Colocado por: DR1982Os arquitetos bons, são os que fazem algo que gostamos No terreno que temos,
Colocado por: dalmonioNao é assim tao facil, basta ver os preços de ha um ano atras para agora por exemplo, é muito fácil haver uma oscilação de preços bastante significativa durante o tempo que se faz o projeto e o arquiteto nao tem culpa, muito menos com apenas projetos de licenciamento como a maioria faz
acrescento... com o orçamento que temos. Por isso é que um bom arquitecto vale o dinheiro que se paga.
Colocado por: DR1982Nao é assim tao facil, basta ver os preços de ha um ano atras para agora por exemplo, é muito fácil haver uma oscilação de preços bastante significativa durante o tempo que se faz o projeto e o arquiteto nao tem culpa, muito menos com apenas projetos de licenciamento como a maioria faz
Colocado por: DR1982e o arquiteto nao tem culpa,
Colocado por: zedasilvaPreocupação com os custos é coisa rara, tenho um colega meu com as mãos na cabeça com uma casa gigante nas mãos, que até nem é assim tão grande em área verdadeiramente util, projetos aprovados e orçamentos de tombar, falavam-lhe na fabrica de projetos de 700€m2, contratou MQ e tudo e segundo ele os empreiteiros dizem que tem ferro na casa que dava para fazer um prédio.
Verdade mas pode antever cenários.
No caso em concreto, ter aqueles desperdícios de áreas, aquelas varandas que até esteticamente não acrescentam nada, é sinal que não houve qualquer tipo de preocupação com os custos
Colocado por: RicardoPortoDizem sempre isso, nunca ouvi 1 dizer que tinha pouco ferroPois, poderá ser isso então! Mas acredito que haja alguma razao de ser, as especialidades em questão sao chapa 5, todos se queixam que são fraquinhas
Colocado por: DR1982os empreiteiros dizem que tem ferro na casa que dava para fazer um prédio.
Colocado por: ricardo.rodriguesPelo que sei o MQ também vale poucas nozes, nao tenho os projetos nem os ia colocar aqui porque nao são meus.
Se tem MQT é fácil de aferir isso pela "densidade". Basta dividir os Kg de aço totais, pelo volume total de betão em m3.
Ponha aqui e os eng. já se pronunciam...
Colocado por: RicardoPortoDizem sempre isso, nunca ouvi 1 dizer que tinha pouco ferroEu apresento lhe um se quiser que ja ouvi dizer isso algumas vezes isso, nas janelas por exemplo dizia-nos sempre para colocar dois ferrros nos angulos a 45 graus mesmo quando nao marcava nada, entre outras boas praticas semelhantes
Colocado por: zedasilva
Sem esquecer que entre os arquitetos há muito riscadores e outras tantas fábricas de projetos.
Sendo a construção de uma moradia talvez o maior investimento de uma vida e aquele que dificilmente iremos repetir, é pena que não se invista em qualidade de projeto, sendo que a qualidade de projeto é por norma significado de redução de custos de construção.
Colocado por: Sougatosecalhar está de acordo com os gostos e vivências do cliente
Colocado por: zedasilva
Até pode estar, mas cabe ao arquiteto confrontar o seu cliente com situações concretas.
Por exemplo, se um dia tiverem visitas em casa mais formais têm a cozinha completamente escancarada.
No dia em que alguém tocar à campainha do portão de homem, é preciso percorrer metade da casa para ir receber as pessoas
Colocado por: SougatoA cozinha em Openspace não é assim mesmo? Estar toda aberta para quem recebemos?
Colocado por: SougatoQuanto a receber pessoas, não é preciso, coloca dois intercomunicadores de vídeo e fica tudo resolvido.