Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

    Não fosse a distância para o tipo de fiscalização que pretendo, sei bem quem colaboraria na equipa.
  2.  # 282

    Colocado por: pguilhermeNão li o seu comentário antes de escrever, mas acabei por referir algo nessa linha: mesmo sendo retirado esse ónus ao empreiteiro, este deverá receber uma comissão de forma a compensa-lo pela integração e gestão desses tópicos em obra.

    Sim, acabei de ler o seu também. À partida, faz-me sentido, e não vejo, assim, à partida, razão para não colaborarem nesse contexto, mas, não sei, porque, lá está, têm a margem sobre os materiais, que é, muitas vezes onde vão buscar uma fatia relevante da receita deles. Pelo menos, em remodelação.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  3.  # 283

    Colocado por: RUIOLINão, antes pelo contrário, se eu contratar tudo "chave na mão" não sei que vai fazer o ETICS ou o PRH por exemplo, se eu fizer AD dessas especialidades posso contratar pessoas que já vi o trabalho aqui no FdC, e nem necessito de "fiscalizar" como disse o Anonimo09092021. Ou então, imagine que o empreiteiro tem mais afinidade pelo "tosco" e não dá grande importância aos acabamentos, ele faz o tosco e contrato a CMartin para os acabamentos, não fico melhor servido? É fazer uma análise SWOT ao empreiteiro e delinear uma estratégia a partir dessa análise.

    Sim, e digo sem peneiras na parte que me toca :o), mas tem a vantagem, de ter tudo o que precisa no fórum. Acabei de realizar isto. Realmente !
    De qualquer maneira, e para nivelar um pouco, nada vos diz para não tirarem referências sem ser as do fórum, até vos convém, afinal, a respeito dos profissionais. Assim, acho, que apenas poderão ficar duplamente sossegados.
    De clientes nossos, referências nos nossos sites, o que houver, nesse sentido ;o)
    • RUIOLI
    • 11 dezembro 2020 editado

     # 284

    Não há um tipo de empreiteiro, há vários tipos, já trabalhei com muitos espanhóis na filosofia Lean Construction, preferem: não comprar os materiais e não ter trabalhos a mais... eles estão errados? não, olhando para a rentabilidade deles baseada na produtividade, duvido que em PT se obtenha produtividade por hora/homem trabalhada como eles conseguem com aquelas equipas... mas lá está, aqui (alguns) perdem mais tempo, energia e foco com as margens dos materiais e subempreitadas
  4.  # 285

    Colocado por: RUIOLIe nem necessito de "fiscalizar"

    Só não estou de acordo com esta parte :)

    E numa AD para uma moradia, o SWOT caía em torno dos riscos. Responsabilidades (liability), todos os riscos que mencionou antes (prazos, custos, qualidade, contratos, etc) e ainda aqueles posteriores ao término da obra.

    Por isso acho fazer mais sentido a contratação externa de apenas alguns elementos e integra-los na empreitada geral com acordo prévio (e não no decorrer da obra).
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  5.  # 286

    Colocado por: RUIOLIjá trabalhei com muitos espanhóis na filosofia Lean Construction, preferem: não comprar os materiais e não ter trabalhos a mais... eles estão errados?

    Já se vai vendo qualquer coisa nesse sentido, talvez, mas, direi, em que acabam por largar mão de algumas coisas (trabalhos que consideram decorativos com o andar da obra.. já quase a chegar à conclusão, prescindem (...)). Talvez por terem outras obras à espera, entretanto. Depende, digo eu.
  6.  # 287

    Colocado por: CMartinnada vos diz para não tirarem referências sem ser as do fórum

    Claro.
    O fórum tem uma grande vantagem que é permitir observar de forma mais "profunda" a postura dos profissionais. E claro, perceber o reconhecimento que possam ter, tanto de clientes como de parceiros ou até mesmo de profissionais de outras áreas.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 288

    Colocado por: pguilhermepermitir observar de forma mais "profunda" a postura dos profissionais

    Sim, embora quem participe não deixe de ser pessoa, e participa como interesse lúdico também, com esse "à vontade" que não seja o comercial :o)
    O que, lendo nas entrelinhas, pode ser ainda mais revelador, exactamente como diz, pguilherme, mais profunda observação.
    Concordam com este comentário: pguilherme
    • RUIOLI
    • 11 dezembro 2020 editado

     # 289

    Se comprarem os materiais, depois o DO pode não os pagar e o prejuízo aumenta, depois têm de tratar da logística e da assistência técnica pós-venda... estes homens são umas "máquinas" a maior parte deles produz bem mais de 500€/dia, muitos chegam a produzir mais de 1000€/dia, estão focados naquela tarefa especifica, quando chegam já sabem quando vão partir... uma semana antes de chegarem, já estão a ligar para ver se todas as pré condições para iniciar o trabalho estão garantidas, para terem a máxima produtividade, o patrão trabalha na obra, é o chefe de equipa, andam sempre a mil, mas sempre com enorme qualidade... antigamente tinhamos empreiteiros portugueses, não conseguiram acompanhar esta produtividade... ainda lhe tentei dar formação, mas a mente não estava aberta para isto, é mais fácil receber as margens, contratar subempreiteiros, por materiais em obra e eles que se auto organizem, no fim logo se vê, mas isto dá uma inércia mental para evoluir...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  8.  # 290

    Colocado por: RUIOLINão há um tipo de empreiteiro, há vários tipos, já trabalhei com muitos espanhóis na filosofia Lean Construction, preferem: não comprar os materiais e não ter trabalhos a mais... eles estão errados? não, olhando para a rentabilidade deles baseada na produtividade, duvido que em PT se obtenha produtividade por hora/homem trabalhada como eles conseguem com aquelas equipas... mas lá está, aqui (alguns) perdem mais tempo, energia e foco com as margens dos materiais e subempreitadas

    De qualquer forma, Ruioli, há qualquer coisa de errado neste comentário, neste sentido : se (cá) ganham precisamente indispensável receita com as margens de materiais e subempreitadas, como vão prescindir disso, assim, facilmente.
    Só se a lean construction lhes compensar como acontece nesse exemplo que refere, serão obras de que natureza, quer explicar um pouco ?
  9.  # 291

    Colocado por: CMartinO que, lendo nas entrelinhas, pode ser ainda mais revelador, exactamente como diz, pguilherme, mais profunda observação.

    Justamente isto!
    Se fosse só pelo interesse e apresentação comercial/institucional, seria o mesmo que ler o site da empresa :)
    Concordam com este comentário: CMartin
  10.  # 292


    fórum. Acabei de realizar isto. Realmente !

    Numca abri uma discussão aqui no Forum com a construção da minha casa por causa disto mesmo. Existem alguns egos e muita estático/ discute-se o sexo dos anjos. Alguns dos que conheço e que lhes dou a referencia desta casa dizem me que já passaram mas que têm de filtrar muito lixo.
    É verdade que é preciso muita vontade para encontrar o trigo no meio de 1500 comentários.
    Um DO não pode nem deve fazer a obra sozinho. Existe um empreiteiro geral, existe fiscalização, existem seguros, a abertura na ACT (que muitas das empresas ditas professionais não fazem). Mas existe tambén o mais importante, a vontade de fazer bem, o gosto para se fazer bem.
    Tenho pelo menos 20 moradias em construção nos arredores e o bichinho foi me levando a ir passando, existe 1 que dá gosto ver e outra que já me dava por satisfeito.
  11.  # 293

    Colocado por: CMartinSó se a lean construction lhes compensar como acontece nesse exemplo que refere, serão obras de que natureza, quer explicar um pouco ?
    Interiores de Lojas.

    Colocado por: CMartinse (cá) ganham precisamente indispensável receita com as margens de materiais e subempreitadas, como vão prescindir disso, assim, facilmente.
    Pois, as coisas mudam, muitos diretores de obra de empreiteiros trabalham agora no DO, sabem como se "faz a coisa" e cortam os custos intermédios aproveitando os fornecimentos de contratos internacionais, com descontos enormes face às quantidades anuais compradas por exemplo para toda a Europa.
    Em todo o caso, aceitam pagar mais em custos unitários de mão de obra.
    Concordam com este comentário: CMartin, pguilherme
  12.  # 294

    Ruioli, nem de propósito, googlei (isto de 2011) : "A Lean Construction (LC) está em crescimento um pouco por todo o mundo, mas Portugal encontra-se algo atrasado na aplicação deste novo paradigma da construção mundial. Apenas algumas empresas portuguesas estão a testar e aplicar técnicas Lean Construction e a grande maioria do sector parece não conhecer os potenciais benefícios que esta metodologia pode conter. O objectivo desta dissertação é a identificação dos principais motivos de desperdícios na construção portuguesa, na perspectiva dos donos de obra, nomeadamente na identificação dos motivos de atrasos mais condicionantes durante a fase de concepção do projeto e preparação de concurso, fase de concurso e fase de preparação e acompanhamento de obra.(...)."
    Aqui
    https://run.unl.pt/handle/10362/6260

    Interessante temática!
    Realmente, as conversas são como as cerejas :o)
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13.  # 295

    Colocado por: A LesteNumca abri uma discussão aqui no Forum com a construção da minha casa por causa disto mesmo. Existem alguns egos e muita estático/ discute-se o sexo dos anjos. Alguns dos que conheço e que lhes dou a referencia desta casa dizem me que já passaram mas que têm de filtrar muito lixo.
    É verdade que é preciso muita vontade para encontrar o trigo no meio de 1500 comentários.

    Tem toda a razão. Muito lixo, muitos egos. Tem toda a razão. E todos, ou quase, sabemos tudo. Profissionais e donos de obra. E falamos, muitas vezes, como se fôssemos os "donos disto tudo" :o) Pode cansar, confundir, ou simplesmente, fazer desistir de ler o fórum. Ou de participar, activamente.
    • RUIOLI
    • 11 dezembro 2020 editado

     # 296

    Colocado por: CMartinInteressante temática!


    O objetivo da LC é cortar dos desperdícios e aumentar a qualidade, enquadra-se na AD inteligente que o DO pode fazer. Cortar nas margens do empreiteiro em algo que ele subcontrata, em que a margem não aumenta "valor" à obra e escolher intervenientes com referências de qualidade. Aqui falo na qualidade de DO, o empreiteiro também pode fazer muito mesmo, bem como a equipa de projeto, mas uma obra tem de ser Lean desde o inicio, todos em conjunto.

    A primeira vez que participei numa reunião na filosofia LC e vi um senhor com post-it de todas as formas e cores a fazer isto, ainda pensei que aquilo era para os apanhados...

    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  14.  # 297

    Colocado por: A LesteÉ verdade que é preciso muita vontade para encontrar o trigo no meio de 1500 comentários.

    Isto.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  15.  # 298

    De qualquer forma, Ruioli, parece-me que implica uma escala maior, para construção simultânea em grande número.
    Ou seja, é de natureza diferente o negócio.
    Não estou a dizer isto por nada, até parece ser interessante. É uma sistematização. Até pode permitir pegar em várias ou mais obras em paralelo. Havendo escala em Portugal para tanto. Será (?)
    • RUIOLI
    • 11 dezembro 2020 editado

     # 299

    Colocado por: CMartinDe qualquer forma, Ruioli, parece-me que implica uma escala maior, para construção simultânea em grande número.
    Ou seja, é de natureza diferente o negócio.
    Não estou a dizer isto por nada, até parece ser interessante. É uma sistematização.


    Para quem gere obras, procurem saber um pouco sobre Last Planner System, metodologia fantástica, muito colaborativa, muito compromisso entre as partes. Dá para obras grandes ou pequenas, as médias tornam-se pequenas quando fazíamos em 15 semanas e passamos a fazer em 5 semanas :)

    Não quero poluir o tópico com isto, um dia destes abro um sobre isto para podermos falar mais, mas até é interessante para os DO (ou a fiscalização por eles) gerir a obra. Também se faz gestão visual, o trabalhador vai para frente de trabalho e já tem lá afixada uma foto de como deve ficar aquele trabalho e os erros mais frequentes e que não deve cometer... marcar no pavimento onde o ladrilhador deve estar as 12h às 16h às 18h assim sabemos se está adiantado ou atrasado... tanta coisa :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, luisms, DVilar
  16.  # 300

    Colocado por: RUIOLI

    O objetivo da LC é cortar dos desperdícios e aumentar a qualidade, enquadra-se na AD inteligente que o DO pode fazer. Cortar nas margens do empreiteiro em algo que ele subcontrata, em que a margem não aumenta "valor" à obra e escolher intervenientes com referências de qualidade. Aqui falo na qualidade de DO, o empreiteiro também pode fazer muito mesmo, bem como a equipa de projeto, mas uma obra tem de ser Lean desde o inicio, todos em conjunto.

    A primeira vez que participei numa reunião na filosofia LC e vi um senhor com post-it de todas as formas e cores a fazer isto, ainda pensei que aquilo era para os apanhados...

    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin


    Toda a gente fica surpreendida quando se depara com uma sala com as parede forradas a post-its.... primeiro estranha-se e depois entranha-se!
    Mas o Lean é muito mais que post-its.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, DVilar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gika
 
0.0270 seg. NEW