Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: DR1982Os arquitetos bons, são os que fazem algo que gostamos No terreno que temos,


    acrescento... com o orçamento que temos. Por isso é que um bom arquitecto vale o dinheiro que se paga.
  2.  # 102

    Colocado por: dalmonio

    acrescento... com o orçamento que temos. Por isso é que um bom arquitecto vale o dinheiro que se paga.
    Nao é assim tao facil, basta ver os preços de ha um ano atras para agora por exemplo, é muito fácil haver uma oscilação de preços bastante significativa durante o tempo que se faz o projeto e o arquiteto nao tem culpa, muito menos com apenas projetos de licenciamento como a maioria faz
    Concordam com este comentário: dalmonio
  3.  # 103

    Colocado por: DR1982Nao é assim tao facil, basta ver os preços de ha um ano atras para agora por exemplo, é muito fácil haver uma oscilação de preços bastante significativa durante o tempo que se faz o projeto e o arquiteto nao tem culpa, muito menos com apenas projetos de licenciamento como a maioria faz
    Concordam com este comentário:dalmonio


    Concordo, mas uma coisa é um desvio aceitável considerando as variações de preços de material, mão de obra, etc. Outra coisa são projectos para 100 que depois ninguém faz por menos de 200.
  4.  # 104

    Colocado por: DR1982e o arquiteto nao tem culpa,

    Verdade mas pode antever cenários.
    No caso em concreto, ter aqueles desperdícios de áreas, aquelas varandas que até esteticamente não acrescentam nada, é sinal que não houve qualquer tipo de preocupação com os custos
    Concordam com este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 25 agosto 2021 editado

     # 105

    Colocado por: zedasilva
    Verdade mas pode antever cenários.
    No caso em concreto, ter aqueles desperdícios de áreas, aquelas varandas que até esteticamente não acrescentam nada, é sinal que não houve qualquer tipo de preocupação com os custos
    Concordam com este comentário:DR1982
    Preocupação com os custos é coisa rara, tenho um colega meu com as mãos na cabeça com uma casa gigante nas mãos, que até nem é assim tão grande em área verdadeiramente util, projetos aprovados e orçamentos de tombar, falavam-lhe na fabrica de projetos de 700€m2, contratou MQ e tudo e segundo ele os empreiteiros dizem que tem ferro na casa que dava para fazer um prédio.
  5.  # 106

    Dizem sempre isso, nunca ouvi 1 dizer que tinha pouco ferro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 107

    Colocado por: RicardoPortoDizem sempre isso, nunca ouvi 1 dizer que tinha pouco ferro
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Pois, poderá ser isso então! Mas acredito que haja alguma razao de ser, as especialidades em questão sao chapa 5, todos se queixam que são fraquinhas
  7.  # 108

    Colocado por: DR1982os empreiteiros dizem que tem ferro na casa que dava para fazer um prédio.

    Se tem MQT é fácil de aferir isso pela "densidade". Basta dividir os Kg de aço totais, pelo volume total de betão em m3.

    Ponha aqui e os eng. já se pronunciam...
  8.  # 109

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Se tem MQT é fácil de aferir isso pela "densidade". Basta dividir os Kg de aço totais, pelo volume total de betão em m3.

    Ponha aqui e os eng. já se pronunciam...
    Pelo que sei o MQ também vale poucas nozes, nao tenho os projetos nem os ia colocar aqui porque nao são meus.
    Os meus quando os tiver publico se for o caso, para o bem e para o mal como tenho feito aliás.
  9.  # 110

    Colocado por: RicardoPortoDizem sempre isso, nunca ouvi 1 dizer que tinha pouco ferro
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Eu apresento lhe um se quiser que ja ouvi dizer isso algumas vezes isso, nas janelas por exemplo dizia-nos sempre para colocar dois ferrros nos angulos a 45 graus mesmo quando nao marcava nada, entre outras boas praticas semelhantes
  10.  # 111

    Isso são boas práticas, não é ferro a menos.

    Ferro a mais é ter projetos que já vi de pilares 20x20 carregados com 4 ou 6 ferros 25mm em vez de aumentarem a secção.. são os maus projetos
  11.  # 112

    Colocado por: zedasilva
    Sem esquecer que entre os arquitetos há muito riscadores e outras tantas fábricas de projetos.
    Sendo a construção de uma moradia talvez o maior investimento de uma vida e aquele que dificilmente iremos repetir, é pena que não se invista em qualidade de projeto, sendo que a qualidade de projeto é por norma significado de redução de custos de construção.

    Tão verdade..
  12.  # 113

    Falam muito de arquiteto, mas e os gostos do DO onde se enquadram?

    Vejo muitas casas rés do chão com acesso da garagem direto á cozinha, aqui vejo o mesmo, só que tem umas escadas para subir...
    Vou às compras e está a chover e deixo o carro na cave, onde vou deixar as compras , na cozinha.

    Quantas visitas vossas entram pela cave? Quem entra numa casa pela cave é alguém que é quase família.

    Para mim este projeto não está assim tão mau, secalhar está de acordo com os gostos e vivências do cliente e isso está acima de qualquer rabisco de um arquitecto


    Mas na minha opinião de olheiro, não comprava este projecto, acho que está aí muita coisa mastigada e mal organizada. Mas tudo relacionado com as minhas vivências.
  13.  # 114

    Colocado por: Sougatosecalhar está de acordo com os gostos e vivências do cliente

    Até pode estar, mas cabe ao arquiteto confrontar o seu cliente com situações concretas.
    Por exemplo, se um dia tiverem visitas em casa mais formais têm a cozinha completamente escancarada.
    No dia em que alguém tocar à campainha do portão de homem, é preciso percorrer metade da casa para ir receber as pessoas
  14.  # 115

    Colocado por: zedasilva
    Até pode estar, mas cabe ao arquiteto confrontar o seu cliente com situações concretas.
    Por exemplo, se um dia tiverem visitas em casa mais formais têm a cozinha completamente escancarada.
    No dia em que alguém tocar à campainha do portão de homem, é preciso percorrer metade da casa para ir receber as pessoas


    Agora não percebi.
    A cozinha em Openspace não é assim mesmo? Estar toda aberta para quem recebemos?

    Quanto a receber pessoas, não é preciso, coloca dois intercomunicadores de vídeo e fica tudo resolvido.
  15.  # 116

    Colocado por: SougatoA cozinha em Openspace não é assim mesmo? Estar toda aberta para quem recebemos?

    É!
    Mas eu diria que as vivencias deste DO não é para cozinhas Openspace. Se assim fosse não faria sentido ter duas zonas de refeição distintas, com quase a mesma área e separadas por uma zona de passagem.

    Colocado por: SougatoQuanto a receber pessoas, não é preciso, coloca dois intercomunicadores de vídeo e fica tudo resolvido.

    Verdade e depois diz às pessoas:
    Entrem, percorram metade da casa que a porta de entrada é aqui nas traseiras.
 
0.0168 seg. NEW