Colocado por: Picareta
Eu tenho ... O BES emprestava-me o dinheiro :-))
Colocado por: luisvvespero pela resposta do NB
Colocado por: JoelM
Faltando o pequeno pormenor que está história começa toda porque o NB de quer desfazer de activos que considera tóxicos e para isso está dispostos a vender a baixo do valor de mercado,
consideratóxicos e para isso está dispostos a vender a baixo do valor
até aqui tudo mais ou menos aceitável...
Começa a ficar ridículo é a venda ser feita a uma empresa que pertence à lone star?!
E que nem mais nem menos pede um empréstimo ao NB para fazer essa mesma compra... Como se não fosse ridículo o suficiente dão como garantia os imóveis... Ou seja, no limite, o NB leva com eles de novo... Seria hilariante se não fosse dinheiro dos nossos impostos!
Colocado por: smart
Esta consideração é ambigua. O património imobiliário, é um activo, com o preço de avaliação, compondo a carteira do banco. Ao ser vendido a metade do preço, esse activo desapareceu e o valor que entrou foi metade da sua avaliação imobiliária, muitas vezes até inferior ao valor de mercado...
. Do total da carteira, entre os valores dos activos vendidos (imobiliário) e a receita tomada, resultou uma diminuição de valor na ordem de 329 milhões. O NB teve de recorrer a capitalização do valor em questão, junto de quem..claro está do Fundo de Resolução...aquele que dizem que os contribuintes não poem um tusto, mas na verdade, nunca o haverão de pagar...
Se não vendesse a carteira imobiliária em questão...tinha necessidade de recorrer ao FResolução para mais uma tranche?
Não não tinha...
Mas pior ainda...vendeu a carteira imobiliária com perda de 50% (329 milhões) e após se capitalizar junto do FResolução, emprestou $ ao comprador para a poder adquirir...O banco deve ter tido uma vantagem relevante na operação..
lol...só falta dizerem que os adquirentes têm relações de interesse com o maior acionista do banco.
em Agosto de 2019 o NB, vendeu 200 imóveis da carteira SERTORIUS, com um desconto de 70%, resultando numa #perda# de 328,8 milhões..
Venderam a entidades ligadas ao fundo CERBERUS, que é o principal acionista do banco austriaco Bawag PSK, que foi liderado por Byron Haines até 2017...o qual, é o Presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Novo Banco...que até disse que a carteira foi vendida a preços competitivos, sem descontos...Mentira..70% desconto noticiado...
tudo normal..mas eu não como gelados com a testa..
São todos do mesma equipa.
O valor total da venda, resultou metade do valor dos imóveis, ou da carteira Viriato, como é denominada...Numa altura em que se assistia a valorizações constantes do património imobiliário, com uma oferta que não satisfazia a procura, o prémio para o comprador é demasiado elevado, e só entendido em cenário pouco legitimo.
Colocado por: luisvvSe o negócio tiver sido mau, na pior das hipóteses recuperam os imóveis.Sim, só que entretanto voltá a estaca 0. Voltam a ficar com activos tóxicos e o estado teve de cobrir os projuizos.
Colocado por: eu<
Vamos supor que se trata mesmo de uma enorme vigarice.
Nesse caso, acha que não vai aparecer uma bela explicação a tentar branquear a vigarice?
A única forma de saber a verdade é com uma investigação independente (as auditorias da Deloitte valem pouco mais que zero - as consultoras comem do mesmo prato e chegam até a colaborar nas vigarices)
Colocado por: HAL_9000Sim, só que entretanto voltá a estaca 0. Voltam a ficar com activos tóxicos e o estado teve de cobrir os projuizos.
Isto parece um óptimo negócio para os compradores, nunca correm risco. Compram os imóveis a um banco com o dinheiro desse mesmo banco.Se os conseguirem rentabilizar, fazem uma pipa de massa, se não, "no problemo"...voltam para o banco.
Colocado por: luisvv
A toxicidade dos activos decorria em grande medidaprecisamente de o seu valor de balanço não ser real.
Se você tem um activo avaliado por 500 e o vende por 300 regista o prejuízo de 200 e segue em frente. Se o voltar a recuperar por 300 ou menos, em princípio já não terá prejuízo. Continuará a ter que o vender, mas o valor de avaliação aí já teve um teste.
Colocado por: luisvvArgumento imbatível: como eu acho que é uma vigarice, se me mostrarem que não é eu continuarei a achar que é.
Bem-vindos à minha TED Talk.
Colocado por: euA única forma de saber a verdade é com uma investigação independente
Colocado por: JoelM
coerencia ao mais alto nivel, que apenas faz sentido para o luisvv!
já estou a imaginar as consequências...
estava à espera que dissessem o contrário?
Colocado por: CarvaiAfinal temos capacidade a mais mas depois importamos ?
Colocado por: branco.valterO Professor deve-lhe ter tocado nalgum ponto fraco...(a carteira?).
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/hidrogenio-joao-galamba-critica-professor-universitario-620397