Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

    Colocado por: mafgodDás razão a um comentário que coloquei aqui há tempos, algo tipo: num VE por cada 100.000km poupa-se em relação a um ICE cerca de 10.000€.


    Sim pelas minhas contas andará por aí :)
    Ao fazer estas contas é que se tem noção do dinheiro que metem os ao bolso. E então as se carregava a borla isso é que era. Tenho perto de 20.000km e uns 7000km andei de borla, depois começou.se a pagar, mas sinseramente tb acho bem que se pague.
  2.  # 562

    Colocado por: mafgodE as reparações:
    - embraiagem
    - filtro partículas
    - válvula EGR

    Isso é relativo depende da sorte e trato, o meu 1.6 a gasolina GPL, fez agora 11 anos.
    Levou agora amortecedores a frente, porque dei pancada violenta num passeio.
    Tirando isso, uma bateria, 55 euros
    Uma parte de embreagem, aos 4 anos, defeito de fabrico, 350 euros .
    Revisões entre 140 euros e 179. Só tive uma revisão de 220 euros.
    IUC 140 a 160 euros

    Vale o que vale.
  3.  # 563

    Gasolina tem muito menos manutenção que os diesel. Nunca mais terei carro a diesel.

    O gpl é uma escolha muito inteligente.
  4.  # 564

    Voltamos ao mesmo, para mim só o não ter de ir à bomba atestar e levar com os cheiros do combustível não há paga!
    Se com isso aliar-se uma poupança real, é outro sobre azul.
    E uma vez mais, o que para mim é ouro para o outro é lixo.
    Concordam com este comentário: callinas
  5.  # 565

    Colocado por: mafgodVoltamos ao mesmo, para mim só o não ter de ir à bomba atestar e levar com os cheiros do combustível não há paga!
    Se com isso aliar-se uma poupança real, é outro sobre azul.
    E uma vez mais, o que para mim é ouro para o outro é lixo.
    Concordam com este comentário:callinas

    Nem pegar nas pistolas cheias de covid lol
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 30 novembro 2020 editado

     # 566

    Colocado por: paulosNem pegar nas pistolas cheias de covid lol
    LOL Há uns anos atrás, quando tinha ICEs, ainda me lembro de algumas molhas de água (chuva) e de combustível (derrame acidental meu ou já existente).
    Por muito que tentasse, as mãos ficavam sempre a cheirar a gasóleo!
    Concordam com este comentário: paulos
  6.  # 567

  7.  # 568

    Colocado por: manelvchttps://www.razaoautomovel.com/2020/11/fiat-500-eletrico-precos-portugal

    23800€ que começa. Já não está MT mal

    Não deixa de ser um carrinho. O da Skoda acho q é mais barato que isso.
  8.  # 569

    Só uma achega: https://reneweconomy.com.au/tasmania-declares-itself-100-per-cent-powered-by-renewable-electricity-25119/

    Só o evitar ter que ir à bomba, pegar nas pistolas, a sujidade, o pivete, etc, é um óptimo argumento a favor dos VE.
    E devido ao recuperador, até às jantes ficam com menos ferodo e não se suja tanto as mãos a tirar os pipos para encher os pneus :)

    De qq forma, continuo a achar que 10k€ de poupança em 100k km só devem ser alcançáveis em circunstâncias especiais.
    Na aferição de custos com consumo, pequenas variações, sendo fortemente magnificadas, fazem muita diferença.

    Por ex.: o user partilhou consumo de 6 l/100km com um custo de 1,35€ por l diesel. O meu consumo total (de CB) são 4.9. Abasteço ao pé de casa com 1,13 € /l.

    Ora,
    6 * 1.35 = 8.1 €/100km = 8.100 € por 100.000 km
    vs
    5 (arredondado) * 1.13 = 5.650€ por 100.000 km

    Só neste aspecto.
    O valor das manutenções, sendo mais caras em ICE, têm valores muito variáveis. Tenho gasto à volta de 300 € em nas revisões a cada 30k km.

    O IUC depende tb do ICE em questão.

    Assumindo que o VE é mais caro, o seguro tb será.

    Os VE podem aderir aquele programa da EMEL e não pagar estacionamento, que pode ser uma vantagem muito grande.

    Acredito que a média de poupança seja mais perto de 5k€ por cada 100.000 km do que dos 10k€. Vamos dizer, 7.500 €.

    É um valor a ter em conta no momento da aquisição, face ao tempo e kilometragem que se pretende dar ao carro.
  9.  # 570

    4,9l com que carro/motor? não tem 150cv pois não? nem acelera dos 0aos 100kmh em 7,8seg pois não :) essa vantagem e gozo dos elétricos também conta, é bem mais agradável de se conduzir.

    De qq dos modos na minha zona não consigo muito menos que os 1.35, talvez 1.25€ com cartão. Menos consegue-se nas marcas brancas tipo intermarche e afins, mas como não meto lá não considerei.

    Relativamente as manutenções, há pessoal com 120mil km e com calços de origem, 100.000 km com os mesmos pneus etc nesse aspeto é uma vantagem enorme para os VE. (claro que tb conheço quem tenha problemas com centralinas etc que algumas reparações vão para os 2000€ mas felizmente são casos muito esporádicos)

    O seguro (tenho contra terceiros, quebra de vidro e roubo) é igual a qq outro carro, pago 200€/ano

    Na minha opinião os elétricos são viáveis quando:
    se o carro for para ficar 10anos a fim de justificar os € investidos
    se faz >20.000km ao ano
    se vai buscar o iva
    se usa o carro maioritariamente em deslocações diárias até 200km (leaf 40, no 62 será 300 ou pouco mais) falo do leaf pois é o que tenho.
    e quando realmente se gosta de conduzir um elétrico, eu pessoalmente já não me vejo a conduzir outro, qd pego no CI da minha mulher parece que recuei no tempo 100anos.
    • J D
    • 30 novembro 2020

     # 571

    Colocado por: pguilhermeSó uma achega:https://reneweconomy.com.au/tasmania-declares-itself-100-per-cent-powered-by-renewable-electricity-25119/

    Só o evitar ter que ir à bomba, pegar nas pistolas, a sujidade, o pivete, etc, é um óptimo argumento a favor dos VE.
    E devido ao recuperador, até às jantes ficam com menos ferodo e não se suja tanto as mãos a tirar os pipos para encher os pneus :)

    De qq forma, continuo a achar que 10k€ de poupança em 100k km só devem ser alcançáveis em circunstâncias especiais.
    Na aferição de custos com consumo, pequenas variações, sendo fortemente magnificadas, fazem muita diferença.

    Por ex.: o user partilhou consumo de 6 l/100km com um custo de 1,35€ por l diesel. O meu consumo total (de CB) são 4.9. Abasteço ao pé de casa com 1,13 € /l.

    Ora,
    6 * 1.35 = 8.1 €/100km = 8.100 € por 100.000 km
    vs
    5 (arredondado) * 1.13 = 5.650€ por 100.000 km

    Só neste aspecto.
    O valor das manutenções, sendo mais caras em ICE, têm valores muito variáveis. Tenho gasto à volta de 300 € em nas revisões a cada 30k km.

    O IUC depende tb do ICE em questão.

    Assumindo que o VE é mais caro, o seguro tb será.

    Os VE podem aderir aquele programa da EMEL e não pagar estacionamento, que pode ser uma vantagem muito grande.

    Acredito que a média de poupança seja mais perto de 5k€ por cada 100.000 km do que dos 10k€. Vamos dizer, 7.500 €.

    É um valor a ter em conta no momento da aquisição, face ao tempo e kilometragem que se pretende dar ao carro.



    Os seguros de VEs sao bastante baratos, um Modelo 3 com todas as coberturad na Seguro directo custa cerca de 500e,isto para um veiculo nos 50k euros ( eu fiquei bastante surpreso com estes valores)
  10.  # 572

    Colocado por: J DOs seguros de VEs sao bastante baratos, um Modelo 3 com todas as coberturad na Seguro directo custa cerca de 500e,isto para um veiculo nos 50k euros ( eu fiquei bastante surpreso com estes valores)

    Por alguma razão especial?
    Com cobertura de danos próprios o prémio aumenta de acordo com o valor segurado... Mas para mim são boas notícias :)

    Colocado por: paulosnão tem 150cv pois não? nem acelera dos 0aos 100kmh em 7,8seg pois não

    Não. Tem mais e faz menos :)

    Mas a verdade é que conduzo maioritariamente na calma.
    E se andar a puxar pelo electrico, tb dispara o consumo, ou não?

    Tb não esquecer que as variações de velocidade é que são mais taxativas. Um carro potente, mantendo a velocidade (que seja razoável) consegue consumos decentes.

    Acerca dos pneus, diria o contrário. Devido ao binário alto e instantâneo, o VE certamente será mais propenso a um desgaste grande de pneus.

    Colocado por: paulosDe qq dos modos na minha zona não consigo muito menos que os 1.35, talvez 1.25€ com cartão. Menos consegue-se nas marcas brancas tipo intermarche e afins, mas como não meto lá não considerei.

    Eu meto.
    E se andar a abrir com o VE e carregar sempre nos postos rápidos (PCR, não é?) não ficará semelhante ou até pior em termos de custo por km?
    Julgo ter lido por aqui que nesses casos poderia rondar 6 € por 100 km. Acho, já não me recordo ao certo.

    Há que tentar equilibrar os termos de comparação.
  11.  # 573

    Colocado por: pguilherme
    Por alguma razão especial?
    Com cobertura de danos próprios o prémio aumenta de acordo com o valor segurado... Mas para mim são boas notícias :)


    Não. Tem mais e faz menos :)

    Mas a verdade é que conduzo maioritariamente na calma.
    E se andar a puxar pelo electrico, tb dispara o consumo, ou não?

    Tb não esquecer que as variações de velocidade é que são mais taxativas. Um carro potente, mantendo a velocidade (que seja razoável) consegue consumos decentes.

    Acerca dos pneus, diria o contrário. Devido ao binário alto e instantâneo, o VE certamente será mais propenso a um desgaste grande de pneus.


    Eu meto.
    E se andar a abrir com o VE e carregar sempre nos postos rápidos (PCR, não é?) não ficará semelhante ou até pior em termos de custo por km?
    Julgo ter lido por aqui que nesses casos poderia rondar 6 € por 100 km. Acho, já não me recordo ao certo.

    Há que tentar equilibrar os termos de comparação.


    Se tem mais potência e com esses consumos deve ser um VW? :) (Brincadeira) mas tem que andar mesmo calminho, eu ando sem preocupações nenhumas.

    Sim se andar a puxar como é óbvio dispara e facilmente se gasta mais 30%, mesmo assim 30% de 1.55€ continua a ser barato.

    Consegue consumos decentes mas é em AE e não cidade, um carro potência vai sempre gastar bem.

    Nos postos rápidos fica mais caro 2€ e tal aos 100 quase 3. O problema é nos lentos que fica caríssimo.
  12.  # 574

    Colocado por: paulos4,9l com que carro/motor? não tem 150cv pois não? nem acelera dos 0aos 100kmh em 7,8seg pois não :) essa vantagem e gozo dos elétricos também conta, é bem mais agradável de se conduzir.


    Eu consigo essa média, ou menos, na minha Superb 2.0 TDI, tem 150 cv e 350 Nm de binário. Claro que não é a usar essas capacidades do motor no seu pleno :-) Chego a fazer bem menos de 4L/100 em certos trajectos em 5ª-6ª a 70-90 km/h. Também conduzo por vezes o Leaf da esposa e é bem agradável em cidade, mas menos confortável (parece uma tábua a oscilar ao sabor dos desníveis do pavimento) e não me veria a fazer viagens longas nele. A Superb a 100-120 consegue ser mais silenciosa porque o motor vai quase a dormir e é mais bem insonorizada, além de que "come" as irregularidades com mais mestria. Admito que outros possam ser mais agradáveis de conduzir que o Leaf mas nunca experimentei. Também experimentei o pro-pilot e, embora seja giro e tal, é aborrecido de usar porque vejo o carro sempre a oscilar entre os traços da estrada em vez de se manter centrado. Embora não consigamos abater nenhuma parte do custo, como compramos usado foi muito mais barato que o preço em novo, e até ao fazer o seguro avaliaram em bem mais do que o carro custou. Fora o facto de vir com o aquecimento avariado e terem que desmontar o interior quase todo para reparar (em garantia) tem sido pacífico de usar e sem stress de autonomia, já que faz uns 40-50 Km diários.
  13.  # 575

    Colocado por: paulosConsegue consumos decentes mas é em AE e não cidade, um carro potência vai sempre gastar bem.

    Era para escreve isto mas passou-me.
    Sem dúvida. Em cidade a diferença para os electricos é brutal. Em AE ou estrada aberta, menos.
    Não é tanto pela potência, mas pelo peso. Obviamente que com mais potência é mais fácil deixar-nos tentar pelo pedal :)

    Colocado por: paulosNos postos rápidos fica mais caro 2€ e tal aos 100 quase 3. O problema é nos lentos que fica caríssimo.

    3 + 1.4 = 4.4 € / 100km? É uma machadada nos cálculos.
    Se nos outros ficar mais caro, ainda pior. Mas lá está, isto não é a norma, pelo que temos de equilibrar as comparações, senão perdem o sentido e a capacidade de serem utilizados para análise de custos.
    • J D
    • 30 novembro 2020

     # 576

    Colocado por: pguilhermePor alguma razão especial?
    Com cobertura de danos próprios o prémio aumenta de acordo com o valor segurado... Mas para mim são boas notícias :)


    Diria que depende dos modelos e dos equipamentos de segurança. Em relacao aos Teslas sei disto porque faz parte do "marketing" deles com o acordo com a seguro directo, os valores sao mesmo muito bons.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
    • zed
    • 30 novembro 2020

     # 577

    Colocado por: pguilhermeO meu consumo total (de CB) são 4.9.

    É carregar 10% a 20% nos valores de CB... para saber o verdadeiro consumo há que medir na bomba.

    O mesmo se aplica aos eléctricos (medir na tomada) não sei é qual a grandeza do erro nesse caso.
  14.  # 578

    Perfeito. Seguro directo é do grupo :)
  15.  # 579

  16.  # 580

    BTW o que acham do skoda enyaq?
 
0.0426 seg. NEW