Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rjmsilva

    A maioria sim, mas nem todos.

    Quanto é que você ganhava no Ultramar?

    Ainda não ouvi um único militar queixar-se por ter sido enviado para qualquer uma dessas missões. Pelo contrário ouvi muitas queixas pelas casernas por não terem sido escolhidos apesar de se terem oferecido várias vezes.
    No Ultramar quando se estava numa zona 100% recebia-se o dobro do salário normal. Eu como alferes miliciano recebi 12 contos por mês durante uma ano. Segundo a Pordata hoje valia 2.000€ mas era pago em moeda local que não tinha conversão direta para o escudo no Continente. Claro que houve uma mão muito cheia de oficiais do quadro que acumulavam grandes regalias e depois compravam casas em Lisboa ( a Infante Santo era quase um quartel). Mas tal como hoje poupava-se muito porque era quase tudo de borla - dormida, comida e deslocações.
  2.  # 22

    Colocado por: CarvaiAinda não ouvi um único militar queixar-se por ter sido enviado para qualquer uma dessas missões.


    Conheço vários, principalmente médicos e enfermeiros, mas outros também. No geral pessoal quer ir, sempre ganham uns bons trocos, mas olhando aos seus 12 contos a proporção para agora em relação ao ordenado médio não deve andar muito longe.
  3.  # 23

    Colocado por: CarvaiPequena correção, só vão voluntários. E não têm faltavam pois as "comissões" são muito generosas. Em França, Espanha e outros países chamavam-se legionários.


    As duas Legiões representavam uma pequena parte dos dispositivos militares de cada país. Em Espanha as unidades com mais tempo em guerra e mais medalhada não é a Legião, mas sim os Regulares.

    https://www.youtube.com/watch?v=XY5x8o0zQsg


    Colocado por: CarvaiNo tempo da guerra no Ultramar o serviço militar era quase todo obrigatório tal como a mobilização para teatros de guerra. E duplicavam o ordenado quando se estava em zonas de guerra - chamadas zonas 100% - porque quem estava confinado num qualquer quartel numa cidade ou arredores recebia o mesmo.
    Gostei da analogia ao Afonso Henriques. Todos os terroristas em todo o mundo sempre lutaram por um qualquer ideal. Quando ganham são sempre considerados heróis (com direito a t-shirt´s fofinhas) por muitos milhares ou milhões de mortos que tenham causado.


    É por isso que hoje em dia o D. Afonso Henriques é considerado um herói por grande parte dos Portugueses, mesmo tendo limpo o sarampo a muito Castelhano/Muçulmano e mando fazer coisas que hoje em dia seriam considerados crimes contra a humanidade.
    • RCF
    • 27 maio 2020

     # 24

    Colocado por: branco.valtercoisas que hoje em dia seriam considerados crimes contra a humanidade.

    O distanciamento temporal explica isso...
    Qual o Rei que não foi ditador? Qual o Rei que não foi pior que Salazar...? A diferença é que Salazar é, ainda, muito recente e está, ainda, muito presente na memória de muita gente.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  4.  # 25

    Colocado por: branco.valterÉ por isso que hoje em dia o D. Afonso Henriques é considerado um herói por grande parte dos Portugueses, mesmo tendo limpo o sarampo a muito Castelhano/Muçulmano e mando fazer coisas que hoje em dia seriam considerados crimes contra a humanidade.

    Uma grande verdade que continua atual. Na RCA onde nada o pessoal, quem são os bons ou os maus? Na maioria dos casos acaba sempre com massacres de ambas as partes. Será a ONU uma entidade credível para avaliar o lado bom ou mau ? Ou apenas uma maioria ocasional que apoia um lado ou outro ?
  5.  # 26

    Na RCA é ainda mais complexo, porque eles têm dezenas de gangs diferentes e os únicos que são reconhecidos pela ONU é o governo local.
  6.  # 27

    Colocado por: RCFQual o Rei que não foi ditador? Qual o Rei que não foi pior que Salazar...?


    Tantos, tínhamos uma monarquia constitucional desde meados do século XIX.
  7.  # 28

    Colocado por: branco.valterNa RCA é ainda mais complexo, porque eles têm dezenas de gangs diferentes e os únicos que são reconhecidos pela ONU é o governo local.

    Pois é assim, até um dia outro gang tomar o poder e passar a ser reconhecido como legal.
    Em Angola também era 3 gangs a combater contra os portugueses e depois andaram mais umas dezenas de anos a combaterem-se até um deles ficar com o saque todo, que agora até discutem nos tribunais portugueses.
  8.  # 29

    Despacho n.º 5855/2020 - Diário da República n.º 104/2020, Série II de 2020-05-28 134676814

    Defesa Nacional - Gabinete do Ministro

    Subdelegação de competências no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea para a prática dos atos relativos à aquisição de 12 UAS classe 1

    https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/134676814/details/1/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=134676796
  9.  # 30

    Lá vai o facebook pegar fogo de novo.
  10.  # 31

    Colocado por: branco.valterSubdelegação de competências no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea para a prática dos atos relativos àaquisição de 12 UAS classe 1

    Aqui está uma medida que considero muito inteligente. Há muitos anos quem fazia este trabalho de deteção aérea de incêndios eram os Aeroclubes que aproveitavam para fazer horas de voo com os alunos. Hoje em dia são quase só empresas a dar instrução e este tipo de aeronaves não tripuladas são muito mais eficazes. Além disso podem ser uteis em muitas missões de busca e salvamento. Por exemplo não faz sentido andar um helicóptero pesado a fazer buscas de corpos desaparecidos no mar. Tentar salvar vidas pode não ter preço, mas procurar pessoas que já morreram é um exagero.
    Concordam com este comentário: treker666
  11.  # 32

    O Exército tem usado os drones na RCA, com bastante sucesso.

    Quanto à utilização na vigilância contra incêndios, parece que há umas dificuldades quaisquer colocadas pela CNPD, relativas à captura e gravação de imagens vídeo.
  12.  # 33

    Colocado por: rjmsilvaQuanto à utilização na vigilância contra incêndios, parece que há umas dificuldades quaisquer colocadas pela CNPD, relativas à captura e gravação de imagens vídeo.

    Nada de novo por aqui, a habitual burocracia e inépcia de alguns organismos estatais que servem só para chatear e alimentar uns boys. Há dezenas de anos que a obtenção de licença de imagens aéreas era coisa de dias. Mas as empresas privadas tinham sempre um fundo para "olear" o processo.
    Tal como na construção, em Lisboa uma autorização para uma remodelação pode demorar uma semana ou +2 anos depende do "oleo" usado.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  13.  # 34

  14.  # 35

    Colocado por: branco.valterQNPVSC

    https://twitter.com/i/status/1266015979546595329

    Engraçado que 50 anos depois as imagens parecem iguais só que na altura a preto-e-branco. O pessoal a entrar em aldeamentos de palhotas incendiar algumas e revistar outras.
    O equipamento é que faz muita diferença : pinchas (Unimogs) em vez de Hummer's blindados, quicos em vez de capacetes e coletes anti-bala e a G3 em vez de umas mais levezinhas.
    Ah, estas imagens há uns anos atrás eram consideradas massacres, violação de direitos, bla,bla, bla...
  15.  # 36

    Colocado por: CarvaiAh, estas imagens há uns anos atrás eram consideradas massacres, violação de direitos, bla,bla, bla...


    Acredito que os que tinham essa opinião há 45 anos, continuam a pensar o mesmo.
    Também sou de opinião que não estamos a fazer nada na RCA. Mas já que temos que ir para lá, ao menos que façam as coisas bem feitas e em segurança.
  16.  # 37

    Faz hoje 76 anos que mais de 300 mil homens lançaram o assalto à fortaleza europeia dominada pela Alemanha.
    O grosso das forças eram norte-americanas e britânicas. Os ingleses, irredutíveis na sua ilha, deram luta às forças alemãs desde 1939,enquanto todos os outros países iam sucumbido, um após outro, diante do poderio dos alemães.
    Só mais de 2 anos depois os norte-americanos se juntaram à luta e pela segunda vez em menos de trinta anos, mandaram os seus jovens para morrer na Europa, África e Pacífico.
    É importante não esquecer.
    Concordam com este comentário: smart
  17.  # 38

    Colocado por: Carvai
    Ainda não ouvi um único militar queixar-se por ter sido enviado para qualquer uma dessas missões. Pelo contrário ouvi muitas queixas pelas casernas por não terem sido escolhidos apesar de se terem oferecido várias vezes.
    No Ultramar quando se estava numa zona 100% recebia-se o dobro do salário normal. Eu como alferes miliciano recebi 12 contos por mês durante uma ano. Segundo a Pordata hoje valia 2.000€ mas era pago em moeda local que não tinha conversão direta para o escudo no Continente. Claro que houve uma mão muito cheia de oficiais do quadro que acumulavam grandes regalias e depois compravam casas em Lisboa ( a Infante Santo era quase um quartel). Mas tal como hoje poupava-se muito porque era quase tudo de borla - dormida, comida e deslocações.
  18.  # 39

    Presidente da República condecorou os Comandos com a Ordem da Liberdade

    No Dia dos Comandos, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas condecorou como Membro Honorário da Ordem da Liberdade o Regimento de Comandos, em cerimónia restrita realizada no Palácio de Belém.

    Na presença do Antigo Presidente da República, General António Ramalho Eanes, do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, de três agraciados com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, General João de Almeida Bruno, Coronel Raúl Socorro Folques, e Tenente-Coronel Manuel Isaías Pires, do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do Comandante do Regimento de Comandos, Coronel Eduardo Vieira Pombo, e do Sargento e do Praça do Regimento de Comandos, respetivamente, Sargento-Mor Manuel António Rodrigues e Soldado Aliu Camará, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, após usar da palavra, impôs as insígnias da Ordem da Liberdade no Estandarte Nacional do Regimento de Comandos.













    Video - http://www.presidencia.pt/comandantesupremo/?#p178257

    http://www.presidencia.pt/comandantesupremo/?idc=305&idi=178256
  19.  # 40

 
0.0257 seg. NEW