Colocado por: smart
hum..
deixe-me partilhar aqui umas contas ...
para aferir a eventual vantagem na compra do VE vs Gasoil ou lina...
tenho uma chaimite com 10 anos a gasoil, com motor 1.6 tdi.
uma comparação com um VE...
gasoil:
carro custa 25 mil
5.5 aos 100 x 1.35 o litro = 7.42€ aos 100, arrendondado para 7.50€
15 mil ano são 1125 € em combustivel + 180 IUC + 200 revisão e dá cerca de 1500€ ano para 15 mil Kms.
VE
carro custa tb 25 mil
13kw a 8 centimos, são 1,04€ + IVA, portanto 1.28€ para fazer 100 kms
15 mil kms são 192 euros
não paga ISV
e a revisão são cerca de 75 euros, portanto 270 euros ano.
a poupança entre cada opção com custo inicial semelhante são cerca de 1330 euros.
em 10 anos são 13,3 mil euros, que ascenderá a 15 mil pois não é necessário embraiagens nem retificações no diesel (bomba/injectores...)
ao fim de 10 anos, atribuo o mesmo valor de 5 k a cada carro.
custaram o mesmo mas com o VE, poupa-se 15 mil euros em 10 anos.
sim sou merceeiro....
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compreendo a sua consideração..
mas, 25K por 1 carro de NOV 2019 com 7 mil kms vs 23 por um de 2018 com 35k, acho que vale a diferença..., sobretudo pela garantia das baterias...
sou da opinião que o importante não é o que o carro custa..
é o que perdemos durante a sua propriedade...
compre-se um Alfa e um BMW ao mesmo preço e venda-se 8 anos depois..
Um Dacia e um VW aos mesmo e preço e o seu valor ao fim de 10 anos...
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já me esquecia onde fui buscar electricidade a 8 cts o kilo durante a madrugada:
Colocado por: J D
Nisso dou razao. Para 30k ano , um carro a gpl novo , o clio custa 18k, a nivel de gpl vs energia, vai custar 400e a mais ano, claro que se junta mais 100e do icu mais eventuais revisoes, mas , mesmo assim a 8 anos de uso, compara muito bem com um electrico. Claro que se tiverem energia solar de borla , entao o valor muda de novo.
Colocado por: JotaPQualquer carro de qualquer gama, por 15/18mil euros já tem auxílio ao arranque em subidas...
Colocado por: smartjá me esquecia onde fui buscar electricidade a 8 cts o kilo durante a madrugada:
Colocado por: callinas
Normalmente quando há sol o carro não está casa a carregar, ou então precisa de uns 32 painéis instalados para carregar o carro gratuitamente.
Colocado por: pcspinheiroBelo achado! Se não fosse feio até mais não até poderia ser alternativa, tem poucos kms.
Só para precisar, a esposa também quer sensores de estacionamento á frente, daí estar limitado ao N-connecta ou superior... O ioniq pode ser ligeiramente superior mas acho feio...
Mas afinal o Leaf sofre assim tanto de males de bateria??? Se sim, porque continua tão popular? Também não quero carro descartável como os telemóveis, que às vezes se trocam por causa da bateria! Mas pelo muito que li ultimamente, os hábitos de carregamento podem fazer a diferença toda. Por exemplo, carregar e descarregar sempre entre 20-80% pode extender a vida útil da bateria muito significativamente (e há um intervalo um pouco mais apertado que é melhor ainda) já que a química de li-ion sofre mais ao ser descarrega mais do que 20% ou carregada mãos do que 80%, tem a ver com as voltagens a que as células ficam. Mas lá está, isso compromete a autonomia e não dá para todos...
O primeiro passo é ir ver os carros, hoje vou ver um a Fátima, pode ser que os pastorinhos ajudem 🤣
Colocado por: jcfcid
Se acha o ioniq feio, então não tem muito mais opções que o Leaf.
O problema do Leaf, não é propriamente o dia a dia, é mais a questão das viagens longas em que precisa de PCR.
Colocado por: J D
Pessoalmente eu ate prefiro o Ioniq vs aqueles leafs das primeiras geraçoes , isso sim sao carros feios como breu. Mas la esta , opinioes altamente subjectivas. O Ioniq so é pena a insistencia naquele tamanho de bateria. O kauai com a bateria maior tem uma autonomia excelente...
Colocado por: jcfcidO que pode ser um não problema :)
O problema do Leaf, não é propriamente o dia a dia, é mais a questão das viagens longas em que precisa de PCR.
Colocado por: mafgodO que pode ser um não problema :)
Colocado por: pcspinheiroA mimha esposa só fará no max 60km/dia se andar muito, normalmente serão uns 40km (20+20)
Colocado por: pcspinheiroQuerem comentar este?
https://www.standvirtual.com/anuncio/nissan-leaf-n-connecta-ID8ORx8I.html#ec4f5515fe
Estou a meio caminho e estou, tinha pensado ir lá...
Esse tarifário parece interessante e pode até sê-lo mais na eventualidade de carregar o carro em casa à noite ou fds. Em relação ao actual que tenho da endesa (com os consumos actuais de ~3500 KW/ano) pouparia 110€/ano. MAS, a Endesa dá-me a factura de Janeiro (tarifa aniversário) onde poupo mais de 150€. por isso pode compensar no futuro, agora não.