Iniciar sessão ou registar-se
    • v3m
    • 23 abril 2020

     # 1

    Boa tarde,

    Tenho um problema de condenação numa das paredes do meu quarto, onde está localizada uma viga que transmite o frio de fora para dentro, ao ponto de escorrer água.

    Não posso intervir pelo lado de fora, pelo que me resta pensar numa solução para o interior.

    Já tivemos cá uma pessoa com uma câmera térmica que conseguiu detectar uma diferença de cerca de 10 graus da parede para esse canto onde está a viga localizada.

    Alguém me pode dar uma ideia ou sugestão do que eu posso fazer do lado interior da parede (do quarto) onde está essa viga localizada, para resolver este problema de condensação?

    Desde já muito obrigado
    Cumprimentos
  1.  # 2

    Colocado por: v3mNão posso intervir pelo lado de fora, pelo que me resta pensar numa solução para o interior.
    abrir as janelas (ventilação), secar o ar no interior, isolar por dentro .. há várias alternativas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: v3m
    • v3m
    • 23 abril 2020

     # 3

    Obrigado pelo seu comentário.
    Abrir as janelas já o faço durante o dia, o problema é durante a noite onde se acumula essa condensação.
    Como é um quarto onde dormimos, está fora de questão abrir as janelas, por motivos óbvios. Mesmo que mantenha aberta durante o dia, não é suficiente para secar.

    Que opções de isolamento posso adotar, sem gastar uma fortuna?

    Revestir de cortiça poderia ser uma opção?
    Também queria algo que ficasse minimamente estético.

    Desde já muito obrigado
    • zed
    • 25 abril 2020

     # 4

    Procure os tópicos existentes sobre o tema.

    Tem de isolar essa zona, penso que as opções que costumam ser apresentadas são Pladur com XPS ou então aplicação de Kerdi Board.
  2.  # 5

    Qual a humidade dentro de casa? A janela é para ficar aberta uns 30 minutos de manhã.
    Concordam com este comentário: zed
  3.  # 6

    Na minha modesta opinião faria uma parede em pladur hidrofugado com perfil omega de forma a criar uma caixa de ar sem qualquer isolamento faria um furo em cima outro em baixo (20mm) de diametro para haver circulação de ar.

    Já utilizei este metodo em diversos clientes e tem resultado.

    Porque não proponho isolamento de lã de rocha no interior, porque neste caso teria que utilizar perfis montantes o que implica um aumento consideravel de parede e que roubaria espaço no quarto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: v3m
  4.  # 7

    Se há coisa que não concordo é com o ventilar.

    Sobretudo quando essa ventilação é a temperaturas exteriores, e mais grave com índices de humidade do exterior. Entrando humidade, ela vai-se depositar na zona mais fria que são as paredes,

    Ventilação sim, mas controlada mecanicamente.
    • eu
    • 25 abril 2020 editado

     # 8

    Colocado por: pc ferreiraSobretudo quando essa ventilação é a temperaturas exteriores, e mais grave com índices de humidade do exterior. Entrando humidade, ela vai-se depositar na zona mais fria que são as paredes,


    Há aqui um pequeno pormenor: a humidade absoluta é quase sempre maior dentro de casa do que no lado de fora.

    Mesmo quando a humidade relativa no exterior é por exemplo de 80%, ao ventilar, o ar entra com humidade relativa de 80% mas ao aquecer, essa humidade relativa desce consideravelmente.

    Portanto, na minha opinião, deve-se sempre ventilar a casa, mesmo quando o ar exterior é húmido, porque o ar interior costuma ser ainda mais húmido, em termos de humidade absoluta.

    Fica o palpite.
    Concordam com este comentário: Costa53, zed
  5.  # 9

    Colocado por: eu

    Há aqui um pequeno pormenor: a humidadeabsolutaé quase sempre maior dentro de casa do que no lado de fora.

    Mesmo quando a humidade relativa no exterior é por exemplo de 80%, ao ventilar, o ar entra com humidade relativa de 80% mas ao aquecer, essa humidade relativa desce consideravelmente.

    Portanto, na minha opinião, deve-se sempre ventilar a casa, mesmo quando o ar exterior é húmido, porque o ar interior costuma ser ainda mais húmido, em termos de humidade absoluta.

    Fica o palpite.

    Seria um palpite interessante se o ar entra-se à temperatura ambiente interior, mas esse ar vai arrefecer a casa, logo vai aumentar a condensação.

    Esta é a razão para a necessidade de “estanquicidade ao ar”.
  6.  # 10

    Tem aqui um vídeo interessante a relatar um pouco esse fenómeno, mesmo quando se aplica isolamento térmico

    https://youtu.be/D9SOdf5BXFo
  7.  # 11

    Poderá ter duas formas de resolução do problema:

    1. Sistema de isolamento térmico pelo interior composto por painéis de la de rocha ISOROC ISOVENT M com lâmina de barreira para vapor PROCLIMA INTELLO PLUS e placas de gesso aplicadas sobre o sistema ATLAS M-SYSTEM.

    Se tiver mesmo pouca espessura:
    2. Aplicação de placas de construção térmica SCHLUTER KERDI-BOARD, coladas ao suporte através de ATLAS GEOFLEX e posteriormente revestidas com argamassa de gesso ATLAS PLASTICISED com pintura final de base mineral ATLAS SALTA.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira, v3m
  8.  # 12

    Colocado por: Atlas EurobuildPoderá ter duas formas de resolução do problema:

    1. Sistema de isolamento térmico pelo interior composto por painéis de la de rocha ISOROC ISOVENT M com lâmina de barreira para vapor PROCLIMA INTELLO PLUS e placas de gesso aplicadas sobre o sistema ATLAS M-SYSTEM.

    Se tiver mesmo pouca espessura:
    2. Aplicação de placas de construção térmica SCHLUTER KERDI-BOARD, coladas ao suporte através de ATLAS GEOFLEX e posteriormente revestidas com argamassa de gesso ATLAS PLASTICISED com pintura final de base mineral ATLAS SALTA.
    Concordam com este comentário:pc ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira


    Com estas duas possibilidades resolve parte dos problemas, pois garante a continuidade térmica (não existem interrupções do isolamento térmico), cria-se uma barreira ao vapor (evita-se que a condensação ocorra entre a parede e a placa de isolamento térmico), só falta resolver a ventilação a temperaturas controladas.
  9.  # 13

    Colocado por: pc ferreiramas esse ar vai arrefecer a casa, logo vai aumentar a condensação

    A experiência que tenho é totalmente contrária. Quanto mais quente o ambiente interior mais condensação nas superfícies.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 14

    Colocado por: Bricoleiro
    A experiência que tenho é totalmente contrária. Quanto mais quente o ambiente interior mais condensação nas superfícies.


    Claro que sim.

    E o fenomeno é mesmo esse.

    Se ventilar com ar frio, depois tem que aquecer o ambiente.

    Porque os maiores sintomas de condensação aparecem junto a radiadores?
    • eu
    • 25 abril 2020

     # 15

    Colocado por: Anonimo18072022CO ar exterior é sempre menos húmido (vapor de água), queria vc dizer

    Então e não foi isso que eu escrevi ?

    Colocado por: eua humidadeabsolutaé quase sempre maior dentro de casa do que no lado de fora.
    • eu
    • 25 abril 2020

     # 16

    Colocado por: pc ferreiramas esse ar vai arrefecer a casa, logo vai aumentar a condensação.

    O ar frio que entra não condensa, porque está mais frio que as superfícies interiores da casa.

    Depois, ao ser aquecido, a sua humidade relativa desce consideravelmente.

    É por isso que não devemos ter medo de abrir as janelas, mesmo quando o ar exterior está húmido. A alternativa (não ventilar a casa) é muito pior em termos de condensação.

    Just my 2 cents.
    Concordam com este comentário: bettencourt
  11.  # 17

    Colocado por: eu
    O ar frio que entra não condensa, porque está mais frio que as superfícies interiores da casa.

    Depois, ao ser aquecido, a sua humidade relativa desce consideravelmente.

    É por isso que não devemos ter medo de abrir as janelas, mesmo quando o ar exterior está húmido. A alternativa (não ventilar a casa) é muito pior em termos de condensação.

    Just my 2 cents.


    O ar frio arrefece a casa.

    O ar frio tem humidade (pelo menos na zona de Aveiro há muito nevoeiro).

    Entra ar e humidade...
    Concordam com este comentário: pedrocipri
    • eu
    • 25 abril 2020

     # 18

    Colocado por: pc ferreiraO ar frio arrefece a casa.

    Sim, o ar interior da casa vai ficar momentaneamente mais frio, sem dúvida. Mas isso não provoca condensação, antes pelo contrário.

    Por isso é que é essencial a casa ter aquecimento.

    Colocado por: pc ferreiraO ar frio tem humidade (pelo menos na zona de Aveiro há muito nevoeiro).

    A questão é que a alternativa (para quem não tem VMC) é não ventilar, e nesse caso, o ar interior ainda tem mais humidade absoluta que o exterior.

    Portanto, eu continuo com a opinião que é melhor ventilar, mesmo com frio e humidade no exterior.

    É o que eu faço há 10 anos na minha casa (sem VMC) por vezes com humidade relativa de 90% no exterior, e condensação zero.
    • eu
    • 25 abril 2020

     # 19

    Colocado por: Anonimo16062021Gostava de ver isso numa casa sem isolamento..

    Uma casa sem isolamento vai ter condensações, sem ou com ventilação.

    Mas aposto que terá menos condensações com ventilação do que sem ventilação.

    Obviamente, a melhor solução possível é bom isolamento, aquecimento e VMC.
    • eu
    • 25 abril 2020

     # 20

    Colocado por: Anonimo16062021cada caso é um caso

    Sim, claro, mas estávamos apenas a trocar uns palpites gerais.
 
0.0178 seg. NEW