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  1.  # 441

    Colocado por: rjmsilva

    Ou seja, dependentes de uma rede de abastecimento?
    Mas não para todos, ao contrário do hidrogenio ou de combustíveis de origem fóssil.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  2.  # 442

    Colocado por: rjmsilva

    Ou seja, dependentes de uma rede de abastecimento?

    Como assim? Não.
    O problema da rede de abastecimento é o de ter que se deslocar a algum lado. Com postos em todos os lugares públicos, já não será o caso.

    A questão do custo e oscilações de preço (suponho que fosse isto a que se referia) também existe em quem é autónomo na produção. Até pode ser compensador, mas para usufruir tem que pagar "tudo à cabeça"...
  3.  # 443

    Colocado por: jorgemlflorencioO problema da rede de abastecimento é o de ter que se deslocar a algum lado


    O maior problema é o preço. Não fosse o governo a meter o fundo ambiental a absorver o aumento, este ano já se ia notar um pouco mais caro.

    Em casa, no máximo paga a tarifa normal de eletricidade. Com algum investimento vai diminuindo o custo da energia, até eventualmente ser autónomo.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • SrR
    • 20 janeiro 2022

     # 444

    Tb uma possibilidade é auto produção de hidrogenio
  4.  # 445

    Colocado por: SrRTb uma possibilidade é auto produção de hidrogenio


    Isso a nível doméstico não deve ser fácil, nem barato, digo eu.
    • SrR
    • 20 janeiro 2022 editado

     # 446

    Colocado por: rjmsilva

    Isso a nível doméstico não deve ser fácil, nem barato, digo eu.
    a massificação pode tratar disso, ja existe equipamentos que utilizam a auto produção de hidrogenio atraves do fotovoltaico para climatização da casa, vamos ver o que o futuro nos reserva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  5.  # 447

    Colocado por: rjmsilva

    Isso a nível doméstico não deve ser fácil, nem barato, digo eu.


    Nem seguro. Se volta e meia pode haver problemas com gás natural, que é uma molécula maior, o hidrogénio é ainda mais pequeno, mais propenso a fugas e muito mais perigoso de se inflamar.
    As misturas de metano com ar são inflamáveis quando a % de metano está entre 5-14%. No caso do hidrogénio, são inflamáveis entre 4 e 74%, ou seja quase todas as combinações de ar com hidrogénio são inflamáveis. E a temperatura de ignição é mais baixa que a do gás. Logo hidrogénio caseiro é algo que pode dar para o torto muito facilmente.
  6.  # 448

    Basta obrigar a deixar os depósitos no exterior. O hidrogénio é mais leve que o ar e dissipa-se rapidamente.
  7.  # 449

    Depósitos a 200 bar (corrijam-me se estiver enganado no valor, por favor) em minha casa? Não obrigado, nem dentro nem fora...

    E depois há a grande questão:

    Hidrogénio para quê? Para uma fuel cell? Ou para queimar????
  8.  # 450

    Colocado por: jorgemlflorencioDepósitos a 200 bar (corrijam-me se estiver enganado no valor, por favor) em minha casa? Não obrigado, nem dentro nem fora...


    É melhor usar baterias.

    https://www.spglobal.com/marketintelligence/en/news-insights/latest-news-headlines/burning-concern-energy-storage-industry-battles-battery-fires-51900636
  9.  # 451

    Colocado por: rjmsilva

    É melhor usar baterias.

    https://www.spglobal.com/marketintelligence/en/news-insights/latest-news-headlines/burning-concern-energy-storage-industry-battles-battery-fires-51900636


    Já estamos a desconversar, é isso? Os carros eléctricos já são milhões na estrada, e não me consta que tenham grande reputação por pegar fogo... Até porque também há carros 'normais' a pegar fogo de forma espontânea, mas toda a gente tem bom senso suficiente para não usar um argumento desses...

    Resumindo, sim, baterias é melhor.
  10.  # 452

    A questão era o hidrogénio em casa.
  11.  # 453

    Também já existem muitas baterias em casa para armazenamento, e não me consta que tenham grande reputação por pegar fogo.
    Eu já trabalhei num edifício com hidrogénio canalizado. Tinha uma série de seguranças e estava sempre a ser vistoriado.
    Em contexto doméstico tem tudo para correr torto.
  12.  # 454

    Colocado por: rjmsilvaA questão era o hidrogénio em casa.


    Peço desculpa, percebi mal, nesse caso.
  13.  # 455

  14.  # 456

    Colocado por: hangasTenho duvidas quanto à escalabilidade de um posto auto-sustentável fixo, quanto mais portátil.
    Acho que a física não colabora.


    A autonomia típica é de 90-100Km por Kg de h2.
    Um deposito de um FCEV leva certa de 5Kg de H2 a uns 700bar.

    Qual seria a produção diária necessária para um posto desses numa cidade de tamanho médio (100K hab) em que metade dos carros são FCEV e outros são BEV?


    1Ton daria para cerca de 200 carros. Seriam precisos 10m3 de agua por dia, não parece muito.
    Já os quase 40MWh de energia para a eletrolise, não sei até que ponto não será pior que os postos de carregamento para elétricos. Até porque só aqui já ha uns 50% de ineficiencia.
      Screenshot 2022-01-19 at 11.33.40.png
      Hydrogen_production_via_Electrolysis.png


    Humm, querem lá ver...
    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/v%C3%ADdeo-cientistas-descobrem-novo-m%C3%A9todo-para-gerar-hidrog%C3%A9nio/vi-AAUwTK0?ocid=msedgntp
  15.  # 457

    Colocado por: 21papaleguas

    Humm, querem lá ver...
    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/v%C3%ADdeo-cientistas-descobrem-novo-m%C3%A9todo-para-gerar-hidrog%C3%A9nio/vi-AAUwTK0?ocid=msedgntp

    Muito explicativo
    Concordam com este comentário: Dom
  16.  # 458

    O artigo não diz nada, mas quem quiser perder dois minutos, rapidamente encontra mais informação.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  17.  # 459

  18.  # 460

    Colocado por: 21papaleguasMais um passo.
    https://greensavers.sapo.pt/maiorca-inaugura-a-primeira-central-de-hidrogenio-renovavel-da-peninsula-iberica/


    Hmmm, continuo a não acreditar...

    No próprio artigo vemos:
    "O hidrogénio verde terá múltiplas aplicações na ilha de Maiorca, como o fornecimento de combustível limpo às frotas de autocarros, a produção de calor e energia elétrica para edifícios comerciais e públicos e a criação de um posto de abastecimento."

    Não está especificado, mas quase apostaria que o posto de abastecimento só vai servir para os autocarros. E os restantes usos não têm nada a ver com automóveis...

    Claro que todas as iniciativas "verdes" são positivas, por isso venham essas centrais ;-)
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
 
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