Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: VeritaE se tivesse um projecto igual ao que pretendo eu comprava, mas não encontrei e tem que ser feito de raiz


    Exceptuando alguns loteamentos, você conhece dois terrenos iguais?
    Com inclinação igual, orientação solar, vistas, acessos, tudo igual?
    Conhece alguém que pense exactamente igual a você?
    Que precise dos mesmos m2 para os mesmo espaços que você quer?
    Que tenha o mesmo orçamento que você tem para construir?
  2.  # 62

    Colocado por: Pedro BarradasE não é. Nisso tem toda a razão. no resto tenho mesmo muita pena da sua maneira de pensar. Face as suas observações, eu não a queria como cliente, mas se assim fosse, so pelo incómoido levava com mais 20% em ciam.. Se abordou os técnicos da mesma forma como aqui descreve as coisas...


    Quer dizer que por pedir uma construção mais simples que o convencional, pediria mais 20%, pelo incómodo, qual incómodo?
    Eu sempre fui clara em relação ao que pretendo e no inicio o Arq diz que aceita fazer o projecto. Depois insiste no custo da obra, tenta complicar e encarecer o projecto e quando percebe que não vou aceitar isso, assume uma atitude hostil e dá-me a entender que é melhor desistir e encontrar outra pessoa, foram 4 meses perdidos. Acha que fico com boa impressão dos Arquitectos?
    Se calhar voces ficavam mais contentes que na primeira reunião eu dissesse, quero uma casa terrea de 90m2, faça o que entender...eu depois arranjo maneira de construir o que achar mais arquitectónico e adapto-me a viver lá o resto da minha vida. Talvez tivesse 20% de desconto...
  3.  # 63

    Colocado por: VeritaQuer dizer que por pedir uma construção mais simples que o convencional, pediria mais 20%, pelo incómodo, qual incómodo?

    Começa com atitude errada. recebe orçamento/ resposta de acordo.


    Colocado por: Veritau sempre fui clara em relação ao que pretendo e no inicio o Arq diz que aceita fazer o projecto. Depois insiste no custo da obra, tenta complicar e encarecer o projecto e quando percebe que não vou aceitar isso, assume uma atitude hostil e dá-me a entender que é melhor desistir e encontrar outra pessoa, foram 4 meses perdidos. Acha que fico com boa impressão dos Arquitectos?

    Esse caso é diferente... haverá concerteza dois lados de uma mesma moeda, se for como diz. tem toda a razão e o arqutiecto não se portou bem... mas há semrpe aquele lado cinzento ( bem sei do que falo)

    Colocado por: VeritaSe calhar voces ficavam mais contentes que na primeira reunião eu dissesse, quero uma casa terrea de 90m2, faça o que entender...eu depois arranjo maneira de construir o que achar mais arquitectónico e adapto-me a viver lá o resto da minha vida. Talvez tivesse 20% de desconto...

    Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
  4.  # 64

    por isso é que eu não dou orçamentos sem antes ter uma reunião presencial.. pode não haver convergência de ideias/ empatia.. mais vale estar quieto. entende!!? ( isto é válido apra ambos os lados da relação)
    Isto dos projectos, em particular habitações unifamiliares, pelo menos para mim, não é como ir ao fast food.
    Concordam com este comentário: DVilar
  5.  # 65

    Colocado por: VeritaDepois insiste no custo da obra, tenta complicar e encarecer o projecto e quando percebe que não vou aceitar isso, assume uma atitude hostil e dá-me a entender que é melhor desistir e encontrar outra pessoa, foram 4 meses perdidos. Acha que fico com boa impressão dos Arquitectos?


    Se o Arquitecto não atendeu ao que você necessita e pode pagar, é de facto um mau profissional.

    Também não sabemos se ele teria alguma razão.
    Porque há muitos Donos de Obra que querem saltar as normas, e preferem serem enganados, que se lhes diga que vai custar X, sabendo que será mais caro.

    Em todo o caso, não confunda a Árvore com a Floresta, e desprestigie toda uma profissão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
  6.  # 66

    Verita

    o seu caso era um projeto de quê? uma casa, um anexo, ...
  7.  # 67

    Colocado por: Pedro Barradaspor isso é que eu não dou orçametnos sem antes ter uma reunião presencial.. pode não haver convergência de ideias/ empatia.. mais vale estar quieto. entende!!?


    Concordo totalmente, e não levava nada a mal que o arq me dissesse nessa reunião, desculpe mas não quero fazer o projecto que pretende, ficavamos amigos na mesma.
    Mas no inicio, todos são acessiveis e disponiveis, querem é reservar o trabalho. Acredito que acham que depois me vão fazer mudar de ideias, o que não acontece e a coisa azeda...
    Tendo em conta que ja ando nisto há anos e ainda não tenho nada, optei por um técnico que se limite a ter em conta as questões mais estruturais e não valorizasse tanto a estética do imovel, só isso
  8.  # 68

    Verita

    até doi...estética versus estrutural….

    o arquiteto não é só estética, e a função??
  9.  # 69

    Colocado por: N Miguel OliveiraEm todo o caso, não confunda a Árvore com a Floresta, e desprestigie toda uma profissão.


    Não é essa a minha intenção, acho que certos projectos justificam perfeitamente um Arquitecto.
    Se a casa fosse maior ou o terreno tivesse um declive significativo, optaria por um arquitecto sem duvida, mas é muito simples o que pretendo
  10.  # 70

    Colocado por: marco1o arquiteto não é só estética, e a função??


    Marco imagine um rectângulo, agora divida ao meio, a metade a nascente são 2 quartos e uma casa de banho, a metade poente é uma sala e cozinha aberta. Por cima um sotão. Qual é a questão da funcionalidade numa planta assim?
  11.  # 71

    Colocado por: VeritaSe a casa fosse maior ou o terreno tivesse um declive significativo, optaria por um arquitecto sem duvida, mas é muito simples o que pretendo


    Para uma próxima vez, pesquise um pouco, a que se dedica um Arquitecto.

    Imagine uma casota para um cão de guarda, algo simples.
    A forma, o tamanho, a ergonomia, a função, a posição e modo de como o cão usará a casota, compete ao Arquitecto. É ele que pensará se o cão acorda com o sol na cara, ou se tem a vista para rua, etc. O Engenheiro tratará de outros assuntos, igualmente importantes, que materiais serão usados e como, calculará quanto ferro se gastará, qual a temperatura no interior da casota, etc. etc... Ambos são qualificados, e ambos são necessários. Há Arquitectura, Design ou Engenharia em tudo que não seja natural, ou melhor, em tudo que seja feito pelo homem. Sem gente qualificada/dedicada para isso, o território ia parecer uma grande favela, visto que 80% dos edifícios são simples, moradias, anexos, etc... percebe?
  12.  # 72

    esta conversa eng. vs arquitecto é recorrente no forum, mas só hoje é que lembrei-me de uma comparação. Será que o pessoal quando sai para jantar vai a um restaurente com um chef de renome ou vai a um tasco que serve comida tipica boa? Certamente que o chef dará uma experiencia culinária diferente, mas muitos só querem encher a barriga a um preço mais em conta e se pedisse ao chef um bitoque o mais provável era o chef ficar ofendido.

    o problema é que à uns tempos alguem nos obrigou todos a irmos ao restaurante do chef e agora os pedidos para os chef fazerem bitoques são muitos e ele está com saudades do tempo que que fazia pratos elaborados.
  13.  # 73

    Colocado por: JoelMsó por curiosidade, já viveu numa casa assim?


    A minha casa tem uma estrutura semelhante mas menos bem aproveitada, tem um hall no meio e a cozinha e a sala são separadas.
    Já viveu numa casa assim, detectou algum inconveniente?
  14.  # 74

    Colocado por: pauloagsantos
    1. esta conversa eng. vs arquitecto é recorrente no forum, mas só hoje é que lembrei-me de uma comparação. Será que o pessoal quando sai para jantar vai a um restaurente com um chef de renome ou vai a um tasco que serve comida tipica boa? Certamente que o chef dará uma experiencia culinária diferente, mas muitos só querem encher a barriga a um preço mais em conta e se pedisse ao chef um bitoque o mais provável era o chef ficar ofendido.

      o problema é que à uns tempos alguem nos obrigou todos a irmos ao restaurante do chef e agora os pedidos para os chef fazerem bitoques são muitos e ele está com saudades do tempo que que fazia pratos elaborados.


    Lololl!!! muito bom ;) Por acaso actualmeente sai muito o prato mais gourmet.. O problemae que depois vem que não tem dinheiro suficente para pagar e tem de se cortar nos ingredientes.. fica assim uma coisa mal amanhada... nem é carne, nem é peixe...
    Prefiro cozinhar um bom bitoque a uma mixordia pseudo-gourmet.
  15.  # 75

    Colocado por: pauloagsantosesta conversa eng. vs arquitecto é recorrente no forum, mas só hoje é que lembrei-me de uma comparação. Será que o pessoal quando sai para jantar vai a um restaurente com um chef de renome ou vai a um tasco que serve comida tipica boa? Certamente que o chef dará uma experiencia culinária diferente, mas muitos só querem encher a barriga a um preço mais em conta e se pedisse ao chef um bitoque o mais provável era o chef ficar ofendido.

    o problema é que à uns tempos alguem nos obrigou todos a irmos ao restaurante do chef e agora os pedidos para os chef fazerem bitoques são muitos e ele está com saudades do tempo que que fazia pratos elaborados.


    Essa analogia é perfeita!
    É exactamente isso, eu quero mesmo o bitoque e por isso não vou ao Olivier porque se calhar nem fazem e será certamente mais caro...
    Claro que não tenho nada contra chefs e no aniversário de casamento posso marcar lá um jantar romântico mas neste caso quero mesmo um bitoque de 5 euros porque é a refeição que posso adquirir e não ficar com fome
  16.  # 76

    Colocado por: pauloagsantosesta conversa eng. vs arquitecto é recorrente no forum, mas só hoje é que lembrei-me de uma comparação. Será que o pessoal quando sai para jantar vai a um restaurente com um chef de renome ou vai a um tasco que serve comida tipica boa? Certamente que o chef dará uma experiencia culinária diferente, mas muitos só querem encher a barriga a um preço mais em conta e se pedisse ao chef um bitoque o mais provável era o chef ficar ofendido.

    o problema é que à uns tempos alguem nos obrigou todos a irmos ao restaurante do chef e agora os pedidos para os chef fazerem bitoques são muitos e ele está com saudades do tempo que que fazia pratos elaborados.



    A questão, é que há alguém que deve zelar pelo bem do SNS, porque com tanto bitoque, é colestrol e enfartes por todo o lado.
    Os clientes do restaurante, façam o que fizerem, construam o que construírem, criarão impacto numa sociedade, território, etc...

    Imagine que agora os turistas vinham a Portugal ver as grandes obras de Arquitectura do Eng. Sócrates na Guarda?
    Claro que para quem vive nessas casas, pouco lhes importa o resto... afinal só queriam bitoque...
  17.  # 77

    Antigamente todos podiam fazer um bitoque em casa (construção clandestina) e agora a lei obriga a ir comer ao restaurante, mas as pessoas não querem fois gras, querem um bitoque, e os chefes acham ofensivo fazer bitoques que qualquer pessoa faz em casa...querem fazer beef weelington pelo menos! Calha que para o azar do DO o beef weelington custa 4 vezes o preço do bitoque, dai o problema...
  18.  # 78

    O Engenheiro é igualmente importantíssimo, imagine os níveis de salubridade/frio das casas antigas?
    Uma vez mais, há que cuidar do SNS. E não é por o cliente não se importar em ficar doente. Que a lei deve deixar isso ao seu critério... porque depois, uma vez mais é o SNS, sociedade, etc...

    Até porque provavelmente a construção ainda estará de pé, quando desaparecermos deste mundo...
  19.  # 79

    Colocado por: JoelMtoda a minha vida até há uns 5 anos... e é a pior coisa que pode construir! os meus pais queixam-se "todos os dias"!


    De que se queixam? especifique...
  20.  # 80

    Colocado por: JoelMestá a usar a analogia erradamente, até pode comer um bitoque (e que saudades), mas se meia duzia de cliente forem à tasca e apanharem uma intoxicação alimentar, a ASAE vai aparecer a bater à porta e a tasca fecha... e porquê? existem condições mínimas que se têm de garantir, caso contrário ainda estávamos todos a viver em cavernas!


    Nesta analogia a ASAE é a camara que aprova o projecto, se aprovarem as condiçoes minimas estão asseguradas presume-se. A diferença é que eu também pago pela intervenção da ASAE...
 
0.0192 seg. NEW