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  1. Colocado por: Vítor MagalhãesA resposta é fácil


    Para isso ja existem as Sport GT ou turismo como lhe chamam. Coisas como a recém anunciada Suzuki GSX-S1000 GT

    Numa "aventura" nao consigo entender. Depois eu dou uma volta na 1290 e posso mudar de opinião lol

    Colocado por: paulosFoi a minha 1ª mota


    Esta explicado.

    Conheço quem tenha comprado uma 600 como primeira mota e nunca conseguiu progredir porque andava sempre cheio de medo. Os sustos que devia ter apanhado, nunca os apanhou e nunca conheceu os seus limites

    Um tipo que comece logo numa 1000 nunca vai ter a mesma progressão de quem andou e caiu com motas de 50-125-500-600-1000

    Colocado por: paulosé muuuuito mais fácil curvar numa GS do que numa naked ou R


    Uma mota com roda 21" com pneu semi mole ou misto à frente NUNCA é mais fácil de curvar que uma R. Que uma naked ja torço o nariz, agora numa R?
  2. Colocado por: Nostradamus

    Para isso ja existem as Sport GT ou turismo como lhe chamam. Coisas como a recém anunciada Suzuki GSX-S1000 GT

    Numa "aventura" nao consigo entender. Depois eu dou uma volta na 1290 e posso mudar de opinião lol



    Esta explicado.

    Conheço quem tenha comprado uma 600 como primeira mota e nunca conseguiu progredir porque andava sempre cheio de medo. Os sustos que devia ter apanhado, nunca os apanhou e nunca conheceu os seus limites

    Um tipo que comece logo numa 1000 nunca vai ter a mesma progressão de quem andou e caiu com motas de 50-125-500-600-1000



    Uma mota com roda 21" com pneu semi mole ou misto à frente NUNCA é mais fácil de curvar que uma R. Que uma naked ja torço o nariz, agora numa R?


    A GS tem 19 na frente, mas sim foi o que senti, bem mais fácil curvar que na R. Mas sim concordo que ao começar numa 1000 a evolução possa ser bem mais difícil, mas não havia € para andar a comprar e vender para progredir e a 1000 foi pelo mesmo pelo negócio que foi, na altura nova 0km PVP 10.700€ mais papeis, comprei por 8500€ com papeis e oferta de 200€ para capacete!! Foi um negócio irresistível, na altura ia comprar uma 600cc.
  3. O nostradamus é um piloto.
    Basta ir a 140kms na auto estrada numa naked para ver as limitacoes.
    Mais a questao da posicao de conducao.
  4. A facilidade a curvar no caso da GS penso que tem a ver com o baixo centro de gravidade causado pelo motor.

    Dizem os "manuais" dos motoculturistas (motarrrrrds) que:

    1) Nunca se deve comprar a primeira mota nova;
    2) Deve-se começar numa cilindrada mais baixa e indo subindo à medida que se ganha experiência;
    3) Nunca comprar uma mota antes de a experimentar.

    Guess what, decidi tirar a carta com 37 anos, a minha experiência resumia-se a uma par de voltas de scooter no inicio dos anos 2000, comprei a primeira mota com 650cc, nova, e sem experimentar a sério. 😎

    A minha experiência diz-me que a disciplina da cabeça e do punho direito são quem dita aquilo que devemos e podemos ou não fazer.
    Concordam com este comentário: gonzaga
  5. Mas a Vstrom 650 faz parte das raras excelentes primeiras motas de média cc. A par da SV650, CB500, Ninja 400/650

    Motas de 4 cilindros com cilindrada superior a 600 e uma potencia para cima de 100cv, requer a tal passagem obrigatória de modelos mais fracos para ir ganhando confiança.

    Eu recomendaria uma SV650 como primeira mota. Mas nunca uma CB1000R.

    E mesmo que o CG da GS esteja bem em baixo, o torso do condutor esta la em cima, nao da para dançar em cima do banco como uma R ou naked. Nao é de todo justo ou correcto afirmar que uma GS consiga atacar as curvas melhor que estas classes.

    Mas eu sou o clássico gajo que sempre esteve habituado a R e nakeds, a minha sensação é precisamente a oposta, assim que experimento uma adventure de alguém digo logo; "grande barco, nao consigo deitar-me nisto"
  6. Uma R é para levar para a AE, uma Naked é para levar para uma serra, ou dentro da cidade, um ST, GT ou Adventure é para fazer tudo e mais alguma coisa.
    Obviamente que todas fazem tudo havendo vontade, mas o conforto sai prejudicado.

    Com isto, houve um dia que fui a Moncorvo e cruzei-me com um rapaz numa MT07 em pleno IC5 a levar um porradão de vento numa estrada tão aberta, epá, eu na minha mota que já tem uma proteção aerodinâmica considerável se for em AE com um camião a 30 metros à frente já estou a sentir turbulência, imagino numa Naked.
  7. Colocado por: NostradamusE mesmo que o CG da GS esteja bem em baixo, o torso do condutor esta la em cima, nao da para dançar em cima do banco como uma R ou naked. Nao é de todo justo ou correcto afirmar que uma GS consiga atacar as curvas melhor que estas classes.


    Atenção que nunca disse que a GS ataca melhor as curvas, mas sim é mais facil de a levar ao limite, dela. Como é óbvio quem tiver unhas para uma e para outra, numa estrada de serra ou AE acredito que a R ganhe terreno, mau era se não o faria pois foi criada nesse sentido.

    Aqui não sabemos que mãos tem um e outro, mas o da ducatti até se deita bem nas curvas, o certo é que a GS não descola com exceção das retas.

    https://youtu.be/MkdDpfBcrK8
  8. Que inclina bem, não há duvida :)
      gscurva.JPG
    • zeto
    • 18 outubro 2021
    Acham que o estado vai recuar á lei da inspeção periódica das motas? Espero que sim
  9. Colocado por: zetoAcham que o estado vai recuar á lei da inspeção periódica das motas? Espero que sim


    Acho que é um mal não necessário.
    O pessoal que faz alterações guarda sempre as peças de origem (piscas, escapes, espelhos, bacalhaus, etc...). E que a meu ver não tem interfere com a segurança, ou falta dela, na condução de uma mota. Mas, sendo mais uma fonte de receita, vale tudo para sacar mais uns cobres ao tuga...
  10. Por um lado não acho mal a inspeção, sempre garante minimamente que as notas cumprem os mínimos, isto desde que o valor seja razoável, 15€? Sou é completamente contra não serem todas as motas de qualquer tipo de cilindrada. Eu se tiver um twingo de 0.9L tenho inspeção igual a quem tenha um 6L V12. Ainda por cima a maior parte das 50 que andam pelas estradas são as que estão todas mamadas. Enfim, quem faz as leis não é motard e MT menos levantou o **** da secretaria para pesquisar um pouco sobre o assunto.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  11. Mais dinheiro que podem encaixar não voltam atrás aos anos que já se fala disto
  12. O parque das nossas motas, ao contrario do parque automovel, é novo.
    Nao existe necessidade disso. Mas como o nosso país vive de criar emprego que nao cria valor, quem paga é o contribuinte.
  13. Colocado por: zetoAcham que o estado vai recuar á lei da inspeção periódica das motas? Espero que sim


    Impossível recuar. Isto nao é imposição do estado mas uma directiva da UE. Praticamente todos os nossos países vizinhos ja as tem, à excepçao da França que as conseguiu adiar mais uns anitos.

    Eu sou contra as IPO nas motas porque antes de estarmos a preocupar com o estado das motas, deviam primeiro fazer a manutenção nas estradas.
    De que adianta vender a ideia que as IPO vao melhorar a sinistralidade, quando na verdade a qualidade das estradas fica exactamente igual com tendência a degradar-se? as vezes que fui ao chao de mota foi por causa de mas condiçoes da estrada, nao foi por causa da mota em si.

    E depois existe um estigma muito grande contra os motards, estigma esse que começou naqueles velhos que andam nas casaleiras todas arrebentadas e que nao fazem atençao nenhuma aos outros ou mesmo à sua mota. Os IPO nao vao facilitar a vida a ninguém. Vao considerar todos os motards como feios porcos e maus.

    Vai haver muita mota no OLX nos proximos tempos. Vai ser bar aberto.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, zeto
  14. Muito dificilmente se vê uma mota com um pneu desgastado... ou com algum componente em mau estado que comprometa a segurança. Porque afinal de contas, se isso acontecer, quem se lixa é quem vai em cima dela e ninguém quer correr esse risco.

    A grande maioria das alterações são a nível estético, e vá, ruído... coisas mínimas comparadas com a falta de segurança que existe nas estradas. Aí sim, é que o governo deveria aplicar fiscalização... buracos no pavimento... rails que são autênticas facas... etc.
    Mas aí era a gastar e não a embolsar!!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15. Colocado por: R3volutionMuito dificilmente se vê uma mota com um pneu desgastado... ou com algum componente em mau estado que comprometa a segurança. Porque afinal de contas, se isso acontecer, quem se lixa é quem vai em cima dela e ninguém quer correr esse risco.

    A grande maioria das alterações são a nível estético, e vá, ruído... coisas mínimas comparadas com a falta de segurança que existe nas estradas. Aí sim, é que o governo deveria aplicar fiscalização... buracos no pavimento... rails que são autênticas facas... etc.
    Mas aí era a gastar e não a embolsar!!


    Não é bem assim, basta ir ao Cais de Gaia ao Domingo de manhã e ver, há tanta mota com pneu nas lonas que até assusta! A malta não percebe que quem se lixa primeiro é quem vai em cima dela e com isso pode lixar a vida a mais alguém...
  16. Tenho uma Yamaha wr250f, lá dos anos 2003. Pneus de enduro, escape que não é de origem de certeza, piscas nem sei se havia quando era nova... Os enduristas estão bem lixados.
  17. Colocado por: R3volutionMuito dificilmente se vê uma mota com um pneu desgastado... ou com algum componente em mau estado que comprometa a segurança. Porque afinal de contas, se isso acontecer, quem se lixa é quem vai em cima dela e ninguém quer correr esse risco.

    A grande maioria das alterações são a nível estético, e vá, ruído... coisas mínimas comparadas com a falta de segurança que existe nas estradas. Aí sim, é que o governo deveria aplicar fiscalização... buracos no pavimento... rails que são autênticas facas... etc.
    Mas aí era a gastar e não a embolsar!!
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Concordo em parte, a questão dos pneus é que nem por isso, normalmente o pessoal gosta de gastar toda a borracha que paga e eu aqui também faço mea culpa.
    Agora sobre os buracos, areia, lixo e mato a vir para cima da estrada, carris desativados e pinturas de pavimento que são autenticos ringues de patinagem, etc... Mas lá está, as motas não pagam IUC por isso não podem exigir manutenção das vias que utiliza, etc...
    E nem vamos falar em custos por usar a AE...

    Nota: normalmente anda o mesmo numero de pessoas na mesma mota que os que andam no mesmo carro no comute diário para o trabalho.



    **ironia obviamente. Pago quase 60€, se tivesse mais 5cc pagava 100 e tal)
  18. É ver os calhambeques chineses a bateria e trotinetes electricas que sao um perigo na estrada. Eu gostava de ver as estatisticas dos acidentes com estes meios.
    Faz lembrar os mata velhos.
    Vistorias para quê. Morrem e enterram-se.
    Os acidentes de mota devem-se a duas causas. Excesso de velocidade e distração dos automobilistas.
    Nao se dão por falhas mecanicas.
    Se tivessemos politicos como deve ser nao permitiam mata velhos sem carta nem scooters electricas sem carta.
    E as trotinetes electricas deveriam ter um limite de velocidade mais baixo. Aquilo nas maos de algumas pessoas parecem ferraris sem controlo.
    Concordam com este comentário: R3volution, joaomgf, Pedro Barradas
  19. Não se cai de mota só devido a isso , basta um bocadinho de óleo areia pavimento mais molhado para se cair .
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, zeto
 
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