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  1.  # 101

    Colocado por: trivialempurre a parte azul do contactor para dentro com uma chave de fendas, se sair água é porque há problemas com a sondas, rele, etc


    Sim, entrou água no autoclave. Como sei se o problema está no relé de nível ou nas sondas? Tirando tudo para fora do furo?

    Outra coisa, provavelmente porque não é utilizado há muito tempo, o autoclave está sem pressão. Pelo que andei a ler, umas das coisas que rebenta a membrana é precisamente o excesso de pressão exercida pela água, na ausência de ar. Como só liguei o contactor uns segundos, não deve haver problema. Vou drena-lo e voltar a encher com ar até ao 3 bares (acho que é esta a pressão de arranque do pressostato).

    Tendo problemas nas sondas e/ou relé, eu resolveria o problema instalando um quadro digital sem sondas de nivel? Tipo isto:

    https://www.chlengenharia.pt/compra/quadro-de-proteccao-probomba-digital-230v-12a-576266


    Obrigado!
  2.  # 102

    Um pressostato digital substitui as sondas e o relé de nível?

    https://www.hidraulicart.pt/pressostato-digital/
  3.  # 103

    o Rele de nivel tem leds acesos?
  4.  # 104

    Colocado por: braga68

    Sim, entrou água no autoclave. Como sei se o problema está no relé de nível ou nas sondas? Tirando tudo para fora do furo?

    Outra coisa, provavelmente porque não é utilizado há muito tempo, o autoclave está sem pressão. Pelo que andei a ler, umas das coisas que rebenta a membrana é precisamente o excesso de pressão exercida pela água, na ausência de ar. Como só liguei o contactor uns segundos, não deve haver problema. Vou drena-lo e voltar a encher com ar até ao 3 bares (acho que é esta a pressão de arranque do pressostato).

    Tendo problemas nas sondas e/ou relé, eu resolveria o problema instalando um quadro digital sem sondas de nivel? Tipo isto:

    https://www.chlengenharia.pt/compra/quadro-de-proteccao-probomba-digital-230v-12a-576266


    Obrigado!


    Sim, resolve, é o que costumamos fazer quando as sondas/cabos vão a vida e não queremos tirar tudo para fora
  5.  # 105

    Colocado por: braga68Um pressostato digital substitui as sondas e o relé de nível?

    https://www.hidraulicart.pt/pressostato-digital/


    Não sei, nunca usei em furos
  6.  # 106

    Colocado por: STUNTMANo Rele de nivel tem leds acesos?


    Sim. Tem aceso o led vermelho de "falta de água" e o led amarelo (acho que este indica que o pressostato está armado).
  7.  # 107

    Colocado por: trivial

    Sim, resolve, é o que costumamos fazer quando as sondas/cabos vão a vida e não queremos tirar tudo para fora


    Pelo menos este problema ficaria resolvido, mas agora acho que encontrei outro. Quando carrego no pino da válvula do autoclave, sai água. Isto significa que a membrana está rota, certo? É um depósito de 200 L em inox da inoxave. Se tiver que trocar por um novo a despesa é grande. Não sei bem como funciona, mas um variador de frequência dispensa o autoclave?
  8.  # 108

  9.  # 109

    Colocado por: braga68

    Sim. Tem aceso o led vermelho de "falta de água" e o led amarelo (acho que este indica que o pressostato está armado).


    desligue os sensores e faça um shunt entre o COM e os sensores e veja se os leds acendem e apagam, caso nao aconteça é o rele de nivel.
  10.  # 110

    Colocado por: STUNTMAN

    desligue os sensores e faça um shunt entre o COM e os sensores e veja se os leds acendem e apagam, caso nao aconteça é o rele de nivel.


    Desculpe, acho que não percebi. Retiro do ligador os 3 fios correspondentes às 3 sondas, junto esses 3 fios com o COM? (contactor?).
    Se estiver a referir-se ao contactor, onde ligo exactamente?

    Obrigado!
  11.  # 111

    Colocado por: braga68

    Desculpe, acho que não percebi. Retiro do ligador os 3 fios correspondentes às 3 sondas, junto esses 3 fios com o COM? (contactor?).
    Se estiver a referir-se ao contactor, onde ligo exactamente?

    Obrigado!


    Eu expliquei-me mal, depois de desligar as sondas, arranje umas pontas de fio e ligue-as ao ligador, ao COMUM dos sensores, depois ligue-as aos boracos sobrantes no ligador, do sensor alto e do baixo.
  12.  # 112

    neste caso da direita para a esquerda temos a terra (comum na pratica), o sensor mínimo e o sensor máximo, desligue os 3 fios,
    em seguida ligue ao ligador uma ponta de fio e, vá fazendo shunts entre o mínimo e o máximo e veja se os leds acendem e apagam.
      WhatsApp Image 2020-09-01 at 11.31.39.jpeg
  13.  # 113

    Colocado por: STUNTMANneste caso da direita para a esquerda temos a terra (comum na pratica), o sensor mínimo e o sensor máximo, desligue os 3 fios,
    em seguida ligue ao ligador uma ponta de fio e, vá fazendo shunts entre o mínimo e o máximo e veja se os leds acendem e apagam.
      WhatsApp Image 2020-09-01 at 11.31.39.jpeg


    Esclarecedor! Obrigado.
  14.  # 114

    Colocado por: braga68

    Pelo menos este problema ficaria resolvido, mas agora acho que encontrei outro. Quando carrego no pino da válvula do autoclave, sai água. Isto significa que a membrana está rota, certo? É um depósito de 200 L em inox da inoxave. Se tiver que trocar por um novo a despesa é grande. Não sei bem como funciona, mas um variador de frequência dispensa o autoclave?



    Pois... variadores em bombas de furo para controlar a pressão na torneira nunca utilizei, a ver se alguém por aqui dá um feedback
    •  
      aacc
    • 1 setembro 2020

     # 115

    Colocado por: braga68mas um variador de frequência dispensa o autoclave?


    Um variador de frequência é para fazer arranque suave da bomba, serve para prolongar a vida da bomba e só.
  15.  # 116

    Colocado por: braga68mas um variador de frequência dispensa o autoclave?


    Sim isso existe pelo menos para unidades industriais, domesticas já ouvi falar no conceito mas nunca vi nenhum

    O variador altera a frequencia da rede, alterando a velocidade da bomba, alterando o caudal que passa no circuito.

    Portanto:
    torneira mais aberta -> mais caudal -> mais frequenia
    torneira menos aberta -> menos caudal -> menos frequenia

    Todos os variadores dignos que conheço existentes no mercado, (que nao servem para esta aplicação, sao variadores covencionais que se usam nas industrias), sao mais caros que uma autoclave, logo um variador especializado nao deve de fugir a regra.

    Ja agora, pelo que sei, os balões, autaclaves etc, nao tem como objectivo principal armazenar agua, para isso existem os depósitos
    o objectivo principal é regular o caudal da bomba, se este for maior do que o necessário, é armazenado do balão quando este estiver cheio a bomba para e, só liga outra vez quando esvaziar.
  16.  # 117

    ja agora o meu balão é dos antigos em inox e nao tem membrana, portanto esse sem membrana tambem funciona, mas vai precisar de manutençao constante, atirando um valor para o ar e, sem certeza nenhuma, diria de mes a mes. Ha válvulas que resolvem isso mas são coisas de picheleiros experientes nao para mim....
  17.  # 118

    Colocado por: STUNTMANja agora o meu balão é dos antigos em inox e nao tem membrana, portanto esse sem membrana tambem funciona, mas vai precisar de manutençao constante, atirando um valor para o ar e, sem certeza nenhuma, diria de mes a mes. Ha válvulas que resolvem isso mas são coisas de picheleiros experientes nao para mim....


    Agradeço a todos que responderam até agora às minhas dúvidas.

    Quanto à membrana, se ela está rota então o efeito do pressotato não se verifica, certo?
  18.  # 119

    Pelo que andei a ler, o variador de frequência associado a uma bomba, permite não só o arranque suave, como uma pressão constante em todas as torneiras, independentemente do caudal (com a bomba bem dimensionada, claro).

    Isto por exemplo:

    https://www.youtube.com/watch?v=zKk6ArwV0Ew

    Não sei o preço, mas deve ser alto.
  19.  # 120

    Colocado por: STUNTMANneste caso da direita para a esquerda temos a terra (comum na pratica), o sensor mínimo e o sensor máximo, desligue os 3 fios,
    em seguida ligue ao ligador uma ponta de fio e, vá fazendo shunts entre o mínimo e o máximo e veja se os leds acendem e apagam.
      WhatsApp Image 2020-09-01 at 11.31.39.jpeg


    Fiz assim:

    1- Retirei do ligador os 3 fios das sondas e fiz o shunt entre o comum e o mínimo. Continuou acesa a luz vermelha (falta água) e a amarela;

    2- Fiz shunt só entre o comum e o máximo. O mesmo resultado do anterior;

    3- Finalmente fiz o shunt entre o comum e o mínimo e o comum e o máximo. Houve alterações! Apagou a luz vermelha e acendeu a verde (água). A amarela manteve-se acesa. Não ligou logo a bomba porque tinha o interruptor desligado. Quando o liguei o contactor atracou de imediato e começou a entrar água no autoclave.
 
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