Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Anónimo disse:
    Olá a todos, tenho um terreno com 400m2 nos arredores de Lisboa, que está legalizado, mas tenho um anexo contruido com dois quartos uma sala e uma cozinha que não está, por isso estou a pensar mandar abaixo que colocar uma casa de madeira, mas tenho receio da relação qualidade/preço, pois não tenho muito dinheiro e o banco não faz este tipo de empréstimos, mas também relativamente a legalização gostaria de saber mais informações pois sei que é muito complicado a relação com as Câmaras Municipais.
    • srca
    • 7 novembro 2008

     # 22

    ola Ascot,

    Já possui a sua casa a uns bons anos, qual foi a impresa que a construiu se é que ainda se encontra no mercado?

    Obrigada
  2.  # 23

    Eu estou a estudar este assunto, e tambem gostaria de saber quem tem boas opiniões sobre este tipo de casa. Uma coisa que me faz confusão (e admito que seja preconceito): pode uma casa que se faz em cerca de 12 semanas ficar perfeitamente em condições?? E como certificarmo-nos, logo à partida, de que estamos a trabalhar mesmo com boas empresas e nao aldraboes? Vi o site da Rusticasa e fiquei muito bem impressionada, parecem-me casas magnificas. De resto, noutros sites, tudo o que vi mais faziam lembrar as casotas de arrumações do Aki...
    Quanto ao aspecto ecologico:
    Outra coisa que eles dizem é que somente se corta o volume de madeira que a massa florestal produziu num ano, em seguida planta-se a mesma quantidade de novas árvores. Como saber se isto é mesmo verdade?

    Outra coisa que ja li algures foi da toxicidade das madeiras, o que me leva a pensar em que materiais foram tratadas, se cumprem esses requisitos de segurança...
  3.  # 24

    Boa tarde deinhac
    Bom a rusticasa tem bonitas casas e (segundo entendidos) bons materiais mas alguma falta de assistencia no pos-venda e neste tipo de casas é muito importante pois segundo li é nesse periodo que as casas sofrem alterações estruturais e necessitam de afinações e tambem uma das mais caras do mercado ,quanto a sua opinião sobre outras empresas e suas casas não sera como as casas do AKI pois isso são abrigos de jardim que nada tem a ver com casas de madeira para habitação , no tempo de constução penso que segundo o sistema construtivo muito simples e rapido não havera motivos para grandes duvidas mas claro dependendo da empresa construtora e das suas referencias,tera que perder algum tempo até chegar a uma conclusão,por isso bem vinda a este forum!!!
    • evaz
    • 3 dezembro 2008

     # 25

    Encontrei hoje este site e achei muito interessante a discussão sobre casas de madeira. Sou proprietário de uma casa de madeira cedro do canadá, construída pela Lacecal e com origem Tamlin Homes of Canada (apesar do projecto de arquitectura ter sido feito aqui em Portugal).
    A casa é optima, não tenho razões de queixa mas acho que as empresas que assistem cá não percebem nada, especialmente do tipo de vernizes a utilizar. Passados 2 anos da construção já tive que a lixar e envernizar e acho que ficou pior com o verniz "aborrachado" que a Charconstrói indicou. E os decks então, nem 1 ano duraram após a intervenção da Charconstrói. Estava melhor tal como veio do canadá, em que trazia verniz marítimo (o vulgar dos veleiros em madeira).
    Já agora, está à venda mas é porque tenho que mudar de zona de residência. Mas vou ter muitas saudades dela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  4.  # 26

    BOA TARDE evaz
    Gostaria de saber se possivel a localização da sua casa ,quantas divisões,quantos anos e qual o valor!E já agora se me premite a indiscrição vai modar para outra de madeira ou não?
    atentamente
  5.  # 27

    Bom dia a todos
    Gostaria de desejar um optimo 2009 e de deixar esta pregunta,o porque de alguns participantes do forum falarem de assuntos com conhecimento e opiniões bem defenidas e depois desaparecerem sem mais nem menos?CLARO que não ha obrigação alguma em participar mas se são poucos os participantes informados ou proprietarios pior quando nem as questões levantadas são esclarecidas seria optimo maior participação destas pessoas pois é sempre uma mais valia para todos proprietarios e interessados e assim melhor esclarecimento melhor informação melhor forum pensem nisto, pois como li no no blog das casas prefabricadas ha pessoas que criticam quem esta disponivel para informar com conhecimento como é o caso da EMPATIAS que sempre esta presente em todas as situações de duvida ou exclarecimento isso é que deve sim ser elogiado e não criticado!!mas isto é só a minha opinião nada mais
    cumprimentos
  6.  # 28

    Colocado por: MacAna não era de troncos. Era esta aqui.


    Boa tarde. Esta casa é uma casa de troncos rectangulares, que deverão ter 160 x 185, aparentemente pela imagem.
    Atentamente
  7.  # 29

    Colocado por: AnaTOlá Mac.

    Pois é.
    Mas o problema é que as condições de clima na Suiça não são os mesmos que em Portugal, tal como em Portugal as condições são muito diferentes do Norte para o Sul.


    Boa tarde. Será possível definir ou melhor o que quer dizer com as condições de clima não são as mesmas? isso sabemos, mas quer desenvolver por favor.
    É que se tem a ver com a reacção das madeiras nos diferentes climas, é uma falsa questão como temos explicado por diversas vezes. Basta olharmos à nossa volta e encontramos madeiras em todas as construções, umas centenárias outras nem por isso. Depois há formas de adaptar as madeiras de diferentes locais aos climas de cada País, caso contrário, e é apenas um exemplo; como poderiam ser construídas na Austrália, no Território do Norte/Darwim, casas em pinho da Lapónia com mais de 25 anos já, e sem que existam relatos de problemas? lembro que a zona referida é perto do mar está em zona de clima tropical, tem grandes superficíes de deserto etc... este ex. apenas serve para transmitir que as madeiras se adaptam a qualquer clima, País ou região. Tem é de ser tratada por especialistas.
    Atentamente
  8.  # 30

    Boas,
    Há muito que acompanho este fórum, e acho muito útil a informação que podemos aqui obter.
    Queria só perguntar ao Empatias se o site da sua empresa é A empresa EMPATIAS, representante, em exclusivo, da empresa Finlandesa HIRSISETE, www.empatias-casasdemadeira.com ?
    Obrigada
  9.  # 31

    Boa tarde RitaL
    A Empatias é de facto a representante exclusiva da Hirsiset para Portugal e Paises de expressão portuguesa, como se pode confirmar no site da nossa parceira.
    Atentamente
  10.  # 32

    Boa noite sr.EMPATIAS
    Gostaria de saber se as casas de madeira pintadas com tinta,tem mais duração que as de cor normal (madeira) pois as fotos de casas nordicas poucas são as que não são pintadas sera que protege mais que as velaturas ????
    cumprimentos
  11.  # 33

    Boa noite sr.João Paulo
    Antes de mais um esclarecimento, as tintas utilizadas na pintura da madeira nas casas são de base aquosa, o que permite sempre ver o veio da madeira e permite que qualquer pessoa olhe e veja que é madeira que ali está. Na verdade as fotos que vê de casas nórdicas em quase todos os sites dos fabricantes são casas construídas nos países nórdicos ou na Europa Central, França, Alemanha e Bélgica especialmente. Ora como se sabe nesses países o sol não é uma benção como para nós, apesar de agora o clima estar todo ao contrário; daí a aplicação de tintas aquosas na madeira que lhes garante 2 a 3 anos sem manutenção. Em Portugal apesar de se poder utilizar o mesmo método, não é muito aconselhável por haver mais sol, daí que utilizemos mais vernizes exteriores de alta protecção contra os UV. No entanto a aplicação do mesmo tipo de tinta usada nos países nórdicos é aceitável, só que os períodos de manutenção serão mais curtos (todos os anos em princípio) e pode custar em média, se aplicado pelo próprio 250,00€(casa de 120 m2).
    Como a madeira vem tratada de fábrica contra a "bicharada"fungos, xilófagos e nemátodos; o verniz a usar basta ter propriedades protectoras contra os UV. Na Empatias estamos a usar agora um verniz de origem alemã que nos garante manutenções apenas de 5 em 5 anos. É um pouco caro mas compensa.
    Atentamente
  12.  # 34

    Pois Sr. Empatias, se calhar do seu ponto de vista, pintar uma casa de madeira poderá ser um "sacrilégio" ;)
    mas.... apesar de eu apreciar uma casa de madeira envernizada,
    as casas de madeira pintadas, ficam belíssimas (ver post das casas pré-fabricadas) e enquadram-se mais num ambiente e envolvência citadina,
    onde a maioria de nós tem a sua vida profissional e familiar.
    Existem essas tintas à venda cá em Portugal? São de qualidade? E também, tal como os vernizes, não protegem dos UVs?
    E o que acontece à pintura com a acção directa do sol? Descasca? A sua manutenção implica tirar primeiro toda a tinta, antes de aplicar nova mão?

    Desde já agradeço as respostas
  13.  # 35

    Boa noite sr EMPATIAS
    Duvida esclarecida!! E ainda bem que tem um verniz de qualidade pois sera uma mais valia para a si e para os seus clientes dado que tem sido um dos pontos de preocupação quer por parte de proprietarios quer de futuros !Pois mesmo simples e rapida a repintura de uma casa de madeira sera sempre uma preocupação dos proprietarios.


    woodhouse eu pessoal gosto de casas de madeira na cor natural pois pintadas perdem o seu toque original mas se uma pintura(VERNIZ) não durava mais que 2
    anos isso seria uma preocupação constante! Mas é apenas e só a minha opinião pois como se diz se todas as pessoas gostassem do amarelo as outras cores não se vendiam!!
    cumprimentos
  14.  # 36

    Colocado por: woodhousePois Sr. Empatias, se calhar do seu ponto de vista, pintar uma casa de madeira poderá ser um "sacrilégio" ;)


    Boa noite. Não é nenhum sacrilégio e a Empatias prefere este tipo de tratamento porque é menos agressivo para a madeira, o que eescrevi é que em Portugal devido a termos muito sol as velaturas aquosas duram menos tempo e obrigam a manutenções mais frequentes.

    Existem essas tintas à venda cá em Portugal? São de qualidade? E também, tal como os vernizes, não protegem dos UVs?


    Existem essas tintas/velaturas à venda cá sim, são de qualidade mas caras porque são produtos naturais da collori de laterra e da Biofa. Protegem dos UV mas volto a repetir necessitam de manutenções mais frequentes.

    E o que acontece à pintura com a acção directa do sol? Descasca? A sua manutenção implica tirar primeiro toda a tinta, antes de aplicar nova mão?


    A tinta/velatura não descasca porque é aquosa, começa a perder a cor queimada pelo sol. Não é necessário raspar nada, aplica-se nova velatura por cima da anterior após uma boa lavagem com jacto de água e boro à pressão (1,5 a 2 bar)por ex.
    Atentamente
  15.  # 37

    Boa noite sr. Empatias
    Quanto a repintar,fala apenas em lavagem das paredes com agua e aplicação de velatura,não é necessario lixar (falo isto no caso de verniz)a madeira fica com o seu brilho original mesmo no casodo escuricimento da madeira devido ha agua??
    atentamente.
  16.  # 38

    Colocado por: joao pauloBoa noite sr. Empatias
    Quanto a repintar,fala apenas em lavagem das paredes com agua e aplicação de velatura,não é necessario lixar (falo isto no caso de verniz)


    Boa noite. Em caso de paredes envernizadas o tratamento é diferente, a lixagem NUNCA deve ser aplicada, é um crime contra a madeira. Aquilo que fazemos é através de um processo de decapagem altamente eficaz e com o qual garantimos manutenções mais espaçadas(podem chegar aos 8 anos, temos alguns casos assim). Após esse processo, tem depois uma lavagem e seguidamente uma passagem a diluente após a limpeza da madeira, para retirar as gorduras, finalmente aplica-se o verniz. Em caso de necessidade, na primeira demão de verniz e antes de aplicar a 2ª demão então sim passa-se com uma lixa de água muito fina e aplica-se então a 2ª demão. Fica como disse atrás para durar anos e anos, como as pilhas Duracell lol...

    a madeira fica com o seu brilho original mesmo no casodo escuricimento da madeira devido ha agua??
    atentamente.


    A madeira não escurece assim sem mais nem menos em fase de tratamento, após a passagem a jacto de água à pressão deixa-se a madeira secar(por isso estes trastamentos devem ser feitos no verão com muito calor e sol) e se mesmo assim for insuficiente secamos com secadores próprios.
    Atentamente
  17.  # 39

    Boa noite sr Empatias
    Então quando se diz que qualquer pessoa pode fazer este trabalho de pintura sem necessidade de ser um profissional, não sera bem assim pois todas estas operações requerem conhecimento que um qualquer proprietario,certamente não tera?????????
    E o custo não sera muito pequeno como se tem falado ,pois como é obvio bom material custa dinheiro e uma empresa a fazer o trabalho tem um preço que para uma casa de 100m2 sera mais ou menos quanto?
    Atentamente
  18.  # 40

    Então quando se diz que qualquer pessoa pode fazer este trabalho de pintura sem necessidade de ser um profissional, não sera bem assim pois todas estas operações requerem conhecimento que um qualquer proprietario,certamente não tera?????????


    Boa noite. Qualquer pessoa pode realizar o trabalho, no entanto são necessários vários pressupostos para que tal aconteça:
    1- quando a casa foi construída a 1ª aplicação e tratamento dado à casa deve ser de alta qualidade para que posteriores manutenções sejam menos dificeís e onerosas.
    2- após realizar-se a 1ª manutenção, normalmente ao 2º ano pela empresa construtora/vendedora, só se for mesmo necessário, lá está se a 1ª operação não for bem efectuada e não tiverem sido utilizados produtos de qualidade; logo partindo do princípio que tudo está bem feito a partir da 2ª manutenção ao 4º ou 5º ano, já o proprietário as poderá efectuar.
    Se as primeiras manutenções forem boas e não houver esfoliamento ou descasque do verniz(estamos a falar de verniz, não de velatura/pintura aquosa)basta aplicar 1 demão por cima, passando primeiro com lixa muito fina para retirar as poeiras existentes, e depois aplicar diluente para acabar a limpeza e desngordurar a madeira.

    E o custo não sera muito pequeno como se tem falado ,pois como é obvio bom material custa dinheiro e uma empresa a fazer o trabalho tem um preço que para uma casa de 100m2 sera mais ou menos quanto?


    O custo é sempre relativo, tem sempre a ver como referido atrás com o estado de degradação ou não que a casa apresenta. Por ex. a Empatias está neste momento a fazer a manutenção de uma casa de troncos redondos com 6 anos(não digo qual a empresa que a montou) que sofreu 4 manutenções durante este período. Quem foi fazer as mesmas só tem "roubado" a proprietária, pois não é admissível deixar chegar uma casa aquele ponto, quem olhasse diria que a casa teria mais de 10 anos e nunca tinha sido feita manutenção. Um descalabro. Estamos a fazer e não sobram elogios dos donos, estão muito contentes, e garantimos que nos próximos 5 anos não necessitam de fazer nada. Nesta casa só em produtos estão lá quase 6.000,00€. Parece muito? pois é, só para dar uma ideia de como estava a casa. Aliás se visitar o nosso site vai lá ver imagens do trabalho que está a ser feito, ainda na fase da decapagem, depois tentarei colocar imagens da casa concluída.
    O custo para uma manutenção sem problemas, logo uma manutenção de rotina feita pelo próprio pode custar em produtos de qualidade algo como 200 a 300,00€, e pode crer que vale a pena, se for uma empresa e neste caso falo pela Empatias, como disse atrás depende do estado da casa, mas pode orçar em cerca de 1500,00€ de 3 em 3 anos com garantia, e se formos para os produtos topo de gama como estamos a fazer agora, poderá contar com 2.500 a 3.000,00€ de 5 em 5 anos no minímo, sempre para mais de 5 anos de garantia.
    Atentamente
 
0.0353 seg. NEW