Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, pedia ajuda dos mais entendidos sobre uma questão que já me fez perder 1 ano do inicio da construção da minha habitação
    Em finais de 2017, contactei uma arq. para projecto da uma habitação uni-familiar.
    Depois de termos o primeiro esboço do projecto inicialmente 3 quartos, pedimos que fosse alterado para 4 quartos.
    O que foi feito por parte da Arq. mas mantendo a mesma área exterior e reduzindo significativamente os quartos.
    Quando confronto a Arq. com o facto dos quartos serem pequenos, ela disse-me que se quisesse fazer alterações isso iria implicar custos pois já tinha tudo pronto para submeter na câmara.
    Entretanto passados mais ou menos 6 meses recebo uma notificação por parte do advogado da respectiva arq. a dizer que tenho uma divida para com ela e que tenho que pagar, sendo que nunca deu entrada de qualquer processo nem tenho qualquer tipo de documentação na minha posse a não ser os esboços que me foram enviados por email.
    A proposta que o Sr. Advogado me fez foi que lhe pagasse os trabalhos de arquitectura tal como estavam e que arranjasse outro arquitecto para submeter o projecto pois ela já não estava disponível para o fazer, ao que eu lhe disse,para resolver o problema , que me submetesse o projecto tal como estava e depois de aprovado pelo município, pagaria o valor acordado, pois como me foi dito nenhum Arq. gosta de pegar em trabalhos realizados por outros, alem dos custos ai inerentes.
    Concluindo ate a data de hoje continuo a espera da boa vontade da Arq. submeter ou não o projecto.

    Depois deste extenso "missal", apenas para enquadrar com a minha questão
    Pode ou não a Arq. dispor assim do tempo do cliente, e obrigar a pagar um serviço que não esta concluído, nem sei se estará conforme.

    Agradeço desde já a vossa ajuda
  2.  # 2

    Mas nunca pagou nada?
  3.  # 3

    Não, o acordado foi fazer o pagamento aquando da entrada dos papeis na câmara o que nunca aconteceu


    Obrigado
    Concordam com este comentário: jomel
  4.  # 4

    Tem contrato de prestação de serviços com a arquiteta?
  5.  # 5

    Só acho estranho não haver um diálogo prévio.Ir logo para advogados?



    Normalmente os clientes têm sempre razão...
  6.  # 6

    Jose,

    Vamos aos factos.
    Projeto com 3. Pediu para 4. A arq. alterou usando o espaço disponível e redimensionando-o, cortando no que ela entendeu.
    Voçe indicou-lhe que area cortar em vez da exterior? Seria possivel?
    Não gostou da forma de alterações e voltou a pedir alterações.
    Ela disse que so alterava pagando.
    Ora ela não entregou os quartos pequenos porque voçe disse que não queria assim.
    Mas para ser alterado, só pagando.
    Se é moralmente aceitavel? Pode ser questionavel, vejo é muita falta de comunicação.
    Do ponto de vista legal, ou entrega com os quartos pequenos ou paga as alterações.

    Voçe é que têm de informa-la se ela pode entregar como alterou( quartos pequenos) ou não.
    • Nelhas
    • 4 fevereiro 2020 editado

     # 7

    Colocado por: josemvelhoNão, o acordado foi fazer o pagamento aquando da entrada dos papeis na câmara o que nunca aconteceu


    Se voçe não quer o projeto que ela fez com os quartos pequenos, como é que ela pode dar entrada dos papeis?
  7.  # 8

    Nada, foi tudo tratado de boca, inclusive o que estava acordado era um valor final com todos os serviços incluídos, arquitectura, especialidades e caderno de encargos.

    Obrigado
  8.  # 9

    Colocado por: PalhavaNormalmente os clientes têm sempre razão...


    Mas a alteração se é vultuosa implica refazer tudo.
    Concordam com este comentário: Nelhas
  9.  # 10

    Colocado por: josemvelhoespecialidades


    Mas ainda nada de engenharia tinha sido feito.Certo?
  10.  # 11

    Colocado por: josemvelhoNada, foi tudo tratado de boca, inclusive o que estava acordado era um valor final com todos os serviços incluídos, arquitectura, especialidades e caderno de encargos.

    Obrigado


    Certo José, mas voçe não pode solicitar diversas alterações , que vão consumir tempo ao arq, as vezes que entender, e esperar so pagar tudo no fim.
    Têm de haver bom senso.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 12

    Colocado por: josemvelhoQuando confronto a Arq. com o facto dos quartos serem pequenos, ela disse-me que se quisesse fazer alterações isso iria implicar custos pois já tinha tudo pronto para submeter na câmara.

    Nesta altura o que disse o José à arquiteta?
  12.  # 13

    A arquiteta tem razão.
    Fez um trabalho e não foi paga.

    Só pecou por não ter havido um valor para a adjudicação e ter referido uma tabela para os serviços: reuniões, alterações...
  13.  # 14

    Eu já estou por tudo e já disse ao advogado dela que submetesse o projeto tal como esta quartos pequenos) mas mesmo assim não há meio.
    Em meados de Dezembro o meu advogado contactou-me a dizer que finalmente ela tinha aceite submeter o projeto na câmara tal como estava, mas já se passou mais mes e meio e nada, a unica coisa que o meu advogado disse foi que o projeto tinha que estar aprovado para procedermos ao pagamento.
    O que vos parece de tudo isto.
    Os contactos entre as partes não foram muitos efectivamente.
  14.  # 15

    Colocado por: PalhavaSó pecou por não ter havido um valor para a adjudicação e ter referido uma tabela para os serviços: reuniões, alterações...

    Então pecou pelos dois lados... e agora quem está em falta é a arquitecta, pois não chegou a terminar o serviço (arquitectura, especialidades, submeter projecto na câmara).
  15.  # 16

    Julgo se quiser sanar este tema é propor um valor para o trabalho já executado pela arquiteta e parte para outro.
    Assuma que esse trabalho foi um estudo prévio.
    Se colocar esse 1° projeto na Câmara irá ter sempre que submeter projeto de alterações que é começar o mesmo com o pé esquerdo.

    Em termos de valores a propor, ou seja o valor que servirá para pagar esse 'estudo prévio' nao o saberei quantificar, mas será sempre uma percentagem do valor da proposta inicial
  16.  # 17

    Colocado por: josemvelhoEu já estou por tudo e já disse ao advogado dela que submetesse o projeto tal como esta quartos pequenos

    Porra, então um investimento como o de uma casa, e vai submeter uma coisa q não gosta! caramba, para um bocadinho e pense bem...
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  17.  # 18

    Colocado por: josemvelhoO que vos parece de tudo isto.

    Que existiu falta de comunicação e profissionalismo.
    A coisa tem tudo para correr mal daqui para a frente.
    Quanto tem que pagar com a aprovação do projeto de arquitetura?
    Concordam com este comentário: nunos7
  18.  # 19

    Pode partilhar o valor q lhe foi pedido para o serviço?
  19.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Nesta altura o que disse o José à arquiteta?


    Disse que preferia pagar as alterações do projecto do que depois da obra em execução.
 
0.0189 seg. NEW