Colocado por: pguilhermePara ter isenção de IRS, terá de comprar outra HPP e pagar pelo menos 50k€ com capitais próprios.
Colocado por: vmontalvaoUm nao residente paga 28% sobre as mais valias e nao bufa. :(
Logo, isto só é válido para quem desconta em Portugal. Se for um investidor estrangeiro, ou um português que viva fora do país, não tem que se importar com esse detalhe.
Colocado por: DR1982Um nao residente paga 28% sobre as mais valias e nao bufa. :(
Colocado por: pguilhermeA mais valia é a diferença entre o "valor de realização" e valor de compra (ou VPT, em casos de herança e doação).
Se houver reinvestimento numa HPP, o capital em dívida do CH também será subtraído.
Também se subtraem alguns custos, como certificado energético e melhorias à casa.
Se vender a sua casa por 200k mas se custou 150k (ajustado à inflação), a mais valia são somente 50k. Para ter isenção de IRS, terá de comprar outra HPP e pagar pelo menos 50k€ com capitais próprios.
Colocado por: IronManSousaA mais valia será 50K e pagará IRS sobre esse valor,
Colocado por: DR1982Um nao residente paga 28% sobre as mais valias e nao bufa. :(
Colocado por: vmontalvaoLogo, isto só é válido para quem desconta em Portugal. Se for um investidor estrangeiro, ou um português que viva fora do país, não tem que se importar com esse detalhe.
Colocado por: pguilhermeNão tem que se importar em pagar imposto? :)
Colocado por: vmontalvaoNo ano da transação tem de fazer o IRS em portugal onde ira pagar 28% do valor total das mais valias.
Importar, tem que se importar sempre :)
O meu comentário era relativo ao pagamento do imposto em Portugal. Tinha ideia que seria pago no país onde a pessoa estivesse a viver, pois de alguma forma, teria que declarar o ganho dessa importância, ainda para mais, agora que já há vários países que cruzam dados entre si.
Mas se o Estado Português vai ficar com 28% das mais-valias, obviamente que a minha observação inicial estava errada.
Colocado por: pguilhermeLembro-me que há casos onde é possível, à imagem do que acontece com residentes, tributar só metade do valor, mas não me lembro exactamente quais as condições.A informação que tenho é que só para resodentes é que apenas se tributa metade das mais valias
Colocado por: DR1982tem de fazer o IRS em portugalhmmm...
Colocado por: DR1982A informação que tenho é que só para resodentes é que apenas se tributa metade das mais valias
Por sua vez, um não residente é sujeito a tributação sobre 100% do ganho, à taxa fixa de 28%, exceto se for residente num Estado-Membro da UE ou do Espaço Económico Europeu, e no caso de existir intercâmbio de informações em matéria fiscal, opte pela tributação às taxas aplicáveis a residentes. Porém, neste cenário, na determinação da taxa aplicável, é tido em conta a totalidade de rendimentos obtidos numa base mundial, incluindo os auferidos fora de Portugal, nas exatas condições aplicáveis a um cidadão residente.
Colocado por: gil.alvesIsto é mesmo assim?
Então não tenho morada fiscal em Portugal. E tenho de fazer IRS?
Imposto sobre rendimentos não é pago no país onde se aufere os rendimentos (morada Fiscal)?
Colocado por: gil.alvesMas se tenho de fazer IRS em Portugal... o estado recebe dinheiro se não tenho nenhuma ligação fiscal com ele (estado)?
Colocado por: gil.alvesVendo a minha casa em PT para comprar uma no país que aufiro rendimentos. Ainda tenho de pagar ao estado Português?
Colocado por: gil.alvesVendendo em Portugal (uma casa que não é HPP) não me parece fazer muito sentido pagar ao estado Português ainda mais quando a ligação se quebra e tenho de declarar a mais valia onde de facto faço IRS...
Colocado por: gil.alvesA minha HPP é onde tenho a residência fiscal? - como é definida uma "HPP" aos olhos do estado?
O domicílio fiscal faz presumir a habitação própria e permanente do sujeito"
Colocado por: gil.alvesA minha relação fiscal com Portugal é que pago IMI (que alguém vai continuar a pagar)...
Colocado por: gil.alvesEu tenho de declarar onde resido que tenho uma habitação em Portugal (o meu escalão é diferente por ter um bem em PT) assim como tenho de declarar as contas e montantes médios que tenho em PT.
Vendendo em Portugal (uma casa que não é HPP) não me parece fazer muito sentido pagar ao estado Português ainda mais quando a ligação se quebra e tenho de declarar a mais valia onde de facto faço IRS...