kg/m³

    Resistência Térmica
    0.58 m² K/W

    30 x 19 x 19

    Dimensões
    294 x 189 x 189 mm

    Resistência à Compressão
    Média ≥ 3,0 N/mm² - Categoria II

    Reacção ao Fogo
    Euroclasse A1 (Incombustível)

    Absorção de Água
    Não destinado a ser exposto

    Isolamento Acústico ao Ruído Aéreo
    Rw = 49 dB **

    Massa Volúmica Bruta
    762 Kg/m³

    Resistência Térmica
    0.90 m² K/W

    Perante os valores deve decidir... existem várias opções, todas são válidas.
  13.  # 14

    Isso traduzido para leigos do assunto significa o quê em termos de construção? O que pretendo é o maior rendimento térmico, visto que a moradia se situa numa zona tranquila em termos de barulhos.
  14.  # 15

    Eu coloquei tijolo térmico.
    Você tem de ver..
    Normalmente os empreiteiro gostam mais do bloco térmico por ser ímpar, 25..

    Atualmente os empreiteiros queixam se de estar esgotado o tijolo térmico...
  15.  # 16

    Colocado por: zinnaAtualmente os empreiteiros queixam se de estar esgotado o tijolo térmico...

    Se não há na fábrica, você queria que os empreiteiros o fabricassem?
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Se não há na fábrica, você queria que os empreiteiros o fabricassem?


    Claro que não, porque com o bloco não acontece esse problema.

    Existe mais procura, e a produção deve ser igual.

    Tenha calma ;)
  17.  # 18

    Boa noite.
    Não use parede dupla com tijolo exterior 22cm, XPS 6cm e tijolo interior 11cm, sem caixa de ar. O motivo principal é este ultimo não haver caixa de ar. Se optar por sistema etics, não vejo problema, já que o bloco térmico terá a espessura dos pilares, e depois o capoto (etics) cobre tudo e não deixa pontes térmicas.
    • RSP
    • 9 junho 2019

     # 19

    Boa tarde,
    Eu vou colocar bloco térmico 20cm + capoto por fora + la mineral e pladur por dentro? Acham boa ideia?
    Concordam com este comentário: marq
    • SMBS
    • 9 junho 2019 editado

     # 20

    Podia colocar em vez do bloco parede dupla de tijolo de 8 e 4 de XPS no meio

    Ficava melhores
 
0.0201 seg. NEW