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  1. Colocado por: smart
    hum..
    deixe-me partilhar aqui umas contas ...
    para aferir a eventual vantagem na compra do VE vs Gasoil ou lina...
    tenho uma chaimite com 10 anos a gasoil, com motor 1.6 tdi.
    uma comparação com um VE...

    gasoil:
    carro custa 25 mil
    5.5 aos 100 x 1.35 o litro = 7.42€ aos 100, arrendondado para 7.50€
    15 mil ano são 1125 € em combustivel + 180 IUC + 200 revisão e dá cerca de 1500€ ano para 15 mil Kms.

    VE
    carro custa tb 25 mil
    13kw a 8 centimos, são 1,04€ + IVA, portanto 1.28€ para fazer 100 kms
    15 mil kms são 192 euros
    não paga ISV
    e a revisão são cerca de 75 euros, portanto 270 euros ano.
    a poupança entre cada opção com custo inicial semelhante são cerca de 1330 euros.
    em 10 anos são 13,3 mil euros, que ascenderá a 15 mil pois não é necessário embraiagens nem retificações no diesel (bomba/injectores...)
    ao fim de 10 anos, atribuo o mesmo valor de 5 k a cada carro.
    custaram o mesmo mas com o VE, poupa-se 15 mil euros em 10 anos.
    sim sou merceeiro....
    .
    compreendo a sua consideração..
    mas, 25K por 1 carro de NOV 2019 com 7 mil kms vs 23 por um de 2018 com 35k, acho que vale a diferença..., sobretudo pela garantia das baterias...
    sou da opinião que o importante não é o que o carro custa..
    é o que perdemos durante a sua propriedade...
    compre-se um Alfa e um BMW ao mesmo preço e venda-se 8 anos depois..
    Um Dacia e um VW aos mesmo e preço e o seu valor ao fim de 10 anos...
    .
    já me esquecia onde fui buscar electricidade a 8 cts o kilo durante a madrugada:
      zas.JPG


    Ao contrário do que diz o jcfcid, não acho a comparação justa. O Leaf enquanto carro não é equivalente a outro a ICE de 25.000€! Para o comum povo que não compra pela empresa para uso pessoal por 25.000€ tem que ser um Leaf usado e pelos mesmos 25.000€ compra um carrão usado e não um Micra a pilhas. Um carro a gasolina equivalente ao Leaf custa pouco mais de metade, considerando os preços em novo. A maior razão para escolhermos um eléctrico neste momento nem se prende tanto com a economia, mas sim com a relutância da esposa em ter carro com mudanças. Não quer ter de stressar com arranques em subidas nem em deixar o motor ir a baixo. Até agora fui quase sempre eu a levar e buscar os pequenos ao colégio, que tem uma subida respeitável e onde o trânsito acumula sempre, obrigando a para-arranca constante e onde nem todos os condutores vencem nem todas as embraiagens sobrevivem. Com a ida de um para o ciclo ela vai ser obrigada a ir também fazer essas viagens... É portanto mais uma escolha de conveniência, por mim ficava com a velhinha astra a GPL que tão bem nos tem servido há 20 anos e que, fora algumas questões estéticas próprias de tantos quilómetros na estrada (370.000) não tem muito que se lhe aponte e é económica em combustível, IUC e manutenções, que faço eu. Aliás, acho que vou ficar com ela para o dia a dia e deixar o Superb para os passeios de fds e viagens longas (e eventualmente como tractor para uma caravana que andamos a considerar também). Com uma autonomia de 1200km ou mais não há melhor para viagens longas 👍
  2. Colocado por: J D

    Nisso dou razao. Para 30k ano , um carro a gpl novo , o clio custa 18k, a nivel de gpl vs energia, vai custar 400e a mais ano, claro que se junta mais 100e do icu mais eventuais revisoes, mas , mesmo assim a 8 anos de uso, compara muito bem com um electrico. Claro que se tiverem energia solar de borla , entao o valor muda de novo.

    Normalmente quando há sol o carro não está casa a carregar, ou então precisa de uns 32 painéis instalados para carregar o carro gratuitamente.
  3. Qualquer carro de qualquer gama, por 15/18mil euros já tem auxílio ao arranque em subidas...
  4. Colocado por: JotaPQualquer carro de qualquer gama, por 15/18mil euros já tem auxílio ao arranque em subidas...


    Tente dizer-lhe você isso... Aliás, inicialmente queria mudanças automáticas porque o meu irmão dizia maravilhas de conduzir o BMW dele por causa desse aspecto. O problema foi ter conduzido uma vez um eléctrico para experimentar e não quer outra coisa: sem mudanças, sem pontos de embraiagem, sem barulho. Mesmo em subidas bastante inclinadas larga-se o travão e lá começa ele a ir. Ainda assim a ajuda ao arranque não é a mesma coisa, implica ponto de embraiagem nos de caixa manual, mas concordo. O meu Superb tem e dá jeito, mas vivia bem sem.
  5. Colocado por: smartjá me esquecia onde fui buscar electricidade a 8 cts o kilo durante a madrugada:


    Esse tarifário parece interessante e pode até sê-lo mais na eventualidade de carregar o carro em casa à noite ou fds. Em relação ao actual que tenho da endesa (com os consumos actuais de ~3500 KW/ano) pouparia 110€/ano. MAS, a Endesa dá-me a factura de Janeiro (tarifa aniversário) onde poupo mais de 150€. por isso pode compensar no futuro, agora não.
  6. https://www.standvirtual.com/anuncio/nissan-leaf-visia-30-kwh-ID8OP90I.html

    15k€ só? é este o preço normal destes carros?
  7. Belo achado! Se não fosse feio até mais não até poderia ser alternativa, tem poucos kms.

    Só para precisar, a esposa também quer sensores de estacionamento á frente, daí estar limitado ao N-connecta ou superior... O ioniq pode ser ligeiramente superior mas acho feio...

    Mas afinal o Leaf sofre assim tanto de males de bateria??? Se sim, porque continua tão popular? Também não quero carro descartável como os telemóveis, que às vezes se trocam por causa da bateria! Mas pelo muito que li ultimamente, os hábitos de carregamento podem fazer a diferença toda. Por exemplo, carregar e descarregar sempre entre 20-80% pode extender a vida útil da bateria muito significativamente (e há um intervalo um pouco mais apertado que é melhor ainda) já que a química de li-ion sofre mais ao ser descarrega mais do que 20% ou carregada mãos do que 80%, tem a ver com as voltagens a que as células ficam. Mas lá está, isso compromete a autonomia e não dá para todos...

    O primeiro passo é ir ver os carros, hoje vou ver um a Fátima, pode ser que os pastorinhos ajudem 🤣
  8. pelo que tem na descrição vao receber uma frota deles...
    • J D
    • 25 agosto 2020
    Colocado por: callinas
    Normalmente quando há sol o carro não está casa a carregar, ou então precisa de uns 32 painéis instalados para carregar o carro gratuitamente.


    As baterias cada vez estao mais baratas. Ate se pode dar o caso da pessoa em causa ja ter um array decente em casa , existem N possibilidades ( ja se encontram packs de Litio de 4kw por 1600 com iva, eventualmente a questao de alguem ter 20kw num array de celulas em casa ja nao vai ser assim tao descabido ou caro )
  9. Colocado por: pcspinheiroBelo achado! Se não fosse feio até mais não até poderia ser alternativa, tem poucos kms.

    Só para precisar, a esposa também quer sensores de estacionamento á frente, daí estar limitado ao N-connecta ou superior... O ioniq pode ser ligeiramente superior mas acho feio...

    Mas afinal o Leaf sofre assim tanto de males de bateria??? Se sim, porque continua tão popular? Também não quero carro descartável como os telemóveis, que às vezes se trocam por causa da bateria! Mas pelo muito que li ultimamente, os hábitos de carregamento podem fazer a diferença toda. Por exemplo, carregar e descarregar sempre entre 20-80% pode extender a vida útil da bateria muito significativamente (e há um intervalo um pouco mais apertado que é melhor ainda) já que a química de li-ion sofre mais ao ser descarrega mais do que 20% ou carregada mãos do que 80%, tem a ver com as voltagens a que as células ficam. Mas lá está, isso compromete a autonomia e não dá para todos...

    O primeiro passo é ir ver os carros, hoje vou ver um a Fátima, pode ser que os pastorinhos ajudem 🤣


    Se acha o ioniq feio, então não tem muito mais opções que o Leaf.

    O problema do Leaf, não é propriamente o dia a dia, é mais a questão das viagens longas em que precisa de PCR.
    • J D
    • 25 agosto 2020
    Colocado por: jcfcid

    Se acha o ioniq feio, então não tem muito mais opções que o Leaf.

    O problema do Leaf, não é propriamente o dia a dia, é mais a questão das viagens longas em que precisa de PCR.


    Pessoalmente eu ate prefiro o Ioniq vs aqueles leafs das primeiras geraçoes , isso sim sao carros feios como breu. Mas la esta , opinioes altamente subjectivas. O Ioniq so é pena a insistencia naquele tamanho de bateria. O kauai com a bateria maior tem uma autonomia excelente...
  10. Colocado por: J D

    Pessoalmente eu ate prefiro o Ioniq vs aqueles leafs das primeiras geraçoes , isso sim sao carros feios como breu. Mas la esta , opinioes altamente subjectivas. O Ioniq so é pena a insistencia naquele tamanho de bateria. O kauai com a bateria maior tem uma autonomia excelente...


    Já ha um novo Ioniq de 40kw. No entanto, o de 30, continua a ser o melhor de todos a nivel de eficiencia e de performance..

    O kauai é o proximo nivel, tambem ao nivel do irmao e.niro... Mas a esses não consigo ch€gar, por isso, terei de ficar pelo Ioniq, até porque é o mais parecido com o Ampera que tenho actualmente :)
  11. Colocado por: jcfcid
    O problema do Leaf, não é propriamente o dia a dia, é mais a questão das viagens longas em que precisa de PCR.
    O que pode ser um não problema :)
    • J D
    • 25 agosto 2020
    Colocado por: mafgodO que pode ser um não problema :)


    Para quem faça 100-150km dia em 2 percursos , serve perfeitamente. Tendo em conta o preço dos em segunda mao para esses modelos nao é uma má escolha. Mesmo assim , feio para c***** lol
  12. Pois, estava inclinado um para um leaf gen2. O gen 1 é mesmo feio, mas isto mais uma vez são gostos pessoais. Vim agora de ver o Leaf em fatima. Até é giro em branco pérola, mas os gajos não estavam lá para conversar sobre preço e afins. Acho um desrespeito sobretudo sabendo que vinha porque marquei visita! O carro tem que ser pintado em várias peças (está a ser feito) e tem o interior barrado em silicone gordurosa. Não consegui usar o leafspy porque o adaptador OBDII que tenho é mais antigo e não dá... por isso vim embora na mesma e acho que passo ao próximo... vou. Era se me ligam e se estão dispostos a ajustar o preço ao estado do carro, depois de saber das baterias... Oi então tento que. Esposa experimente um ICE pequeno com mudanças automáticas, pode ser que cole...
  13. A mimha esposa só fará no max 60km/dia se andar muito, normalmente serão uns 40km (20+20)
    • J D
    • 25 agosto 2020
    Colocado por: pcspinheiroA mimha esposa só fará no max 60km/dia se andar muito, normalmente serão uns 40km (20+20)


    Bmw i3 , existem muitos por preços baratos, para essas distancias servem. Ainda se encontram alguns com range extender.
  14. Querem comentar este?

    https://www.standvirtual.com/anuncio/nissan-leaf-n-connecta-ID8ORx8I.html#ec4f5515fe

    Estou a meio caminho e estou, tinha pensado ir lá...
    • J D
    • 25 agosto 2020
    Colocado por: pcspinheiroQuerem comentar este?

    https://www.standvirtual.com/anuncio/nissan-leaf-n-connecta-ID8ORx8I.html#ec4f5515fe

    Estou a meio caminho e estou, tinha pensado ir lá...


    Girito, veja como gosta do modelo etc, pode ser que existam melhores preços / etc neste momento mas pelo menos fica ja com uma ideia de como o model realmente é

  15. Esse tarifário parece interessante e pode até sê-lo mais na eventualidade de carregar o carro em casa à noite ou fds. Em relação ao actual que tenho da endesa (com os consumos actuais de ~3500 KW/ano) pouparia 110€/ano. MAS, a Endesa dá-me a factura de Janeiro (tarifa aniversário) onde poupo mais de 150€. por isso pode compensar no futuro, agora não.


    Se a esposa vai fazer 40km por dia, vai ver que esse consumo anual vai por aí acima. Se não estou em erro a tarifa aniversário só existe em tarifa simples. Logo com um VE em casa a tarifa bi-horária torna-se quase obrigatória.
 
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