Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

    Colocado por: mafgodMas podes reduzir a tua dependência elétrica (instalando painéis solares por ex.) enquanto que num ICE, não podes legalmente produzir o teu combustível.
    Concordam com este comentário:jcfcid

    Digamos que para mim, isso não é um grande problema, visto eu ser um micro produtor desde 2011. Ainda assim, tudo o que consumo tenho de pagar.
    Mesmo que mudasse para outras, já o ponderei fazer, mas a diferença, digo eu não é significativa, se tiver depois problemas associados, como já relatado noutro tópico aqui da casa, para já ainda acho que não vale a pena.
  2.  # 422

    Colocado por: jcfcidEm desenvolvimento há qts anos? :)

    Para mim, é uma completa novidade, nunca tinha ouvido falar sequer em e-fuels.
    A informação foi retirada de um site que costumo ler e que me oferece alguma credibilidade, portanto...
  3.  # 423

  4.  # 424

    Boa tarde.
    Li agora uma noticia/anuncio que ia ser comercializado em 2023 um automóvel eléctrico de origem Espanhola.
    Estive a ver vídeos e a ler crónicas sobre o mesmo, mas quanto ao interior não vi nada. Ora como sou novo nestas coisas de Eléctricos, venho perguntar-vos o que vos parece o LUPA E26.
  5.  # 425

    Colocado por: 21papaleguasDigamos que para mim, isso não é um grande problema, visto eu ser um micro produtor desde 2011.
    Bem, sem comentários :-)
    Colocado por: 21papaleguasAinda assim, tudo o que consumo tenho de pagar.
    Fazendo as contas do que já recebeu e ainda recebe, o saldo é bem jeitoso para o seu lado.

    Seja como for, está a querer comparar o preço de 1L (~1,50€) de gasolina que permite fazer uns 20km se tanto, contra 15kW (~1,5€ em vazio, se for eu a pagar) de energia para fazer 100km.
    E ainda diz que a energia é cara?
    A quanto lhe sai o kWh entrando com o que recebe e o tarifário que tem, mesmo agora que é bem menos do inicial e que serviu para pagar o investimento?
    Já fez as contas?
    E ainda diz que a energia é cara?
    Também pretendia que a energia e o combustível fóssil fosse de borla, não ter de trabalhar e não pagar impostos...
  6.  # 426

    Este ponto parece-me bastante interessante.
    "Em primeiro lugar não temos de fazer nenhuma alteração aos nossos automóveis para utilizar este combustível, mesmo os mais antigos. A e-gasolina continua a ser gasolina, apenas obtida por outro método."
    • mafgod
    • 16 novembro 2020 editado

     # 427

    Colocado por: luismsvenho perguntar-vos o que vos parece o LUPA E26.
    Mais info aqui.

    IT’S TIME TO CHANGE THE RULES
    LUPA E26
    STARTING AT
    9.400 € without battery
    17.000 € with battery

    Para 2022....

    Hoje, tem semi-novos por esse preço ou quase.
  7.  # 428

    Colocado por: 21papaleguasEste ponto parece-me bastante interessante.
    "Em primeiro lugar não temos de fazer nenhuma alteração aos nossos automóveis para utilizar este combustível, mesmo os mais antigos. A e-gasolina continua a ser gasolina, apenas obtida por outro método."
    Ou seja, no limite, estamos a consumir combustível processado, tendo como uma das matérias primas CO2 que irei emitir.
    Ou seja, emito CO2 que consumi no limite a minha pegada é neutra.
    É como andar a queimar árvores, não há problema porque o CO2 libertado é equivalente ao que consumiu em vida...

    Continua a ser um carro que me obriga a ir à bomba, pagar o valor que eles querem, ter de ir à oficina mais vezes, mais peças para avariar..... continua na minha BEV :-)

    @21papaleguas, abra uma discussão sobre as e-fuel ;-)
  8.  # 429

    Colocado por: mafgodBem, sem comentários :-)
    Fazendo as contas do que já recebeu e ainda recebe, o saldo é bem jeitoso para o seu lado.

    Seja como for, está a querer comparar o preço de 1L (~1,50€) de gasolina que permite fazer uns 20km se tanto, contra 15kW (~1,5€ em vazio, se for eu a pagar) de energia para fazer 100km.
    E ainda diz que a energia é cara?
    A quanto lhe sai o kWh entrando com o que recebe e o tarifário que tem, mesmo agora que é bem menos do inicial e que serviu para pagar o investimento?
    Já fez as contas?
    E ainda diz que a energia é cara?
    Também pretendia que a energia e o combustível fóssil fosse de borla, não ter de trabalhar e não pagar impostos...

    Digamos que eu costumo fazer as contas de outro modo.
    Tudo para mim é caro quando o custo que tem para quem paga, é um exagero em relação ao custo de produção.
    A ganância dos Homens, vai ser o fim da humanidade!
    Quanto ao sistema, felizmente já está pago, mas não faz ideia das noites mal dormidas e dias inteiros a desdobrar-me em contactos para resolver os problemas que aquilo deu nos primeiros meses.
    Se tiver curiosidade, vá ao tópico que abri de propósito para o efeito.
  9.  # 430

    Colocado por: 21papaleguasA ganância dos Homens, vai ser o fim da humanidade!


    Isto dito por alguém que andou a vender eletricidade 6x mais cara do que o preço de mercado, é poético.
  10.  # 431

    Colocado por: 21papaleguasSe tiver curiosidade, vá ao tópico que abri de propósito para o efeito.
    Podes indicar?
  11.  # 432

    Colocado por: rjmsilva

    Isto dito por alguém que andou a vender eletricidade 6x mais cara do que o preço de mercado, é poético.

    Não diga asneiras!
  12.  # 433

    Colocado por: 21papaleguas
    Não diga asneiras!


    Então diga lá a quanto é que estava a vender o kw, desde o início do contrato, para eu perceber a dimensão da asneira.
  13.  # 434

    Colocado por: rjmsilvaEntão diga lá a quanto é que estava a vender o kw, desde o início do contrato, para eu perceber a dimensão da asneira.

    É bom qdo estamos a receber... qdo temos q pagar ou nos toca é q a porca torce o rabo ;-)
  14.  # 435

    Colocado por: rjmsilva

    Então diga lá a quanto é que estava a vender o kw, desde o início do contrato, para eu perceber a dimensão da asneira.

    É público e já o relatei aqui.
    Pesquise se quiser.
  15.  # 436

    Colocado por: 21papaleguas
    É público e já o relatei aqui.
    Pesquise se quiser.


    Não me apetece. Mas também é público que esse "esquema" foi ruinoso para o comum dos consumidores de eletricidade. Coisas à Sócrates...
  16.  # 437

    Colocado por: rjmsilva

    Não me apetece. Mas também é público que esse "esquema" foi ruinoso para o comum dos consumidores de eletricidade. Coisas à Sócrates...

    Deixe lá. Ali ao lado no topico dos paineis de autoconsumo aquilo é a bombar aos milhares investidos para pouparem euros.
    A EDP, a Amorim e outras andam todas viradas a venderem paineis. Isto daqui a pouco ja nao serao paineis, serao telhas solares.
    Do pouco que aprendi ao longo dos ultimos 20 anos com estas empresas e bancos foi que, eles oferecem guarda-chuvas no verão, porque sera?
  17.  # 438

    Colocado por: Sirruper
    Deixe lá. Ali ao lado no topico dos paineis de autoconsumo aquilo é a bombar aos milhares investidos para pouparem euros.
    A EDP, a Amorim e outras andam todas viradas a venderem paineis. Isto daqui a pouco ja nao serao paineis, serao telhas solares.
    Do pouco que aprendi ao longo dos ultimos 20 anos com estas empresas e bancos foi que, eles oferecem guarda-chuvas no verão, porque sera?


    Se se confirmar que reduz a metade os custos de interesse energético geral, ou lá o que é, basta comprar um painel avariado no OLX, para poupar uns bons trocos por ano.
  18.  # 439

    Inglaterra. Boris Johnson admite proibir a venda de novos carros a gasolina e diesel a partir de 2030 e também defende o hidrogénio
    Em fevereiro, Boris Johnson anunciou que a proibição da venda de novos carros a gasolina ou diesel seria antecipada de 2040 para 2035. Agora, o primeiro-ministro deve encurtar a data para 2030, numa uma tentativa de impulsionar o mercado de carros elétricos no Reino Unido.
    • eu
    • 17 novembro 2020

     # 440

    Um prazo de 10 anos para esta transição parece-me completamente irrealista.
    Concordam com este comentário: mafgod
 
0.0412 seg. NEW