Colocado por: pguilhermeNão li o seu comentário antes de escrever, mas acabei por referir algo nessa linha: mesmo sendo retirado esse ónus ao empreiteiro, este deverá receber uma comissão de forma a compensa-lo pela integração e gestão desses tópicos em obra.
Colocado por: RUIOLINão, antes pelo contrário, se eu contratar tudo "chave na mão" não sei que vai fazer o ETICS ou o PRH por exemplo, se eu fizer AD dessas especialidades posso contratar pessoas que já vi o trabalho aqui no FdC, e nem necessito de "fiscalizar" como disse o Anonimo09092021. Ou então, imagine que o empreiteiro tem mais afinidade pelo "tosco" e não dá grande importância aos acabamentos, ele faz o tosco e contrato a CMartin para os acabamentos, não fico melhor servido? É fazer uma análise SWOT ao empreiteiro e delinear uma estratégia a partir dessa análise.
Colocado por: RUIOLIe nem necessito de "fiscalizar"
Colocado por: RUIOLIjá trabalhei com muitos espanhóis na filosofia Lean Construction, preferem: não comprar os materiais e não ter trabalhos a mais... eles estão errados?
Colocado por: CMartinnada vos diz para não tirarem referências sem ser as do fórum
Colocado por: pguilhermepermitir observar de forma mais "profunda" a postura dos profissionais
Colocado por: RUIOLINão há um tipo de empreiteiro, há vários tipos, já trabalhei com muitos espanhóis na filosofia Lean Construction, preferem: não comprar os materiais e não ter trabalhos a mais... eles estão errados? não, olhando para a rentabilidade deles baseada na produtividade, duvido que em PT se obtenha produtividade por hora/homem trabalhada como eles conseguem com aquelas equipas... mas lá está, aqui (alguns) perdem mais tempo, energia e foco com as margens dos materiais e subempreitadas
Colocado por: CMartinO que, lendo nas entrelinhas, pode ser ainda mais revelador, exactamente como diz, pguilherme, mais profunda observação.
fórum. Acabei de realizar isto. Realmente !
Colocado por: CMartinSó se a lean construction lhes compensar como acontece nesse exemplo que refere, serão obras de que natureza, quer explicar um pouco ?Interiores de Lojas.
Colocado por: CMartinse (cá) ganham precisamente indispensável receita com as margens de materiais e subempreitadas, como vão prescindir disso, assim, facilmente.Pois, as coisas mudam, muitos diretores de obra de empreiteiros trabalham agora no DO, sabem como se "faz a coisa" e cortam os custos intermédios aproveitando os fornecimentos de contratos internacionais, com descontos enormes face às quantidades anuais compradas por exemplo para toda a Europa.
Colocado por: A LesteNumca abri uma discussão aqui no Forum com a construção da minha casa por causa disto mesmo. Existem alguns egos e muita estático/ discute-se o sexo dos anjos. Alguns dos que conheço e que lhes dou a referencia desta casa dizem me que já passaram mas que têm de filtrar muito lixo.
É verdade que é preciso muita vontade para encontrar o trigo no meio de 1500 comentários.
Colocado por: CMartinInteressante temática!
Colocado por: A LesteÉ verdade que é preciso muita vontade para encontrar o trigo no meio de 1500 comentários.
Colocado por: CMartinDe qualquer forma, Ruioli, parece-me que implica uma escala maior, para construção simultânea em grande número.
Ou seja, é de natureza diferente o negócio.
Não estou a dizer isto por nada, até parece ser interessante. É uma sistematização.
Colocado por: RUIOLI
O objetivo da LC é cortar dos desperdícios e aumentar a qualidade, enquadra-se na AD inteligente que o DO pode fazer. Cortar nas margens do empreiteiro em algo que ele subcontrata, em que a margem não aumenta "valor" à obra e escolher intervenientes com referências de qualidade. Aqui falo na qualidade de DO, o empreiteiro também pode fazer muito mesmo, bem como a equipa de projeto, mas uma obra tem de ser Lean desde o inicio, todos em conjunto.
A primeira vez que participei numa reunião na filosofia LC e vi um senhor com post-it de todas as formas e cores a fazer isto, ainda pensei que aquilo era para os apanhados...