Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

    Ok, tudo certo, mas continuo a não perceber algo: a bateria tem garantia só para 100.000 Km em caso de avaria? Mas o carro não está todo coberto por 2 ou até 3 anos pela garantia??? A bateria não faz parte do carro? Não deve ser possível/legal vender um equipamento e dar menos garantia às partes do que ao todo, sobretudo num componente essencial...
    • mafgod
    • 4 novembro 2020 editado

     # 382

    Neste caso, creio que nem tinham feito o diagnóstico, terá sido chapa 5.
    Pode ser um parafuso de cêntimos como a bateria como um todo.

    A garantia legal são três anos/100.000km, podendo ser pago um adicional até ao primeiro ano e extender mais um ou dois anos a garantia e os kms.
    Depois há os particulares e os profissionais, e aqui as garantias normalmente são diferentes.

    Sim, uma coisa é avaria (5 anos/100.000km) outra é a degradação (8 anos/160.000km - para uso profissional creio é menor).

    Está bem claro aqui.

    GARANTIAS LEAF
    Garantia de 5 anos ou 100.000km, o que ocorrer primeiro, para todos os componentes dedicados ao VE.
    Garantia de 3 anos ou 100.000km, o que ocorrer primeiro, para os componentes padrão.
    Garantia anticorrosão de 12 anos (sem limite de km).
    Garantia de 8 anos ou 160.000km, o que ocorrrer primeiro, para a perda gradual de capacidade da bateria de iões de lítio abaixo das 9 barras (de 12), apresentada no indicador de capacidade do LEAF.
  2.  # 383

    Aqui não concordo totalmente com o mafgod.
    Colocado por: mafgodContudo, em caso de substituição, o valor é outro.

    Aquilo (alguns pelo menos) são orçamentos dados em oficina, com o carro lá. Portanto teriam de ser dados valores de substituição e não de compra da peça.
    Se eu tivesse um orçamento daqueles dava-me um treco.
    Enquanto não aparecer uma factura que comprove o valor anunciado pela Nissan, a dúvida (e o receio) são legítimos, penso eu :(
    • smdx
    • 4 novembro 2020

     # 384

    Colocado por: pcspinheiroOk, tudo certo, mas continuo a não perceber algo: a bateria tem garantia só para 100.000 Km em caso de avaria? Mas o carro não está todo coberto por 2 ou até 3 anos pela garantia??? A bateria não faz parte do carro? Não deve ser possível/legal vender um equipamento e dar menos garantia às partes do que ao todo, sobretudo num componente essencial...


    Pode-se considerar a bateria uma peça de desgaste e por isso não está abrangida pelos XX anos de garantia.. como outros componentes do carro aliás.
    • eu
    • 4 novembro 2020

     # 385

    Estes episódios levam muita gente a não arriscar comprar um EV.

    Fica uma péssima imagem dos EV por culpa da Nissan.
  3.  # 386

    O facto de um carro electrico ser tvde altera alguma coisa na garantia?

    Aqui há tempos andei com ideias de abrir uma empresa tvde com carros electricos.


    Colocado por: Bruno.AlvesNão. São maioritariamente (todos?) TVDE e fizeram todos 50-80.000km/ano. Tiveram uma avaria na bateria e, ficámos todos a saber agora, a garantia dos 160.000km/8 anos é para degradação. Para avaria é de 100.000km.

    O preço da bateria é indescritível, é tão ou mais cara que a de 100kWh da Tesla, totalmente sem nexo.
    Mas, no ano passado curiosamente por esta altura a Nissan fez um comunicado a dizer que esses orçamentos não eram finais, o valor era 7k€+MO+IVA e não esse absurdo. E de facto houveram algumas (poucas, isto toma proporções ridículas mas de facto são muito poucos carros) baterias trocadas pelo valor do comunicado. Agora está outra vez a bagunça no ar e anda tudo às aranhas a ver esses orçamentos brutais :-(
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zed
  4.  # 387

    Sim, em vários pontos.

    Não é só nos carros. Se for um particular, a Nissan até pode fazer o pino e bolinhas de sabão com gases dos fundos do corpo, o carro pode ter 500.000km têm de assumir a garantia. Degradação ou avaria, a legislação diz que são 2 anos diga a Nissan que é com avaria ou bolinhas de sabão.
    Para uma empresa as garantias são de 1 ano.

    Depois é esta diferença das letras que não são pequenas mas passam despercebidas. Degradação 160kkm, avaria 100kkm. Eles dizem que é avaria, é empresa, incha.
    Descabido digo eu, mas eu sou ninguém :-(
  5.  # 388

    Eh pá isto é pior do que eu pensava, até porque ter motoristas tvde contratados
    a conduzir e a carregar carros electricos que não são deles, está. se mesmo a ver que é meia bola força, como se costums dizer...

    Colocado por: Bruno.AlvesSim, em vários pontos.

    Não é só nos carros. Se for um particular, a Nissan até pode fazer o pino e bolinhas de sabão com gases dos fundos do corpo, o carro pode ter 500.000km têm de assumir a garantia. Degradação ou avaria, a legislação diz que são 2 anos diga a Nissan que é com avaria ou bolinhas de sabão.
    Para uma empresa as garantias são de 1 ano.

    Depois é esta diferença das letras que não são pequenas mas passam despercebidas. Degradação 160kkm, avaria 100kkm. Eles dizem que é avaria, é empresa, incha.
    Descabido digo eu, mas eu sou ninguém :-(
  6.  # 389

    Colocado por: carlosj39O facto de um carro electrico ser tvde altera alguma coisa na garantia?

    Por norma, parece que coisas compradas por empresas são consideradas de desgaste mais rápido, pelo uso profissional. Nesses casos a garantia é reduzida. Por exemplo, se comprar um portátil para trabalhar em nome pessoal tenho 2 anos de garantia; se o comprar por um projecto de investigação do instituto só tenho 6 meses de garantia.

    Agora não sei se uma marca pode, em termos legais, dizer que não senhor, só dão garantia de 100.000 Km, o que pode ser um ano ou menos mesmo em uso particular. A garantia por degradação penso existir por uma questão psicológica (se bem que funcione se for preciso ser accionada) e não existe imposição legal. Já a garantia de base do fabricante sobre o bem comprado deve incidir sobre ele como um todo e não sei que âmbito legal podem as marcas invocar para que seja menos. As garantias dos ICE são sempre de 2 anos no mínimo, certo? E dessa garantia não está excluída nenhuma parte do carro, pois não? Por essa linha de ideias os fabricantes de telemóveis começam a meter baterias de segunda mais baratas e dizem que o telefone tem 2 anos de garantia, mas a bateria só tem 300 cargas...
    • smdx
    • 5 novembro 2020

     # 390

    vá lá ao final de 6 meses com os pneus carecas a ver se eles lhe dão garantia dos pneus...
  7.  # 391

    Não vamos comparar uma bateria de 40 kWh que pesa centenas de kg e que vale metade do valor do carro com pneus ou pastilhas ou discos. Quando disse que não está excluída nenhuma parte do carro não me referia a consumíveis. Até a bateria de um carro a combustão não tem 2 anos de garantia? Também se desgasta com o uso, sobretudo em carros que usem muito o start/stop... Uma bateria de um carro elétrico não é num consumível, não pode ser considerada peça de desgaste.
  8.  # 392

    Pneus e bateria de tracção não tem qualquer comparação. Sejamos sérios por favor, senão a discussão perde-se (outra vez) em coisas sem nexo.
    Num grupo do FB alguém me dizia o mesmo em relação ao rádio, quando lhe dizia que a garantia se referia ao drivetrain. "se é eléctrico o rádio também conta", dizia o troll. Sejamos sérios por favor.

    Esta situação particular parece-me séria e deve ser acompanhada com atenção.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, Marc_S
  9.  # 393

    Um bom artigo do Observador sobre o tema
    https://observador.pt/2020/11/05/bateria-do-leaf-pode-custar-uma-fortuna-mas-nem-sempre/
    O artigo fala no caso do Entreposto, mas há casos de outros concessionários. Parece que no final será o valor do comunicado do ano passado. Temos de ver como é que isto se desenrola
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, jcfcid, Marc_S
  10.  # 394

    Boa tarde novamente
    Não sei se este é o local mais adequado para colocar esta questão, mas não encontrei outro tópico que me parecesse adequado. Aquando da comparação das propostas de fornecimento de luz e gás, o que comparam? Estou a avaliar custo do contador luz, preço kW luz, custo contador gás, preço contador gás e custo de inspecção. Estou a pedir sempre preço já com desconto. Avaliam algo mais? Eles colocam tanto oferta e pacotes que se torna confuso.
    Obrigado!
  11.  # 395

    Eu comparei isso tudo (suponho que por custo do contaqdor esteja a referir-se ao termo de potência). Quando mudei recentemente da Endesa fui para a Alfa porque era a que me dava os melhores preços em electricidade "verde" e no termo de potencia: 29 cts/dia de termo de potência, ~16cts/kWh em cheio, ~9cts/kWh em vazio. Pode entretanto haver melhor mas como acabei de fazer contrato ainda não andei a ver. Este preço é permanete, por vezes vêem-se preços melhores mas é ofertas tipo atré fim do ano ou assim
  12.  # 396

    Este seu post pôs-me a pensar e fui fazer novas simulações. Concluí que para poupar uns ~70€/ano tenho que andar a esperar pela meia noite para pôr máquinas a lavar (as de lavar roupa e loiça não tem programador, a de secar tem mas depois ou fica toda amarrotada porque não se tira logo de manhã, ou tem que se estar de manhã, com o stress do costume para levar os miúdos para a escola a horas, ainda a dobrar roupa), o Leaf durante a semana só carrega da meia noite às 7 (caso precise), o que é pouco e como as horas do vazio ao sábado não são as que mais dão jeito, tem que se passar o domingo a fazer máquinas de lavar e secar... Ou seja, o bi-horário para nós é uma seca! Estou aqui estou a voltar para a tarifa simples com a Mu-on a 12.5 cts/kWh e termo de potência a 29.15cts/dia... Assim uso as coisas quando quero. O conforto também se paga e fica mais barato que trocar as máquinas por versões com programador, até porque são de encastrar e logo mais caras.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  13.  # 397

    12,5cts é muito bom ✌️

    Aqui um outro tópico onde se discutem fornecedores de electricidade
    https://forumdacasa.com/discussion/66214/1/mudar-da-edp-para-outra-fornecedora-de-electricidade-qual/
  14.  # 398

    Ou seja, o bi-horário para nós é uma seca!


    Por acaso já olharam para o tri-horário? As únicas horas que é preciso ter cuidado são as de ponta. Mas as horas cheias têm preço de tarifa simples, e continua a haver na mesma o bi-horário para os consumos noturnos, nomeadamente o carro.
  15.  # 399

    Obrigado pelo feedback! Sim, estava a referir-me ao custo fixo. Penso que será mais vantajoso optar por um fornecedor que providencie luz e gás em simultâneo.
    Têm algum feedback em relação à tarifa simples? A endesa tem essa opção e parece a mais económica, mas aparentemente as condições são só válidas por 1 ano. Algum contra neste tarifário?
  16.  # 400

    Eu tinha tudo na Endesa mas há mais barato. O gás ficou lá porque parece ser o melhor, mas em electricidade a mu-on tem tarifa simples a apenas 12.5 CTS/kWh. Por este preço não vale a pena estar com manobras para melhor aproveitar o bi-horário. Por outro lado as tarifas do cheio da maioria rondam valores superiores a 15 cts/kWh. Não desgosto da ideia de pagar 9.07 cts/kWh no vazio, como tenho agora, mas dá demasiado transtorno....
 
0.0427 seg. NEW