Colocado por: Marc_S- Não é uma boa ideia para carro único lá em casa mas pode ser um excelente segundo carro.
Colocado por: smarthum..
concordo que não devemos ser fundamentalistas em relação ás opções
já exemplifiquei que com VE poupa-se 1500 por ano..
Em 10 anos são 15K
mas o VE tb custa mais 12/13 K que um carro da mesma categoria
O LEAF anda por 35K e por 22/23 já compro carros a gasolina do mesmo segmento
e quem recorre ao credito, são menos juros a pagar que correspondem á diferença de preço entre cada uma das opções e seus custos associados.
Ao fim de 8 anos se ocorrer avaria na bateria, podem custar 8/9 mil euros.
e nem todos lhe mexem..
claro que os outros avariam, mas as reparações não são tão avultadas.
conheços muitos, e não são poucos electricos que com 4/5 anos tiveram de trocar baterias.
Para mim fazer viagens a 90 e parar horas para carregar não é opção, sobretudo em locais que já estão pessoas a aguardar como acontece nos PAC das AE frequentemente...
Podemos ir a 40 kms hora e a viagem fica mais barata
ou então ir pela nacional
bem já agora vamos de comboio regional ou de autocarro
para mim a utilização do veículo obedece á logica razoabilidade do preço, necessidades, autonomia e custo.
e os electricos pelos seus preços ainda não se afiguram opção...
compreendo quem indica que demora tempo a carregar ou com a familia no carro sem saber até onde vai chegar, pois afecta o conforto de todos...
para outros não se afigura problema..
entendo e respeito a opção..
agora não afirmem é so as vantagens dos electricos, como que se os carros a combustão não tivessem vantagens
A melhor opção de momento, para mim, mais coerente até são os carros a GPL.
Se olharmos para a questão "ambiente", prejuizo deste como consequencia de fabrico das baterias e produção de electricidade e seus consumos associados e preço do carro vs carros a GPL, estes batem aos pontos (preço, segurança, agradabilidade de utilização, autonomia, poluição, preocupação)...
O Ambiente..somos esmagados a pensar no ambiente e depois ali nos states ou indias/xinas poluem milhares de vezes mais..
vivemos num mundo global..
não num aquario em que cada país respira a poluição que produz...
quando quiserem fazer algo pelo ambiente, apliquem taxas aduaneiras aos paises que não se pautam pela dimnuição da poluição industrial/melhores práticas
Portugal tem o impacto de 0.00001 nas emissoes globai.. OK, pouco mais é ..
uma coisa não tenho duvidas
os nossos governantes ansiando por impostos e receando quebras relacionadas com o ISV dos carros a combustão mais os impostos relacionados com os consumos durante a vida util do carro, têm de ir buscar o dinheiro a algum lado...
não tarda criarão um imposto para os VE e depois é sempre a somar..
mas antes disso irão agravar os impostos a diesel para o pessoal os largar da mão....
A IP já veio reivindicar imposto para VE
https://eco.sapo.pt/2020/05/07/ip-estuda-taxa-sobre-carros-eletricos/
primeiro estranha-se
depois entranha-se
depois é certo...
Colocado por: rjmsilvaUi, ficou tudo muito agitado...
Tinha 150 km de autonomia, abasteci 40€, paguei 30€ porque abati 10€ no cartão do pingo doce. Façam lá as contas e digam quanto ando a gastar aos 100km.
Colocado por: mafgodSó tenho VEs em cada e sem stress nenhum :)
Colocado por: smartagora não afirmem é so as vantagens dos electricos, como que se os carros a combustão não tivessem vantagens
Colocado por: Bruno.Alves
E eu. Há 3 anos só um carro em casa e é eléctrico, a fazer sempre 30kkm por ano (este um pouco menos pelos motivos óbvios)
Ninguém faz isso. Não nos podemos esquecer que todos nós já tivemos carros a combustão antes. E acho que somos (nós, que gostamos de VEs) todos bastante razoáveis a apontar vantagens e desvantagens. Porque as conhecemos e sabemos como adaptar alguns dos constrangimentos.
Colocado por: smarthum..
enunciei as consideraçãoes, pq não me lembro de ter lido proprietarios de VE a abordar as desvantagens dos VE.
Como muitos anonimos visitam o post na procura de uma decisão, enumerei algumas de forma a que por si as avaliem e escolham a melhor opção, face ao que pretendam.
é o que apelido de dialogos construtivos ;-)
Colocado por: smarthum..
Dessas 2 situação que diz ter ocorrido, uma delas é esta....
https://pplware.sapo.pt/motores/nissan_leaf_bateria/
a NISSAN desmentiu o preço das baterias...para que o forum saiba,,
Colocado por: J D
Afinal ja nao sao 30e, sao 40e, nao sao 850km sao 700km. Se se espremer mais um pouc chegamos ao nr real, uns 50e por 600km
Colocado por: smarthum...
bateria nova
2014 - 50 mil kms (SMART)
https://www.standvirtual.com/anuncio/smart-fortwo-electric-drive-passion-bateria-nova-ID8Nycon.html
Colocado por: J DAlguem me vir falar de Diesel que tem o preco que tem por ser patrocionado por todos que abastecem gasolina faz-me especie.
Colocado por: rjmsilva
Paguei 30€ e fiquei com 850 km de autonomia no carro, sem consultar apps e sem precisar de vir a um fórum aflito com medo de não chegar a casa. Isto tudo em menos de 5 minutos.
Colocado por: rjmsilva
Mas já não lhe faz espécie um dos argumentos dos VE ser o cheque que o orçamento de estado oferece a alguns afortunados. Pago por todos os contribuintes.
Colocado por: J D
Como pelos vistos alem de problemas com matematica tambem existe problemas de leitura ou compreensao, o problema dele foi ter deixado a "carteira" em casa.
Colocado por: J D
Nenhum, sempre serve para comecar a mitigar o que roubaram a todos os outros para sustentar sucata a diesel.