Colocado por: TATIANAALVESComprei uma casa há pouco tempo e no certificado energético também me recomendam isso do xps mas de 80mm. Quem me vendeu a casa disse que esteve para colocar isso no sótão mas depois não pôs porque lhe pediram cerca 1000€ e achou caro. O sótão deve ter uns 100m2. Eu também não tenho orçamento para isto, é viável por estas coisas só por cima de uma divisão, por exemplo do quarto e depois com o tempo ir comprando mais e expandir o isolamento??
Colocado por: KduvidasEntão, mas se tem projeto com Sandwich de 8 cm (acho) e 10 cm de XPS/EPS..., não tem de ligar ao que se recomenda por aqui, nem quanto a uma coisa nem quanto a outra.
Tem é de esclarecer e discutir com o projetista as suas dúvidas e melhor opção...
O que parece é que vai aí uma mistela e muita imprecisão.
Num projeto não pode haver dúvidas de “acho” e XPS e EPS não são o mesmo material. Um é A outro é B...
Colocado por: lmcaet
E se for EPS em vez de XPS, para permitir maior transferência de vapor de água (por ter maior permeabilidade), também é viável? E com placas de OSB por cima do EPS já se conseguiria colocar arrumos e caminhar por cima para manutenções simples do espaço. É possível?
Colocado por: catsmBoa noite,Não deve colocar a manta por cima dos cabos/fios, mas sim o inverso. Esses fios devem ser devidamente isolados e agrupados por tipologia. Aliás já deveriam estar.
Tenho o “sótão” idêntico à fotografia que aparece no início desta conversa.
Não pretendo utilizar o sótão mas tenho mtos cabos/fios, velhos e novos a passar aqui por cima.
No quarto quando acordamos conseguimos ver a linha das vigas com a condensação...
Acho que além de arranjarmos um aquecimento (quarto virado a norte a 10. graus à noite), temos que isolar o teto!
Pergunto
Basta colocar a la mineral por cima dos cabos e se um dia precisar de ter acesso a um dos cabos levanto a lã?
Não precisa de ser fixa/colada?
Se entrar água por alguma telha velha não ensopa a lã? É que já aconteceu e foi substituída mas só demos conta qd passou água pelo exaustor de teto
Localizado mesmo por baixo da telha raxada...
Qual a lã que aconselham a ser colocada por nós para cá. 200 M2?
Muito obriagdo pela disponibilidade e ajuda.
Colocado por: KduvidasNão deve colocar a manta por cima dos cabos/fios, mas sim o inverso. Esses fios devem ser devidamente isolados e agrupados por tipologia. Aliás já deveriam estar.Se tenciona aplicar a lã em 2 camadas invertidas como diz e a menos que note muita humidade no sótão, eu não colocaria qq bpv.
Não deixe de fazer a obra com receio de eventuais entradas de água. É claro que se a água for muita vai ficar retida na lã, mas se não houver a água entra na mesma, ou não?!!!
Tirando alguns aspetos particulares de qualidade nas marcas de mais renome e preço, a generalidade das marcas é suficientemente eficaz para o que pretende.
Tente aplicar a maior espessura possível acima dos 100mm numa só camada ou em duas. O ideal seria algo entre os 160 a 200mm
Aconselho que selecione primeiro a opção de espessura e só depois o fator preço mediante a sua disponibilidade financeira.
Colocado por: lmcaetAgradeço mais uma vez os seus conselhos.
Realmente as BPV continuam a ser um tema discutível e polémico aqui no FdC...
Mas para a situação que expliquei no meu comentário anterior, penso que me enganei nas deduções. Como a última camada já tem barreira pára-vapor virada para cima (para as telhas), penso que fará mais sentido uma tela impermeabilizante mas transpirante. Ou seja, que deixe passar o vapor de água mas que não deixe entrar água no estado líquido.
Tipo esta:https://www.obras360.pt/loja/0030080072om-membrana-transpirante-sem-adesivo-transpi-pro-135
A tela que coloquei no outro post é indicada para ser colocada ANTES do isolamento, e não DEPOIS como pretendo neste caso para proteger a lã.
Colocado por: lmcaetAgradeço mais uma vez os seus conselhos.A bvp deve ser aplicada na superfície susceptível de propiciar condensação, logo seria entre a laje e o isolamento e não por cima.
Realmente as BPV continuam a ser um tema discutível e polémico aqui no FdC...
Mas para a situação que expliquei no meu comentário anterior, penso que me enganei nas deduções. Como a última camada já tem barreira pára-vapor virada para cima (para as telhas), penso que fará mais sentido uma tela impermeabilizante mas transpirante. Ou seja, que deixe passar o vapor de água mas que não deixe entrar água no estado líquido.
Tipo esta:https://www.obras360.pt/loja/0030080072om-membrana-transpirante-sem-adesivo-transpi-pro-135
A tela que coloquei no outro post é indicada para ser colocada ANTES do isolamento, e não DEPOIS como pretendo neste caso para proteger a lã.
Colocado por: KduvidasA bvp deve ser aplicada na superfície susceptível de propiciar condensação, logo seria entre a laje e o isolamento e não por cima.